Michael Campos

Como construir uma conexão emocional através do storytelling para o público B2B

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    Quando se considera a história de uma marca, a apresentação de um produto ou até mesmo a apresentação de uma empresa, as pessoas estão cansadas de histórias longas e exaustivas que não contam com uma conexão emocional.

    Os produtos e as marcas por si só já não são mais capazes de atrair e impactar o público, o que tem gerado um diferencial e vantagens únicas às empresas.

    De nada adianta uma empresa contar com anos estabelecida no mercado, se a apresentação e discurso da sua marca continua exaustivo e totalmente ultrapassado diante de tudo que surge.

    Sendo assim, criar conexões emocionais é algo que faz toda a diferença, gerando um dinamismo diante da apresentação da sua marca e fazendo principalmente com que se cative a audiência através de cada momento.

    Por isso, ao considerar as emoções e um relacionamento com o público totalmente positivo, o storytelling tem um papel fundamental, humanizando esse relacionamento e estabelecendo vantagens únicas ao seu negócio.

    Afinal, essa estratégia de marketing tende a ser fundamental desde uma empresa de soldagem, a uma empresa de alimentos, gerando muito mais eficácia na aproximação e impacto da sua empresa com o público.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o storytelling, evidenciando a sua significação, a importância desse recurso para campanhas publicitárias e principalmente como construir uma conexão emocional para o público B2B. Vamos lá!

    O que é e como funciona o Storytelling?

    O storytelling através da sua significação se caracteriza como uma estratégia de marketing que tem como sua principal base uma história que prenda a atenção do público e desperta uma conexão emocional diante dos contatos estabelecidos.

    Por mais que esse conceito tenha todo um ar atual e seja visto através de grandes empresas do mercado, a sua prática vem de tempos antigos, pois o hábito de contar histórias já vem até mesmo muito antes da escrita.

    Entretanto, o que torna o storytelling atual e totalmente inovador é essa junção com o marketing, humanizando as mensagens que são divulgadas e gerando um relacionamento muito melhor entre o público e a empresa.

    Além disso, para que o storytelling possa ser aplicado de uma forma eficaz, por exemplo, em empresas de equipamentos agrícolas, é importante ter mente que ele é formado basicamente por alguns  elementos em seu enredo, sendo eles:

    • Mensagem;
    • Ambiente;
    • Personagem;
    • Conflito.

    Logo, ao aplicar esses elementos é importante que diante da história contada se evidencie e coloque em destaque uma narrativa sobre superação e resiliência diante dos percalços da vida.

    Além disso, vale ressaltar que devido ao sucesso e toda a propagação dessa técnica, atualmente o storytelling é visto até mesmo em empresas em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e a marca.

    Dessa forma, ao aplicar o storytelling diante de um produto como um piso para tenda, se foge de apenas uma descrição ou informações comuns, gerando muito mais destaque e conexão ao que está sendo mostrado.

    Por isso, para se criar conexões reais com o público e despertar emoções por meio de histórias convincentes e relevantes, aplicar o storytelling é um passo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

    Importância do storytelling para campanhas publicitárias

    Já parou para pensar quantas redes de restaurantes existem diante do mercado, mas porque quando paramos para imaginar ou até mesmo considerar a nossa alimentação sempre consideramos uma, duas ou no máximo três opções.

    Pois bem, isso se dá pelo fato da quantidade de informações que temos à nossa disposição, assim é quase impossível memorizar algo com precisão, por isso sempre temos em mente aqueles locais que mais nos marcam.

    Dessa forma, para que, por exemplo, sua empresa de reforma de fachada se destaque é necessário que se venda muito mais do que apenas o produto ou serviço em questão, estabelecendo valores e histórias bem construídas a sua marca.

    O público quer cada vez mais comprar e consumir produtos e marcas que criam uma experiência única, fazendo com que as interações venham ser totalmente verdadeiras e precisas.

    E é aí que entra o Storytelling, pois essa técnica estabelece um diálogo emocional com o público, criando uma empatia maior e gerando muito mais atenção e destaque diante do consumo e das interações estabelecidas.

    Por isso, para que as campanhas da sua empresa não se mostrem só mais uma diante de tantas opções que estão disponíveis no mercado, estabelecer o storytelling é algo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

    Além disso, grandes empresas que se deram bem e hoje são referência no mercado utilizaram do storytelling gerando uma empatia com o público e fazendo com que as experiências se tornassem cada vez mais positivas e impactantes.

