Michael Campos

Veja como fazer consultoria de marketing em 2023

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    Com a crescente necessidade de se colocar no mercado digital, é cada vez mais comum que empresas recorram a uma consultoria de marketing para saber como se posicionar.

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    A chegada de novas ferramentas torna a estratégia de marketing uma etapa importante e complexa na gestão de vendas de uma empresa, e saber fazê-la corretamente exige profissionais capacitados.

    Uma estação de tratamento de água vê no digital a possibilidade de se conectar com o público e construir sua autoridade no mercado. Assim funciona para todos os empreendimentos que estão ativos no ano de 2023 e esperam continuar assim no futuro.

    Para quem trabalha com marketing, essa é uma excelente oportunidade de expandir os negócios e captar uma parcela interessante desse mercado de alta demanda. Entenda o que é uma consultoria de marketing e como aproveitar essa nova necessidade do público.

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    Como funciona a consultoria de marketing?

    A consultoria é um serviço prestado por determinado tempo a um cliente e o formato do atendimento pode variar de profissional para profissional.

    Consiste em fazer uma avaliação das mídias sociais, como perfil de Instagram de uma empresa de aterramento elétrico, e reestruturá-las para atingir os objetivos do cliente. Ou, ainda, propor todo o posicionamento digital do zero.

    A consultoria ainda orienta e ajuda a estruturar campanhas e ações de marketing para colocar a empresa no mercado, medindo resultados e corrigindo as estratégias necessárias em um primeiro momento.

    Esse serviço tem um prazo para ser encerrado, portanto é importante ter em mente que o profissional de marketing precisa entregar um produto completo com:

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    • Diagnóstico;
    • Assessoria;
    • Implantação;
    • Avaliação dos resultados.

    Entender as necessidades do cliente e o público a quem ele se direciona são partes fundamentais do trabalho e podem definir o sucesso de uma consultoria de marketing.

    Por que fazer uma consultoria?

    Uma boa consultoria de marketing ajuda a empresa a crescer de forma constante e estruturada. Empresas pequenas são especialmente beneficiadas por esse serviço, pois ainda estão buscando a melhor forma de se colocar no mercado.

    Uma fabricante de esferas de aço inox para polimento precisa se colocar bem logo no início para enfrentar uma concorrência pesada e já estabelecida.

    A consultoria também é importante para empresas que estão insatisfeitas com seus resultados e querem uma nova perspectiva para sua comunicação e ações.

    Entenda algumas das vantagens que uma consultoria de marketing pode trazer para as empresas e por que um profissional especializado faz diferença no mercado.

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    Estabelecer uma marca sólida

    Ser reconhecida pelo público é um desejo de toda marca, e a ferramenta responsável por isso é o marketing.

    Definir uma postura para a empresa, a voz que ela tem nas mídias e toda sua linguagem visual, falada e escrita é o trabalho da consultoria de marketing para criar identificação do seu negócio com o público.

    Mais uma vez, saber quem é o público do cliente é decisivo. A identidade da marca deve refletir os valores, crenças e promessas da empresa, mas também precisa fazer a ponte para conectar os dois extremos da negociação.

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    O público de uma empresa de instalação de interfones é diferente do grupo consumidor de uma marca de roupas para adolescentes. As pessoas podem até ser as mesmas, mas estão em momentos diferentes e buscam conexões distintas com cada empresa.

    Determinar quais estratégias usar

    Não é possível falar de marketing sem falar de estratégia, ainda mais em uma época em que as empresas estão se tornando cada vez mais vorazes e competitivas.

    Definir as estratégias a serem implementadas pelo cliente para levar a empresa ao patamar desejado é a função primordial de um especialista de marketing atualmente.

    Para isso, é importante conhecer a fundo os objetivos do cliente e estar atualizado com as novidades da área para saber o que aplicar e minimizar o risco de erros e perdas ao mesmo tempo que se aumenta os lucros e resultados positivos da empresa.

    Criar campanhas visando seus objetivos

    Focar na necessidade do cliente também é uma função do especialista de marketing. Orientar a criação de campanhas assertivas faz parte do serviço de consultoria e ajuda o cliente a investir seus recursos nos lugares certos.

    Uma loja de artigos para casa pode ter como necessidade aumentar sua venda de forma de alumínio. Uma campanha de Natal com a ceia como tema central é uma opção para divulgar o produto que pode ser oferecida à loja.

