Michael Campos

Cross border: saiba o que é e como funciona nos negócios

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Ao abrir um negócio, o que mais existe hoje são opções para adotar como foco para a sua empresa. Uma pluralidade ainda maior quando se pensa no campo digital, que oferece diversas estratégias de gestão para seu empreendimento, como é o caso do cross border.

    Essa modalidade de vendas já tinha um certo espaço no meio comercial, mas nos últimos anos, resultado da expansão cada vez maior do mercado digital, acabou sendo uma forte opção a ser considerada por quem pensa em abrir um negócio próprio na internet.

    Local esse que permite com que o público tenha um acesso aos mais diversos tipos de produtos, serviços e setores que possa estar à procura no mercado, aumentando assim a conexão a ser trabalhada por quem gerencia um negócio e buscar ser visto em sua área.

    Tudo isso graças à facilidade em que um indivíduo pode encontrar pelo contato de uma empresa de reforma de apartamento com pequenos dígitos no seu celular. Mais do que isso, é possível até mesmo realizar algum tipo de encomenda direta por parte desta plataforma.

    Algo então a ser considerado por quem busca se destacar no mercado, já que a grande maioria dos seus concorrentes podem estar disponíveis nesse tipo de local, cabendo a um empreendedor fazer de tudo para que o seu projeto comercial consiga se destacar na rede.

    O problema em relação a isso está justamente nessa pluralidade de opções com que um usuário pode encontrar, sendo difícil para novas empresas conquistar um espaço pequeno para chamar de seu, dificultando assim o alcance de um certo rendimento.

    Baseado nisso, é importante considerar a adoção de certas estratégias para que o seu projeto na internet resulte em algum de certa lucratividade, que justifique a abertura desse negócio em primeiro lugar.

    Algo que pode abordar a decisão de um comércio de luminárias em passar a comercializar os seus produtos através de um aplicativo, facilitando assim a realização de suas vendas de uma maneira prática tanto para a empresa como para os seus clientes.

    Junto a isso existe outra estratégia a ser considerada por parte de quem busca se destacar comercialmente na internet, no caso sendo o chamado cross border, uma estratégia de vendas não muito recente, mas que vem recebendo um maior destaque graças à internet.

    Como funciona o cross border?

    O cross border, que também pode ser visto sendo chamado no Brasil de comércio transfronteiriço, se trata de um modelo de revenda internacional no qual é possível realizar compras e vendas junto aos mais diferentes países e sem precisar visitá-los.

    Modelo esse que se adequa ao trabalho de uma vendedora de roupas que pode oferecer seus produtos através de um catálogo internacional. A partir da escolha dos seus clientes, esse vendedor pode fazer esse pedido em outro país, fazendo uma compra internacional.

    Modelo esse que vem se tornado mais popular a partir do crescimento do conceito de globalização e de como o mercado digital conversa com isso, permitindo a um usuário fazer seus pedidos diretamente em sites de empresas de outros países ou até continentes.

    Hoje não necessariamente é preciso fazer essa compra em um site de estrangeiro, já que por meio do cross border é possível a abertura de um negócio no seu próprio país, mas que trabalhe com essa venda de produtos de origem internacional.

    Um tipo de mercado que pode ser procurado por quem busca comprar por um vestido em outro país, ou até mesmo para que uma empresa de serviços elétricos possa encomendar alguns equipamentos direto de fornecedores estrangeiros.

    Uma opção que cresce em relevância por parte dos clientes, muito por causa dos preços praticados, pois mesmo com a aplicação de suas possíveis taxações em sua entrega, o valor costuma ser muito mais acessível em relação à aquisição deste item no Brasil.

    Normalmente isso ocorre porque muitas lojas de fato exportam produtos desses países estrangeiros, aplicando um valor a mais para garantir o seu rendimento, algo que também ocorre no ambiente digital, mas lidando com taxas muito mais flexíveis.

    E é essa razão pela qual é possível encontrar uma variedade de lojas que trabalham hoje com o sistema cross border na internet, sendo possível destacar alguns campos de atuação, entre eles:

    • Roupas;
    • Perfumes;
    • Maquiagens;
    • Eletrônicos;
    • Brinquedos.

    Pluralidade essa que acaba sendo também um dos motivos pelos quais esse modelo de negócio vem recebendo uma maior atenção atualmente, sendo importante destacar algumas vantagens específicas desse tipo de estratégia de venda, entre elas:

    • Incentivos fiscais;
    • Ampliação do mercado;
    • Expansão do comércio digital;
    • Disposição de novas ferramentas;
    • Procura maior do público.

    Uma série de benefícios que faz com que o meio digital seja procurado para quem busca comprar madeira para telhado como também por quem procura por outras vantagens específicas, garantidos através do sistemas de vendas por cross border.

    Agora, caso você esteja interessado em abrir na internet um empreendimento que siga esse modelo, saiba que existem diversas estratégias a serem consideradas para garantir o sucesso de tal negócio.

    Obtendo sucesso com o cross border

    Como qualquer negócio a ser mantido na internet, quem busca trabalhar com uma estratégia de cross border deve ter atenção a algumas práticas que precisam ser realizadas, para assim garantir com que seu empreendimento tenha sucesso.

    Até porque, mesmo diante da flexibilidade das plataformas digitais, uma atividade comercial continua a depender das expectativas a serem respondidas por parte de uma empresa ao seu cliente. Em relação específica ao cross border, existem ações a serem tomadas, como:

    Escolha da sua plataforma de vendas

    Quando um cliente procura pelo serviço de instalação insulfilm residencial, ele pode ir diretamente a quem trabalha especificamente com isso, como também recorrer a uma empresa de serviços gerais para casa, o que inclui esse tipo de instalação.

    Uma flexibilidade que também é válida para quem busca abrir um negócio na internet, sendo possível gerenciar um negócio do zero ou então recorrer ao auxílio oferecido por uma plataforma terceira de vendas, que trabalha com esse tipo de oferta de cross border.

    Escolha do mercado

    Esse comércio internacional trabalha com uma grande pluralidade de opções, sendo válido então escolher pela opção que melhor conversa com a sua aptidão no mercado, o que pode ir desde um serviço de venda de roupas até mesmo para o mercado de peças de eletrônica.

    Sistema de logística

    Seja qual for o seu segmento escolhido, é essencial que seja garantido um bom sistema de logística aos seus negócios, o que parte desde a compra de um item no exterior até o direcionamento de tais mercadorias para a casa do seu cliente.

    Nesse sentido, é importante trabalhar junto de um bom sistema de rastreio, até mesmo para garantir que um cliente de maior porte, que atua com manutenção e montagem industrial, tenha uma previsão mais clara de quando um equipamento pode ser recebido.

    Atenção à legislação

    Por mais que o cross border seja procurado justamente por causa de uma maior variedade de compras ou até mesmo por preços mais acessíveis, com a retirada de certos impostos, ainda existem outros que serão cobrados seguindo a legislação de cada país.

    Uma preocupação que deve ser ainda maior quando se trata de um empreendimento que vende e faz encomendas das mais diferentes regiões, sendo preciso então conhecer a fundo sobre as regras tributárias, além da legislação praticada em cada país.

    Atenção essa que é válida até mesmo para quem atua no meio industrial, como um serviço de instalação de ar-condicionado industrial que pode ter que respeitar certas regras internacionais para fazer a encomenda de alguns equipamentos fora do Brasil.

    Meios de pagamento

    Uma compra é finalizada durante a etapa de pagamento, algo a ser visto com atenção então no mercado digital, para assim garantir com que um empreendimento digital consiga obter novos clientes para o seu negócio, baseado na sua pluralidade de opções.

    O que engloba opções diversas, entre elas:

    • Pagamento via boleto;
    • Transferência eletrônica;
    • Cartão de débito;
    • Cartão de crédito;
    • PIX.

    Opções essas que costumam ser maiores dentro do serviço de cross border, onde diferente de uma compra direta no mercado internacional, onde é preciso respeitar as leis tarifárias de cada país, através dessa venda por terceiros é possível usar de métodos nacionais.

    Inclusive é essa pluralidade de opções a responsável pelo crescimento do mercado digital de uma forma geral, com um destaque específico para o método de cross border, aumentando até mesmo as opções de compra por parte de um usuário.

    O que pode incluir uma cerâmica específica para a realização de uma instalação de piso laminado, ação que pode ser essencial para a reforma de um imóvel, assim como a disposição de certos itens de decoração, que podem ser comprados através desse sistema.

    Tudo para o bem não só dos clientes, mas dos investidores que pensam em criar um negócio próprio no meio digital.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade