Michael Campos

WordPress App: conheça a versão mobile e suas funções

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Atualmente ter um perfil próprio na internet, como um site voltado a divulgação dos seus trabalhos, é algo muito mais simples de se administrar contando com o apoio de ferramentas voltadas a esse serviço, como o WordPress App.

    Permitindo ao usuário não ser apenas um consumidor de conteúdo na internet, mas também um produtor, cuidado da gestão de plataformas que servirão de base para a suas publicações, e consequentemente à sua relação com o público.

    Um processo que se expandiu muito também por causa da facilidade com que os usuários passaram a ter acesso às ferramentas voltadas a esse tipo de empreendimento digital, seja tendo algum propósito pessoal ou até mesmo comercial.

    Como uma empresa de uniformes, que passa a comercializar os seus produtos não apenas em seus estabelecimentos físicos, mas também em suas novas lojas digitais, trazendo assim maiores facilidades de compra aos seus clientes.

    Até porque o acesso às essas plataformas se tornaram mais práticas tanto para as empresas como para os clientes, o que fez com que o mercado digital crescesse progressivamente como ocorreu nos últimos anos.

    E junto a isso, é importante destacar a utilização dos aparelhos móveis como um dispositivo de acesso a esse cenário digital, permitindo com que os usuários conseguissem pesquisar por um serviço, comprar um produto e conversar com os amigos no mesmo aparelho.

    Um processo que fez com que uma empresa de comunicação visual, por exemplo, passasse a se preocupar com o formato mobile cada vez mais em suas estratégias comerciais oferecidas aos seus clientes, sendo essa uma plataforma de maior acesso.

    E foi justamente percebendo essa transição do público digital, dos computadores tradicionais para as máquinas que cabem em seus bolsos, que o sistema WordPress passou a oferecer uma modalidade voltada ao formato mobile.

    Permitindo aos administradores de um site ter um conjunto maior de opções não apenas para a criação do seu site, mas também para a forma com que ele é apresentado ao público e configurado pelos gestores responsáveis por esse endereço virtual.

    O que é o sistema WordPress?

    Lançado oficialmente em 2003, o WordPress é um sistema conhecido como CMS (Content Management System), ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdo que funciona como uma plataforma que permite aos usuários a administração de um site.

    Por meio de um sistema que permite o melhor manuseio da estrutura do seu endereço virtual, como o sistema de postagens, o design escolhido para o site, além de outras questões voltadas à administração do mesmo.

    Facilitando assim o trabalho de um serviço de outsourcing de impressão a apresentar o seu trabalho para clientes interessados, através de uma plataforma que conta com seus dados de contato, e em alguns casos, com a possibilidade até de fechar um negócio.

    Além das suas ferramentas disponíveis, o WordPress se tornou um dos sistemas CMS mais populares do mercado por causa da acessibilidade que ele apresenta, através de um modelo gratuito e pago.

    No formato gratuito, é possível criar um site do zero com a ajuda desse sistema de gerenciamento, utilizando inclusive dos formatos pré-definidos que o WordPress disponibiliza aos seus usuários, para a criação deste site.

    Com a única exigência sendo o registro do domínio “wordpress.com” logo após o título escolhido ao seu endereço virtual. Para quem prefere lidar com um domínio próprio, por meio da hospedagem paga do site, o WordPress também trabalha com esse modelo.

    Nesse caso, o usuário terá inclusive um acesso a um número  maior de ferramentas, permitindo que uma fábrica de camisetas promocionais trabalhe com um site próprio e otimizado, apresentando um contato direto com os seus clientes em potencial.

    Tudo para que o site conte com a melhor estrutura possível, levando uma experiência otimizada aos usuários que acessam esse endereço, além de facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pela administração deste site.

    E quando se pensa na experiência do cliente, é importante se atentar ao fato de que cada vez mais os usuários utilizam dos aparelhos mobile para navegar na internet, mais até do que o computador em desktop, mais utilizado para atividade de trabalho.

    E foi justamente pensando nessa realidade que o WordPress apresentou um novo formato ao mercado, o chamado WordPress App.

    Como funciona o WordPress App?

    O WordPress App funciona de forma similar ao modelo tradicional do WordPress, uma grande diferença sendo o aparelho ao qual esse sistema é acessado, não sendo mais preciso ter um computador nas proximidades para administrar o seu site.

    Com diversas ferramentas do WordPress estando disponíveis dentro de um aplicativo, dando mobilidade e praticidade aos administradores, que podem fazer mudanças, publicar novos conteúdos, tudo através do seu próprio aparelho celular.

    Permitindo que uma fábrica de presente para empresas consiga atualizar o seu site de maneira rápida, como informar de maneira veloz aos seus clientes que um produto do seu catálogo acaba de esgotar, impedindo assim uma decepção na hora de fechar a compra.

    O WordPress App atualmente está disponível tanto para os aparelhos que utilizam o sistema operacional Android como iOs, facilitando assim o trabalho de alguém que possui acesso ao sistema WordPress de acessá-lo diretamente do seu celular.

    O que vale tanto para a versão paga como para a gratuita. E se existe um motivo pelo qual esse aplicativo se encontra cada vez mais popular, junto ao sistema de gerenciamento, é por causa das funções disponíveis neste aplicativo, que podem ser facilmente acessadas.

    Ferramentas do WordPress App

    A versão de aplicativo do WordPress conta com diversas ferramentas disponíveis no sistema tradicional para computadores, com a diferença que é a apresentação de um programa de mais fácil acessibilidade. 

    Entre essas aplicações se destacam:

    • Gerenciamento de comentários;
    • Produção de conteúdo e edição;
    • Monitoramento do desempenho;
    • Possibilidade de acompanhar outros sites;
    • Configurar outras ações do aplicativo.

    Essas são ferramentas que podem facilitar o seu trabalho de administração de um site.

    Gerenciamento de comentários

    A popularidade de um site ou blog se dá muito pelo nível de interação dos visitantes desse endereço, sendo importante para o prestígio do site responder alguns comentários, principalmente quando se trata de um site de vendas.

    A retirada de dúvidas de um cliente interessado em um cordão para crachá pode ser feita diretamente por esse aplicativo, além da exclusão de comentários que contam com algum comportamento inadequado, possuindo alguma ofensa, por exemplo.

    Produção de conteúdo e edição

    Enquanto certos conteúdos precisam de uma grande apuração técnica, existem aqueles cuja função é simplesmente manter vivo o ritmo de postagens de um site, podendo ser produzido, ou até mesmo corrigido diretamente pelo WordPress App.

    Monitoramento do desempenho

    O mesmo pode ser dito sobre o acompanhamento do desempenho do site, que pode ser realizado diretamente pelo sucesso, facilitando o monitoramento dessa performance digital, assinalando quando for preciso fazer alguma modificação séria, através do computador.

    Possibilidade de acompanhar outros sites

    Outra facilidade do sistema WordPress tradicional que é levada a sua versão em aplicativo, é a possibilidade acompanhar outros sites hospedados nessa plataforma, conferindo a performance deles em relação ao seu endereço virtual.

    Além da oportunidade de administrar diversos sites por meio de uma única plataforma, como um profissional técnico que trabalha com a gestão de site de uma empresa de placas de comunicação visual interna e outra voltada a notícia do mercado editorial.

    Configurar outras ações do aplicativo

    O WordPress permite também aos seus usuários uma adaptação desse sistema de acordo com os seus interesses, sendo possível modificar o idioma, além de outros elementos técnicos que podem modificar a sua experiência na gestão de um site.

    Dessa forma, além do acesso a plugins também disponíveis na versão para web do sistema WordPress, otimizando os seus serviços digitais. 

    Complementado assim a utilização dos dois formatos disponíveis que o WordPress oferece, tanto para aplicativo como para computadores.

    Integrando o WordPress App ao tradicional

    Mesmo ao contar com essa série de aplicações, não é como se o WordPress App substituísse completamente o modelo tradicional do sistema, que pode ser acessado por meio de computadores e notebooks.

    O que de fato acontece é uma complementação desses sistemas, com o WordPress tradicional permitindo a uma empresa de brinde criar o seu site institucional, e depois e momentos futuros fazer possíveis modificações via a versão de aplicativo.

    Garantindo assim que o administrador deste site tenha acesso às melhores ferramentas nos momentos corretos, trabalhando também com o sistema responsivo dos sites, que se adaptam ao aparelho ao qual estão sendo acessados.

    Portanto, de forma a garantir essa aplicação em diferentes sistemas, é importante contar também com diferentes programas voltados à gestão desse endereço virtual, algo que o WordPress se preocupa ao apresentar formatos diferentes de se acessar as suas aplicações.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade