Michael Campos

Veja os melhores livros sobre o mercado financeiro

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A compreensão sobre como o mercado financeiro funciona é fundamental para qualquer pessoa, sendo ela um investidor qualificado ou não.

    Questões como o funcionamento da economia, o valor do dólar, a inflação e como todos esses fatores impactam no seu dia a dia devem ser compreendidos para a realização de decisões financeiras inteligentes na sua vida.

    Além disso, saber como se organizar financeiramente é fundamental para conseguir atingir os seus objetivos a um curto e longo prazo. Para isso, é necessário saber como gastar o seu próprio dinheiro e como investir de forma consciente a depender de cada situação.

    Existem muitas informações que cercam a economia e, para uma melhor compreensão do todo, é necessário estudar as partes e as aplicar na sua vida financeira.

    Continue lendo este artigo e descubra quais são os livros ideais para o seu ensino financeiro, desde o básico até o mais avançado.

    Qual é a importância do estudo da economia?

    O funcionamento da economia pode muitas vezes parecer muito complexo para se entender.

    Entretanto, através de livros e de um estudo individual do tema, é possível adquirir o conhecimento necessário para realizar melhores decisões financeiras tanto na sua empresa quanto na sua vida pessoal.

    Por exemplo, se você possui uma empresa de automação de ambientes, é possível que você identifique o melhor momento de fazer investimentos no seu próprio negócio ou não.

    Através do acompanhamento do dólar e de uma análise macroeconômica, você consegue identificar o melhor momento para realizar cada operação, como realizar uma compra, fazer uma fusão, entre outros elementos.

    Além disso, através do conhecimento financeiro é possível identificar os melhores investimentos para você e que se encaixam com o seu perfil de investidor.

    Através da compreensão de como a economia funciona e os fatores que a impactam, você consegue investir no momento certo em cada aplicação.

    Entretanto, para conhecer o mercado financeiro e conseguir se sobressair em suas aplicações, é preciso adquirir as informações necessárias.

    Através de livros sobre investimentos e educação financeira você consegue adquirir o conhecimento necessário para aumentar o seu capital e através de um baixo custo de aquisição.

    Os melhores livros sobre o mercado financeiro

    Existem alguns livros, desde iniciante a avançado, que podem o auxiliar na busca pelo conhecimento em economia e finanças. Dentre eles, podem-se citar:

    • Magos do mercado financeiro;
    • Segredos da mente milionária;
    • Rápido e devagar;
    • Casais inteligentes enriquecem juntos;
    • Saiba mais para gastar menos;
    • O mais importante para o investidor;
    • Batendo o mercado.

    Esses são alguns dos principais livros relacionados à aplicação financeira que podem auxiliar na compreensão do tema.

    Magos do mercado financeiro

    O livro “Magos do mercado financeiro” foi escrito por Jack D. Schwager, autor de muitos livros financeiros aclamados. Ele é um perito da indústria e reconhecido no mercado de futuros e fundos de hedge.

    Os fundos de hedge são compilados de ativos e estratégias arrojadas, ou seja, possui uma gama de investimentos que visa altos lucros, entretanto é mais arriscada, tendendo para perfis de investidores mais agressivos.

    Dentre as operações mais arriscadas, podem-se citar: ações, operações de day trade, entre outros. O foco de um day trader está em ganhos a curto prazo de tempo, entretanto com altos riscos de perda.

    Através da compra de uma participação em uma empresa de serviços de TI, por exemplo, quando a bolsa de valores está em queda e as ações dessa empresa se desvalorizam, e a sua venda quando as ações sobem, os day traders lucram.

    Eles realizam uma compra e venda em um curto espaço de tempo, onde a sua compra e venda devem ser realizadas no mesmo dia, sem exceção.

    Entretanto, devido aos riscos que as operações mais arrojadas enfrentam, em seu livro, Schwager possui alguns ensinamentos, a fim de orientar os investidores da bolsa de valores.

    Com a realização de algumas entrevistas feitas com os melhores traders e gestores de fundos de hedge do mercado, os pontos principais que o autor cita são:

    • Mais importante que ganhar é não perder;
    • O bom trader tem que vir “sem esforço”;
    • Deve operar menos e sentir menos adrenalina.

    Através desses pontos, o autor passa a ideia de que um bom gerenciamento de riscos é essencial para o sucesso no longo prazo e deve sempre ser preservado em detrimento de ganhos altos no curto prazo.

    Além disso, o trader é uma profissão acima da média e que requer muita prática e treinamento.

    Por fim, é necessário não sentir a pressão e os altos e baixos da bolsa de valores com tanta intensidade. Deve-se ficar a maior parte do tempo parado e agir apenas quando possui certeza e com riscos controlados.

    Segredos da mente milionária

    O livro “Segredos da mente milionária” foi escrito por T. Harv Eder e tende um pouco para o estilo de leitura de autoajuda. Nesse livro, Harv define estratégias de programação mental para se atrair, manter e ser merecedor de ter dinheiro.

    Ele mostra aos leitores como a mentalidade não apenas de gastar dinheiro, mas sim de não merecer tanta quantia, através de ensinamentos incorretos que se teve na infância, podem impactar diretamente na sua vida financeira atual.

    Esse livro revisa os ensinamentos passados na infância relacionados ao dinheiro e, como um produto biológico para limpar caixa de gordura, limpa todos os pensamentos que o impedem de evoluir financeiramente, como “dinheiro não traz felicidade” ou “quem é rico é egoísta”.

    Rápido e devagar

    Esse livro foi escrito por Daniel Kahneman e faz você refletir sobre a psicologia humana e de que maneira ela interfere no processo de decisão no dia a dia.

    Por exemplo, a bolsa de valores é extremamente volátil, ou seja, uma empresa de exaustor banheiro silencioso pode ter as suas ações subindo ou caindo em uma mesma semana ou até mesmo no mesmo dia.

    Entretanto, a economia é uma ciência humana, e não exata. Com isso, deve-se sempre lembrar que o mercado financeiro está sempre mudando conforme o prejulgamento ou o estado emocional de seus investidores.

    Um exemplo disso foi a pandemia do coronavírus que causou um pânico geral e, por conta disso, a bolsa de valores despencou. Entretanto, entre três a quatro meses depois, ela se recuperou de forma extremamente rápida.

    Casais inteligentes enriquecem juntos

    Esse livro foi escrito por Gustavo Cerbasi e possui um tema voltado para o crescimento financeiro em casal.

    Nele deve-se realizar, assim como uma alteração contratual consolidada, a alteração do mindset de que os dois devem evoluir separadamente para evoluírem juntos.

    Aprender quem é você antes mesmo de começar a investir, como o seu perfil de investidor, entre arrojado, moderado e conservador, quais são os seus sonhos e desejos para o curto e longo prazo e quais são os planejamentos financeiros necessários para que eles aconteçam.

    O casal deve sempre alinhar os seus objetivos e, juntos, realizar um planejamento que os ajude a alcançar as suas metas.

    Saiba mais para gastar menos

    O livro foi escrito por Elaine Toledo e ensina a como realizar uma organização financeira pessoal eficiente, quitando as dívidas e começando a aplicar o dinheiro que sobre todo mês de forma inteligente.

    Por exemplo, ao pesquisar levantamento topográfico preço no Google quando precisar desses serviços, você não precisa comprar o mais caro do mercado, mas aquele que cabe nas suas condições financeiras.

    Ela ensina a deixar o desequilíbrio emocional e desinformação sobre finanças e começar a realizar um bom planejamento financeiro para a sua vida.

    O mais importante para o investidor

    O livro “O mais importante para o investidor: Lições de um gênio do mercado financeiro” foi escrito por Howard Marks e fala sobre como avaliar os melhores papéis e aplicar o seu dinheiro de maneira inteligente.

    Nesse livro, o autor explica como escolher os ativos que deve aportar, como uma vending machine aluguel que acabou de abrir o seu IPO, ou seja, acabou de entrar na bolsa de valores e promete entregar grandes resultados.

    Ele demonstra quais são os parâmetros que devem ser analisados ao escolher uma ação, de forma que não prejudique o seu patrimônio.

    Além disso, o livro aborda questões de interesse tanto para investidores mais experientes, como investidores novos no mercado de ações, tratando sobre temas referente à tomada de decisões e à gestão de riscos.

    Por exemplo, deve-se analisar quais são os motivos que o fizeram investir na empresa, como se ela possui rde rof, se a empresa possui dívidas e se o seu dinheiro em caixa consegue arcar com alguma porcentagem de seus gastos pendentes.

    Batendo o mercado

    Esse livro foi escrito pelo investidor norte-americano Peter Lynch e aborda temas relacionados a como montar uma carteira de investimentos inteligente e de sucesso.

    As suas estratégias são muito poderosas, com altas taxas de retorno e acessíveis até mesmo a um investidor comum. Lynch explica a importância de diversificar o seu patrimônio a fim de realizar uma boa gestão aos riscos, investindo em diferentes ativos.

    Existem ainda muitos outros livros importantes no mercado financeiro, como “Pai Rico, Pai Pobre”, ‘A Bola de Neve” entre muitos outros que ajudam a auxiliar os seus investimentos e a sua gestão financeira.

    Dessa forma, você consegue adquirir os conhecimentos necessários para o sucesso econômico e o aumento exponencial do seu patrimônio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade