Michael Campos

Marketing na Copa do Mundo: como aproveitar o momento

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    Saiba que todos os tipos de negócios podem se beneficiar com o marketing na Copa do Mundo. Trata-se de uma competição esportiva que comove diversos países de uma única vez, encontrando pessoas diante da TV torcendo por seus países.

    O Brasil é uma nação apaixonada pelo futebol, então a história não poderia ser diferente, e justamente por esse motivo você precisa aprender a aproveitar esse evento para vender mais por meio de estratégias inteligentes.

    Como usar a Copa do Mundo no seu negócio?

    Se tratando de marketing na Copa do Mundo, o grande truque está em produzir conteúdos que engajam o público e mostram que sua empresa de declaração de importação também veste a camisa do país durante os jogos.

    Assim você aproveita uma paixão nacional para estreitar laços com clientes e fornecedores. A seguir trazemos algumas dicas que funcionam muito bem em diferentes tipos de negócios.

    1. Planeje promoções para os clientes

    Você precisa mostrar que sua empresa está junto na torcida, e uma das melhores formas de apresentar isso ao público é criando promoções temáticas que tragam benefícios aos clientes.

    É muito importante conhecer muito bem o perfil dos seus consumidores para essa tarefa, pois assim você descobre qual tipo de ação promocional gera mais resultados para esse público, como:

    • Frete grátis;
    • Cupons de desconto;
    • Compre 1, leve 2;
    • Brindes.

    Esse momento de Copa do Mundo é a hora para sua empresa de fretamento de aeronaves aproveitar e se beneficiar com o evento.

    1. Organize eventos temáticos

    Se o seu negócio tem um ponto físico ou um espaço que permite a realização de eventos, aproveite para convidar clientes e fornecedores para assistir aos jogos ou para fazer uma comemoração no local.

    Se o seu negócio é somente online, aproveite a internet para a criação de eventos. Invista em lives com profissionais que entendem sobre esportes e que podem explicar o jogo, sendo um grande atrativo para sua marca.

    1. Veja o que os concorrentes estão fazendo

    Certamente seus concorrentes também irão preparar algo especial para o público, e é essencial observá-los para planejar as suas estratégias de marketing na Copa do Mundo.

    Isso é importante para sua empresa de controladoria empresarial cobrir lacunas que os concorrentes não oferecem, garantindo um diferencial para seu negócio.

    Também é uma boa brecha para descobrir quais são as principais forças dos concorrentes, bem como as fraquezas da sua empresa para fortalecê-las e obter vantagem competitiva.

    1. Acompanhe os resultados da Copa

    Jamais se esqueça da importância do conteúdo para o marketing, e por isso você deve acompanhar os resultados da Copa e ter estratégias para todas as possibilidades.

    Supondo que você tenha planejado enviar cupons de desconto para seus clientes após um jogo, existem dois cenários possíveis.

    Se a seleção vencer a partida, o conteúdo promocional é voltado para a comemoração, mas se ele não levar o título, transmita o sentimento de tristeza dos materiais e motive os clientes a não desistirem da torcida, mantendo o espírito da Copa.

    Como organizar a verba de marketing para o evento?

    É muito importante que sua empresa de registro de direito autoral de logotipo organize muito bem as finanças para não ter problemas no orçamento com as ações promocionais lançadas.

    Saiba que a medida com que o evento se aproxima, é cada vez mais importante incluir os custos do planejamento de marketing.

    Divulgar conteúdos por meio do e-mail marketing e redes sociais não gera tantos custos para a empresa, embora exijam tempo e empenho para sua produção.

    Mas as estratégias escolhidas para atrair e fidelizar os clientes podem impactar diretamente o orçamento do seu negócio.

    Dessa forma, as vendas que antecedem o início das ações promocionais devem garantir a verba necessária para investir em marketing para a Copa do Mundo.

    Defina metas com as estratégias de divulgação para estimar o retorno esperado quanto aos investimentos. Então é possível reorganizar o planejamento da sua empresa de serviço de portaria para levantar a verba estimada.

    Você pode precisar fazer cortes pontuais nos gastos ou direcionar os lucros para essas estratégias a fim de organizar a área financeira para seu marketing na Copa do Mundo.

    Existem cuidados a serem tomados?

    Ao planejar suas estratégias de marketing para a Copa do Mundo, não é somente com as finanças que você deve se preocupar.

    Existem direitos comerciais que não podem ser violados em suas ações promocionais, e você precisa se desviar deles em seu planejamento.

    A Copa do Mundo é um evento realizado pela FIFA, e somente os patrocinadores oficiais podem divulgar a marca com o uso de:

    • Símbolos;
    • Brasões;
    • Troféus;
    • Mascotes;
    • Tabelas de jogos;
    • Imagem dos jogadores.

    Para empreendedores que não abrem mão de utilizar algum elemento específico na nossa seleção de futebol, o assunto precisa ser tratado com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

    Você consegue solicitar o uso da imagem, mas é preciso saber que a liberação desses direitos pode custar caro.

    Existem algumas formas de driblar essa situação, onde você pode apostar em ícones que remetem à Copa do Mundo, mas não se relacionam diretamente com o evento nem com a seleção.

    Por exemplo, uma bola de futebol aplicada no contexto da Copa não tem uma relação direta com a CBF nem com a FIFA, mas passa a mensagem para o público como você deseja, sem violar nenhum direito autoral. 

    Aposte também cores verde e amarelo, que seguem a mesma ideia, e você pode usar para decorar sua loja.

    Uma forma de potencializar o marketing na Copa do Mundo é apostar em um alto-falante automotivo para divulgar suas ações.

    Para caprichar no marketing você precisa ter estratégias, garantindo que seu negócio tenha boas oportunidades e mais vendas nessa época temática.

    Elementos protegidos pela FIFA

    Então você já sabe que, antes de começar a criar uma campanha focada na Copa, precisa saber exatamente o que não deve fazer.

    Elementos como imagens, nomes, símbolos e até fontes têm o direito de uso exclusivo pela FIFA. Conheça alguns dos elementos protegidos:

    • “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
    • “Copa do Mundo FIFA™”;
    • “FIFA”;
    • “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
    • “Copa Mundial” ou “Mundial”;
    • “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
    • Emblema, slogan ou pôster oficial;
    • Imagem ou nome do mascote oficial;
    • Imagem do troféu oficial;
    • Marcas e logos da FIFA;
    • Fonte oficial do evento.

    São estabelecidas algumas restrições também pela CBF, que incluem o emblema da seleção, modelos de camisa e até a expressão “seleção brasileira”.

    Esses termos devem ser evitados em URLs e hashtags, mas com calma é possível usar os termos “Copa” e “seleção” em campanhas.

    A lista para sua empresa de vans é grande, havendo muitas expressões que podem trazer dúvidas, como o uso de “2022”.

    A melhor escolha é evitar usar do que correr o risco de ser notificado pela justiça, uma vez que a FIFA tem as ferramentas necessárias para identificar o uso indevido do seu material.

    Use a criatividade durante a Copa

    A Copa do Mundo é um evento que acontece de quatro em quatro anos, e aproveitar a onda desse evento é uma oportunidade para se destacar, mas exige criatividade. Veja algumas dicas.

    Convoque as cores da seleção

    Aposte no uso das cores da seleção para entrar no clima do evento. Você pode usar o verde e amarelo no seu site ou aplicativo, peças de redes sociais e em materiais promocionais.

    Apenas fique atento para incluir esses tons na sua comunicação não interfiram na identidade da marca.

    Coloque elementos do futebol em campo

    Aposte em elementos visuais como bolas, campos gramados, apitos, traves de futebol e qualquer outro elemento que faça referência ao evento. Incorpore ilustrações, fotos e ícones em landing pages, banners, anúncios e redes sociais.

    Bata bola com seleções participantes

    São muitos os países que fazem parte da Copa do Mundo e as campanhas publicitárias da sua distribuidora de biscoito de polvilho podem usar essa ideia para criar promoções ou decorar suas lojas.

    Você pode apostar em bandeirinhas de cada país ou, em um restaurante, investir em pratos com o nome das seleções. Essas são boas ideias para negócios locais.

    Use e abuse do “futebolês”

    Aproveite essa época para explorar termos muito usados no futebol em suas ações de marketing, aproveitando o evento para vender mais.

    Use expressões como “driblar”, “torcer”, “marcar um gol”, “aumentar o placar”, entre muitas outras que podem fazer parte dos seus textos publicitários, títulos de artigos e legendas de postagens em redes sociais.

    Considerações finais

    Neste artigo você viu como pode aproveitar o momento da Copa do Mundo para ganhar muito mais com o marketing da sua empresa.

    Esse evento, que ocorre a cada quatro anos, mobiliza grande parte da população mundial, e você deve saber usar isso a favor do seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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