Michael Campos

Saiba quando é necessário terceirizar o design gráfico da sua empresa

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    O visual de uma marca é muito importante para as suas vendas. O ato de terceirizar o design gráfico do seu negócio pode ser um grande fator de destaque para ela.

    Terceirizar o setor implica em um acordo com uma empresa especializada nas realizações dos serviços que você precisa, aumentando assim a sua qualidade. A terceirização do design pode melhorar a visão geral da sua marca.

    Se você está pensando em terceirizar a área de design do seu negócio, mas ainda não tem certeza. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

    O que é design gráfico?

    O design gráfico são todas as coisas relacionadas ao visual de uma empresa, instituição, influenciador ou marca.

    Além disso, também trabalham com a criação dos rótulos de embalagens e seus formatos, outdoors, panfletos e até placas de sinalizações de área contaminada sob investigação.

    Todos os itens visuais são trabalhados por designers para uma melhor otimização na passagem de informações no geral.

    Esse profissional, principalmente, tem como função realizar a criação de logotipos, cartões de visita, posts, entre outros itens que representem uma parte visual na sua marca.

    O design está presente tanto em empresas de grande, médio e pequeno porte, quanto influenciadores digitais. O modo como cada marca se apresenta ao seu público é diferente, mas o design está presente em todas elas.

    Por exemplo, em uma distribuidora de produtos cirúrgicos, onde o seu público-alvo é B2B (business to business, ou negócios para negócios), ela se apresenta de um modo, porque seu cliente são outras empresas.

    Nesse caso, seu design seria mais sério, passando confiança e credibilidade no produto, com informações técnicas, objetivas e claras e cores não muito saturadas e chamativas.

    A importância do design

    O design gráfico é extremamente importante principalmente no mundo atual. Onde com as redes sociais a imagem e o visual são cada vez mais valorizados.

    Entre posts e curtidas, o design do seu perfil, a harmonização das suas fotos, seus ângulos e técnicas para serem tiradas, qualidade e template utilizados o tornam mais profissional e, consequentemente, mais pessoas são convertidas em seguidores.

    Por exemplo, se você fornece instalação de película antivandalismo, ao adicionar fotos, vídeos e um design de alta qualidade, mostrando o seu produto no seu perfil, isso pode te beneficiar muito.

    Ao realizar essas melhorias, elas te fazem chamar a atenção do seu público-alvo, adquirir mais seguidores e, por fim, converter uma maior quantidade de pessoas para a etapa de venda.

    O mundo está cada vez mais visual. O número de marcas e sua competição no mercado só aumentam. Chamar a atenção do seu cliente através do design é essencial no atual cenário mercadológico.

    Além disso, em um mundo tecnológico onde tudo é muito rápido e instantâneo, o visual ajuda a passar as informações necessárias em uma menor velocidade, de forma clara e objetiva.

    Entretanto, visto que o setor do design gráfico influencia muito no impacto que a sua marca possui frente ao mercado. Como saber se é preciso terceirizar o seu setor ou o manter por conta própria?

    A terceirização do design gráfico

    Se você possui uma empresa de pequeno ou médio porte, ou é um influenciador, terceirizar o setor de design gráfico pode ser uma boa opção.

    Isso porque como sua marca está em fase de crescimento, a qualidade dos designs ajudará a chamar a atenção de possíveis clientes e aumentar a sua gama de consumidores.

    Além disso, empreendedores no início de seu negócio, precisam se dedicar totalmente a ele, a fim de que ele cresça cada vez mais.

    Com a terceirização do setor de design gráfico, você possui mais tempo para se dedicar a partes da empresa que demandam a sua total atenção.

    Por exemplo, uma empresa de câmeras de monitoramento que acabou de entrar no mercado, possui muita dificuldade para crescer no setor, uma vez que sua marca ainda não é muito conhecida e as pessoas ainda não possuem confiabilidade no seu produto.

    Ao terceirizar o design gráfico do seu negócio, se garante uma qualidade focada no visual e mantra da sua marca, garantindo chamar a atenção de novos consumidores e ainda, focar o seu próprio tempo na gestão do empreendimento.

    Esses são apenas alguns dos benefícios da terceirização desse setor, entretanto existem muitos outros. Você ainda está em dúvida? Continue lendo.

    Vantagens da terceirização do designer gráfico

    Existem ainda muitas vantagens para a terceirização do setor de design de uma empresa. Entre eles, pode-se citar:

    Prazo importa

    Muitas vezes é necessário trabalhar com prazos curtos de tempo. Alguns projetos funcionam com pouco tempo disponível e se no seu caso, o tempo importa, essa pode ser uma boa opção para você.

    A facilidade

    Muitas empresas que não possuem uma equipe terceirizada em design podem ver como uma grande solução ao seu problema. Uma vez que é rápido e fácil adquirir uma pessoa ou equipe terceirizada para o setor da sua empresa.

    Basta contratar uma equipe freelancer e passar as suas expectativas para a marca e o produto que oferece. Sua demanda é atendida com um preço justo e apenas dentro de alguns dias.

    Dentro da lei

    Com profissionais dedicados ao design da sua empresa, é possível desenvolver uma marca completamente sua, diminuindo o risco de que, ao realizar o seu registro, ocorra uma manifestação à oposição.

    Desse modo, você garante uma marca única e seu registro é realizado sem qualquer estresse referente aos direitos autorais. Além disso, a marca da sua empresa pode ser bem desenvolvida e impactar seu público-alvo mais efetivamente.

    Economia

    Ironicamente, a contratação de uma empresa terceirizada acarreta em uma economia no seu negócio. A economia não é tão significativa quanto um regime EX tarifário, mas sua diferença é muito vantajosa para o seu negócio.

    Isso porque, uma vez que só é necessária a contratação de uma equipe freelancer em design quando existem uma demanda. Dessa forma, só é preciso investir em design de tempos em tempos, ao contrário de possuir uma equipe interna, onde é necessário o seu constante pagamento.

    Por exemplo, se você possui um novo KIT de embreagem completo à venda. Nesse caso, é necessário a divulgação do novo produto para o conhecimento dos seus consumidores.

    Em épocas em que não se possui essa demanda, o dinheiro destinado ao design é poupado.

    Qualificação

    Ao decidir terceirizar o setor de design, se abre uma possibilidade abrangente de profissionais qualificados para o seu negócio. As plataformas online o permitem encontrar diversas pessoas qualificadas do mercado.

    Por exemplo, se você é um fornecedor de pneus para automóveis, você pode encontrar profissionais especializados no meio automobilístico e adquirir designs únicos e de qualidade para o seu negócio.

    Entretanto, a terceirização do setor de design pode não ser perfeita. Existem alguns fatores que são perdidos na terceirização.

    Sigilo

    Ao realizar a contratação de uma equipe freelancer, é necessária a troca de informações confidenciais da sua empresa, dos seus funcionários e seus clientes com funcionários fora da empresa.

    Os dados, planos da sua marca e outras informações podem ser comprometidas. Entretanto, é possível ter uma garantia nessa situação através de contratos de sigilo. Eles garantem a confiabilidade das informações trocadas pelos indivíduos relacionados.

    Comunicação.

    Por se tratar de um serviço muitas vezes online, a comunicação pode ser perdida, além de conflitos de ideias que possam ocorrer entre os profissionais. Por conta da divergência de opinião, divergências podem ocorrer.

    É importante, ao passar a ideia inicial, um esclarecimento de dúvidas entre ambas as partes e o acompanhamento periódico do progresso da criação.

    Quando se deve terceirizar o setor

    Como visto, a terceirização possui suas vantagens e desvantagens. Então, qual seria a melhor alternativa para o seu negócio? Existem alguns pontos a serem observados para te ajudar a tomar essa decisão com uma maior clareza. Alguns desses pontos são:

    • Fase de crescimento;
    • Reconstrução da marca;
    • Aumento de engajamento;
    • Corte de gastos;
    • Tempo;
    • Qualidade.

    Ao analisar a possibilidade da terceirização do setor, pode-se observar algumas questões. Se a sua empresa está em fase de crescimento, a sua imagem e o modo de se apresentar para futuros clientes é de grande importância. Nesse caso, a terceirização do setor seria uma boa opção.

    Caso a sua marca já está há algum tempo no mercado, mas você observa que não há tanto engajamento ou sua imagem não está muito positiva e é necessário uma reconstrução da marca, nesse caso os profissionais qualificados nessa área podem ser de grande ajuda.

    Outro fator interessante a ser observado é se as despesas da sua empresa estão elevadas e ela está carente de um corte de gastos. 

    Nesse caso, reduzir os custos de cada setor pode ajudar na recuperação do seu negócio e contratar uma equipe freelance pode reduzir os seus gastos.

    O tempo dedicado à sua empresa também é importante. Caso você perceba que não está dando conta da demanda de tarefas que o seu negócio apresenta, delegue algumas das suas atividades. Terceirizar pode transferir o seu tempo para questões que requerem a sua atenção.

    Como já mencionado, a especialização de uma atividade é sinônimo de qualidade. Caso você perceba que a qualidade dos designs da sua empresa não está atingindo todo o seu potencial, a terceirização pode resolver esse problema.

    Muitos são os benefícios da terceirização do design no seu negócio. Analise a sua empresa e veja quais são os pontos em que uma equipe freelance pode agregar a ela.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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