Michael Campos

Entenda os benefícios do formato de imagem WebP para seu site

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    A imagem WebP pode ser uma ótima alternativa para você que deseja otimizar a velocidade do seu site, fazendo com que as fotos e ilustrações carreguem mais rapidamente.

    Esse formato de imagem possui uma ótima qualidade, mas é bem mais leve, permitindo que o seu site carregue com uma maior velocidade.

    Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que exatamente é o formato WebP, quais são os seus principais objetivos e por que é tão importante tê-lo em seu site.

    O que é imagem WebP?

    O WebP é um formato de imagem que foi desenvolvido em 2010, pela Google. O seu intuito era o de otimizar as páginas de pesquisas, permitindo que os sites carregarem mais rapidamente, melhorando assim a experiência do usuário.

    Isso acontece porque ele consegue oferecer uma taxa de compressão mais alta para as imagens, mantendo ainda a sua alta qualidade.

    Dessa forma, desde transportadoras em SP a padarias no Nordeste possuem a capacidade de disponibilizar uma plataforma mais rápida e fácil aos seus clientes.

    Os Webmasters e os desenvolvedores possuem a capacidade de criar imagens com tamanhos de arquivos menores, proporcionando a possibilidade de os carregar mais rapidamente.

    O motivo para que isso aconteça é que este formato utiliza um método de compressão mais poderoso, tanto do tipo lossy quanto do lossless, permitindo que seja comparado até mesmo com o JPEG e o PNG, formatos que serão discutidos profundamente mais à frente.

    O que é lossless?

    O termo lossless significa compressão sem perda, onde cada bit dos dados originais vai se manter os mesmos depois que o arquivo é extraído.

    Por exemplo, se uma imagem de placas de sinalização de segurança passar pela aplicação do lossless, significa que ela será comprimida de uma forma que não terá o mesmo tamanho, ficando menor, mas a sua qualidade de imagem se manterá intacta.

    A compressão que é realizada, sem perdas, do WebP, permite que você reduza o tamanho das imagens em até 26%, ao ser comparado com o formato de foto PNG.

    O que é lossy?

    Já o lossy é o estilo de compressão que possui alguma perda. Isso acontece porque ele é efetuado reduzindo o tamanho do arquivo ao remover uma certa quantidade de dados original.

    Por exemplo, se você fotografa um stand para eventos e realiza a operação do lossy, então você estará comprimindo ele e ganhando um menor tamanho no arquivo, o que permitirá que ele carregue mais rapidamente, entretanto, perderá uma certa qualidade da imagem.

    Utilizando uma programação preditiva com o intuito de codificar a imagem, o WebP do estilo com perda poderá oferecer uma qualidade de imagem que pode ser comparado ao JPEG. Isso acontece porque ele possui a capacidade de reduzir os tamanhos em cerca de 25% a 34%.

    Esse formato pode ser facilmente comparado ao JPEG, uma vez que existe uma pequena perda na qualidade da imagem por conta da compressão.

    O WebP possui a capacidade de combinar e oferecer o melhor que os dois formatos podem oferecer, onde enquanto ele proporciona um formato de 25% a 34% menor do que o PNG e o JPEG, ainda assim ele permite manter a qualidade da imagem.

    Qual é a importância de o site ter imagens WebP?

    As imagens WebP possuem uma grande relevância para qualquer site, onde desde uma empresa de serviços contábeis a uma loja de equipamento de informática podem se beneficiar com isso, obtendo uma página na internet que carrega mais rapidamente.

    A imagem WebP pode ser extremamente relevante para o seu site por uma série de motivos, entretanto, dentro os principais deles está a experiência do usuário na sua plataforma e também como o Google pode ranquear a sua empresa.

    A posição que você obtém nos sites de pesquisa é fundamental, uma vez que quanto melhor o seu ranqueamento, maior o número de pessoas que irá visitar a sua página e, consequentemente, maior o seu número de vendas.

    As regras do Google possuem um objetivo principal, onde através de todas as atualizações que ele tem realizado ao longo dos anos, o seu foco está na melhoria contínua na experiência do usuário no seu sistema de busca.

    Por exemplo, o usuário precisa conseguir realizar uma pesquisa voltada para licença de funcionamento e obter as respostas que busca rapidamente e, para isso, existem muitos fatores que podem impactar na sua experiência.

    Com o aperfeiçoamento tecnológico de seus algoritmos, a plataforma possui o intuito de entregar conteúdos cada vez mais relevantes ao seu usuário, entregando resultados excelentes e que resolvam o problema do internauta rapidamente.

    Dessa forma, o Google busca pelos conteúdos que sanem o problema do usuário e que sejam pertinentes à sua intenção na procura, possuindo então três elementos principais: velocidade, autoridade e conteúdo.

    Para que você alcance uma boa posição de ranqueamento no Google, é necessário que você possua muitos requisitos, entretanto, dentre eles um dos principais para a plataforma de busca é a velocidade com que a sua página carrega.

    Para que isso aconteça, é necessário possuir imagens mais leves e que permitam que o usuário não perca muito tempo esperando o seu carregamento.

    Uma das soluções para esse fator está na imagem WebP, que permite que você mantenha a qualidade das suas imagens, entretanto, em um tamanho mais restringido, possibilitando o rápido carregamento da página e, assim, melhorando o seu posicionamento na internet.

    Obter uma boa posição no ranqueamento do Google é fundamental para se destacar da concorrência e atingir ótimos resultados.

    Quais são os benefícios do formato WebP?

    Como você pode perceber, a imagem WebP possui muitos benefícios para o seu site, uma vez que através dele é possível melhorar a experiência do usuário, melhorar a sua posição no Google e aumentar as suas chances de vendas.

    Os usuários buscam por respostas rápidas e, quando uma página demora muito para carregar, existe uma grande possibilidade que o internauta desista do site. Existem muitos benefícios na utilização da imagem WebP, entretanto, dentre as principais, podem-se citar:

    • Melhor posição no Google;
    • Velocidade de carregamento;
    • Economia na largura de banda;
    • Qualidade de imagem;
    • Tamanho reduzido.

    Esses são os principais benefícios na utilização da imagem WebP, onde o seu formato pode proporcionar ótimos resultados ao seu negócio.

    Por exemplo, se você possui uma empresa de manutenção de máquinas industriais, o seu site pode fornecer uma ótima experiência para quem deseja contratar os seus serviços e, com isso, possui uma maior probabilidade de venda.

    Como conseguir imagens WebP?

    Como você pode perceber, a imagem WebP possui muitas vantagens, entretanto, existem muitas dúvidas sobre como aplicá-la em um site. Para que isso aconteça, basta seguir alguns passos.

    Um dos meios para utilizar esse formato de imagem, por exemplo, você pode exibir imagens em WebP no WordPress utilizando o WebP Express, onde, dessa forma, você pode construir o seu site de para a calibração de equipamentos, manutenção e entre muitos outros elementos.

    Você só precisa instalar um plugin no WordPress, sendo essa uma ótima plataforma para quem deseja criar um site próprio para a sua empresa.

    WordPress

    O WordPress é nada menos do que um software de gerenciamento de conteúdo (CMS), onde qualquer site que você desejar criar, com um blog, loja virtual, inserir vídeos, textos, fotos e realizar o próprio design do site, é possível ser efetuado através do WordPress.

    Esse sistema possui o intuito de gerenciar os conteúdos que você deseja inserir na sua página de forma simples e prática. 

    Através dele, não é necessária a implementação de uma linguagem de programação no seu computador para mexer no seu site. Ele consegue facilitar a criação e edição de conteúdo, de maneira que qualquer pessoa consiga criar um site de forma intuitiva.

    Por exemplo, se você deseja vender uma estrutura metálica para telhado, você consegue criar um site onde é possível encontrar a sua marca e os seus produtos facilmente.

    Dessa forma, para conseguir implementar o WebP no WordPress, será muito simples, uma vez que o plugin WebP Express utiliza a WebP Convert Library com a finalidade de modificar as imagens.

    Esse plugin possui o intuito de realizar o procedimento de um conversor, onde os navegadores suportam esse formato, entretanto, também exibe JPEG e PNG para os que não o suportam.

    Outra alternativa ainda é utilizar o plugin Optimale que o auxiliará a converter as imagens para os navegadores que suportem WebP. Esse plugin possui a finalidade de otimizar as suas imagens WebP e as fornecer aos seus usuários através de uma CDN, Rede de Distribuição de Conteúdo.

    Existem muitas maneiras de utilizar o WebP em seu site, onde o seu uso pode trazer muitos benefícios para você e para o seu negócio, melhorando a experiência do usuário e trazendo melhores resultados para a sua empresa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade