Michael Campos

Saiba quais são os desafios do marketing digital

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Para conseguir se estabelecer no ambiente digital é extremamente importante conhecer os desafios do marketing digital, para que sua empresa consiga se manter e acima de tudo aproveitar todo o potencial desse meio de negócio.

    Os últimos dois anos foram desafiadores para o mundo todo, a pandemia de covid-19 afetou todos os setores de negócio e sem dúvidas quem mais sofreu com isso foram os micros e pequenos empreendedores.

    Muitas empresas físicas, sejam de projeto de sistema de climatização ou lojas de confeitarias, precisaram ser fechadas temporariamente ou em muitos casos pela falta de recursos de modo definitivo.

    Afinal era necessário que todos ficassem em casa, pois uma pandemia a nível mundial estava acontecendo.

    Com isso as empresas se viram na necessidade de migrar os seus negócios para o ambiente digital, com esse aumento gigantesco de novos negócios na internet, sem dúvidas a concorrência aumentou e surgiram diversos desafios como o avanço do mercado.

    Se antes, por exemplo, existia apenas uma empresa de antecipação de cartão de crédito no mercado, hoje em dia existem inúmeras delas.

    O marketing digital é um ambiente muito fértil, seja em ideias, inovações ou na criatividade, mas se isso não for usado da maneira correta, pode acabar se tornando um perigo na mão dos pequenos empresários.

    Afinal, a cada instante surge uma novidade que você quer aplicar em seu negócio, com isso os desvios de rotas e sobreposição de foco podem acabar atrapalhando a guinada da sua empresa. Por isso tenha:

    • Planejamento;
    • Disciplina;
    • Entenda os resultados;
    • Saiba executar seus objetivos da melhor forma.

    Assim, apesar de todos os obstáculos enfrentados, você vai conseguir caminhar da melhor forma para conseguir manter sua empresa no ramo digital, lembre que tendências sempre vão e vem, é importante criar estratégias duradouras e que funcione para o seu público.

    A dica principal aqui é tenha foco, por exemplo, as empresas de equipamentos agrícolas precisam entender e conhecer o mercado ao qual estão inseridas e focar numa estratégia direcionada aos seus clientes.

    Fique atento para o comportamento do seu público

    O comportamento dos consumidores tem mudado nos últimos tempos, se antes ele era um ser passivo que ia atrás das lojas físicas para adquirir os produtos.

    Por exemplo, quando o cliente desejava comprar um KIT de embreagem completo, saia pesquisando de rua em rua, pedindo indicações de conhecidos.

    Hoje em dia a realidade é outra, esses clientes utilizam seus celulares para pesquisar inúmeras lojas sem sair de casa, assim eles conseguem comparar os preços, serviço e qualidade. É nesse momento que você consegue atrair esse consumidor.

    Por isso é importante que você planeje as melhores estratégias para conseguir atrair esses clientes, seja por e-mail, redes sociais, blog e principalmente em seu site. É necessário facilitar a conexão dos seus consumidores com a sua empresa.

    Sendo assim, é uma necessidade que sua empresa de serviços de limpeza mantenha uma presença digital criando uma ótima experiência para que as pessoas possam encontrar sua marca.

    Desafios e soluções para o marketing digital

    Em um cenário de crescimento de novos negócios digitais e após o período traumático da pandemia de covid-19, surgem diversos desafios para o marketing digital, conheça alguns deles e acima de tudo quais soluções devem ser tomadas.

    Budget de publicidade reduzido

    Mesmo com muito planejamento e tomando as melhores precauções, muitas empresas precisam cortar despesas importantes, na maioria das vezes isso recai nas estratégias relacionadas à publicidade.

    Uma grande solução para esse problema é focar em marketing de performance, essa ferramenta é perfeita pois você consegue ter total controle sobre seu investimento, sem que se perca dinheiro.

    Por exemplo, uma empresa de câmeras de monitoramento ao acompanhar os resultados e o ROI (retorno do investimento) de cada campanha, consegue focar seus investimentos nos melhores canais, otimizando e economizando muito mais dinheiro.

    Fechamento das lojas

    Muitos negócios foram fechados pela pandemia de covid-19, algumas empresas conseguiram reabrir suas lojas físicas, mas muitas preferiram ficar apenas no mundo digital.

    Sem contar que muitas pessoas ainda não se sentem seguras em sair de casa e frequentar lugares com um grande fluxo de pessoas, com isso as lojas sentiram a necessidade de continuar seus negócios no ambiente online.

    Por exemplo, se uma loja física de embreagem automotiva tinha clientes fiéis, eles provavelmente vão continuar comprando os produtos mesmo de forma online, afinal já conhecem sua empresa e a qualidade do seu serviço.

    A grande solução para caso sua loja tenha fechado é integrar as informações dos clientes off-line em suas estratégias online.

    Sendo assim, incorpore as informações de seus clientes que frequentavam seu espaço físico na base de dados que você usa em suas campanhas online.

    Além disso, ao saber que seus clientes off-line são fiéis e sabe onde sua loja física fica, use campanhas baseadas na localização para que ele sempre se lembre da sua marca ao passar pela loja, mesmo que comprem de forma online.

    Aquisição de novos clientes

    Migrar seus clientes do mundo offline para o online sem dúvidas é um grande desafio, ainda mais pelo fato de que as necessidades desses consumidores são bem diferentes, sem contar suas expectativas e preocupações.

    Tudo isso associado a grande oferta no mercado e como a concorrência está sedenta por esses consumidores.

    A solução para esse problema é alcançar os consumidores que estão procurando produtos de alta demanda, assim você consegue trazer sua empresa para mais perto desse cliente.

    Por isso, crie uma campanha baseada na intenção de compras de um determinado grupo de consumidores, levando em consideração o interesse deles por marcas ou produtos da mesma categoria que os seus.

    Por exemplo, uma loja de guincho automotivo pode criar uma campanha relacionando seu serviço com, marcas de pneus ou algo que esteja relacionado ao segmento do seu público-alvo.

    Com isso você aumenta as chances da sua campanha encontrar novos clientes que tenham o perfil da sua marca e acima de tudo tenha intenções de compras muito parecidas com seus clientes.

    Gerar leads qualificados

    Gerar leads qualificados para o seu produto pode ser um desafio, principalmente para você que nunca precisou lidar com os clientes online, só para ficar claro os leads são potenciais clientes para sua empresa.

    Ou seja, pessoas que têm o perfil do seu público-alvo e têm mais chances de consumir seus produtos ou serviços.

    Uma grande solução para captar esses leads é acima de tudo entender seu público-alvo e investir em anúncios pagos na rede social, esses anúncios serão encaminhados diretamente para os consumidores que possuem o perfil da sua marca.

    Isso irá aumentar a atração e conversão de leads qualificados. É importante entregar conteúdos de valor para esses clientes em potencial para que se consiga sucesso em fechar as vendas.

    Sendo assim, invista em estratégias de tráfego que estejam alinhadas com o marketing de conteúdo.

    Criação de conteúdo envolvente 

    Para se manter no ambiente digital é importante que a sua empresa crie conteúdos em torno dos seus produtos e serviços, só assim as pessoas vão ter acesso a sua marca.

    Esse é um desafio, principalmente porque as empresas concorrentes que estão há um tempo no mercado já se utilizam dessas estratégias, pense que se você não tiver uma forte presença digital, não conseguirá chamar atenção dos clientes.

    Por isso use e abuse de redes sociais e blogs para criar conteúdos de valor, aliás é extremamente importante que os conteúdos sejam pensados e não feitos simplesmente por fazer.

    O conteúdo de valor é feito com base no seu público, levando em consideração suas dores e necessidades, além da linguagem que ele se comunica. Por isso é importante conhecer a fundo sua persona, para criar os melhores mecanismos para se comunicar com ela.

    Sendo assim invista em:

    • Vídeos curtos: para as redes sociais
    • Áudio: para podcast
    • Streaming ao vivo: em plataformas de lives.

    As pessoas principalmente no ambiente digital anseiam por conteúdos, só para entender essa realidade, segundo dados divulgados pela plataforma Cupom Válido, os brasileiros passam em média 10 horas e 8 minutos por dia conectados.

    Por isso é extremamente importante que a sua empresa utilize esse mecanismo, educando esse cliente e mostrando todas as vantagens que seus produtos ou serviços podem oferecer para ele.

    Essas são alguns dos desafios e soluções que podem ser encontradas no marketing digital, é importante reconhecer todos os benefícios que esse modelo de negócio trás, mas acima de tudo conhecer seus problemas.

    Só assim você vai conseguir estruturar o seu negócio, encontrando as melhores soluções e sobrevivendo a essa nova realidade.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade