Michael Campos

Como construir um funil de conversão eficiente

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    Um funil de conversão é indispensável para todo e qualquer tipo de negócio ou empreendimento, afinal, é só através da conversão que os lucros de uma empresa são obtidos. 

    Certamente, se você chegou até aqui, não deve ter caído de paraquedas e já deve ter entendido a grande importância de construir um funil eficiente para sua empresa.

    Independentemente se é uma empresa fornecedora de aquecedor de piscina elétrico ou uma loja de artigos de decoração, um funil de conversão pode melhorar o fluxo de visitantes, a base de clientes, bem como os lucros do negócio. 

    Então, não deixe de conferir tudo que preparamos neste artigo, com todas as informações sobre funil de conversão e como construir o seu de forma eficiente e super prática. Confira!

    O que é um funil de conversão?

    Antes de saber como construir um funil de conversão propriamente dito, vamos explicar o conceito de funil de conversão, e porque ele é tão importante para os negócios em geral. 

    Basicamente, um funil de conversão representa o caminho que um cliente em potencial percorre para se tornar um cliente real da sua empresa, seja uma empresa de aluguel de andaimes, ou uma empresa de serviços de logística, por exemplo. 

    Esse funil é dividido em etapas pelas quais os clientes são estimulados pelo conteúdo até serem convencidos a fazer uma compra. Dessa forma, além de atrair clientes para o funil, você precisa saber orientá-los e apresentar opções para eles à medida que eles avançam no funil. 

    A questão é que, até a conversão final, cada etapa é um ponto estratégico para gerar conversão, portanto, a otimização de cada etapa precisa ser analisada e aprimorada pela sua empresa de tapete personalizado.

    Construindo um funil de conversão

    A construção de um funil de conversão requer alguns processos e etapas importantes, a fim de se tornar eficiente e gerar resultados. Confira agora todas as etapas para construir o seu funil de conversão: 

    Passo 1: Estude sua persona de comprador

    O primeiro passo antes de qualquer outro é de fato definir e estudar a persona do seu negócio. A persona nada mais é do que o símbolo aproximado e semi fictício do seu cliente ideal, ou seja, o comprador da solução que você oferece. 

    É com base nesse perfil que você vai criar todas as outras estratégias do funil de conversão, e que realmente poderá gerar resultados para seu negócio. Para criar a persona do comprador da sua empresa, você deve estudar o mercado e definir aspectos como:

     

    • Gênero;
    • Quantos anos eles têm;
    • Seus interesses;
    • Seus medos;
    • Seus problemas.

     

    Se você entende os problemas e necessidades e sabe do que eles precisam, poderá criar uma solução que os leve a procurá-los e garantir que seu produto ou serviço seja a resposta que eles procuram.

    Seja divisórias industriais, ou itens de decoração, em todos os negócios existe uma persona do comprador.

    Passo 2: Chame a atenção dos clientes

    Quando se trata de funil de conversão, é preciso pensar em como atrair os clientes de forma natural, através de algumas estratégias para chamar a atenção deles. 

    Mas, não qualquer cliente, somente os clientes que realmente irão comprar a solução que seu negócio oferece. Afinal, não adianta encher o funil de visitantes se nem 10% querer comprar a solução oferecida. 

    Por exemplo, se você tem um empreendimento de fornecimento de auto peças para caminhão, o seu público é somente para quem é caminhoneiro, ou possui um caminhão de carga. Não adianta tentar vender seu produto para quem possui carro, por exemplo. 

    Portanto, é preciso pensar em atrair os clientes certos, criando ofertas, marketing de conteúdo e soluções que realmente ressoam com as pessoas em todas as etapas do funil de conversão. Para isso, é fundamental saber:

     

    • Quem são seus clientes em potencial?
    • Quais as necessidades deles?
    • Quais as soluções que procuram?
    • Quais os conteúdos adequados?

     

    Cada uma dessas perspectivas está em um ponto diferente no funil de conversão, e ter uma estratégia de atração multifacetada em cada etapa do funil ajudará você a gerar leads que realmente compram a solução que você oferece. 

    Portanto, você obterá leads mais direcionados e de alta qualidade, em vez de lançar sua rede digital e esperar clientes em qualquer fonte de tráfego. Afinal, quem está em busca de comprar picanha suína certamente não são pessoas veganas e vegetarianas. 

    Passo 3: Incentive a ação

    Depois que eles chegam à sua página, você precisa induzi-los a agir, criando um mecanismo emocional em sua página de vendas. Como você cria essa conexão? A resposta não está em uma única campanha, mas sim em uma série de estratégias para conquistar o cliente.

    Você pode criar mecanismos que se tornem um diferencial em seu negócio. Por exemplo, um reconhecimento facial para obter um desconto especial, ou mesmo um e-book gratuito, por exemplo.

    São ações que visam incentivar o leitor a continuar visitando a sua página, e assim, tornar o seu funil de conversão ainda mais eficiente. 

    Afinal, é quando você mais mostra o que tem a oferecer que os clientes podem se engajar melhor no funil. 

    Passo 4: Crie um plano de conteúdo

    Um plano de conteúdo não é apenas escrever o que você “acha” que vai ressoar com seu público-alvo, mas sim saber exatamente o que eles querem em cada estágio do funil de conversão.

    Existem muitas camadas envolvidas, e algumas delas podem até se sobrepor, por isso é vital que você entenda exatamente onde estão todos os seus leitores em cada etapa do funil.

    Por exemplo, em uma empresa que oferece sistema de gestão ambiental para outras empresas, é essencial construir um plano de conteúdo B2B. 

    Portanto, para aqueles que estão no estágio inicial do funil de conversão, convém usar sua mídia local e plataforma de mídia social, bem como o conteúdo de suas postagens de blog, para abordar algumas de suas preocupações mais comuns.

    Neste ponto, trata-se de informar as pessoas sobre seu serviço, aumentar o reconhecimento da marca, convencê-las de sua experiência e incentivá-las a confiar em sua solução.

    É claro que, uma vez resolvido o problema, existe o medo de não ter notícias desses clientes novamente, como costuma acontecer com ofertas baseadas em serviços.

    Mas, os programas de fidelidade são a cereja do bolo e uma excelente base para negócios para continuar engajando o cliente e continuar sendo referência no setor de serviços.

    Além disso, atualizações e novos softwares são a opção perfeita para vendas adicionais e vendas cruzadas.

    Passo 5: Teste seu funil

    Muitas vezes, os otimizadores de conversão colocam a maior parte de sua atenção no topo do funil de conversão, com muito pouco foco no fundo do funil, onde a venda e a taxa de conversão acontecem. 

    Na verdade, é essencial evitar que isso aconteça, afinal, mesmo que não seja conveniente assustar os clientes oferecendo as soluções da sua empresa a todo momento, é importante pensar também nas estratégias de fundo de funil que realmente surtem efeito de vendas.

    Caso contrário, o investimento em todo processo de funil de conversão será em vão. 

    Passo 6: A conversa após a conversão

    Lembre-se de que uma conversão é simplesmente uma peça de um grande quebra-cabeça de construção de relacionamento com o cliente. A taxa de conversão do funil não é o princípio e o fim de todo o seu esforço de marketing com esse cliente.

    No entanto, após a conversão, você ainda deve prestar muita atenção neles. Ou seja, o seu trabalho não termina no momento em que a conversão ocorre. Mesmo depois de comprar, seu cliente ainda se pergunta: “Tomei a decisão certa?

    Com isso, ele precisa dessa segurança e de um empurrão gentil para dar o próximo passo e não solicitar o reembolso, por exemplo. Ele pode se sentir abandonado, confuso e distraído se for simplesmente direcionado para uma página de agradecimento ou área de membros.

    Portanto, pense em dar o maior suporte nesse momento após a conversão, ou seja, após a compra do cliente. 

    Conclusão

    Um funil de conversão pode transformar toda a estratégia de uma empresa, e fazê-la alcançar resultados mais expressivos.

    Mas é muito importante entrar que o funil de conversão é um loop contínuo, e o processo está sempre mudando e suas conversas com seus clientes devem sempre evoluir.

    O que atendeu às suas necessidades ontem pode não ser adequado o suficiente hoje. Portanto, esteja sempre analisando o funil e as estratégias anteriores que forem implantadas, a fim de analisar o que de fato está gerando resultados. 

    Esses são os tipos de ações que não apenas preenchem seu funil de conversão, mas também mantêm os clientes em seu negócio.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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