Michael Campos

Entenda a importância do market share para uma empresa

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    O Market Share, ou também conhecido como participação de mercado, nada mais é do que o percentual de uma empresa nas vendas totais do segmento, independentemente de qual seja o ramo em questão.

    Desse modo, as implicações da participação de mercado também podem ser comparadas ao volume de vendas de uma empresa em relação ao segmento da matriz em que atua, por exemplo, o ramo de alimentação ou de moda.

    Entenda mais sobre o conceito de Market Share

    Esse indicador de mercado geralmente é monitorado de perto e serve como uma boa base para mostrar a competitividade de uma empresa em seu setor. Mostrando com estes indicadores o caminho e o movimento que a empresa deve tomar.

    Assim, facilitando principalmente para que se tenha um controle maior e para que as metas possam ser estabelecidas através destes indicadores, fazendo com que as empresas tenham um parâmetro diante do meio em que elas estão inseridas.

    Como exemplo, pense em empresas de produtos promocionais que ao optarem por esta ferramenta, conseguiram ter um controle diante de diversas perspectivas que rodeiam a empresa, facilitando as decisões a serem tomadas e os caminhos a serem trilhados.

    Um bom exemplo é quando uma empresa fabricante de calçados vende cerca de 3.000 pares por dia em uma região – que vende 15.000 pares por dia. Assim, podemos concluir que a empresa possui 20% de participação de mercado.

    Desse modo, obtendo uma porcentagem considerável diante de todo o cenário de calçados da região. Porém, através desta ferramenta se entende os números precisos, para que se tenha uma melhora e aumenta as porcentagens diante da região, procurando se expandir para outros locais.

    Por exemplo, a área de calçados no Brasil vende regularmente uma certa quantia. Para saber a participação de mercado de uma empresa, é necessário calcular o valor total do setor e depois dividir pelo valor total faturado pela empresa no mesmo período.

    Sendo uma conta prática para que se tenha noção das vendas e de como a empresa está situada no meio inserido, obtendo resultados para uma perspectiva melhor diante do mercado, sendo disponibilizado, muitas vezes, através de cursos profissionalizantes online.

    Para que serve o Market Share?

    Podemos dizer que o grande interesse para investidores e analistas no monitoramento da participação de mercado é entender como as vendas de uma empresa se relacionam com seu setor.

    Dessa forma, sendo um fator fundamental para que se tenha uma ideia das vendas e de como a empresa está situada em cada situação que surge, por isso a importância que se tenha ideia de vendas da empresa.

    Essa dinâmica provou, em circunstâncias favoráveis, que a empresa tem tido muito sucesso na competição com concorrentes diretos. Antecipando-se diante de todo o meio em que está inserida, fazendo com que isso seja refletido em vendas, bem como em boas condições.

    Como exemplo, pense em uma empresa de brindes personalizados para comprar que conhece esta ferramenta e faz com que seja implantada em seu funcionamento, se antecipando ao seu mercado e alcançando lucros diante deste cenário estabelecido.  

    No entanto, um olhar personalizado para essa métrica pode ter suas desvantagens, pois as empresas podem estar implementando políticas de preços extremamente baixos, que impulsionam as vendas no curto prazo, mas podem prejudicar a geração de caixa no futuro.

    Por isso a importância de se ter atenção, para que não seja utilizada de uma forma ruim, visando um aumento rápido em relação a vendas e não procurando entender as perspectivas de futuro e de todo o processo.  

    Além disso, um aumento significativo na participação de mercado permite que uma empresa alcance maior escala de operações, o que geralmente melhora a lucratividade.

    Essa vantagem competitiva dará à empresa maior poder de barganha sobre os fornecedores, ou seja, fazendo com que se tenha diversas vantagens diante da implementação desta ferramenta, vendo os reflexos de forma rápida diante deste fato.

    Podendo ser aplicada cada funcionamento em diversas empresas, nos mais inimagináveis meios possíveis, como em empresas de sinalização para estacionamento até empresas de diversos meios, que podem entender e aplicar esta ferramenta, obtendo esta facilidade em sua empresa.

    Como calcular o Market Share?

    Como dissemos acima, antes de calcular o market share, lembre-se de definir o período que será avaliado e coletar os dados de sua empresa e setor que se enquadram neste escopo. Os dados são divididos por nível de país e território.

    Desse modo, sendo coletado as mais diversas informações que facilitam todo o processo para as empresas, para que resultados possam ser obtidos e para que as empresas consigam através disso se antecipar ao meio.

    É necessário que se tenha atenção e utilize essas ferramentas, justamente para que os resultados possam ser obtidos e para que a empresa esteja sempre bem referente ao meio em que trabalha.

    Ou seja, para que as empresas não tenham que lidar com um encerramento de empresa, principalmente por não estarem de acordo com as inovações do meio. Sempre estando atento ao que possa surgir e as facilidades que estas ferramentas permitem.  

    Com isso fora do caminho, vamos ver a resposta de como a participação de mercado é calculada:

    Participação de mercado = vendas totais da sua empresa (valor ou unidades) / valor total das vendas do setor (valor ou unidades) x 100

    É importante reforçar que multiplicar por 100 só ajuda em valores percentuais. Então, imagine que você possui uma empresa de placas de vidro personalizadas e que vendeu um total de 35.000 reais nos últimos 6 meses.

    Na indústria de placas de vidro (lembre-se de definir área para obter valor) foram vendidos 250.000 reais nos mesmos 6 meses.

    A fórmula para calcular a participação de mercado é:

    (35.000/250.000) x 100

    Total: 14%

    Isso significa que sua empresa de placas de vidro personalizadas tem 14% de market share, ou seja, 14% de participação de mercado. Uma porcentagem considerável diante do vasto cenário de empresas do ramo.

    Veja mais sobre a importância do Market Share

    A participação de mercado é um dos indicadores de desempenho mais importantes para uma organização, pois mostra sua força frente à concorrência, os níveis de retenção de clientes e os resultados das ações de marketing.

    Em outras palavras, vai muito além de métricas puramente financeiras, abordando aspectos comerciais, de marketing e logísticos. Abordando diversos setores e meios que fazem parte da empresa, tendo uma análise ampla e geral de todas as áreas.

    Ao contrário da imaginação de alguns empresários, o market share não é apenas uma referência importante para as empresas multinacionais, ou seja, pode ser aplicada em empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

    Tem uma facilitação parecida com outras ferramentas que fazem parte do mercado e de diversas empresas, como exemplo um software para franquias, que trabalha justamente para que as empresas vejam estes caminhos e funções facilitadas.

    Ele pode ajudá-lo e ensiná-lo a determinar seu plano de negócios com base nas respostas fornecidas no ambiente empresarial. Começando internamente e conseguindo alcançar todo ambiente externo que faz parte da empresa.

    Assim como outras métricas de desempenho, ela não deve ser analisada isoladamente, mas em conjunto com outros benchmarks, como churn, ticket médio, conversão e taxas de engajamento. Tendo uma noção maior diante de todas estas plataformas apresentadas.

    Quando interpretado corretamente, esse cálculo pode ser o ponto de partida para uma compreensão mais clara das fraquezas, ameaças, pontos fortes ou oportunidades de crescimento de uma empresa.

    Como em um sistema de automação comercial, através dos benefícios e facilidades que esta ferramenta permite, as possibilidades e os pontos a serem melhorados, e fazem com que isso seja trabalhado no dia a dia da empresa, tendo uma perspectiva alta de crescimento.

    Formas de aumentar o Market Share

    Essa métrica deve ser entendida como uma medida do desempenho da sua empresa em relação ao mercado e aos concorrentes. No entanto, essa métrica não deve ser usada apenas como uma retrospectiva.

    Sempre visando o bem-estar da empresa no futuro também, buscando meios que possam ser desenvolvidos a longo prazo que facilitem todo o processo e desenvolvimento de toda a empresa.

    Seu uso estratégico é que permite identificar a necessidade de investir em novas estratégias para conquistar mais market share. Assim, deve-se aprender e adotar esta ferramenta para servir de guia para o futuro.

    Então, com base nos resultados da ação, é hora de pensar em como aumentar o market share do negócio. O comportamento do consumidor está mudando constantemente e novos negócios e modelos estão surgindo, e é fundamental continuar avançando.

    Dito isso, as estratégias mais comuns utilizadas para aumentar a participação de mercado de uma empresa são:

    • Invista em inovação;
    • Abra novos canais de vendas;
    • Segmentação de mercado;
    • Atraia e proporcione uma ótima experiência para seus clientes;
    • Considere comprar um concorrente;
    • Verifique seu preço.

    Com tudo o que foi dito aqui, certamente a sua empresa tem grandes chances de crescer, independentemente de qual seja o mercado escolhido.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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