Michael Campos

Social media: como ganhar dinheiro e ter destaque

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    Social media é uma profissão que tem crescido muito nos últimos anos, afinal as empresas estão cada vez mais desejando ter uma presença online, porém nem todos têm tempo para se dedicar às suas redes sociais.

    E é por isso que existe o profissional de social mídia, que será responsável por:

    • Planejar conteúdo;
    • Postar no feed das redes sociais;
    • Criar stories;
    • Editar imagens.

    Entre outras coisas que só uma pessoa que entende sobre o assunto e sobre as métricas das redes sociais pode fazer.

    O objetivo do social media é ajudar uma empresa de georreferenciamento urbano, por exemplo, a obter sucesso em suas campanhas e reconhecimento da marca tanto no meio digital como fora dela.

    Com isso, essas empresas irão melhorar seu atendimento, aumentando significativamente o engajamento da marca, além do relacionamento com os clientes, a conexão, tráfego, geração de leads, levando ao aumento das vendas.

    Que empresa não deseja isso para o seu negócio, não é mesmo? Por isso, se você pretende ser um social media de verdade, e para de ser chamado apenas quando alguém deseja saber sobre arte para redes sociais preço, continue lendo este artigo.

    Aqui separamos as melhores dicas para você conseguir se destacar no mercado e trabalhar de fato com as redes sociais, entregando resultado para os seus clientes.

    O que é um social media?

    Primeiro de tudo vamos entender de fato o que faz um social media. Esse termo é usado para se referir a profissionais do marketing digital que atuam no gerenciamento das redes sociais.

    Ná prática, um social media que trabalha numa empresa de vibrador pneumático, por exemplo, pode desenvolver diversas tarefas na empresa, desde as mais operacionais até as mais estratégicas.

    Porém sua função é desenvolver estratégias que mantenham a empresa presente no meio digital, criando e desenvolvendo conteúdos para a internet, com foco no público-alvo dessas marcas.

    A rotina de um social media envolve a busca por ferramentas, recursos e trocas de ideias sobre as melhores estratégias e práticas nas redes sociais com os profissionais da área e os clientes.

    As funções de um social media são as seguintes:

    • Fazer o gerenciamento das mídias sociais;
    • Cuidar da parte visual das divulgações;
    • Interagir com o público, tirando suas dúvidas;
    • Responder comentários;
    • Criar conteúdos;
    • Criar estratégias;
    • Gerenciar anúncios pagos;
    • Gerenciar o tráfego orgânico;
    • Fazer a análises das métricas para tomada de decisões.

    Essas são as principais funções, mas dependendo da empresa e da estratégia formulada, essas funções podem ser alteradas.

    Como ganhar dinheiro sendo social media?

    Agora que você já sabe o que faz um social media, é importante entender como funciona essa profissão e como você pode trabalhar nesse ramo, além de como se destacar no mercado.

    Crie uma parceria com web designer

    Pense que você e o web designer irão trabalhar juntos, por isso uma parceria de negócios é uma excelente forma de ganhar dinheiro como social media, com isso tanto você como o seu parceiro saem ganhando.

    Por exemplo, uma empresa de consultoria ambiental Rio de Janeiro está procurando um social media que crie imagens e logos para sua empresa, mas você não domina tanto essa área, isso pode fazer com que você não perca o trabalho.

    Além disso, você pode vender sites, usando o seu parceiro para a criação do layout, com isso você pode ganhar dinheiro com o planejamento da estrutura do site, com a elaboração dos textos e com a venda dele.

    Isso também ajuda com que você crie presença na internet, e com essa parceria com um web designer você irá conseguir trabalhar com muitos clientes e projetos diversos.

    Criação de logo e identidade visual

    A criação de logo e identidade visual é um trabalho à parte das funções de um social media, mas ele pode ser oferecido como um trabalho a mais para os seus clientes, com isso você cria o projeto e já estará sabendo de todas estratégias para serem usadas.

    Afinal, não são todas as pessoas que sabem criar logo ou identidade visual, então esse será o seu diferencial.

    Fotos

    Essa é uma boa estratégia para ser oferecida aos clientes, afinal as artes que mais chamam atenção do público nas redes sociais são aquelas em que os profissionais da empresa estão presentes.

    Por exemplo, se o seu cliente é uma empresa de montagem industrial, ofereça a possibilidade de fazer uma sessão de fotos, explique que elas serão usadas nas redes sociais e por que são importantes.

    Se você não possui habilidades de fotografia, pode entrar em contato com um parceiro, assim como no caso do web designer, e com isso você será o responsável pela venda, pela indicação do profissional e o gerenciamento do projeto.

    Com essas fotos seu trabalho nas redes sociais será muito mais proveitoso, pois você não irá precisar depender de bancos de fotos, terá um acervo exclusivo da empresa para usar em seus conteúdos.

    Consultoria de conteúdo de algumas horas

    Você pode oferecer uma consultoria de conteúdo curta de algumas horas, por exemplo. Uma empresa de projeto de recuperação de áreas degradadas pode te contratar, assim você pode:

    • Analisar o material do cliente;
    • O que ele tem postado nas redes sociais;
    • Quais canais de comunicação tem usado;
    • A frequência dos conteúdos;
    • Qualidade das informações;
    • Qualidade das imagens e fotos;
    • Qual a persona da empresa.

    Entre alguns outros pontos. De acordo com o que foi analisado, irá enviar um relatório para o cliente informando sua opinião profissional sobre o que está funcionando e o que merece ser mudado.

    É importante deixar claro que você não irá criar nenhuma estratégia, será apenas uma análise do que foi observado nas redes sociais desse cliente.

    Consultoria de estratégia de conteúdo

    Bom, a partir dessa consultoria que você fez para o cliente, pode oferecer os seus serviços e mostrar para ele que é possível criar uma boa estratégia para o seu negócio. Mostre a importância que um bom planejamento faz para uma empresa.

    Saiba que essa é a hora de vender o seu peixe, então pode usar exemplos de marcas que você já trabalhou, como uma empresa de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos ou uma loja de carros, enfim, mostre os resultados efetivos.

    Consultoria de como gravar vídeos

    Os vídeos têm se tornado uma verdadeira febre nas redes sociais, inclusive existem plataformas voltadas apenas para esse formato de conteúdo, então que tal oferecer todo o conhecimento que você possui para auxiliar as empresas nisso?

    Mostre o quanto é importante criar conteúdos nesse formato e como ajuda as pessoas que estão procurando onde comprar bebedouro, por exemplo, a acharem as empresas.

    Com toda a sua habilidade de social media e sabendo usar as câmeras, fica fácil ajudar as marcas nessa empreitada.

    Quanto ganha um social media?

    Agora que você já sabe como ganhar um dinheiro exercendo funções de social mídia e algumas outras, deve estar se perguntando quanto em média ganha esse profissional.

    Bom, segundo dados da Glassdoor, atualizados em junho de 2022, o salário médio aqui no Brasil de um profissional de social media costuma ser um pouco mais de R$ 2.000,00, apesar desse valor ser a base possa ser que alguns profissionais ganhem mais.

    Como se tornar um social media?

    Para conseguir trabalhar nessa área, como você já deve ter percebido, é necessário que se tenha algumas habilidades, seja para criar conteúdos visuais ou conseguir converter os leads em seguidores fiéis da empresa.

    Muitos profissionais da área começam em posições que abrangem uma série de funções e com o passar do tempo acabam se especializando em alguma área ou plataforma específica.

    Em muitos casos esses profissionais são freelancers, tendo uma maior possibilidade de trabalho, podendo aumentar suas habilidades e com isso conseguindo mais clientes.

    Se você nunca trabalhou como social media e está pensando em começar nessa carreira, muito provavelmente terá que começar em funções de marketing básica, ou se você já está nesse caminho e deseja se especializar, se atente aos seguintes passos:

    • Aprenda habilidades de marketing direcionadas para as redes sociais;
    • Estabeleça sua presença nas mídias sociais;
    • Expanda sua rede profissional.

    Essa é uma profissão que exige constante adaptação e aprimoramento, por isso é importante que você nunca pare de estudar, afinal a internet se modifica a todo momento e você precisa acompanhar as tendências.

    Essa provavelmente é a profissão do futuro, afinal o mercado tem crescido muito nos últimos tempos, por isso é uma ótima oportunidade para quem quer começar algo ou está pensando em mudar de carreira.

    Sendo social media você nunca estará desamparado profissionalmente, afinal todas as empresas desejam crescer tanto no mundo real como no mundo digital.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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