    Orientar essas campanhas para que sigam a identidade da marca é fundamental para que o cliente tenha uma comunicação concisa e sem ruídos, permitindo que o cliente a veja como algo conhecido e familiar.

    Monitorar o desempenho das suas ações de marketing

    Acompanhar as métricas da empresa é outra etapa de extrema importância numa estratégia de marketing e que o consultor desenvolve com o cliente. Serve como uma espécie de calibração de equipamentos, medindo os resultados e ajustando o que for preciso.

    É a partir dessa análise que as ações tomam rumos cada vez mais efetivos e livres de erros, pois se pautam na resposta direta do público. O consultor tem a expertise necessária para verificar esses dados e traduzi-los ao cliente.

    Ofereça o seu serviço de consultoria de marketing

    Se você tem especialização em marketing e quer aproveitar essa nova janela no mercado, 2023 é o ano ideal. Nesse período pós-pandemia, muitas empresas estão se reestruturando e precisam de orientação profissional para voltar ao mercado a todo vapor.

    Não é preciso dispor de um grande escritório para atender clientes de consultoria de marketing, basta um computador e acesso à internet.

    Abaixo você encontra algumas dicas para se aventurar nesse meio empreendedor autônomo de forma inteligente e que traga resultados para a sua nova perspectiva de carreira.

    Escolha um nicho de especialização

    Um bom profissional de marketing precisa saber se adaptar aos diversos segmentos do mercado para crescer e se tornar mais seletivo. Contudo, escolher uma área de especialização é uma estratégia poderosa.

    Construir um portfólio de clientes que trabalhem com motor para portão basculante, por exemplo, faz do consultor uma referência para empresas daquele segmento.

    Quanto mais contato com a área, mais conhecimento o profissional adquire e seus serviços ficam cada vez mais valorizados. Além disso, a hiper segmentação do seu nicho abre oportunidades em mercados com pouca concorrência e com grandes demandas. 

    Foque no público-alvo do seu cliente

    Continuando com o exemplo anterior, é necessário que o profissional entenda que os clientes daquelas empresas são pessoas interessadas em instalar um portão automático em suas casas, ou profissionais das áreas de arquitetura e engenharia.

    Cada empresa tem seu público-alvo e precisa se conectar com ele. Para isso, é preciso saber onde esse grupo de clientes navega, como consome e como se comunica. Somente assim o posicionamento da empresa trará resultados.

    Nessa etapa, talvez haja alguma resistência por parte das empresas. Muitos empresários reprovam propostas de campanhas e identidades visuais por não gostarem de detalhes das ideias apresentadas.

    Cabe ao consultor ter convicção das decisões tomadas para explicar ao cliente que a marca e as estratégias precisam conversar com os consumidores e que foram criadas com base nos estudos feitos no diagnóstico da empresa.

    Divulgue a sua empresa

    Essa etapa parece óbvia, mas muitos profissionais não investem em uma divulgação correta de seus serviços. O ditado que diz que em casa de ferreiro, espeto é de pau, se aplica perfeitamente nesse caso.

    Se você está em processo de mudança de carreira e precisa buscar novos clientes, uma boa presença digital é necessária. Utilize sua habilidade e conhecimentos para movimentar as redes sociais e até mesmo um site simples para começar.

    Invista em uma boa equipe

    As demandas do mercado são altas e bons profissionais ficam rapidamente saturados. Contratar colaboradores é o melhor caminho para expandir sua empresa de consultoria e atender cada vez mais clientes.

    Apostar em profissionais recém formados é uma excelente forma de incentivar o mercado e contar com ajuda capacitada, ainda sem vícios de trabalho e com vontade de aprender.

    Automatize seus processos

    Tomar conta de diversos clientes pode ser um pesadelo sem uma gestão correta. Cada empresa gera inúmeros dados, listas de clientes, anotações e outras coisas que precisam ser organizadas com cuidado para não se misturar e resultar em projetos infrutíferos.

    Apostar em programas e métodos de automação para essa gestão diminui o risco de falhas e permite análises mais precisas e rápidas.

    Além disso, otimizar processos internos, como a gestão financeira da sua empresa, garante que você tenha mais tempo livre para se concentrar em tarefas mais produtivas.

    O mercado de marketing tem crescido como nunca, e 2023 é o ano ideal para investir em uma carreira nessa área e aproveitar de uma demanda que não vai diminuir mais.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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