Michael Campos

Wish list: saiba o que é e qual a importância para o e-commerce

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    Todo mundo já entrou em algum site, se interessou por vários produtos e por algum motivo acabou desistindo das compras, e a Wish list serve justamente para isso.

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    A lista de desejo no e-commerce funciona para que os usuários possam retornar à loja virtual e comprar os produtos que favoritou. Isso amplia as possibilidades de conversão e o aumento de vendas, pois toda sua lista ficará salva para efetuar a compra assim que desejar.

    Por exemplo, um consumidor entra em uma loja de etiqueta auto adesiva em rolo, seleciona os modelos que mais gostou, mas deseja esperar mais uns dias para conseguir o dinheiro para pagar pelas compras, ao criar a Wish list tudo que ela selecionou ficará lá.

    Isso evita todo o retrabalho de voltar à loja e fazer todas as compras novamente, ao facilitar a jornada de compra do cliente, sem contar que isso também ajuda em outros pontos como:

    • Comparações com outros sites;
    • Integração com as redes sociais;
    • SEO;
    • Liderança no mercado.

    Afinal seu site irá tornar a experiência do cliente muito mais fácil e dinâmica, com isso você se destaca na frente dos outros sites de e-commerce.

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    Mas para que você colha todos os resultados é importante entender sobre alguns detalhes sobre como criar a Wish list ideal para o seu negócio.

    Para entender melhor o que é uma Wish list e como ela pode ajudar o seu negócio, além de dicas para aplicá-la, continue lendo esse artigo pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

    O que é uma Wish list?

    A Wish list é uma forma prática de adicionar a uma lista os principais desejos de compra dos clientes, isso significa que o cliente pode adquirir os produtos daqui a 1 dia ou 3 meses.

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    Essa lista é importante, pois garante que o cliente se lembre dos produtos, o que aumenta as chances de vendas, mas é importante destacar que ela é diferente do carrinho de compra.

    Por exemplo, um cliente de uma fabricante de gelo seco vai colocar no seu carrinho aquilo que deseja comprar de imediato, finalizando a compra logo após a escolha dos produtos.

    Já na Wish list será algo que ele deseja comprar para um futuro, como um desejo de consumo. Veja a seguir alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração ao usar essa estratégia.

    Qual a importância do Wish list para o e-commerce?

    Seja uma loja de barras e perfis de alumínio ou de calçados, o Wish list vai transformar o seu negócio, pois essa ferramenta impacta diretamente as vendas da sua empresa.

    Fazendo com que os clientes retornem e comprem o que não conseguiram comprar em determinado momento, além disso, caso o sistema caia ou o consumidor tenha qualquer problema, os produtos irão continuar salvos.

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    Por exemplo, uma pessoa que está fazendo um reparo telhado industrial entrou no seu site e selecionou alguns itens, mas a internet caiu, com a wish list ele não vai perder todo o progresso que teve.

    Garante rapidez e agilidade para encontrar os produtos favoritos, e ainda gera insumos para o marketing trabalhar em diversos canais como e-mail marketing, notificações em aplicativos, entre outras.

    Melhorar o relacionamento entre o consumidor, o tempo que ele gasta no site além de reduzir a taxa de carrinho abandonado.

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    Sua empresa consegue obter os perfis de compras para serem explorados em campanhas personalizadas, como indicar a luminária comercial LED ideal para o seu cliente.

    Além disso, o cliente consegue combinar a compra com outros itens, ao entrar no site e ver sua wish list e outros produtos que também desejava. Assim sua loja:

    • Aumenta o engajamento;
    • Consegue uma maior taxa de retenção;
    • Marketing personalizado;
    • Aumentar as vendas.

    Essa estratégia vai conseguir fazer com que seu negócio cresça de forma eficaz, aproveitando todos esses recursos.

    Como aplicar uma Wish list?

    Entenda alguns preceitos básicos para conseguir aplicar a Wish list ao seu negócio.

    Tenha objetivos claros

    Se você tem uma loja de telha cerâmica americana mesclada, por exemplo, qual é o seu objetivo ao criar uma Wish list? Pense no que você deseja alcançar com essa estratégia, assim será mais fácil garantir que essa implantação tenha um direcionamento.

    Fazendo com que as áreas de marketing, por exemplo, saibam o que fazer exatamente com todas as informações recebidas. Ao definir esses objetivos será mais fácil executar todas as ações necessárias para que você consiga alcançá-los.

    Faça testes e garanta o funcionamento

    É fundamental garantir que tudo esteja funcionando da melhor forma, isso evita que a sua empresa perda vendas,

    Por exemplo, o cliente que entrou em uma loja e colocou na sua Wish list uma capa térmica para piscina sob medida e voltou um mês para realizar a compra, mas o produto não estava mais salvo, pode acabar se desanimando e com isso não realizar a compra.

    Além de todo o funcionamento para o cliente, é importante que a área de tecnologia da sua empresa garanta o recebimento dos dados dos consumidores, para que as outras áreas consigam trabalhar utilizando eles.

    Reforce o uso da lista da Wish list no e-commerce

    Não basta apenas criar o ícone da wish list no seu site, é preciso investir em atividades que faça com que essa estratégia seja usada.

    Por exemplo, um cliente que está executando um projeto de estrutura metálica para telhado, selecionou 3 itens como tinta, lixa e pincel, mas não efetuou a compra, só deixou na sua wish list.

    Sua loja pode mandar mensagens, seja por SMS ou e-mail, lembrando esse cliente dos produtos e de quebra oferecer um desconto, para incentivar que ele finalize a compra.

    Sua equipe de marketing deve se atentar a isso, afinal esses dados são preciosos para as ações de vendas.

    Utilize fotos que atraiam o cliente

    Isso vale para todo o seu site, afinal as fotos precisam vender os produtos, as pessoas costumam ser muito visuais, por isso invista em boas imagens e edição, isso faz total diferença na hora que o cliente for selecionar o produto.

    Invista em tecnologia

    Essa é a etapa primordial para criar uma Wish list no seu site, afinal nenhum dos itens acima irá funcionar se você não tiver um bom sistema para conseguir dar conta de todos os dados. Sejam fotos, descrição do produto, dados pessoais do cliente e as informações de compra.

    Isso evita a demora no carregamento, que muitas vezes pode fazer o cliente desistir da compra, ou possíveis bugs no sistema, fazendo com que a experiência de compra desse consumidor seja frustrante.

    Vantagens da Wish list

    Ao optar por utilizar essa estratégia em seu negócio, você consegue melhorar seu relacionamento com o cliente e com isso aumentar suas vendas.

    Para ter uma dimensão da importância da Wish list para a sua loja, de acordo com uma pesquisa no site Think With Google, cerca de 40% dos compradores entrevistados disseram que sua experiência de compra seria melhor se os sites oferecessem uma Wish list.

    Assim eles poderiam salvar os itens que se interessaram e poderiam concluir a compra posteriormente.

    Essa lista de desejo permite que o cliente tenha mais praticidade para comprar sem produtos quando desejarem, de uma forma muito mais prática e eficaz, por isso que uma loja que tem esse recurso consegue se destacar no mercado.

    Ao criar uma wish list o consumidor consegue se lembrar de uma maneira fácil quais produtos deseja comprar, assim ele não precisa ficar se planejando qual o produto que precisava adquirir em determinada loja, seja para um presente ou algo para si.

    Tudo estará disponível numa lista para ser comprada a qualquer hora. Ao utilizar a Wish list como estratégia na sua empresa, você consegue antecipar o seu estoque, sabendo quais produtos são mais desejados.

    Ou seja, ao executar da melhor forma a lista de desejos na sua empresa, você terá benefícios em toda cadeia produtiva do seu negócio.

    Pense que a cada dia surgem mais redes de e-commerce no mercado, o que diferencia um do outro, sem dúvidas é o que ele tem de diferente e especial para ofertar ao cliente.

    A Wish list te ajuda a conseguir captar esse cliente, que deseja fazer suas compras da maneira mais rápida e fácil possível, de uma forma eficaz, fazendo seu negócio se destacar em relação aos concorrentes.

    E acima de tudo conseguir melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes, fidelizando eles para que sempre procurem sua loja, como uma referência no mercado do seu segmento. Portanto, essa estratégia só tem o que agregar para o seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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