Michael Campos

Como usar Lead Tracking em sua marketing

Picture of Natália Oliveira
Natália Oliveira

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Lead Tracking

    Capturar leads é uma ótima oportunidade de vendas para uma empresa, e rastreá-los é crucial no processo de vendas. Esse tipo de monitoramento é chamado de Lead Tracking, e é um recurso de marketing que pode fazer uma grande diferença em uma empresa.

    Esse código de rastreamento ajuda a entender todas as ações que um prospect (captado por um CRM vendas) realizou em diferentes pontos de seu relacionamento com a empresa – conforme ensinado nos cursos de gestão de recursos humanos.

    É também uma forma de promover um melhor atendimento ao cliente, pois muitos consumidores esperam que eles conheçam seu histórico com a empresa, como:

    • Dados para contato;
    • Últimas Compras;
    • Principais interesses;
    • Suportes e contratos já realizados. 

    Continue lendo para obter mais detalhes sobre como o Lead Tracking funciona, como usá-lo e os benefícios dessa estratégia atreladas a outras como o uso do CRM.

    O que é lead?

    Antes de mergulhar no conceito de Lead Tracking, você deve ter uma compreensão adequada do que é um lead.

    O termo lead surgiu com o desenvolvimento do inbound marketing (como ensinado nas escolas de vendas ou marketing) para se referir a potenciais consumidores que já demonstraram interesse em um produto ou serviço comercializado por uma marca.

    Em outras palavras, um cliente em potencial é alguém que uma empresa pode facilmente alcançar, e monitorar os funis de venda em que um cliente está pode ajudar a gerar oportunidades de vendas para atrair o cliente em potencial a concluir uma compra para uma empresa que lhe interessa.

    O que é Lead Tracking e como funciona?

    Agora, vamos entender o que é o Lead Tracking.

    De forma bastante simplificada, o Lead Tracking é o nome dado ao recurso de automação, do qual consegue rastrear as interações com leads (potenciais clientes), mostrando-a em ordem cronológica.

    Para usá-lo, você precisa instalar o código de rastreamento nas páginas e no conteúdo do seu site para poder acompanhar todo o comportamento dos potenciais clientes durante todo o processo de compra.

    Usando esse código, você pode acompanhar as interações desde a primeira conversão de um cliente em potencial até o momento em que ele se torna um cliente.

    Como resultado, os profissionais de marketing e vendas podem avaliar toda a trajetória de seus prospects e analisar o que pode ser feito para melhorar a eficácia dos pitches de vendas.

    O Lead Tracking pode ser usado para analisar interações em diferentes pontos do processo de compra e estratégia de marketing somadas com insights de softwares como o CRM gratuito.

    Pode até ser usado para ministrar cursos de gestão financeira. Afinal, colocar em prática os melhores métodos de rastreamento potencialmente economizará em estratégias mal sucedidas.

    Onde e como é feito o Lead Tracking?

    As empresas devem ser capazes de identificar com precisão a origem dos clientes em potencial para entender melhor seus dados demográficos.

    A maioria das empresas faz o Lead Tracking, levando em consideração a entrada de dados ou atividades de geração de leads no negócio, como: feiras, dados inseridos em formulários web, ligações telefônicas, cliques em e-mail marketing, etc.

    O armazenamento de Lead Tracking geralmente é realizado em ferramentas automatizadas de gerenciamento de negócios. Hoje, a maioria das organizações usa um  CRM online free.

    Este software pode ser utilizado não apenas para controle de rastreamento, mas também para controlar todas as informações da empresa.

    Lead Tracking: Quem precisa usá-lo?

    Muitas vezes automatizado, esse tipo de ferramenta gera alertas e tarefas que ajudam as empresas a monitorar adequadamente seus leads e impulsionar as vendas, identificando leads mais valiosos.

    Qualquer empresa pode se beneficiar do Lead Tracking e, atualmente, um CRM de vendas pode aumentar a produtividade dos negócios e tornar a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas mais organizadas.

    Toda empresa deve empregar as melhores ferramentas para Lead Tracking, avaliando suas necessidades e o tamanho do seu negócio, pois nem sempre as empresas precisam de softwares com muitos controles de rastreamento, principalmente se o negócio for menor.

    Dicas para melhorar a eficiência do Lead Tracking

    É preciso prestar atenção ao processo de Lead Tracking para que as perspectivas de negócios sejam identificadas ao longo do processo sem confusão ou dificuldade. Aqui estão algumas dicas que coletamos para ajudá-lo a capturar.

    1. Automatize seus controles de rastreamento

    Rastrear leads manualmente pode ser uma tarefa assustadora, especialmente considerando o grande volume de leads que uma empresa pode gerar se tiver uma presença ativa no comércio eletrônico e nas mídias sociais. Os controles de rastreamento são essenciais para os negócios.

    1. Mantenha seus prospects atualizados

    Um sistema que realiza o Lead Tracking ajuda a manter as informações do cliente atualizadas, pois cada interação que um lead tem com a empresa é registrada. Isso mostra o profissionalismo do negócio e ajuda a fechar mais vendas.

    1. Tenha padrões sólidos no processo de Lead Tracking

    Além de rastrear os consumidores, é importante que as empresas entendam como avaliar quando um cliente potencial atende aos princípios de negócios e quando precisa ser descartado. Isso ajuda as empresas a acompanhar seus padrões e qualificações de clientes.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade