Michael Campos

Saiba como se tornar um especialista em SEO

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    Um especialista em SEO necessita adquirir muitas habilidades e competências que são exigidas pelo mercado.

    Com o avanço da tecnologia e o aumento da competitividade entre as empresas, um tráfego orgânico é extremamente importante para o desempenho de um negócio.

    O SEO pode ajudar a aumentar o tráfego do seu negócio e, consequentemente, aumentar o seu número de conversões. Continue lendo e entenda como se tornar um especialista nessa profissão que é tão requisitada no mercado.

    O que é SEO?

     O SEO significa Search Engine Optimization. Ele é a junção de uma série de técnicas com o foco em otimizar as páginas da web para os seus usuários.

    O SEO possui como objetivo o aumento no número de visitas de um site, através de um melhor posicionamento no ranking do Google, além de uma maior facilidade em encontrar o seu site através de diferentes meios de busca.

    Por exemplo, se você pesquisar “impressora para alugar” no Google, as primeiras lojas serão as mais visitadas. Isso acontece porque, normalmente, elas já possuem a resposta que você está buscando.

    Além disso, caso o primeiro link já possua a resposta para os seus problemas, é muito provável que você nem sequer visite as próximas páginas.

    Cerca de 75% das pessoas que realizam buscas no Google, não olham para além dos primeiros resultados da pesquisa.

    O SEO, diferente dos anúncios pagos, busca um tráfego orgânico, onde através dos algoritmos do Google, o seu ranqueamento sobe e, ao seu público-alvo procurar sobre o seu produto, ele te encontra.

    Qual é a importância do SEO?

    O SEO tem como intuito otimizar as suas buscas na Internet, dessa forma você encontra mais facilmente o que precisa, adquirindo as informações de forma eficiente e rápida.

    Por exemplo, se você precisa entender como colocar uma instalação de forro removível, através de ferramentas específicas de busca, o Google te encaminhará os melhores resultados para a sua pesquisa e que melhor te ajudam em suas dúvidas.

    Ele utiliza palavras-chave desenvolvidas em torno de um conteúdo para que, assim, as suas buscas sejam otimizadas.

    Esse sistema de busca possui grande impacto nos negócios. Uma vez que, de acordo com a BrightEdge, cerca de 68% de toda experiência online começa com uma pesquisa.

    Por exemplo, se você está em busca de caixas de papelão para doces e salgados personalizadas para a sua loja, você irá primeiro, muito provavelmente, iniciar uma pesquisa no Google para que encontre todas as possibilidades.

    Ou seja, o SEO possui a grande capacidade de gerar oportunidades ao seu negócio. Entretanto, para se criar uma estratégia SEO eficiente e que traga resultado, é necessário conhecer todos os tipos de SEO existentes no mercado.

    Os diferentes tipos de SEO

    Existem muitos tipos diferentes de SEO no mercado. Isso porque existem muitas formas e meios de comunicação.

    A compreensão de cada um dos tipos e suas utilidades podem gerar ao seu negócio uma maior chance de identificação e conversão. O SEO pode ser dividido em algumas categorias essenciais, sendo elas:

    • On page;
    • Off page;
    • Mobile;
    • YouTube;
    • Empresas.

    Essas são os principais tipos de SEO e os seus meios de utilização podem otimizar as buscas para a sua empresa.

    On Page

    O SEO on-page nada mais é do que a otimização se uma página na web. Ele tem como objetivo atrair visitantes, leads, ou seja, potenciais clientes e gerar conversões para a sua página na Internet.

    Por exemplo, se você possui um distribuidor de equipamentos de proteção individual, é possível que você insira no cabeçalho do home da sua página as palavras-chave “EPIs”, “distribuidor”, “proteção”, “segurança” e “indústria”, como forma de otimizar as pesquisas.

    Dessa forma, a sua página é mais facilmente encontrada para quem procura esse conteúdo.

    As keywords, ou seja, palavras-chave que foram inseridas no cabeçalho, por darem um pequeno resumo e dica do que se trata a sua página, podem ser mostradas ao usuário passar o cursor do mouse no topo da aba do seu navegador.

    Um site, além de possuir bom conteúdo, deve ser de fácil acesso e possuir uma navegação agradável. Ele deve ser apresentado de forma que melhore a experiência do usuário.

    Off page

    O SEO off-page está relacionado a tudo o que se realiza fora do seu site com o objetivo de gerar tráfego e conversões para a sua marca, o seu produto ou o serviço que você oferece.

    Por exemplo, se você possui uma empresa que oferece o serviço de estrutura metálica, ela pode, através de link building, (distribuição dos links em outros sites que podem direcionar para o seu) aumentar a autoridade do domínio e, também, aumentar o tráfego do seu site.

    Por exemplo, em um blog que aborda assuntos relacionados à construção, ele pode publicar um texto sobre como realizar um projeto de estrutura metálica para telhado.

    Com o objetivo de aumentar o conteúdo abordado, ele pode indexar o seu site em uma das palavras-chave que se relacione com o seu conteúdo. Dessa forma, ambos acabam ganhando algum benefício.

    Mesmo que essa estratégia seja nofollow, ou seja, não sendo endossado pelo site em que se é hospedado, acabam sendo vantajosos mesmo assim, por indicarem, dessa forma, que o site possui conteúdos de qualidade.

    Mobile

    A utilização do aparelho móvel tem apenas crescido. De acordo com o Statista, cerca de 54,4% do tráfego em todo o mundo, atualmente, é realizado através do mobile.

    Dessa forma, os sites que não conseguirem acompanhar as mudanças e não sejam otimizados para oferecer uma experiência tanto por computador quanto para dispositivos móveis, possuindo uma navegação responsiva e ágil, irão acabar perdendo as suas visualizações.

    Por exemplo, uma empresa de laudo de engenharia precisa ser versátil e estar disponível em ambas as situações, dessa forma oferece uma melhor experiência aos seus usuários e maior facilidade de navegação.

    É importante que o seu site possua uma adaptabilidade para leitura e visualização em ambos os aparelhos, sem prejudicar a experiência de navegação do visitante.

    YouTube

    O YouTube está crescendo cada vez mais na Internet e é uma excelente forma de  atrair o seu público. Por esse motivo, aqui estão algumas dicas de como implementar o SEO em suas estratégias no site:

    • Tenha um Thumbnail atraente;
    • Coloque legendas em seus vídeos;
    • Utilize o recurso de capítulos do YouTube;
    • Crie playlists de vídeos;
    • Utilize o embed do seu vídeo em posts de blogs;
    • Insira links da sua marca.

    Dessa forma, é possível otimizar o seu canal e adquirir mais visitantes.

    Empresas

    Um especialista SEO para empresas possui uma função mais ampla, onde acumula uma série de funções. Por isso, é muito importante dominar o planejamento de estratégias de SEO nessa área.

    Cada empresa possui um objetivo ao contratar esse profissional. Uma fábrica de placas de sinalização de trânsito, por exemplo, pode querer utilizar uma estratégia mais voltada a B2B, negócios para negócios, entre outras estratégias específicas para a empresa.

    Entretanto, dentre todos esses tipos diferentes de profissionais em SEO, como fazer para se tornar um?

    Como se tornar um especialista em SEO?

    Um especialista em SEO precisa escrever conteúdos e os divulgar. Ele é responsável pelo planejamento, execução e mensuração de uma estratégia digital. Para que isso aconteça, é preciso:

    • Aprender como funcionam os mecanismos de busca;
    • Desenvolver as habilidades básicas;
    • Entender como fazer e apresentar uma análise de concorrente;
    • Usar e melhorar regularmente os conhecimentos de SEO;
    • Escolher uma área de especialização;
    • Entender como monitorar o desempenho de SEO;
    • Criar uma forte rede de SEO;
    • Aprender a explicar para pessoas não familiarizadas.

    Os mecanismos de pesquisa possuem três funções principais sendo rastrear, indexar e ranquear.  Sendo que uma dessas funções ajudam a identificar o seu conteúdo e o distribuir da melhor forma.

    Algumas habilidades básicas da área do SEO é a pesquisa de palavras-chave que são mais utilizadas pelos usuários, a otimização do SEO on-page, alguns princípios básicos de programação e link building.

    Além disso, é preciso entender um pouco de marketing de conteúdo para produzir conteúdos interessantes ao seu público e, por fim, auditoria de conteúdo para identificar os pontos fortes e fracos do seu site.

    A análise de concorrentes também é importante, por permitir que você identifique e analise como o seu próprio site aparece nas pesquisas e como os do seu concorrente aparecem.

    Uma análise eficaz precisa da compreensão do tráfego do seu concorrente, identificação das palavras-chave alvo e encontrar as principais fontes de backlinks, ou seja, links ligados aos sites.

    Dessa forma, é possível obter uma melhor compreensão do mercado. Além disso, é preciso utilizar e melhorar constantemente o seu conhecimento em SEO.

    Isso é possível através da participação em workshops, junção a associações do setor, acompanhamento de blogs, a criação de uma rede de contatos, muita leitura e o recebimento de diferentes newsletter.

    Para um melhor desempenho, também é importante escolher uma área de especialização. As habilidades específicas de SEO podem ser:

    • Linkbuilding;
    • SEO técnico;
    • Conteúdo no site;
    • Mídia social;
    • Comércio eletrônico;
    • Dados e análises;
    • E-mail marketing.

    Também é importante aprender a monitorar o desempenho do seu SEO. A utilização de métricas como as posições das palavras-chave, posição média, os conteúdos de melhor desempenho, entre outros, podem ajudar.

    Além disso, o networking na área é de extrema importância e também a capacidade de explicar a área para quem não é familiarizado com ela. Para isso é necessário uma boa habilidade em comunicação.

    Ao entender sobre estratégias de marketing digital e possuir uma formação sólida, além de uma boa capacidade de comunicação, te darão uma vantagem no mercado.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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