    Logo, para que os seus produtos e campanhas sejam como uma música apresentando às pessoas o que elas querem ouvir e despertando sempre o máximo de emoção, utilizar do storytelling é algo necessário e totalmente fundamental.

    Como construir uma conexão emocional para o público B2B

    É bem comum que boa parte dos storytellings sejam voltados somente ao público B2C, fazendo com que se tenha muitos anúncios, mas apenas para um único público, por isso é essencial considerar o público B2B e as estratégias para gerar uma conexão emocional nesse meio.

    Diante disso, para que a sua empresa de rótulos adesivos personalizados estabeleça estratégias que englobam tanto o público B2B como o público B2C, confira algumas ações a serem realizadas.

    • Apresente os conteúdos de uma forma leve;
    • Produza conteúdos com bom gosto e qualidade;
    • Crie 3 histórias possíveis diante do que está sendo dito;
    • Enfatize os obstáculos.

    Logo, ao destacar esses pontos é bem provável que você fortaleça os laços com outras corporações, gerando uma conexão emocional e tendo  muito mais resultados em sua empresa.

    Como se sabe o B2B não envolve diretamente o cliente final, entretanto estabelecer conexões reais com outras corporações tende a ser crucial diante do crescimento e propagação da sua empresa.

    Por isso, se importar com essas estratégias e com esse impacto diante de outros meios também tende a ser decisivo em relação aos resultados, as vantagens e o sucesso da sua empresa diante do mercado.

    Vantagens ao utilizar o storytelling

    Como foi visto ao ampliar o storytelling da sua empresa e estabelecer estratégias desde uma empresa de licenciamento ambiental, ao público final, seu negócio garante benefícios únicos e totalmente importantes para o seu crescimento.

    Assim, os laços tendem a ser fortificados, fazendo com que cada vez mais frutos possam ser gerados, estabelecendo um cenário de constante evolução e eficácia diante de cada campanha.

    Dessa forma, para que fique claro o quanto é necessário utilizar do storytelling para o público B2B e B2C, confira as principais vantagens que tendem a se estabelecer em sua empresa.

    Aumento do engajamento nas redes sociais

    Quanto mais eficaz se mostrar os anúncios e campanhas que são realizados, o público tende a se identificar e os laços que são fortificados tendem a ser essenciais em relação à divulgação e propagação da sua marca.

    Assim, o engajamento nas redes sociais tende a aumentar consideravelmente, gerando um holofote totalmente único ao se tratar do crescimento da empresa e de uma evolução diante das suas estratégias.

    Além disso, o engajamento é uma das características principais ao considerar as redes sociais, por isso gerar uma conexão emocional e conteúdos que atingem a todos tende a render bons frutos.

    E não se engane ao achar que somente empresas tecnológicas podem aplicar essa técnica, pois o storytelling atende e possibilita um crescimento que impacta desde um serviço de segurança para festas até as empresas mais diversas.

    Fidelização dos clientes

    A fidelização dos clientes se mostra algo cada vez mais necessário, pois diante de um mercado extremamente competitivo é essencial que a sua empresa se diferencie e tenha uma certa relevância diante do público.

    Diante disso, o storytelling tem um papel fundamental, estabelecendo experiências cada vez mais positivas, fazendo com que as conexões criadas venham ser totalmente reais e impactantes,

    Por isso, para que a sua empresa fique marcada diante das campanhas e de cada estratégia realizada, aplicar o storytelling é um passo necessário e que tende fazer muita diferença.

    Aumento no tráfego do site

    Assim, como os pontos citados anteriormente, é natural que quanto mais o público confiar e estabelecer uma conexão com a sua empresa, ele além de consumir realize um papel de divulgador da marca.

    Logo, para que sua empresa se torne cada vez mais eficaz diante da atração e impacto no público, o storytelling deve ser sempre considerado e sempre estabelecido diante das campanhas e da história da sua marca.

    Por isso, assim como um ponto eletrônico para funcionários tende a melhorar e muito a comunicação interna, o storytelling tende a melhorar e muito a comunicação externa da sua empresa, gerando uma identidade única e totalmente marcante.

    Com isso, agora chegou o momento de estabelecer essas ações citadas, fazendo com que o storytelling da sua empresa alcance o público B2B e gere uma conexão emocional e real com esse público.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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