Michael Campos

Taxa de abertura de e-mail: entenda a importância dessa métrica

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    A taxa de abertura de e-mail é uma métrica que é usada para mensurar quantos e-mails enviados pela sua campanha foram abertos pelo seu público, sejam os leads ou clientes.

    Afinal, o e-mail marketing é uma das formas mais populares e eficientes de relacionamento com os seus leads, que são pessoas que forneceram suas informações de contato, como nome, e-mail, telefone, etc.

    Esses leads são potenciais clientes que possuem interesse em seus produtos, e ao alimentar esse relacionamento através do e-mail marketing, você cria um canal aberto e direto de comunicação, aumentando as possibilidades de vendas.

    Além disso, o e-mail marketing funciona para alimentar ainda mais a sua relação com os clientes que já existem, fazendo com que a sua empresa esteja sempre presente na vida dele.

    Por isso é importante que se calcule a taxa de abertura desses e-mails para conseguir criar a melhor campanha e com isso obter os melhores resultados.

    Quando você utiliza o e-mail marketing em sua estratégia de comunicação, a taxa de abertura é a análise mais importante e significativa que você terá para mensurar seus resultados e saber se a campanha está funcionando.

    Por exemplo, uma empresa de concreto polido, ao analisar a taxa de abertura de e-mail, consegue descobrir fatores como:

    • Se o título escolhido foi atrativo para as pessoas clicarem;
    • Identificar a eficácia da estratégia;
    • Verificar qual horário é mais indicado para o envio;
    • Descobrir o poder atrativo da campanha.

    Com essas informações você tem mais chances de melhorar sua estratégia de e-mail marketing e com isso torná-la cada vez mais eficaz, sem contar que com isso você nutre e educa seus leads, além de engajar seus clientes já existentes.

    A importância de acompanhar essa métrica

    A taxa de abertura de e-mail é um excelente termômetro para descobrir pontos importantes sobre a sua campanha e toda eficiência que ela tem sobre o seu público.

    Por exemplo, se uma empresa de tapete ecológico envia e-mails que sejam relevantes para o seu público-alvo, mantém uma frequência e tem uma lista engajada, esse negócio tem grandes chances de garantir um bom desempenho nas taxas de abertura de e-mail.

    É importante ressaltar que as métricas são calculadas de acordo com o assunto relacionado a cada e-mail.

    Afinal, é a partir desse aspecto que o usuário vai identificar o tema da mensagem e saber se o tapete de vinil personalizado, por exemplo, é chamativo o bastante para fazê-lo ter interesse em clicar nesse e-mail.

    Devido a isso existe o teste A/B, que funciona como uma ferramenta essencial para ter bons resultados em suas ações de e-mail marketing.

    Para fazer o teste você pode selecionar uma base menor de leads e avaliar qual dentre os dois assuntos possui um melhor desempenho. Após o resultado você consegue enviar o mesmo e-mail para uma base de dados maior.

    Com isso você aumenta suas chances de obter bons resultados.

    Como a taxa de abertura de e-mail é calculada?

    A tarefa de calcular a taxa de abertura de e-mail é bem simples, ela corresponde aos e-mails que foram abertos, enviados e rejeitados.

    Funciona assim: uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, disparou e-mail para a sua lista de contatos. Quando a pessoa abrir a mensagem pela primeira vez, uma imagem oculta será aberta automaticamente e ficará salva em cache no servidor de e-mail.

    Com isso será possível contabilizar todas as visualizações feitas nos e-mail abertos, mas apenas a primeira visualização, se o e-mail for aberto mais vezes, não será possível verificar.

    Sendo assim, se você observar que esta taxa está muito baixa, sabe que a sua campanha não está surtindo efeito, com isso consegue criar mecanismos para mudar e obter os resultados necessários.

    Uma dica é que os e-mails com textos mais pessoais e que falem diretamente com o seu público-alvo costumam surtir mais efeito, porém é importante deixar o teor do texto bem claro no assunto.

    Isso acontece pois eles se conectam aos problemas e dores apresentadas, se interessando pelo assunto e pelas soluções apresentadas pela sua empresa.

    Como melhorar a taxa de abertura dos seus e-mails?

    Saiba quais as melhores práticas para seguir e com isso melhorar o resultado da taxa de abertura de e-mail.

    Atenção ao timing no envio do e-mail

    Manter seus leads nutridos de conteúdos não significa que você deve enviar e-mails todos os dias para eles, as ações devem ser planejadas e bem executadas, por isso é preciso avaliar o timing certo.

    Uma forma de definir o timing certo é associar o perfil de cada lead, assim quando o contato realizar uma ação como visitar o site, colocar algo no carrinho de compra, efetuar uma compra, ele começa a receber e-mails com um fluxo específico.

    Essa é uma forma bem perspicaz e automatizada de definir o timing de abordagem, isso faz total diferença na abertura do e-mail e adesão aos conteúdos enviados.

    Crie estratégias conforme a base de leads

    Todo e-mail possui um tema, seja sobre fechamento de varanda com vidro, efeitos do verão na pele, enfim, depende do segmento abordado e do objetivo esperado.

    Mas é preciso entender que nem todos que estão na base de leads da sua empresa terão o mesmo interesse por todos os e-mails, por isso é importante que se faça uma segmentação caso você possua uma base pequena.

    Já para aqueles que têm uma base maior, o fluxo de nutrição é a melhor alternativa, pois só assim será possível analisar com mais atenção e separar os leads de acordo com seus interesses.

    Por isso é importante que se tenha um planejamento e uma estratégia para não sair mandado vários materiais juntos ou executar uma lista única sem nenhum critério de segmentação.

    Ter objetivo claro na estratégia de cada e-mail

    Uma das principais preocupações de uma empresa ao criar estratégias de e-mail marketing deve ser ter um objetivo claro, tanto na hora de escolher a lista de leads, quanto na definição do assunto.

    Por exemplo, uma empresa de bancadas de aço inox cria uma lista para facilitar o relacionamento com os seus leads. Toda essa praticidade não pode fazer com que ela dê menos atenção às próximas etapas que deseja que seus futuros clientes tomem.

    Por isso a conexão e comunicação devem ser a mais clara e objetivas possível, sendo assim tenha metas claras para conseguir traçar os objetivos.

    Qual a taxa de abertura de e-mail marketing ideal?

    A primeira coisa que apareceu na sua cabeça ao ler esse título deve ter sido quanto maior o percentual, melhor, certo?

    Entretanto, é preciso ter em mente que existe uma série de fatores que influenciam nesse resultado, como o ramo de atuação, ou seja, se é uma empresa de instalação de alarme residencial ou uma floricultura, além de quando o e-mail é enviado, o perfil do cliente, etc.

    Por isso é importante que você tenha em mente que existe uma taxa média de abertura de e-mail marketing, que é tida como a mais próxima do ideal pelas empresas que utilizam essa abordagem.

    De modo geral, é uma taxa de abertura que seja igual ou superior a 20%, seguindo a seguinte linha:

    • Entre 10% e 20% é considerado bom;
    • Entre 6% e 10% é uma taxa normal;
    • Abaixo de 6% é uma campanha com um baixo desempenho.

    Com esse panorama você consegue avaliar como está repercutindo a sua campanha e com isso saber se ela está funcionando ou se precisa serem feitas melhorias.

    Outras métricas a serem analisadas

    Não é só de taxa de abertura de e-mail que sobrevive às métricas das estratégias de e-mail marketing, existem outras que você deve avaliar para conseguir mensurar e medir os resultados, e aqui estão as principais:

    • Taxa de crescimento da lista;
    • Taxa de inativação da lista;
    • Taxa de cliques (CTR, click-through rate);
    • Taxa de cliques por abertura (CTOR, click-to-open rate);
    • Leads gerados;
    • Eficácia da campanha no funil;
    • Taxa de descadastro (unsubscribe) e marcação de spam;
    • Taxa de hard bounce.

    É importante que todas essas métricas sejam analisadas na sua campanha de e-mail marketing de forma frequente, só assim você vai conseguir entender se as campanhas estão alcançando os objetivos propostos.

    Além disso, elas podem ser usadas para definir as próximas ações, planejando com calma toda estratégia e com mais segurança de que a campanha vai funcionar.

    Seja sua empresa de projeto de galpão de alvenaria ou uma loja de discos, é importante manter esse contato com os seus leads através do e-mail, dessa forma você nutre um relacionamento com esse público e cria possibilidades para que ele se torne seu cliente.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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