Michael Campos

Entenda a importância da previsão de demanda

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    A previsão de demanda é baseada em dados históricos e fatores financeiros, econômicos, de mercado e outros, com a finalidade de prever a demanda de empresas ou indústrias para análise.

    Ou seja, é um processo ideal para as empresas que querem ter uma melhor compreensão de como seus negócios podem atuar de forma mais assertiva e estratégica para alcançar melhores resultados em relação às demandas da organização.

    Portanto, seja para uma empresa fabricante de etiquetas e rótulos ou para uma loja de roupas, estruturar uma previsão de demanda é essencial para uma melhor ação de processos.

    Pensando em proporcionar o melhor entendimento sobre o assunto, preparamos este artigo explicando melhor do que se trata uma previsão de demanda e as melhores dicas para estruturar esse modelo nas ações internas da sua empresa. Confira as dicas!

    O que é previsão de demanda?

    Como mencionamos no início deste artigo, a previsão de demanda fornece às empresas informações valiosas sobre os mercados em que operam e quais mercados visam.

    Por exemplo, uma fábrica de peças agrícolas pode estruturar uma previsão de demanda para identificar quais são as ações necessárias para gerenciar bem todas as demandas.

    Ou seja, as empresas e organizações podem construir ações relacionadas à previsão do que acontecerá no futuro e prever diretamente as medidas essenciais para as áreas de produção de uma empresa.

    Afinal, o objetivo da previsão de demanda é entender as necessidades de uma empresa para que os gestores possam tomar decisões precisas sobre preço, potencial de mercado e possibilidade de expansão.

    Empresas e organizações estabelecidas no mercado, como empresas que fabricam acessórios de combate a incêndio, por exemplo, usam a previsão de demanda para avaliar a viabilidade de entrar em novos mercados.

    Se acreditar que a demanda por seus produtos aumentará no futuro, as organizações podem desenvolver melhor planos de ação para iniciar operações em novos mercados, reduzindo assim os riscos que podem afetar sua competitividade e reduzir sua lucratividade.

    A previsão de demanda também é essencial para o gerenciamento de estoque. Sem a utilização de métodos de previsão de demanda, as empresas correm o risco de excesso e/ou desperdício, o que impactará nos resultados financeiros da organização.

    A previsão de demanda também ajuda as empresas a:

    • Planejar o orçamento de produção;
    • Planejar a necessidade de mão de obra adicional;
    • Tornar o orçamento de matéria-prima mais preciso;
    • Fazer previsões financeiras;
    • Realizar planejamento das atividades de marketing;
    • Evitar subprodução;
    • Desenvolver estratégias de preços.

    Especificamente em relação a desenvolver estratégias de preços, é importante destacar que os clientes são muito afetados por ele.

    Não vamos repetir aqui os prós e contras do problema, pois sabemos que o produto deve ser rentável, mas devemos ficar atentos à formação do preço de venda.

    Isso porque toda e qualquer empresa precisa garantir que oferece a melhor oferta possível sem perder rentabilidade.

    Qual a importância da previsão de demanda?

    A previsão de demanda é muito importante, afinal ela desempenha um papel vital na gestão de todos os negócios, seja de uma empresa que monta máquina de corte e solda de sacos plásticos ou de uma empresa de logística, por exemplo.

    Sem contar que a previsão de demanda ajuda na organização e na redução dos riscos envolvidos nas atividades de negócios, bem como a tomar importantes decisões de na gestão de qualquer empresa.

    Além disso, a previsão de demanda fornece uma perspectiva clara para as decisões de investimento e expansão de capital de uma organização. Os principais pontos de importância que a previsão de demanda proporciona são os seguintes:

    Melhor estabelecimento de metas

    Cada unidade de negócios começa com certas metas predeterminadas. Por exemplo, uma plataforma de comércio eletrônico quer vender mais um determinado produto, que pode ser desde garrafa squeeze atacado ou de roupas infantis.

    Essa plataforma pode ter um crescimento considerável realizando uma estimativa da demanda atual por seus produtos e serviços no mercado e, com base nisso, continuar atingindo as metas estabelecidas.

    Por exemplo, suponha que uma organização defina uma meta de vender 50 mil produtos que vendem com facilidade em determinado período. Nesse caso, a organização terá uma previsão de demanda para seu produto.

    Se a demanda pelo produto da organização for baixa em determinadas épocas do ano, a organização tomará medidas corretivas, tornando possível atingir as metas estabelecidas.

    Logo, desde uma empresa que fornece bancadas didáticas até lojas de artigos de decoração podem alcançar essas metas com maior facilidade e assertividade apenas gerenciando a previsão de demandas.

