Michael Campos

Veja como fazer o monitoramento de mídias sociais

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    Realizar o monitoramento de mídias sociais é muito importante para empresas que fazem camisetas personalizadas, por exemplo, se manterem em atividade, principalmente para aquelas que desejam uma comunicação mais direta com seu público.

    Com o processo conhecido como transformação digital tomando cada vez mais parte no dia a dia das pessoas, os avanços tecnológicos acabaram tornando o público muito mais conectado, e isso em grande parte se deve às redes sociais.

    Estas plataformas de interação são extremamente populares, e todos os dias, milhões de usuários acessam as principais redes sociais para interagir com outros usuários e se informar sobre notícias relacionadas ao ambiente em que estão inseridos e seus hobbies.

    A grande utilização das redes sociais

    O mercado não demorou muito para entender o potencial que estas redes oferecem, e como as empresas poderiam explorar essa comunicação direta para auxiliar no processo de negociação e de conversão em vendas.

    Esse tipo de ação se tornou tão popular que uma série de técnicas de engajamento usando as redes sociais foi criado, ampliando as possibilidades de comunicação e fazendo com que fornecedores de brindes corporativos entrassem de cabeça nestas plataformas.

    Inicialmente, as companhias usavam contas similares às dos usuários comuns, com um perfil padronizado pela rede social. Entretanto, logo as redes identificaram os benefícios de ter empresas qualificadas em suas plataformas, e começaram a criar ferramentas de apoio.

    Hoje, a maioria das redes sociais possui contas empresariais, que possuem ferramentas para otimizar a utilização da plataforma e fazer uma produção de conteúdo digital muito mais efetiva, garantindo bons resultados para a empresa.

    Isso não se restringe a grandes players do mercado. A verdade é que independentemente do porte da indústria de embalagens de papelão, por exemplo, ela pode se beneficiar da utilização de redes sociais, sobretudo em questão de autoridade digital, tornando-se mais conhecida e aparecendo para mais consumidores.

    A experiência do usuário é um dos principais focos do marketing digital, trazendo o cliente para mais perto com suas possibilidades. Por isso, ter um canal direto de comunicação é muito importante para você conseguir trabalhar com qualidade.

    Com a gestão de monitoramento das redes sociais, você consegue identificar e acompanhar os resultados de suas ações, seja através de uma visão geral da conta ou de uma campanha em particular que estava gerando.

    Esse tipo de ação é muito importante para entender a receptividade do público, sobretudo com relação ao material publicado, e nem mesmo é uma exclusividade de empresas. Pessoas públicas, contas políticas e outros produtores de conteúdo também se beneficiam.

    A maioria das redes sociais possui suas próprias ferramentas de avaliação, o que torna esse trabalho razoavelmente mais simples, uma vez que as ferramentas de acompanhamento já são fornecidas prontas.

    Ainda assim, é preciso saber identificar os pontos apresentados nos relatórios e fazer uma leitura coerente sobre esse tipo de interação, o que muitas vezes acaba possibilitando novas atividades e garante uma estrutura adequada para o atendimento de sua empresa de brindes.

    Além disso, cada rede social tem seus próprios detalhes de acompanhamento. Isso significa que a quantidade de usuários acessando uma rede pode ser bem diferente da outra, mas ambos estão qualificados igualmente.

    Por isso, identificar o potencial de cada rede social é muito importante para você conseguir resultados mais expressivos, monitorando-os para avaliar todos os elementos da marca e como ela pode ser aproveitada.

    A importância do monitoramento de mídias sociais

    Até pouco tempo atrás, a comunicação entre a empresa e os consumidores era muito mais privada. Isso significa que quando uma pessoa tinha uma dúvida ou reclamação, ela ia diretamente ao canal da empresa de produtos promocionais personalizados para se comunicar.

    Com as redes sociais, entretanto, esse perfil ficou muito mais amplo. Hoje, as pessoas podem fazer reclamações públicas e encontrar outros usuários que compartilhem esse sentimento, o que a longo prazo pode gerar um prejuízo considerável para a empresa.

    Por isso, ter um monitoramento adequado das redes sociais é muito importante para você identificar o quanto as pessoas estão interessadas no conteúdo que você está oferecendo, além de preservar a imagem da empresa e muitas vezes conseguir reverter a situação.

    A comunicação rápida e efetiva das redes sociais é muito importante para você ter uma estrutura adequada de atendimento, onde é possível entrar em contato rapidamente com consumidores insatisfeitos para tentar resolver a situação deles.

    Além disso, uma boa estratégia de marketing precisa de um estudo constante. Com profissionais monitorando as redes sociais, é possível identificar tanto o interesse do público quanto a movimentação dos concorrentes de seu escritório de assessoria contábil, por exemplo.

    Dessa maneira, você consegue explorar com mais qualidade suas ações, aumentando as chances de engajamento e de acertar em novas campanhas de marketing, que tem um potencial muito grande para você aproveitar nesse ambiente digital.

    Benefícios do monitoramento de redes sociais

    Agora que você consegue compreender melhor como o monitoramento funciona e sua importância, é fundamental identificar os benefícios que esse tipo de atividade pode trazer para sua empresa.

    Vale lembrar, entretanto, que cada companhia é única, e nem sempre duas empresas conseguirão os mesmos resultados aplicando esse tipo de ação, ainda que ambas estejam trabalhando dentro do mesmo segmento de atuação.

    Por isso, adaptar as ferramentas de monitoramento para sua realidade é um passo importante para conseguir um retorno de qualidade e explorar esse tipo de mercado com mais assertividade, aumentando seu engajamento consideravelmente.

    Proteção contra crises

    Conforme o exemplo citado anteriormente, no qual uma pessoa fala mal publicamente da empresa e isso pode chegar a outros clientes insatisfeitos, as redes sociais são um campo muito amplo para crises de imagem.

    Nestes casos, a empresa pode ser muito prejudicada e de fato até mesmo perder espaço no mercado com as reclamações, além de esse tipo de situação pode escalonar e ficar fora de controle.

    Por isso, ter um monitoramento nas redes permite uma ação rápida e efetiva acerca desse tipo de situação, possibilitando a resolução rápida e com o mínimo possível de dano na empresa, em alguns casos até mesmo conseguindo reverter o quadro.

    Dessa maneira, você consegue ter uma credibilidade maior para sua companhia, tornando-se mais forte no mercado e evitando esse tipo de crise, seja você uma empresa de mão de obra qualificada e especializada em eventos ou de qualquer outro ramo.

    Lembre-se: os consumidores ficarão satisfeitos com a resposta rápida e podem até mesmo voltar a consumir.

    Conhecendo seu público

    Um dos pontos essenciais para que suas estratégias de marketing funcionem é conhecer seu público. Isso permite que você estruture melhor suas ações e campanhas, com elementos que vão de fato atrair mais pessoas.

    O grupo de usuários com padrões de consumo e gostos em comum, cuja propensão de consumo em sua empresa é maior do que o normal, é conhecido como seu público-alvo. Eles indicarão o tipo de material que deve ser produzido para conseguir mais conversões.

    Hoje, a maioria das pessoas está nas redes sociais, o que torna essa ferramenta fundamental para ajudá-lo a entender melhor seu público e conhecer seus gostos pessoais, conseguindo conquistar uma estrutura de atendimento com mais qualidade.

    Tendências no mercado

    Para se manter em atividade e estar na liderança do mercado em que sua empresa está inserida, é fundamental saber quais são as tendências desse segmento. Por isso, acompanhar as redes sociais pode ser uma excelente maneira de se encaixar.

    Os dados obtidos com esse processo de monitoramento permitem que você faça previsões acerca das principais tendências de mercado, garantindo que estará sempre um passo à frente da concorrência com sua empresa de automação comercial.

    Assim, sua companhia consegue um destaque maior e possibilita que mais interações aconteçam dentro das próprias redes, ampliando suas possibilidades.

    Produção de conteúdo

    A produção de conteúdo é um dos pontos mais relevantes para qualquer estratégia de marketing digital. É com esse material que o público se interessa mais por sua empresa, procurando entender suas possibilidades.

    Dentro das redes sociais, é possível criar conteúdo de diversas mídias diferentes, como:

    • Vídeo;
    • Produção de texto;
    • Áudios e Podcasts;
    • Imagens e fotografias.

    Com o monitoramento, você percebe quais destas mídias estão rendendo resultados mais efetivos, e pode investir nesse formato para conseguir garantir uma estrutura adequada para sua companhia como um todo dentro dos canais digitais.

    Considerações finais

    A gestão de monitoramento de mídias sociais é um dos elementos mais importantes da atualidade em termos de marketing digital, uma vez que estas plataformas são um canal direto de comunicação com o público.

    As pessoas estão cada vez mais interessadas em uma comunicação humana, sem o distanciamento de métodos convencionais de diálogo entre consumidor e marca, o que torna estas redes uma excelente maneira de se engajar.

    Empresas que entendem essa diferenciação estão prontas para atingir novos patamares dentro de seus segmentos, garantindo uma estrutura adequada e verificando os resultados em tempo real para otimizar estas ações.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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