Michael Campos

Social commerce: saiba o que é e como vender mais

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    O social commerce é fundamental na estratégia de divulgação e venda dos produtos e serviços do seu negócio.

    Devido à pandemia do coronavírus em 2020, muitas empresas precisaram adiantar o processo de passar a sua marca para o mundo virtual, possibilitando uma maior acessibilidade de seus produtos para os seus clientes, utilizando a tecnologia a seu favor.

    Entretanto, como é possível acompanhar o mercado e aplicar o social commerce no seu negócio a fim de melhorar as suas estratégias e aumentar o seu lucro?

    O que é social commerce?

    O social commerce é uma estratégia de marketing e vendas que utiliza as interações humanas, principalmente através das redes sociais, para aumentar ou concretizar vendas.

    Por exemplo, uma loja de equipamentos de construção pode realizar a venda de uma roldana de nylon para portão pela internet através de interações da marca com os seus clientes nas redes sociais da empresa.

    O social commerce é uma estratégia de vendas online de produtos e serviços, tanto através das redes sociais quanto por outras plataformas de mídias sociais.

    Esse setor possui um ecossistema mais amplo de e-commerce, uma vez que possui um meio de divulgação e negociação com maiores possibilidades de interações.

    Essa estratégia funciona de forma que, ao pesquisar “martelete rompedor preço”, por exemplo, o cliente pode facilmente chegar até a sua loja, com isso você acompanha o cliente nas etapas de compra, até a efetivação dela.

    Todo o processo ocorre nas redes sociais, desde a descoberta do produto e a efetivação de pesquisas até a busca por opiniões de consumidores que já experimentaram o produto ou serviço e o checkout.

    Algumas ferramentas já permitem que o cliente realize as compras em sua plataforma, entretanto muitas vezes será necessário realizar a divulgação nas redes sociais e efetuar a compra através do link da respectiva empresa.

    Com isso, você pode realizar a divulgação dos produtos da sua loja virtual, entretanto, para que o seu cliente possa efetuar a compra de bombonas plásticas, por exemplo, ele precisará acessar um link disponibilizado por você para ser encaminhado para a sua loja.

    Entretanto, quais são os benefícios de se realizar vendas através dessa estratégia?

    As vantagens do social commerce

    Existem muitas vantagens decorrentes da utilização da estratégia de social commerce.

    Visto que cerca de 90% dos brasileiros, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, possuem o hábito de realizar pesquisas referente a um produto de interesse antes de efetuar a compra, a sua utilização é de extrema importância.

    Entretanto, dentre os principais benefícios de se utilizar essa estratégia, podem-se citar:

    • Mais visibilidade e autoridade;
    • Melhor experiência do cliente;
    • Relacionamento mais aberto e duradouro;
    • Vitrine online;
    • Análise de resultados;
    • Melhor custo-benefício.

    Essas são as principais vantagens do social commerce e a sua aplicação no seu negócio pode gerar muitos resultados positivos para a marca.

    Mais visibilidade e autoridade

    Devido ao grande poder de divulgação que as redes sociais possuem, a sua marca pode ser levada para muitas pessoas, sem qualquer restrição de localização.

    Através do social commerce é possível criar uma enorme base de potenciais clientes, onde os canais de divulgação são baseados em interações sociais com diálogos mais próximos, personalizados e informais.

    Por exemplo, uma marca pode realizar a venda de um tapete de vinil personalizado através de interações com o seu público, aumentando a proximidade entre cliente e marca.

    Com isso é possível passar uma maior confiança e credibilidade ao cliente, aumentando ainda mais as chances de efetivação de vendas.

    Melhor experiência do cliente

    Através da aproximação com o cliente e de uma troca de interações, aumentando o engajamento do consumidor, é possível melhorar a jornada de compra do cliente durante toda a sua jornada de compra.

    Por exemplo, entre a etapa de buscar no Google “anel oring preço até a efetivação de sua compra, existe um caminho a ser percorrido, chamado de jornada de compra do cliente.

    Através do seu acompanhamento e interação com o usuário, é possível melhorar a sua experiência com a marca, podendo até mesmo fidelizar o consumidor, o incentivando a realizar novas compras na sua loja.

    Relacionamento mais aberto e duradouro

    Com as interações constantes e informais realizadas pela marca, é possível criar um relacionamento mais aberto e duradouro, fugindo um pouco das conversas formais entre empresa e cliente e passando para um meio de entretenimento, como as redes sociais.

    Por exemplo, um internauta pode realizar inúmeras perguntas referente à sua bicicleta, compartilhar histórias de trilhas para, no fim, efetuar a compra de um lubrificante para corrente de bicicleta na sua loja.

    Vitrine online

    A divulgação de produtos e serviços nas redes sociais a torna uma vitrine online para milhões de pessoas que possuem um fácil acesso a ela.

    Através de estratégias e ferramentas é possível demonstrar os seus serviços e produtos para o seu segmento-alvo de forma extremamente atraente para eles, a fim de efetuar as vendas de forma personalizada e eficiente.

    Por exemplo, ao publicar um vídeo de uma manutenção preventiva e corretiva de equipamentos nas redes sociais, você consegue demonstrar os seus serviços e atrair um público específico.

    Análise de resultados

    As redes sociais possuem um ótimo sistema de mensuração de resultados, uma vez que é possível observar o sucesso de uma campanha de forma fácil através de curtidas, comentários, compartilhamentos e outros fatores.

    Por exemplo, através da publicação de um vídeo realizando a calibração de phmetro é possível observar como o seu público reage a ele, tanto em campanhas pagas quanto em tráfego orgânico.

    Melhor custo-benefício

    As estratégias utilizadas em redes sociais também possuem a vantagem de adquirirem um ROI, ou seja, retorno sobre investimento, muito elevado.

    As divulgações realizadas na internet possuem a característica de possuírem um investimento muito baixo, enquanto o número de pessoas que visualizam os seus produtos e são convertidas é muito alto, obtendo assim um ótimo resultado em seu ROI.

    Como aplicar o social commerce?

    Existem muitas vantagens em aplicar o social commerce no seu negócio, e para que isso aconteça basta seguir os seguintes passos:

    • Integrar o site às redes sociais;
    • Remodelar a loja virtual;
    • Possuir boas imagens dos produtos;
    • Atrair o público;
    • Monitorar a marca;
    • Interagir com o público;
    • Incentivar clientes a publicar sobre os produtos;
    • Analisar os resultados;
    • Buscar melhorias.

    Através desses passos é possível implementar o social commerce no seu negócio e gerar resultados positivos.

    Integrar o site às redes sociais

    O primeiro passo é garantir que a sua loja virtual esteja vinculada aos seus perfis nas redes sociais e nos meios de comunicação em que o seu público-alvo está presente.

    Remodelar a loja virtual

    A sua loja precisa estar preparada para receber os diferentes feedbacks dos seus clientes. Por esse motivo, é extremamente necessário que eles possuam os meios para realizar o compartilhamento de produtos e conteúdos referentes à sua marca nas redes sociais.

    Possuir boas imagens dos produtos

    Grande parte das redes sociais é composta por elementos visuais, e por isso as imagens dos seus produtos devem ser atraentes e conquistar o seu cliente rapidamente, para assim estimular as vendas.

    Dessa forma, investir em fotos e vídeos de alta qualidade e entretenimento, mostrando diferentes ângulos e situações, pode ser um grande diferencial na sua divulgação.

    Atrair o público

    O seu público precisa ser atraído até a sua marca. Para que isso aconteça, é necessário investir em estratégias de inbound marketing.

    O inbound marketing é uma estratégia que visa atrair o seu público-alvo através da criação de conteúdos relevantes relacionados aos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

    Dessa forma, o seu negócio se torna referência no mercado, uma vez que sempre que o seu cliente possuir alguma dúvida ou precisar de alguma informação referente ao seu produto ou serviço, ele irá até você e posteriormente efetuará a compra em sua loja.

    Monitorar a marca

    O acompanhamento da sua marca é essencial para entender o que o seu público espera da sua empresa e o que você está oferecendo a ele.

    Através de um acompanhamento do que é dito sobre a sua marca nas redes sociais é possível obter uma maior noção da sua relação com o cliente e a sua satisfação em relação à sua compra.

    Interagir com o público

    A interação com o seu público é essencial, por isso a empresa precisa responder, com cordialidade e gentileza, a todos os comentários e dúvidas, dessa forma você melhora a experiência do consumidor e aumenta as chances de efetuar possíveis vendas.

    Incentivar clientes a publicar sobre os produtos

    O marketing de indicação e o gatilho mental de prova social são elementos fundamentais na efetivação de vendas, uma vez que o cliente se sente muito mais confiante ao interagir com pessoas que já adquiriram o seu produto ou serviço.

    Analisar os resultados

    Através do acompanhamento de curtidas, comentários e compartilhamentos, além de outros fatores, é possível realizar uma mensuração dos seus resultados e caminhar para a direção correta para um aumento de conversões.

    Buscar melhorias

    A busca por melhorias deve ser constante. Por esse motivo, é necessário observar as tendências do mercado e estar sempre em busca de inovações, se diferenciando dos demais concorrentes do mercado.

    Quais redes sociais utilizar?

    Existem muitas redes sociais em que é possível realizar o social commerce. Dentre elas, podem-se citar:

    • Facebook;
    • Instagram;
    • Pinterest;
    • TikTok;
    • Website;
    • WhatsApp.

    Através da utilização dessas redes sociais é possível melhorar a divulgação da sua marca e utilizar as estratégias de social commerce, aumentando consideravelmente o número de conversões na sua empresa. Agora basta aplicá-lo ao seu negócio e aumentar os lucros.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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