Michael Campos

O que é lead tracking e por que usar?

Natália Oliveira
Natália Oliveira

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    lead tracking

    A captação de leads é uma ótima oportunidade de vendas para as empresas, e rastreá-los é fundamental no processo de vendas. Esse tipo de monitoramento é chamado de lead tracking e é um recurso de marketing que pode ter um papel importante na empresa. 

    Esse código de rastreamento ajuda a entender todas as ações realizadas pelos potenciais clientes em diferentes momentos de seu relacionamento com a empresa – como ensinado em um curso de gestão de recursos humanos.

    É também uma forma de promover um melhor atendimento ao cliente, pois muitos consumidores esperam que conheçam seu histórico com a empresa, como contato, compras e suportes prestados.

    Para saber mais detalhes sobre como funciona o lead tracking, como usá-lo e os benefícios dessa estratégia, continue lendo.

    O que é lead?

    Antes de mergulhar no conceito de lead tracking, você deve entender corretamente o que é um lead.

    O termo lead surgiu com o desenvolvimento do inbound marketing (ensinado em uma faculdade de vendas ou marketing) e é utilizado para denominar potenciais consumidores que já demonstraram interesse em um produto ou serviço comercializado por uma marca.

    Ou seja, um prospect é alguém que a empresa pode alcançar facilmente, e monitorar em qual parte do funil de vendas o prospect está ajuda a gerar uma oportunidade de vendas para atrair esse prospect a concluir uma compra com o negócio pelo qual ele demonstrou interesse.

    O que é lead tracking e como funciona?

    Agora, vamos entender o que é o lead tracking. O lead tracking é um recurso de automação de marketing que rastreia todas as interações com leads e as exibe em ordem cronológica.

    Para usá-lo, você precisa instalar o código de rastreamento nas páginas e no conteúdo do seu site, para poder acompanhar todo o comportamento dos potenciais clientes durante todo o processo de compra.

    Com esse código, é possível acompanhar a interação desde a primeira conversão de um prospect até o momento em que ele se torna cliente.

    Como resultado, os profissionais de marketing e vendas podem avaliar toda a trajetória de seus prospects e analisar o que pode ser feito para melhorar a eficácia dos pitches de vendas.

    O lead tracking pode ser usado para analisar interações em diferentes pontos do processo de compra e estratégia de marketing.

    Inclusive, pode ser útil para os ensinamentos do curso de gestão financeira. Afinal, colocando em prática as melhores maneiras de rastreamento, será possível economizar em estratégias sem sucesso.

    Onde e como é feito o controle de rastreamento?

    As empresas devem saber identificar com precisão a origem dos potenciais clientes, a fim de compreender melhor as características do seu público.

    A maioria das empresas faz o lead tracking, considerando a entrada de dados ou atividades geradoras de leads no negócio, como: feiras, dados inseridos em formulários web, telefonemas, cliques em e-mail marketing, etc.

    O armazenamento do lead tracking geralmente é realizado em ferramentas automatizadas de gerenciamento de negócios. Hoje, a maioria das organizações usa um CRM de vendas.

    Esse software é útil não somente para o controle do rastreamento, como também, o controle de todas as informações da empresa. Ele é inclusive, indicado na gestão de pessoas faculdade a fim de ter todos os dados juntos dos colaboradores.

    Lead tracking: quem precisa usá-lo?

    Muitas vezes automatizado, esse tipo de ferramenta gera alertas e tarefas que ajudam as empresas a monitorar adequadamente seus leads e impulsionar as vendas, identificando leads mais valiosos.

    Qualquer empresa pode se beneficiar do lead tracking e, atualmente, CRMs de vendas podem melhorar a produtividade dos negócios e tornar a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas mais organizadas – utilizando inclusive, os ensinamentos de uma faculdade gestão financeira ead, por exemplo.

    Toda empresa deve adotar as melhores ferramentas para lead tracking, avaliando suas necessidades e o tamanho do seu negócio, pois nem sempre as empresas precisam de softwares com inúmeros controles de rastreamento, principalmente se o negócio for menor.

    Dicas para melhorar a eficiência do lead tracking

    É preciso prestar atenção ao processo de lead tracking para que as perspectivas do negócio sejam identificadas ao longo do processo sem confusão ou dificuldade. Aqui estão algumas dicas que coletamos para ajudá-lo nessa captura.

    1. Automatize seus controles de rastreamento

    O rastreamento manual de leads pode ser uma tarefa assustadora, especialmente considerando que uma empresa pode gerar muitos leads se tiver uma presença ativa no comércio eletrônico e nas redes sociais. Os controles de rastreamento são essenciais para os negócios.

    1. Mantenha seus prospects atualizados

    Um sistema que realiza o lead tracking ajuda a manter as informações dos clientes atualizadas, pois cada interação que um prospect tem com a empresa é registrada. Isso mostra o profissionalismo do negócio e ajuda a fechar mais vendas.

    1. Ter padrões sólidos no processo de lead tracking

    Além de rastrear os consumidores, é importante que as empresas saibam avaliar quando um lead atende aos princípios do negócio e quando precisa ser descartado. Isso ajuda a empresa a manter o controle e seus padrões e clientes ‘qualificações.

     

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

    para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

     

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