Michael Campos

O que é Sistema de Informação de Marketing e como aplicar

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    As estratégias de marketing trabalham com um conjunto de ferramentas, que permitem aos administradores de empresas que adotam tais serviços encontrar as melhores soluções no que se refere à gestão de seu negócio, como um Sistema de Informação de Marketing.

    Até porque o mercado consumidor costuma ser algo complexo, trabalhando com as frequentes adaptações do público, no que se refere ao seu comportamento de compra, mas também aos hábitos gerais da sociedade em si.

    A maior mudança nesse sentido nos últimos anos foi a adesão do mercado e do público ao ambiente digital, fazendo com que as lojas virtuais passassem a dominar o cenário comercial, através inclusive de modalidades híbridas de negócio.

    Permitindo com que empresas de locação de impressoras consigam se conectar com os seus clientes tanto em seus escritórios físicos, como também por meio dos seus perfis em redes sociais e com os seus sites institucionais.

    Tudo de forma a se aproximar da melhor maneira possível dos seus clientes e consumidores em potencial, posicionando-se nos mais diversos pontos de contato, fazendo com que essa conexão entre o público e a empresa ocorra da melhor maneira possível.

    E após esse contato direto com tal audiência, é preciso também saber como melhor administrar a sua conexão com esse público. Algo referente ao perfil desses clientes, como eles buscam ser tratados, além de outras questões referente a esse público.

    Para que essa associação comercial continue a ser alimentada, permitindo dessa forma com que os clientes voltem a consumir dos serviços de diarista oferecidos por uma profissional de limpeza, por exemplo.

    Por isso, quanto maior for a companhia e o seu número de clientes, maior será também o número de dados informações a serem analisadas durante a criação de estratégias voltadas a tal público, destacando-se então a utilização de um sistema próprio para tais questões.

    Justamente como funciona o SIM.

    O que é Sistema de Informação de Marketing?

    Um Sistema de Informação de Marketing, conhecido simplesmente pela sigla SIM, é uma espécie de programa voltado à melhor análise possível dos ativos que estão relacionados à administração de um negócio.

    Elementos esses que envolvem questões como processos, pessoas, equipamentos, além, da realidade ao qual um negócio se encontra. Tudo o que pode implicar na administração de um negócio, e no sucesso dos resultados alcançados pelo mesmo.

    O SIM trabalha com algo além da mera coleta de dados, sendo um sistema que opera com a análise dessas informações, a seleção delas em grupos específicos, formando assim um banco de dados, além de outras técnicas de organização.

    Tudo para que a companhia que utiliza desse sistema, como uma empresa de terceirização, passe a ter acesso às mais diversas ferramentas e estratégias no que se refere a administração desse negócio, resultando assim em melhores soluções.

    O que se inicia com o repasse dessas informações coletadas aos profissionais de marketing dessa companhia, que poderão analisar tais dados, e dessa forma idealizar melhores métodos para se chegar aos objetivos comerciais dessa companhia.

    De certa forma, a função do Sistema de Informação de Marketing até se assemelha ao que é feito junto às pesquisas de marketing, no entanto, esse sistema opera através de uma de uma plataforma muito mais detalhada, permitindo assim resultados mais específicos.

    A diferença entre o SIM e a pesquisa de marketing

    A pesquisa de marketing também trabalha com a coleta de dados, porém de maneira mais fechada. Ou seja, o recolhimento de informações é realizado, e só após esse processo é possível analisar os resultados conquistados.

    Já o SIM, por se tratar de um software, opera através de um sistema que é constantemente alimentado, ainda mais dentro do universo digital, no qual se torna mais fácil adquirir os dados referentes aos seus clientes.

    Além disso existe também o cenário referente a essa coleta de dados, onde na pesquisa isso ocorre apenas em cima de dados externos, enquanto o Sistema de Informação de Marketing observa o campo interno e externo.

    Como em uma empresa de envelopamento de veículos, onde é possível analisar informações referentes aos seus clientes já cadastrados em sua plataforma de vendas, e a partir dessa lista de contatos definir melhor suas ações comerciais.

    Na verdade, a pesquisa de marketing pode ser compreendida como uma estratégia que faz parte do sistema SIM, que trabalha indo ao encontro das melhores táticas que podem se relacionar aos serviços oferecidos pela sua companhia.

    Um ponto positivo que faz com que esse sistema se apresente como algo essencial para a manutenção de um negócio no mercado, descobrindo as melhores estratégias que podem ser adotadas em sua administração.

    Como aplicar o SIM em minha empresa

    A implementação desse Sistema de Informação de Marketing pode trazer diversos benefícios ao seu negócio, se destacando também pela sua fácil aplicação, necessitando apenas contar com um amplo conjunto de apoio.

    Ou seja, uma série de requerimentos que permite com que a aplicação desse sistema ocorra da melhor maneira possível, sendo a partir desse momento um programa que servirá de base para todas as decisões a serem tomadas em sua empresa.

    E para essa aplicação é necessário observar alguns pontos como:

    • Interface do sistema;
    • Configuração do software;
    • Banco de dados;
    • Suporte ao sistema.

    Um conjunto de variáveis que permitem a uma companhia otimizar inclusive outros sistemas utilizados na empresa, como um sistema de gestão para franquias, que lida com um número de público variado entre cada loja franqueada do grupo.

    Logo, é importante se aprofundar em cada um desses tópicos, de forma a garantir que o SIM seja totalmente integrado às atividades que serão executadas em sua companhia.

    Interface do sistema

    Ao se utilizar um sistema qualquer, independente do seu objetivo, um dos conceitos de maior importância está na sua interface de interação, ou seja, na forma com que o usuário consegue navegar nesse sistema e dessa forma concluir suas ações específicas.

    No caso do SIM, é importante contar com um design intuitivo, que permita a todos os funcionários de um empresa ao qual terão acesso a essa ferramenta compreender corretamente o funcionamento dessas aplicações.

    Configuração do software

    Intrinsecamente ligado ao conceito da interface do sistema, está também a escolha do software a ser utilizado nesta aplicação, garantindo a segurança dos dados ali presentes, que possam ser acessados pelos profissionais de marketing.

    Um conceito que passa também por outros tipos de programa, como em um sistema de automação comercial, utilizado nas fábricas industriais. Tudo para que as atividades necessárias ocorram sem erro, o que no caso do SIM se refere aos dados dos usuários.

    Banco de dados

    Se o SIM funciona com uma análise detalhada dos dados coletados, é importante então que essas informações estejam armazenadas em um sistema seguro e prático de ser acessado, de forma com que as informações dos seus clientes estejam sempre protegidos.

    Trabalhar com empresas voltadas ao fornecimento de armazenamento em nuvem pode ajudar nesse sentido, trazendo praticidade no acesso a tais dados, contando também com os sistemas de segurança utilizados por tais companhias.

    Suporte ao sistema

    E falando de suporte terceiro, se destaca também a necessidade de se contratar profissionais que atuem na manutenção desse sistema, garantindo dessa forma que não haja nenhum tipo de problema que possa corromper os dados ali presentes.

    Dessa forma, é necessário contratar uma empresa de tecnologia voltada a tais serviços, da mesma forma com que um escritório de contabilidade para empresas se mostra preciso para cuidar das finanças da companhia.

    Além disso, com a adequação de todos esses tópicos, o seu negócio passará a ter acesso aos melhores benefícios que o sistema SIM pode alcançar.

    As vantagens do Sistema de Informação de Marketing

    Entre os benefícios claros desse sistema se destacam alguns, como:

    • Facilidade em estudar o mercado;
    • Visão ampla dos sistema utilizado;
    • Definição de estratégias otimizadas.

    Características essas que permitirão uma companhia que confecciona mala de viagem personalizada para empresas ter uma concepção melhor sobre o tipo de trabalho que é realizado em suas dependências, e como o público se relaciona a isso.

    E com base nessa associação identificada, seja possível apostar em estratégias desenvolvidas justamente para responder aos anseios apresentados pelo seu público, aumentando assim a sua retribuição durante o processo de compra.

    Algo de valor positivo tanto para o mercado que comercializa produtos,como aqueles voltados a oferta de serviços, ambos trabalhando com o objetivo de reagir às necessidades identificadas em seu público-alvo.

    De forma geral, é possível resumir as ações implementadas pelo SIM como técnicas de apoio, auxiliando os administradores de um negócio a encontrar as melhores táticas referentes à gestão do seu empreendimento, garantindo assim sua competitividade.

    Trazendo lucros aos seus gestores e benefícios aos seus consumidores.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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