Michael Campos

Workflow: saiba o que é e quais são os benefícios para sua empresa

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A qualidade do trabalho realizado por uma empresa faz com que tal companhia possa ter acesso a melhores benefícios no mercado, com seus resultados estando alinhados ao método de trabalho adotado por tal empresa, seguindo assim um workflow adequado.

    Situação que é válida para os mais variados perfis de empreendimento, desde aqueles que atuam há anos no mercado tradicional, como também aos negócios que agora buscam se destacar no cenário digital, abrindo portas para um novo método de trabalho no mercado.

    Mesmo com suas claras diferenças, o que envolve até mesmo a forma com que uma empresa busca se relacionar com o seu público, existem certas adequações que devem ser adotadas por qualquer tipo de negócio, visando assim a melhor performance a ser obtida.

    O que passa por um serviço de aluguel de andaimes para construção civil, mas abrange também outras possibilidades, como um vendedor de roupas, um desenvolvedor de softwares, além de outras aplicações que atuam com o intuito de obter certa performance.

    Para isso é necessário saber como se posicionar no mercado, como falar com seu público, além de muitas questões externas que podem ser trabalhadas por uma companhia, visando a conquista de bons resultados diante do público com que cada empresa trabalha.

    Mas além dessas decisões externas, existem também alguns métodos que precisam ser aplicados junto ao gerenciamento de uma companhia de maneira interna, para que assim seja possível entregar o melhor tipo de serviço para uma audiência de interesse ao negócio.

    Ações que permitam a um serviço de conserto de sacada de vidro, por exemplo, obter até mesmo novos clientes, tudo isso baseado na forma com que esse ofício é estabelecido e assim divulgado junto à sua audiência almejada, de forma a alcançar bons resultados.

    Seja em relação ao número de vendas ou até mesmo do percentual de possíveis clientes alcançados por tal empreendimento. E para se alcançar essa posição positiva no mercado, é importante entregar o melhor tipo de produto ou serviço com base em suas ações.

    E para que tal objetivo seja trabalhado de forma adequada, é importante adotar alguns métodos específicos, fazendo de tudo para melhorar o chamado workflow da empresa.

    Do que se trata o Workflow?

    Ao ser traduzido de forma literal, o termo “workflow” pode significar fluxo de trabalho, isto é, o curso que uma companhia pode adotar em relação à execução de algumas práticas, visando assim obter melhores resultados junto à sua performance desejável.

    Um conceito que trabalha dando uma atenção específica às funções a serem executadas em uma empresa para garantir a produção do tipo de mercadoria em que tal negócio se especializa no setor comercial, entregando assim os melhores produtos ao seu público.

    Não basta somente concluir uma série de etapas, é preciso garantir também que essa finalização de tarefas ocorra da melhor maneira possível, de forma a garantir com que um projeto obtenha os melhores resultados, estabelecendo certa relação com sua audiência.

    Isso a ponto em que a procura por um serviço de estrutura metalica industrial, para montar um galpão, por exemplo, deve passar também pela busca por recomendações acerca de tal ofício, observando algumas características específicas por trás de tal tipo de serviço.

    Incluindo assim o chamado workflow, ou ao menos os resultados que podem ser alcançados a partir da aplicação desse fluxo de trabalho. Ação que permite que uma empresa obtenha os melhores resultados diante do empenho dos seus profissionais.

    Ação que acaba por destacar a dependência de um negócio ao seu time profissional, pois é a partir do trabalho executado por tais funcionários que a capacidade de produção de tal companhia pode ser atestada, sendo necessário a dedicação de tais empregados.

    E para melhorar esse índice de trabalho, é preciso então ter atenção ao conceito de workflow, uma ideia que passa pelos diferentes métodos de atuação a serem adotados por uma empresa, garantindo que suas ações necessárias sejam feitas da melhor forma.

    Ainda mais quando se trata de algo que exige a execução de uma série de atividades complexas, como um projeto de estrutura metálica para galpão, cujas ações devem ser trabalhadas de forma dedicada, para assim se ter acesso aos melhores benefícios.

    E quando se trata do método de workflow adotado em seu negócio, é importante primeiro conhecer a fundo todas as possibilidades possíveis de se encontrar em relação a tal tipo de aplicação de produção nas empresas.

    Diferentes fluxos de trabalho

    Não basta para uma companhia buscar um certo workflow visando os benefícios que podem ser alcançados a partir do uso desse tipo de aplicação, é preciso também conhecer a fundo todas as diferentes formas de aplicação desse melhor fluxo de trabalho.

    Isso para adotar o método que melhor possa se adequar ao gerenciamento de um negócio, de acordo com sua produção e o seu público, tanto o externo como o interno. E entre os principais tipos de aplicação de um bom workflow, a seguintes opções se destacam:

    Administrativo

    O fluxo administrativo é voltado principalmente à gestão de atividades a serem aplicadas em um escritório, lidando diretamente com as decisões administrativas a serem tomadas pelo conselho diretor de uma empresa de inspeção de instalação elétrica, por exemplo.

    Facilitando até mesmo a maneira com que certos documentos são organizados juntos a uma companhia a partir da adoção de um melhor fluxo administrativo.

    AD HOC

    O Ad Hoc é uma expressão que parte do latim, lidando com a busca por algo mais direto, sendo possível de ser traduzido como “para certa finalidade”. Se trata de um modelo mais flexível, indicado a negócios que precisam se reinventar frequentemente, como na internet.

    Colaborativo

    O método colaborativo está voltado à parceria a ser estabelecida por um conjunto de indivíduos, sendo importante de ser trabalhada por um empresa junto aos seus funcionários, incluindo todos em um processo de desenvolvimento de um projeto.

    Produtivo

    O workflow produtivo trabalha com a busca por uma produção otimizada, sendo possível encontrar um benefício direto no método de automação do mercado, o que pode incluir até mesmo uma porta de aço automática para loja, aumentando a segurança de um negócio.

    Tudo isso através de uma aplicação capaz até mesmo de reduzir o tempo que um empreendedor gastaria para fechar o seu estabelecimento todos os dias.

    Transacional

    Por fim, destaca-se a adoção do método transacional, indicado para quem precisa lidar com a execução e coordenação de diversas atividades, sendo necessário manter uma certa organização para lidar com tamanha complexidade, dependendo do nível de um negócio.

    Mas seja qual for o modelo de workflow a ser trabalhado por uma empresa, além da combinação das estratégias citadas, é possível contar com o acesso a uma série de benefícios, entre eles:

    • Melhor eficiência;
    • Melhor comunicação interna;
    • Redução de erros;
    • Diminuição de gastos;
    • Otimização das tarefas.

    Uma série de vantagens que pode chamar a atenção de negócios distintos, como um serviço de segurança para festas, sendo preciso apenas saber como trabalhar com tal aplicação de fluxo de serviços.

    Estabelecendo um bom workflow na sua empresa

    Para garantir o citado positivo fluxo de trabalho, facilitando o acesso aos benefícios citados, é importante saber como estabelecer tal workflow, algo a ser acessível a partir das seguintes práticas:

    Análise do fluxo atual

    Antes de melhorar os métodos de trabalho de uma empresa, o primeiro passo é definir quais são os passos que já vêm sendo adotados, pois é a partir dessa análise que é possível identificar o que pode ser mantido e o que precisa ser melhorado.

    Normalmente uma pesquisa cujos resultados se mostram por meios das vendas alcançadas por um distribuidor, seja de capa coladinha para sofá ou de qualquer tipo de produto ou serviço a ser comercializado.

    Equipe responsável

    O passo seguinte é definir quais serão as pessoas responsáveis por gerenciar o seu time e a participar, visando a garantia do melhor fluxo de trabalho possível, ação que exige a presença de profissionais capacitados para as funções a serem empenhadas.

    Planejamento de ações

    Com a equipe responsável definida, é preciso agora colocar em prática qualquer que seja o planejamento desenvolvido para obter uma melhor performance de trabalho.

    Mas para que tal aplicação seja feita, é necessário traçar um adequado método de serviço, algo que pode ser definido inclusive ao lado dos profissionais que irão colocar em prática tais atividades.

    Busca de ferramentas

    Por fim, para se garantir que essa aplicação seja a melhor possível, é importante identificar também quais são as ferramentas que podem ser usadas na aplicação de tais tarefas, tal como uma planilha a ser usada pelo time financeiro de uma companhia.

    Isso além de muitas outras aplicações que os avanços tecnológicos trazem ao mercado, resultando em melhores resultados a serem atingidos pelas empresas, tudo isso baseado no método de atuação das função de uma companhia junto ao seu workflow.

    Tudo de forma a obter a melhor performance possível em relação aos processos a serem trabalhados por uma empresa, sendo importante diferenciar uma sequência de tarefas conforme se define por um processo para a forma otimizada de se lidar com isso.

    E é com isso que se destaca a questão do workflow, um conceito que trabalha com a busca por uma maneira otimizada de se concluir todo tipo de tarefa a ser executada por um negócio, visando uma melhor produção junto de uma associação melhor ao seu público.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade