Michael Campos

Ideias criativas para fidelizar os clientes

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    Para a saúde de uma empresa, é preciso fidelizar os clientes estimulando os consumidores conquistados a permanecerem fiéis a sua marca. As ideias que listamos aqui podem ajudar quem está trabalhando para reduzir o número de perda de clientes.

    Nos dias de hoje é muito importante saber fidelizar os clientes, pois o custo de se manter um cliente é menor do que o de conquistar um cliente novo.

    Neste contexto de fidelização de clientes, é fundamentalmente importante usar a criatividade para vender seus produtos e serviços.

    Dicas de ideias criativas para a fidelização

    Como mencionamos, atrair novos consumidores tem um custo bem mais alto do que fidelizar alguém que já é seu cliente. Visando reduzir custos e vender mais, essa é a melhor alternativa que você pode buscar para seu negócio de embalagens sustentáveis.

    Temos o fato que convencer alguém que já comprou com você a comprar novamente é muito mais fácil, facilitando ainda mais as suas vendas. Então separamos algumas dicas úteis para você conseguir efetivamente fidelizar os seus clientes, de uma forma simples e fácil.

    Cortesia para aniversário e datas comemorativas

    As pessoas gostam de receber lembranças no dia do seu aniversário, havendo aquelas que buscam comemorar esse dia em espaços que oferecem alguma cortesia, como sobremesa, prato ou bebida.

    Conhecendo a data de aniversário do seu cliente, sua marca pode oferecer uma cortesia especial, como um pacote maior por tempo determinado ou um desconto.

    Você também pode aproveitar outras datas comemorativas, como Dias das mães, Dia dos pais, Dias das crianças, etc.

    Produtos personalizados

    Todos gostam de ganhar um mimo, e com o grande número de influenciadores nas redes sociais, é quase rotineiro ver alguém fazendo o unboxing de algum produto.

    Produtos personalizados são uma forma criativa de agradar seus clientes, oferecendo uma lembrança da marca. Você pode personalizar produtos como:

    • Camisetas;
    • Bonés;
    • Copos;
    • Chaveiros;
    • Mouse pad;
    • Agenda;
    • Calendários.

    Se sua empresa de máquina de corte a laser comprar deseja enviar uma remessa bem especial, é possível até colocar o nome da pessoa que receberá.

    Lembre-se sempre de colocar o logo de sua empresa, para que a pessoa lembre de sua marca sempre que usar o produto, divulgando para as pessoas ao redor.

    Recompensas pelas indicações de clientes 

    A indicação é uma forma muito simples de conseguir novos clientes e muito efetiva. O “Member get Member” é uma estratégia que visa estimular as pessoas a convidarem outras para conhecer os produtos ou serviços de sua empresa.

    Essa estratégia pode ser adotada por diferentes organizações, desde lojas de roupas até grandes fabricantes de empilhadeira elétrica.

    Quando um cliente faz a indicação, ele deve ganhar uma recompensa, que pode ser um desconto, um plano maior que ele cotou inicialmente, um período de uso de sinais abertos, entre outros.

    Recompensas virtuais

    Principalmente se sua empresa é majoritariamente online, as recompensas virtuais são o melhor recurso para você.

    É possível oferecer um voucher de desconto, enviar um e-mail com um cupom após a primeira compra, fazer um programa de descontos progressivos ou oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor.

    Essas são apenas algumas das várias possibilidades de recompensas virtuais que podem ser oferecidas para seus clientes.

    Comunicação transparente

    Você deve saber que a comunicação é a base para um bom relacionamento, seja dentro ou fora da empresa.

    Informações importantes para o bom envolvimento entre o cliente e a empresa não podem estar entre as letras miúdas do contrato, de forma que se deve sempre prezar por um diálogo franco, sincero e aberto.

    Ocorrem muitas vezes dos contratos serem cancelados justamente pela falta de alinhamento entre as expectativas dos clientes e as possibilidades de entrega de uma empresa de aluguel de gerador.

    Atendimento humanizado

    O atendimento humanizado se pauta pela escuta ativa e atenciosa, compreendendo a dor do cliente com empatia. Afinal de contas, quando você vai até uma empresa em busca de um produto ou serviço, certamente espera ter uma recepção educada e atenciosa.

    Esse atendimento é totalmente diferente do distanciamento que conversas programadas trazem. É fundamental treinar toda a empresa para ter uma abertura na comunicação, a fim de entender e tratar cada cliente com individualidade.

    Solicitar feedbacks para os clientes

    É preciso ter sempre em mente que seus clientes são fontes de informações muito úteis para sua empresa. Por consumirem os produtos e serviços, eles entendem as melhorias que precisam ser realizadas em todo o atendimento para oferecer o melhor possível.

    Muitas empresas acreditam que são as melhores de seu ramo, mas não ouvem seus clientes para saber se isso é verdade. Elas deixam de lado possíveis adaptações e melhorias que precisam ser feitas para atender as necessidades das pessoas.

    Dessa forma, acabam perdendo espaço para concorrentes, como uma empresa de iluminação para piscina que garante a satisfação do cliente.

    Fortalecer o pós-venda

    Um problema é que muitas empresas ainda consideram a venda como principal objetivo, e com isso acabam se esquecendo dos clientes.

    Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso contar com estratégias maduras para encantar os consumidores em todos os momentos possíveis. Nesse sentido, a relação pós-venda se torna um diferencial, propiciando que o cliente se encante com a sua marca.

    Posicione-se sempre de forma a mostrar para o consumidor que sua empresa está preocupada com sua satisfação e sucesso.

    Fazer um kit boas-vindas para novas clientes

    Você pode utilizar a estratégia de criar um kit de boas-vindas para encantar novos clientes de sua empresa de monitoramento ambiental.

    Esse kit pode ser algo manual, feito de produtos personalizados confeccionados especialmente para o cliente, ou podem ser uma versão virtual, como um e-mail personalizado e um cupom de desconto.

    Surpreender o cliente com promoções exclusivas

    Os descontos e promoções especiais que os clientes ganham geram sensações positivas neles. Você não precisa esperar datas comemorativas para promover essas ações, de forma que é possível acompanhar seus clientes para entender quem está precisando daquele incentivo.

    Muitas vezes, esse incentivo pode ser direcionado para aqueles clientes que estão demonstrando insatisfação, como uma forma de tentar reverter a situação.

    Da mesma forma, eles podem ser direcionados para os clientes que estão felizes com a marca, e que são considerados ideais.

    Fazer eventos apenas para os clientes

    Se você vai fazer um novo lançamento, se tem um produto que precisa ser testado e sua empresa quer saber como ele performará no mercado, fique sabendo que seus clientes podem te ajudar.

    Eventos exclusivos são especiais para os clientes que estão mais próximos da sua marca, sendo possível lançar algo com exclusividade, avisando que você está testando algo novo no mercado e quer ouvir a opinião de seus clientes para validar o teste.

    Dessa forma, as pessoas vão se sentir especiais e valorizadas pela sua marca e poderão validar as visões de mercado que a empresa de cardápio online está gerando.

    Separar os clientes por carteira

    A boa organização da empresa pode te ajudar a compreender muito mais sobre seus clientes. A dica é fazer uma divisão deles por carteiras. Essas carteiras devem comportar consumidores de perfis de tamanho, segmento e valores de investimentos juntos.

    Assim é possível criar estratégias de comunicação e engajamento que sejam personalizadas de acordo com as características dos clientes.

    A comunicação e as chances de fidelizar os clientes melhoram quando a marca consegue se colocar mais próxima das necessidades, anseios e desejos dos clientes.

    Fazer um processo de onboarding para o cliente

    Visando reduzir a rotatividade de talentos, muitas empresas adotam processos de onboarding após as novas contratações. Trata-se de um processo de alinhamento, que apresenta detalhadamente a organização para os novos trabalhadores.

    A mesma estratégia pode ser adotada por sua empresa de ultrassonografia obstétrica para seus clientes, visando acompanhar os primeiros momentos de relacionamento entre marca e cliente.

    Dessa forma é possível fazer um alinhamento mais realista sobre as expectativas e promessas. Pontuamos aqui que o processo de onboarding para o cliente não precisa ser longo, mas ajuda a diminuir frustrações.

    Considerações finais

    Após essas dicas, vale ressaltar a importância de sempre buscar personalizar o atendimento para conseguir fidelizar clientes. Neste artigo você conferiu algumas ideias criativas para a fidelização de clientes, conforme prometemos.

    Além de serem dicas práticas, elas podem ser realizadas a curto, médio e longo prazo, sem a necessidade de grandes investimentos. Afinal de contas, construir uma base sólida de clientes é primordial para a sobrevivência da sua empresa.

    Mais do que oferecer um produto ou um serviço de excelência, os clientes querem sentir que sua empresa está comprometida com sua felicidade e conquistas, então não deixe de testar essas estratégias.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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