Michael Campos

Segurança digital como proteger sua empresa e seus clientes

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A segurança digital nas empresas tornou-se um assunto totalmente considerável e primordial. Diante de um cenário onde dados e informações são constantemente vazados, estabelecer essa segurança é um passo cada vez mais necessário.

    O avanço tecnológico é algo que está presente e que nos deparamos praticamente o tempo todo no universo digital. Com isso, para garantir com que sua empresa se mantenha de uma forma positiva, é essencial que a segurança evolua juntamente com a tecnologia.

    Por exemplo, uma empresa de tratamento de resíduos sólidos que garante a máxima proteção das informações do seu negócio e dos seus clientes tem muito mais relevância e impacto através dos contatos com o público.

    Por isso, para que se evite ao máximo esses crimes digitais e sua empresa consiga trabalhar com tranquilidade e sem possíveis riscos, investir e aplicar a segurança digital são movimentos cada vez mais necessários.

    Afinal, como um famoso ditado diz, todo cuidado é pouco, com isso para que sua empresa evite os vazamentos de dados, é importante ter esse ditado em mente e sempre manter a sua empresa com a máxima segurança possível.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a segurança digital, fazendo com que você entenda a importância de investir nesse recurso, as principais ameaças de segurança digital e principalmente como proteger sua empresa e seus clientes. Confira!

    Importância de investir em segurança digital

    Como foi dito inicialmente no texto, os avanços tecnológicos são totalmente evidentes e estão diante dos nossos olhos sempre, dessa forma se manter atualizado em todos os sentidos é algo primordial.

    Diante da amplitude de programas, aplicativos e ferramentas nesse universo digital, as falhas técnicas e de segurança são algo comum, e é exatamente nessas brechas que os hackers invadem e roubam as informações das empresas.

    Por isso, é essencial realizar investimentos para manter a segurança e estabelecer proteções por criptografia, mantendo esse ambiente com o máximo de segurança e sem brecha alguma a ser explorada.

    Além disso, os dados, por exemplo, de um fabricante de isolantes térmicos, são o que guiam os passos da empresa e geram um cenário mais positivo para a implantação das estratégias.

    Dessa forma, para que se mantenha este bom planejamento, investir em segurança é uma ação totalmente assertiva e necessária.

    Vale ressaltar também que a segurança digital estabelece um cenário de total transparência com o público, criando esse ambiente propício ao consumo, eliminando as fraudes e o vazamento de dados bancários.

    Com isso, se sua empresa está nesse universo online e deseja ter cada vez mais relevância e credibilidade, é urgente realizar o investimento em segurança digital, se prevenindo contra as possíveis ameaças.

    Principais ameaças à segurança digital

    O conhecimento das ameaças tem muito a ver com uma frase de Sun Tzu “Conheça seu inimigo como a si mesmo”. Assim, ao conhecer esse inimigo da segurança da empresa, as ações para estabelecer a segurança se mostram mais assertivas e eficazes.

    Além disso, esse conhecimento tende a fortalecer os sistemas da empresa, estabelecendo ações que tendem a gerar cada vez mais segurança e eliminar as possíveis brechas que estão presentes.

    Dessa forma, as principais ameaças que as empresas devem ter atenção para eliminá-las e manter o ambiente seguro são:

    Backdoor

    O backdoor se caracteriza como um software totalmente malicioso que abre brechas nos sistemas de empresas e permite assumir o controle do computador, sendo utilizado muitas vezes como uma forma de espionar os movimentos e ações das pessoas.

    Por isso, para que seu site, por exemplo, de locação de transformador de energia, não corra o risco de ter sua máquina comprometida, estar atento a essa ameaça e estabelecer a segurança digital é algo totalmente necessário.

    Phishing

    Esse truque para roubar as informações é algo até mesmo bem antigo, sendo utilizado principalmente através de e-mails que contêm links que a pessoa, ao clicar, tem suas informações roubadas.

    Por mais que seja um truque antigo, devido à propagação de aplicativos e novas plataformas, os hackers têm se atualizado, fazendo com que esses links se mostrem totalmente atrativos.

    Spyware

    Essa ameaça através da sua aplicação é caracterizada como um software que espiona o comportamento online da pessoa, sendo capaz até mesmo de acompanhar todas as ações do sistema.

    Assim, ao estar comprometido por essa ameaça, ela tem acesso desde informações básicas, como a busca frequente, por exemplo, de um balcão refrigerado em aço inox, a informações que podem comprometer seus dados bancários e afins.

    Trojans

    Essa ameaça é uma das mais populares, sendo até mesmo tema de filmes, materiais e afins, conhecido justamente como cavalo de troia, conseguindo através desse controle modificar e excluir informações e até mesmo atacar outros sistemas.

    É importante que a atenção a essa ameaça seja redobrada justamente por estarmos falando que ela compromete totalmente os dados da sua empresa e estabelece um cenário onde será quase impossível retomar o controle.

    Ransomware

    Saímos de uma das ameaças mais perigosas para falarmos de uma das mais comuns e que muitas empresas correm o risco. Através da sua aplicação se tem uma espécie de sequestro e bloqueio dos dados.

    Por isso, ao evidenciar essas ameaças, fica claro que o cuidado deve se estabelecer desde fabricantes de lacres de segurança a uma empresa de publicidade, mantendo um controle e segurança através de cada momento.

    Com isso, para que se tenha esse controle e segurança diante do dia a dia da empresa, é necessário que se estabeleça ações e hábitos para proteger os dados dos seus clientes e do seu negócio.

    Como proteger os dados da empresa e clientes?

    Como foi visto, a segurança digital da sua empresa deve ser uma das principais pautas e urgências do dia a dia, estabelecendo hábitos que mudem esse cenário de risco e proporcionem mais segurança diante de cada ação.

    Sendo assim, ao ter um negócio, por exemplo, de fretamento de táxi aéreo, você deve saber como deixar o ambiente digital mais seguro, eliminando as ameaças e preservando um ambiente totalmente positivo para as informações e dados do público.

    Com isso, para dar uma direção e deixar claro algumas ações a serem aplicadas, confira alguns tópicos para que você prepare seu negócio diante dos riscos do universo digital.

    • Aplique a política de segurança digital;
    • Não utilize de softwares piratas;
    • Tenha uma equipe especializada em segurança digital;
    • Treine os funcionários que utilizam o sistema;
    • Tenha certificação digital;
    • Adote sistemas antifraudes;
    • Tenha um antivírus e anti-malware;
    • Preserve a computação em nuvem;
    • Tenha planos de contingência.

    Assim, ao aplicar essas ações e seguir em direção ao que foi destacado, sua empresa tende a estabelecer hábitos muito mais positivos em relação à segurança, preservando ao máximo esse ambiente tranquilo e sem transtorno algum.

    Além do mais, ao criar um ambiente positivo para que o público realize suas buscas em segurança, se tem um atrativo totalmente único, gerando mais visitas e acessos em seu site.

    Por isso, para estabelecer uma experiência perfeita desde o consumo de um conteúdo, por exemplo, de investigação área contaminada a um material de marketing digital, é essencial priorizar a segurança do compartilhamento de dados.

    Prejuízos que podem ser evitados

    Como até já foi citado de forma prévia no texto, o vazamento de dados é um dos crimes cibernéticos mais comuns e que diversas empresas acabam passando por essa situação.

    Logo, ao estabelecer estratégias de segurança digital, se eliminam esses riscos e pequenos descuidos, além de evitar as chances de fraudes em cartões de crédito, quedas de site e até mesmo quedas de sistema.

    Um site que é caracterizado por não ser seguro e não oferecer um ambiente bom para o consumo fica marcado negativamente, caindo drasticamente em seus acessos, visitas e reputação.

    Além disso, problemas em relação ao vazamento de dados podem acabar com o planejamento e estratégias da empresa.

    Por isso, ao aplicar estratégias de segurança digital, se evitam todas essas situações, garantindo ao público um acesso tranquilo e fazendo com que, ao entrar em contato com o seu site, vejam o melhor cenário possível.

    Imagine a seguinte situação: uma pessoa que, ao estar buscando pela compra de recicláveis em SP, se depara com o seu site funcionando de uma forma impecável e com inúmeros feedbacks que ressaltam a segurança do local.

    Isso é praticamente um cenário perfeito, por isso para que se preserve em sua empresa a segurança e um local totalmente propício ao consumo, chegou o momento de aplicar as dicas ressaltadas e ter em seu site o máximo de segurança possível.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade