Michael Campos

Web Stories: saiba o que é e como fazer

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    É um fato inegável que o público cada vez mais busca conteúdos bons, dinâmicos e que principalmente informem e proporcionem o máximo de praticidade, diante disso, um conteúdo que tem ganhado destaque e a atenção do público é justamente o Google Web Stories.

    Pois bem, ao ouvir a última palavra com toda certeza sua mente já se associou com uma ferramenta do Instagram que caiu no gosto do público e realmente se popularizou por toda a web.

    E para que você fique ciente quando falamos de stories, é exatamente o formato extremamente conhecido no universo digital, entretanto o maior buscador do mundo resolveu adotá-lo e aplicar a sua autenticidade através desse formato.

    Esse formato é tão popular e relevante que atualmente ao entrarmos no WhatsApp, Facebook ou Instagram podemos consumir conteúdos de uma empresa de luminária comercial LED através do formato dos stories.

    Por isso, como o consumo de conteúdos digitais vem aumentando e os Stories são uma das principais formas de atrair o público e garantir um engajamento, o Google trouxe essa ferramenta para o seu ecossistema, trazendo uma oportunidade para as marcas propagarem seus produtos e serviços.

    Afinal, como uma famosa frase diz “se não pode com eles, junte-se a eles” essa novidade diante do Google vem para mudar a história de como as marcas podem vender seus produtos e serviços de forma orgânica e totalmente gratuita.

    Com isso, hoje iremos falar justamente sobre o Google Web Stories, evidenciando a significação dessa ferramenta, quais são suas principais vantagens, como fazer e como otimizar o seu web stories para o Google e a importância de fazer investimento em SEO. Confira!

    O que é o Web Stories?

    Lançado em 2020, o Google Web Stories é um tipo de conteúdo muito semelhante ao que já estamos habituados e consumimos diante do nosso dia a dia através do Instagram, WhatsApp ou até mesmo outras plataformas.

    Com isso, se você já está habituado às redes sociais e a consumir outras plataformas, de fato o Google Web Stories tende a se mostrar muito semelhante e ter pontos de coincidência com esses locais.

    Sendo assim, os conteúdos tendem a ser exibidos através de imagens curtas ou de preferência vídeos, que geralmente são acompanhados de música ou até mesmo legenda para facilitar o consumo e propagação diante do público.

    Cada apresentação é exibida dentro de um carrossel, fazendo com que se estimule a visualização de mais conteúdos, é que o público realmente fique por horas consumindo aquilo que está sendo mostrado.

    Devido à popularidade que os stories garantem a esse novo recurso do Google, é importante ter em mente, por exemplo, em sua empresa de reforma de calhas e telhados o quanto esse meio pode ser explorado e garantir benefícios incríveis.

    Por isso, é essencial estar atento às possibilidades, fazendo com que mais pessoas sejam alcançadas e que realmente a sua empresa consiga utilizar dessa ferramenta e ter resultados cada vez mais positivos.

    Vantagens do Web Stories

    Quando se considera a utilização dos stories muitas empresas e marcas podem acabar pensando o porquê não utilizar o Instagram ao invés do Web stories e até mesmo pela familiaridade com a rede.

    Pois bem, por mais que os stories do Instagram contem com uma audiência totalmente considerável e admirável, quando falamos do Web Stories estamos nos tratando a uma ferramenta do maior motor de busca do mundo.

    Ou seja, o Google Web stories já nasce com um potencial incrível e com uma capacidade de inovar e render bons resultados, sendo assim ficar de fora dessa ferramenta é algo que a sua empresa não deve considerar.

    Por isso, para que, por exemplo, em sua empresa de coleta de entulho tenha ainda mais motivos para considerar o Google Web Stories e a sua implantação, confira algumas das suas principais vantagens.

    Monetização 

    Devido ao enorme potencial de engajamento e as possibilidades que o Web Stories reúne através do seu funcionamento, o Google agregou ao Web Stories duas plataformas: Adsense e Admanager.

    Com isso, para as empresas que desejam monetizar seus web stories, essa ação se tornou possível, gerando ainda mais receita assim como se fossem anúncios publicados em seu site.

    Por isso, para que você que deseja monetizar um anúncio, por exemplo, sobre um corrimão de alumínio para escada caracol, existem duas possibilidades, divulgando links na condição de afiliado e por meio da venda direta em anúncios.

    Mensurável 

    Diante dos stories que já conhecemos e estamos habituados tanto no Instagram como no WhatsApp, é possível saber quantas pessoas viram, visitaram seu perfil e até mesmo quais foram as pessoas.

    Entretanto, o Google Web Stories por ser associado com o Google Analytics é possível analisar as métricas de uma forma totalmente avançada e que tende a reunir benefícios únicos a sua empresa.

    Imagine só o quanto a sua empresa tende a ganhar ao saber os detalhes da origem de cada acesso, tempo de visualização e até mesmo outras métricas. Pois bem, diante desse cenário os benefícios tendem a ser incríveis e totalmente animadores.

    Interativo 

    Por ser um formato que foge de um padrão que é muitas vezes visto diante do mercado, se tem oportunidades perfeitas para aumentar o engajamento e conseguir alcançar cada vez mais o público.

    Por exemplo, ao postar uma enquete colocando em questão o sistema de entregas rápidas da sua empresa, se tem um contato com o público e principalmente se tem esse retorno para gerar uma interação.

    Aumento da autoridade da marca 

    Considerando que os conteúdos divulgados no web stories não tem um prazo de validade através da sua publicação, se tem a oportunidade desses conteúdos contribuírem totalmente para a autoridade da sua marca.

    Por isso, ao trabalhar de uma forma efetiva estabelecendo link building o público tende a entrar em contato com a empresa, gerando um ranqueamento cada vez mais positivo e relevante para a sua marca.

    Além disso, outros benefícios podem ser destacados através dessa ferramenta, como tempo limitado, liberdade de criação e até mesmo uma rápida indexação.

    Sendo assim, apostar no web stories para promover, por exemplo, um serviço de estrutura metálica tende a ser um passo certeiro para garantir um destaque e cada vez mais sucesso em sua marca.

    Como fazer Web Stories?

    Ao entender a importância e o quanto o Web Stories pode ser uma ferramenta determinante para gerar mais tráfego em seu site e atrair cada vez mais o público, chegou o momento de entender como fazer o uso dessa rede.

    Pois bem, para dar o primeiro passo e disponibilizar o conteúdo neste formato, é necessário ativá-lo, fazendo com que de fato ele se torne visível diante do algoritmo e de todo o público.

    Por isso, para realizar um anúncio para estimular o público, por exemplo, a comprar isoladores elétricos, é necessário criar uma sequência de stories de acordo com algumas práticas do Google, pois assim a distribuição desse conteúdo será totalmente positiva.

    Dessa forma, para que fique claro, o próprio do Google resumiu o processo de publicação dos web stories em alguns passos, sendo eles:

    • Criação;
    • Verificação se o Web Stories é uma AMP válida;
    • Verificação de metadados;
    • Verificação de indexação;
    • Seguir as políticas de conteúdo.

    Logo, ao seguir esses passos de fato a criação dos Web Stories se mostram cada vez mais próximos de serem realizados, estabelecendo os conteúdos e anúncios da sua marca em um meio totalmente favorável.

    Dessa forma, é essencial buscar formas de otimizá-los, pois além de criar os conteúdos para essa plataforma, sua marca tende a impactar e ter uma relevância única diante do público e de todo o mercado.

    Como otimizar o seu Web Stories?

    Como está sendo evidenciando, de nada adianta estar presente diante do Web Stories se os seus conteúdos não se mostram otimizados, pois assim os resultados tendem a ser um dos principais empecilhos das estratégias que estão sendo desenvolvidas.

    Com isso, assim como ao criar conteúdos para outras ferramentas e locais é necessário ter uma atenção especial e saber se adaptar, no web stories também estamos diante do mesmo processo.

    Dessa forma, ao criar conteúdos, por exemplo, sobre uma elaboração de projeto de terraplenagem, é necessário considerar alguns aspectos como interesse, narrativa, design e até mesmo a experiência de navegação.

    Pensando nisso, para te auxiliar confira alguns elementos que devem estar estabelecidos em seu Web Stories, justamente para que se tenha destaque e relevância através desse meio.

    Narrativa 

    Uma dica de ouro e que tende a destacar ao máximo os seus Web Stories é interligá-los fazendo com que eles se complementam e que se estabeleça uma narrativa onde o público se sente cativado a consumir e chegar até o final com o mesmo interesse.

    Por isso, para que isso ocorra é necessário que os seus conteúdos tragam consigo um certo ar de suspense e algo que desperte no público sentimentos específicos e que sejam determinantes para o consumo e propagação do conteúdo.

    Design 

    Para que os seus stories possam ser agradáveis e que o público se sinta à vontade ao estar lendo e consumindo os conteúdos, é necessário ter o máximo de atenção a alguns pontos do design.

    Um dos primeiros passos ao se tratar do design é utilizar de títulos que não ocupem espaço e sejam até mesmo sutis, pois assim o consumo dos conteúdos se mostra muito mais fácil e agradável.

    Além disso, apostar nas animações e até mesmo vídeos mais interativos tende a trazer bons resultados e fazer com que as pessoas consumam sem ao mesmo se importar com o tempo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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