    Melhor preparação de um orçamento

    Uma boa previsão de demanda sem dúvida desempenha um papel vital no orçamento, estimando os custos e receitas esperados. Por exemplo, uma organização prevê uma demanda de 100 mil unidades de um produto que custa R$ 10,00.

    Nesse caso, espera-se que a receita total seja 10 x 100.000 = 1.000.000. Desta forma, uma organização pode preparar um orçamento.

    Estabilizar a produção

    Nessa linha, a previsão também ajuda a controlar as atividades de produção e recrutamento de uma organização. A produção baseada na demanda prevista de um produto ajuda a evitar o desperdício de recursos de uma organização.

    Este aspecto é ainda mais relevante quando se considera que leva as organizações a contratar recursos humanos mediante solicitação.

    Por exemplo, se uma organização prevê um aumento na demanda por seus produtos, ela pode escolher mão de obra adicional para atender ao aumento da demanda.

    Promove o crescimento

    Isso tem a ver com o fato de que a previsão de demanda auxilia nas decisões relacionadas à expansão dos negócios. Se a demanda esperada para o produto crescer, a organização pode planejar uma expansão adicional.

    Por outro lado, se a demanda pelo produto diminuir, a organização pode começar a reduzir o investimento no negócio.

    Controle de custo

    Ao prever o número de vendas, os gestores podem organizar melhor o processo de produção, reduzindo custos.

    Portanto, é mais vantajoso criar estoque de segurança antecipando pedidos e recebendo descontos generosos em determinada quantidade de insumos ou matérias-primas. Por sua vez, a falta de previsões de demanda leva a mais gastos e ao risco de sobrecompra.

    Plano estratégico

    A previsão de demanda identifica cenários, fator importante para os gestores definirem a próxima estratégia a ser colocada em prática.

    Portanto, se uma empresa confirmar um aumento nas compras de um produto, ela pode tomar medidas para ajustar e aumentar a funcionalidade deste produto para atender a demanda do consumidor.

    A previsão de demanda é uma abordagem que está sendo cada vez mais aplicada a empresas e indústrias.

    A estratégia permite um plano de ação eficaz que antecipa as necessidades e comportamentos do consumidor, se diferencia da concorrência e se destaca no mercado.

    Ajuda na tomada de decisões na gestão

    Ele ajuda a tomar decisões críticas, como determinar a capacidade da planta, determinar as necessidades de matéria-prima e garantir a disponibilidade de mão de obra e capital.

    Promove a melhor avaliação de desempenho

    As previsões ajudam a fazer correções. Por exemplo, se a demanda pelo produto de uma organização diminuir, ela poderá tomar medidas corretivas e aumentar os níveis de demanda melhorando a qualidade do produto ou gastando mais dinheiro em publicidade.

    Como colocar em prática a previsão de demanda?

    Existem dois modelos de previsão de demanda: quantitativo e qualitativo. E dentro da gestão de uma empresa fabricante de radiadores industriais, por exemplo, é possível combinar os dois.

    Vamos detalhar agora cada um desses modelos que as organizações e empresas podem escolher:

    Quantitativo

    Usando matemática e estatística, eles podem identificar padrões que sugerem demanda futura por meio da análise do histórico de demanda. Existem métodos causais e métodos temporais, dos quais os mais proeminentes são:

    • Método de média móvel;
    • Regressão linear;
    • Análise de correlação;
    • Análise de solicitações;
    • Multiplicação sazonal;
    • Suavização exponencial.

    Todos esses métodos quantitativos podem ajudar uma empresa que faz a remoção de máquinas pesadas a gerenciar melhor a compra de ferramentas e peças para um melhor controle de estoque e custos da empresa.

    Qualitativo

    Eles são baseados em análise e avaliação de especialistas. Eles têm menor precisão e são frequentemente utilizados devido a dados históricos insuficientes ou inexistentes.

    É necessário determinar o tempo a ser considerado pelo plano com base na previsão, pois é isso que determina o melhor método a ser utilizado.

    Por exemplo, na previsão de curto prazo, a abordagem simples de grupos quantitativos pode ser usada, pois não haverá grandes mudanças.

    No entanto, a longo prazo várias variáveis ​​devem ser consideradas, portanto recomenda-se focar mais em métodos qualitativos, preferencialmente por especialistas no assunto.

    De qualquer forma, as empresas devem sempre evitar a repetição de erros ao tentar aplicar a previsão de demanda, visto que esse é um grande benéfico para um melhor gerenciamento das necessidades de estoque e ações de demanda das empresas.

    Portanto, é importante não pensar apenas em previsões, ignorando as margens de erro e, mais importante, não confundir previsões com metas.

    Um processo de previsão de demanda bem executado torna o planejamento mais preciso, além de melhorar a capacidade da empresa de atender os clientes e garantir a satisfação deles.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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