O volume das palavras-chave é um dos critérios mais relevantes na hora de estruturar um bom SEO em um artigo e no site como um todo.
De um modo geral, palavras-chave são palavras ou termos que os usuários inserem na barra de pesquisa de um mecanismo de busca, como o Google ou Bing, a fim de encontrar:
- Produtos;
- Endereços;
- Resolver problemas;
- Acessar notícias;
- Tirar dúvidas;
- Entre outros.
Essas palavras devem estar relacionadas à sua empresa e serviços ou produtos, o que dará ao seu site, seja site de serviço de segurança para festas, ou um blog que fale de moda, autoridade sobre o assunto.
De posse dessa informação, é possível analisar o número médio de interessados em seu segmento, ou termos que os usuários costumam usar nas pesquisas.
Para que você entenda melhor a importância do volume de buscas por palavras-chave e por que você precisa ficar atento a esse fator na hora de escolher as melhores palavras-chave para suas estratégias digitais, preparamos esse conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira!
O que são palavras-chave?
Palavras-chave são termos que consistem em uma ou mais palavras que os usuários usam para pesquisar o que estão procurando em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing – o Google é o mais popular.
Bem, imagine que o usuário queira encontrar uma fábrica de capachos personalizados perto de sua casa. Diante desse dilema, ele pode pesquisar no Google vários termos como “fábrica de capachos em sp”, ou “capachos personalizado bairro Madalena”.
Portanto, os mecanismos de pesquisa fornecem aos usuários os melhores resultados para isso.
Ou seja, as fábricas de capachos que forem bem segmentadas com essa palavra-chave e que corresponderem a essa pesquisa, serão os que os usuários verão imediatamente em suas pesquisas.
Afinal, o Google tem vários critérios de classificação, que toda empresa que tem um site, seja site de uma empresa de gestão de documentos, ou blog de uma loja de roupas femininas, devem estar por dentro se quiserem segmentar em seus nichos.
Além disso, analisa o SEO de um site para direcioná-lo e fornecer resultados de pesquisa mais confiáveis.
O que as palavras-chave significam para o seu negócio?
Um bom trabalho de palavras-chave pode levar sua empresa a um maior nível de visibilidade.
Ou seja, qualquer empresa que queira se destacar e aumentar seus resultados, deve estruturar um planejamento de marketing de conteúdos para seus sites ou blogs.
Seja uma grande corporação multinacional, ou um site para um distribuidor de molduras de isopor, é essencial pensar nesse tipo de estratégia digital.
E ao estruturar esse planejamento, a questão sobre volumes de palavras-chave devem estar nas diretrizes para que haja um bom engajamento por parte do público-alvo.
Ou seja, o foco é dominar as diretrizes do Google para os primeiros resultados nas primeiras páginas e realmente alcançar essa posição nas buscas.
Portanto, seu negócio também pode gerar mais vendas, mesmo que seja um fornecedor de sacolas para loja, pensar em um site otimizado com as palavras-chave adequadas muda tudo.
Mas, claro, isso depende das metas definidas pelos seus esforços de otimização de palavras-chave.
Como escolher as palavras-chave ideais?
Agora que você entendeu a importância das palavras-chave para o planejamento de conteúdo no marketing digital, pode ter ficado com dúvida em relação aos melhores tipos de palavras-chave ideais para seu negócio.
Primeiro, tenha em mente que inserir palavras-chave em todas as páginas do seu site ou blog não é suficiente. Por isso, antes de escolher as palavras-chave ideais, é necessário considerar o volume de pesquisas que elas possuem.
Ou seja, as palavras-chave possuem volumes de busca, que podem ser de alto volume, médio, ou baixo volume, e esses termos se referem aos níveis de relevância que essas palavras-chave tem para cada um dos nichos.
Isso significa que, além de obter mais visitas ao seu site, o uso de palavras-chave também pode responder às perguntas dos usuários. Então o Google acha isso muito positivo e melhora a pontuação do seu domínio.
Portanto, para melhor encontrá-lo por meio da pesquisa, você pode colocar palavras-chave de forma estratégica, algo que é muito importante para quem quer alcançar visibilidade com seus conteúdos.
Porém, para saber qual é a mais adequada para que apareça nos resultados de busca mais relevantes, é preciso ficar atento a algumas informações, como volume de buscas por palavras-chave.
Entenda o que é volume de palavras-chave
Como mencionado, as palavras-chave possuem vimes de buscas que podem ser de alto, médio e baixo volume. Mas de fato, as principais estratégias que os estrategistas e gestores de marketing utilizam e classificam são as de alto e baixo volume.
Logo, vamos abordar somente esses dois tipos de volume das palavras-chave, e assim, você poderá entender melhor e poderá iniciar sua estratégia de conteúdo de forma mais dinâmica.
Palavras-chave de alto volume
Primeiro, vamos tentar entender exatamente o que são palavras-chave de alto volume.
Basicamente, como o próprio nome sugere, palavras-chave de alto volume são termos de pesquisa com um alto volume de pesquisa mensal que são atraentes para qualquer site. São exatamente esse tipo de palavras-chave que as empresas procuram dominar.
Ou seja, isso significa que quando um site estrutura bem as palavras-chave de alto volume, elas garantem os primeiros lugares quando os usuários pesquisarem os termos que fazem parte desse grupo.
Isso porque, mais pesquisas significam receita potencialmente maior. Por outro lado, a concorrência desse tipo de palavra-chave é de fato muito grande, o que é preciso muita técnica e estratégia para alcançar os primeiros lugares.
Como utilizar palavras-chave de alto volume?
Os principais tipos de sites que devem competir por palavras-chave de alto volume são principalmente os Iniciantes que estão começando a blogar.
Ou seja, criar um site com dicas para fazer sacola de papel kraft personalizada é de fato uma ideia incrível, mas é essencial usar as palavras-chave certas com bom volume já nas primeiras postagens, o que facilitará sua classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
Se você usar o conjunto errado de palavras ou frases, as pessoas não conseguirão encontrar seu conteúdo facilmente.
Portanto, segmentar palavras-chave de cauda longa é uma ótima maneira de começar, pois ajuda a obter tráfego de pessoas que procuram algo relacionado ao conteúdo específico que sua página oferece.
Palavras-chave de baixo volume
Como vimos, o volume de pesquisa é o valor do número médio de pesquisas realizadas com a palavra-chave desejada por mês. E no caso de palavras-chave de baixo volume, são termos com pouca ou nenhuma pesquisa.
Aqui nos deparamos com uma pergunta: usar essas palavras-chave ou não? Quão eficaz é incluí-los na estratégia?
Como mencionado, palavras-chave de alto volume de pesquisa (as palavras-chave mais pesquisadas) são eficazes porque muitas pessoas têm a garantia de pesquisar esse termo.
No entanto, elas têm o lado negativo, que é a concorrência, afinal, muitos concorrentes já estão na página de resultados, o que dificulta a classificação.
Por outro lado, termos de baixo volume de pesquisa podem dar mais espaço ao seu conteúdo, até mesmo se for sobre produção de crachá de identificação pvc, por exemplo, o que pode reduzir a concorrência e diminuir os lances de anúncios.
Como lidar com palavras-chave de baixo volume?
De fato, é possível associar as palavras-chave de baixo volume juntamente com palavras-chave de alto e médio volume. Isso pode facilitar ainda mais a visibilidade do seu conteúdo.
É importante que sua estratégia de conteúdo inclua pelo menos palavras-chave de cauda curta, como “corte a laser”, e também de cauda longa com um bom volume de pesquisa mensal médio.
Se você precisar de uma referência, considere palavras-chave com pelo menos 1.000 pesquisas. Já em uma estratégia de links patrocinados, o próprio Google Ads aponta como um problema palavras-chave de baixo volume de busca.
Quando isso acontece, você pode manter a palavra-chave ativa, o que não traz resultados nem custa seu lance, e ninguém a procura e visita seu anúncio.
Na verdade, o próprio Google torna esses termos inválidos em sua campanha. Você também pode excluir o termo da sua campanha, o que deve ser avaliado, pois a palavra-chave aumenta ainda mais a autoridade do seu link.
Otimize o alcance do seu material usando sempre palavras-chave relevantes para sua empresa e público. Segmente bem sua pesquisa para que os visitantes da sua página de resultados do Google representem oportunidades reais.
Para lidar melhor com palavras-chave de baixo volume de pesquisa, considere estratégias de atração e conversão no plano de marketing digital que sua empresa irá elaborar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.