Michael Campos

SEO internacional: descubra como fazer quais são as suas vantagens

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    Que as estratégias de SEO são, atualmente, obrigatórias para aqueles sites que desejam se destacar na internet, não é novidade. Contudo, há o SEO internacional que pode aumentar, ainda mais, o alcance do seu site. 

    Basicamente, toda a estrutura do site precisa passar por uma otimização para estar dentro das estratégias do SEO internacional. Em outras palavras, esse processo de reestruturação envolve o link building, até as estruturas de URL. 

    Trata-se de uma alteração bem profunda com o objetivo de fazer o Google direcionar pesquisas como “braços articulados para toldos comprar” para o site da sua empresa de toldos. 

    Para te ajudar com o SEO internacional, iremos colocar neste artigo os principais fatores de classificação que a maioria dos mecanismos de pesquisa leva em consideração. São eles:

    • URLs otimizados para idioma e região;
    • Conteúdo otimizado para região e idioma;
    • Informações de contato em diretórios internacionais e páginas do GMB;
    • Links locais de domínios específicos no país (ccTLDs). 

    De um modo geral, para estar nas melhores posições de busca, é necessário explorar a estrutura técnica de otimização de um site internacional. 

    Ou seja, mesmo que o seu site esteja bem estruturado ao ponto de estar na primeira posição de uma pesquisa do tipo “comprar madeira para telhado”, você ainda precisa se basear na forma em que os usuários estrangeiros agem, para só então, começar a estruturar o site. 

    A principal questão que os profissionais de SEO costumam enfrentar é a implementação indevida de tags hreflang alternativas. 

    Na verdade, estas não são correções fáceis. Tão complexas e longas quanto a implementação de hreflangs em todos os seus URLs, apenas um erro, é capaz de comprometer todo o seu esforço. 

    A consequência desse cenário desastroso, é a canibalização das palavras-chave e de conteúdo entre as páginas da web geo específicas que os mecanismos de pesquisa observam como duplicadas. 

    Além disso, devemos falar também do tempo que deve ser depositado para fazer com que o seu site de automação residencial de áudio e vídeo esteja nas primeiras posições é longo, portanto, trata-se de uma estratégia de médio a longo prazo. 

    Dito isso, agora vamos entender o que é o SEO internacional, e quais são as melhores práticas a serem adotadas para essa estratégia. Confira:

    O que é SEO internacional?

    Resumidamente, o SEO internacional é o processo de otimização de site para que os mecanismos de pesquisa possam identificar  facilmente quais países você deseja segmentar e quais idiomas você usa no seu negócio. 

    É necessário ser internacional?

    Esse é o tipo de pergunta que costuma aparecer frequentemente quando o assunto é SEO internacional. 

    Mas resumidamente, se você possui um site de reforma de calhas e telhados, que esteja recebendo acessos de outros países, consequentemente, você estará lidando com oportunidades alternativas no seu negócio. 

    Pois bem, diferente daquele país que você está localizado, talvez essa seja a melhor hora para realizar alterações no seu site a fim de aprimorar a experiência desse público estrangeiro. 

    O SEO internacional pode parecer um conceito totalmente estrangeiro, mas na realidade, você pode estar mais familiarizado com ele do que você imagina. 

    Ou seja, se você tem o costume de aplicar a estratégia para potencializar a venda do climatizador de ar para mercado que sua empresa vende, as técnicas permanecem quase que as mesmas. 

    Para facilitar o entendimento dessa estratégia, pense nela como uma segmentação geográfica, mas em vez de otimizar o seu site para gerar tráfego na sua cidade ou estado, você estará otimizando-o para diferentes países e idiomas. 

    Se o seu desejo for criar um site totalmente internacionalizado (ou seja, um site que tenha como alvo um país específico) suas tarefas para realizar essa segmentação geográfica serão as seguintes:

    O primeiro passo: especificar o seu país de destino ou região com uma estrutura de URL compatível internacionalmente (segmentação por país). 

    Segundo passo: estabelecer o idioma que suas páginas estão segmentando com uso de tags de idioma (segmentação por idioma). 

    Terceiro passo: crie e mantenha conteúdos de acordo com os usuários de destino. Estas são as matérias-primas com as quais você irá começar a ganhar classificação. 

    Tudo isso é necessário para assegurar com que pesquisas do tipo “balão de coração metalizado valor” mostre o seu site nas primeiras posições. 

    Em alguns momentos, você pode estar procurando apenas segmentar um idioma específico, ou um país específico. Casos como esse, você pode querer trabalhar apenas para um ou dois desses três objetivos. 

    Por exemplo, imagine que você tenha uma loja de roupas online, especializadas em camisetas com slogan em espanhol. 

    No mais, a grande vantagem de você aplicar o SEO internacional no seu site, é poder dar o mesmo tipo de experiência dos usuários locais, para os usuários estrangeiros. 

    De qualquer forma, ambos são clientes e, ao mesmo tempo, são oportunidades de venda para o seu negócio lucrar ainda mais. 

    Melhores práticas de SEO

    Agora, você vai conhecer as melhores práticas que devem ser adotadas em uma estratégia de SEO internacional. Trata-se de princípios básicos que levarão o seu site a alcançar os países que apresentam grandes oportunidades de negócio. 

    Palavra-chave entre as regiões

    Para começar, você pode fazer o seguinte exercício: entre no Google em uma guia anônima. Em seguida, escolha uma de suas palavras-chave e busque-a em domínios diferentes do Google. 

    Muitas vezes pode acontecer que um mesmo conteúdo com uma mesma palavra-chave esteja posicionado em lugares diferentes. O motivo para isso acontecer pode estar relacionado a muitos fatores. 

    Por exemplo: ao tráfego das palavras-chave, à relevância das palavras-chave em cada um dos países, à forma que os usuários pesquisam. Estes são os principais motivos para você estar em posições diferentes nos países. 

    Conteúdos originais e de qualidade entre países

    Essa segunda prática, na verdade, é base tanto para o SEO tradicional, quanto para o SEO internacional. Ou seja, você deve continuar desenvolvendo conteúdos originais e de qualidade. 

    Se for o caso, você pode utilizar o Google Trends para entender quais são os temas que estão valendo mais a pena trabalhar. Através dessa ferramenta, você poupa tempo em busca de assuntos relevantes, e passa ter em mãos os melhores temas a serem abordados.

    Conteúdo e site Mobile Friendly

    Resumidamente, você precisa dar uma atenção especial para o seu site, e deixá-lo otimizado para os dispositivos mobiles. Ou seja, o seu site precisa ter uma performance excelente nesses aparelhos móveis para garantir uma boa posição. 

    Não esquecer o atributo Hreflang

    Finalmente chegamos em uma parte que permite distinguir o SEO tradicional, com o SEO internacional. 

    Os hreflangs são atributos que servem para que o Google identifique a URL que deve ser mostrada ao visitante, baseando-se no idioma e localização geográfica dele. 

    Para que você não enfrente muitas dificuldades para aplicar essa tag, há tutoriais do próprio Google para te auxiliar. 

    Monitore e meça seus resultados

    Como em qualquer estratégia que faz parte do marketing digital, incluindo qualquer técnica de SEO, monitorar os resultados e medi-los é fundamental para a saúde de toda a sua empresa. 

    Assim como nas demais estratégias, com o SEO internacional você deve estar de olho em qualquer tipo de movimento. Isso significa que, qualquer acontecimento que venha acontecer no seu país, ou no outro, irá refletir nos seus resultados. 

    Se sua construtora de obras comerciais e industriais tem o objetivo de melhorar, e manter a qualidade do seu site, esta é uma premissa que não deve ser deixada de lado em hipótese alguma. 

    Entenda que, sem esse acompanhamento, até mesmo uma empresa que trabalha com confecção, não conseguirá obter sucesso na área, sem saber o que precisa ser corrigido. 

    Conclusão

    Por fim, finalizamos este artigo dizendo que, antes de pensar em todas as oportunidades de negócio que você pode se deparar ao ter um SEO internacional bem estruturado, você deve, inicialmente, ter definido toda a estrutura do seu site para lidar com a demanda. 

    Ou seja, sua empresa de adesivo para baú corrugado precisa ter em mente o idioma que irá trabalhar no site e o país que apresenta grandes interesses no seu produto. 

    Logo em seguida, você deve começar a praticar o SEO internacional usando o marketing de conteúdo voltado para os interesses do seu potencial cliente estrangeiro. 

    Para potencializar ainda mais os resultados da sua estratégia, não esqueça a base do sucesso, que é: analisar a concorrência, criar conteúdos e, por fim, fazer uma busca internacional de palavras-chave. 

    Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender como fazer um SEO internacional de qualidade e as suas vantagens. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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