Michael Campos

Veja como criar estratégias de marketing digital para geração Z

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    A geração Z representa cerca de 20% da população brasileira e, por serem uma geração tão ativa e que sempre busca conhecimento para se manterem atualizados, são muito exigentes, fazendo com que as empresas tenham de pensar em como realizar o marketing digital para geração Z.

    A geração Z vem crescendo conforme o tempo passa e, habituados pelos métodos e diferentes formas de consumir produtos que aprenderam com a geração anterior, hoje, conseguem ser muito influentes nas mais diferentes empresas que se encontram no mundo.

    Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar e explorar como criar estratégias de marketing digital para a geração Z, adentrando dicas e orientações relevantes e valiosas, explicando como a internet pode ser utilizada de forma benéfica.

    A geração Z é formada pelas pessoas que nasceram entre os anos de 1995 a 2010, sendo jovens que hoje, a sua grande maioria são adultos que têm ganhado muito espaço no mercado de trabalho, seja pelas suas ideias de serviços de abertura de empresa ou como eles mudaram a forma de pensar da sociedade.

    Hoje em dia, pode-se dizer que essa geração ocupa cerca de 32% da população mundial e que são muito influentes no mercado por terem crescido junto da tecnologia e aprendido com ela, fazendo com que diversas empresas ganhassem muito com o desenvolvimento desses seres humanos.

    Enquanto a geração anterior teve que se adaptar ao novo modelo de negócios, a geração Z veio com ele praticamente inserido dentro de si, sendo mais rápidos e intuitivos com esse aprendizado, conseguindo criar até mesmo um sistema para controle de loja.

    Por terem crescido em um período onde a informação já era ilimitada, a geração Z tem a característica de não se contentar com algo que não goste, buscando sempre inovar e evoluir, trazendo novas soluções para os diversos segmentos e parâmetros da sociedade.

    Sendo assim, as empresas que realizam marketing digital são constantemente cobradas e colocadas em cheque por seguirem ou não determinadas decisões que, para esses influentes, é importante, podendo ter ou não relação com tudo, desde política a aluguel de notebook.

    Portanto, para entender melhor como criar tais estratégias de marketing que sejam efetivas para esse tipo de geração e entender quais as vantagens e benefícios disso, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido.

    Aplicando o marketing digital

    Agora que ficou um pouco mais claro quem é a geração Z e como ela é importante dentro de um contexto histórico, de desenvolvimento social e até mesmo econômico para a sociedade, é importante entender como desenvolver o marketing para ela.

    Qualquer produto ou serviço pode ser vendido desde que o marketing ao seu redor seja efetivo e converse diretamente com o público-alvo, desde um certificado digital contábil até mesmo canecas personalizadas. 

    Ou seja, o marketing digital possui ferramentas e alcance o suficiente para promover os mais variados produtos para as mais diferentes pessoas, utilizando informações relevantes para convencer o seu público.

    Sendo assim, podemos destacar alguns benefícios desse tipo de estratégia, como:

    • Maior alcance da marca;
    • Maior número de vendas;
    • Maior engajamento do público;
    • Maior probabilidade de gerar novos leads.

    Com isso, mesmo que o marketing digital seja utilizado para o desenvolvimento de software sob medida, ainda assim ele é bastante eficaz para atrair todo tipo de público, inclusive, a geração Z.

    Portanto, confira agora algumas das maneiras de realizar esse feito de forma assertiva e bastante funcional.

    1. Tenha um propósito

    As pessoas da geração Z costumam ser ligadas a grandes valores e uma vontade imensa de impactar o mundo de alguma maneira. Por isso, é mais fácil se sentirem conectadas a empresas que, de alguma maneira, exploram seus valores e seguem eles fielmente.

    Ou seja, a geração Z pensa em mudar o mundo, em torná-lo um lugar melhor e isso é refletido em seus hábitos, inclusive os de compra, e forma de enxergar a vida. 

    Com isso, as empresas que conseguem utilizar isso de maneira positiva, são capazes de atrair diversas pessoas da geração para seus produtos.

    Qual o propósito da empresa em oferecer esse serviço de, por exemplo, tradução técnica? Quem se beneficia dessa situação? Como o serviço impacta as pessoas? Esse é o tipo de pergunta que o negócio deve fazer para atrair leads e clientes desse perfil de geração.

    Portanto, explore ao máximo essas possibilidades de forma autêntica, afinal, as pessoas que compõem essa geração são espertas e sabem muito bem como descobrir e compartilhar seus ideais quando são enganados.

    1. Crie experiências diferentes

    Pessoas da geração Z são muito ligadas a experiências e momentos. Muitas vezes, um momento simples marca a vida inteira deles enquanto outras coisas podem ser extremamente triviais.

    Para eles, não importa o que está sendo vendido, mas como está sendo vendido. Em outras palavras, a forma como a empresa vende os serviços de escritorio de contabilidade e consultoria é mais importante do que os benefícios de funcionalidades de se ter isso em posse.

    Assim, a empresa que deseja acertar em cheio com o marketing digital com a geração Z deve sempre buscar formas únicas e inovadoras de promover experiências incríveis para as pessoas, buscando sempre muitas interação e sair do modelo básico de negócios.

    Alguns exemplos é a utilização de softwares diferenciados que façam algo único, ou uma campanha diferente que deixe o dia mais interessante. As possibilidades são imensas e podem variar com os conceitos e valores de empresas para empresas.

     

    1. Utilize a linguagem audiovisual

    Pense que o produto é um sistema de gestão integrada. É muito mais prazeroso conhecer e saber sobre ele ao ler um artigo ou através de conteúdo audiovisual. Para a geração Z, o que mais atrai sempre será a junção de elementos visuais com auditivos.

    As gerações anteriores trabalharam muito com diferentes tipos de conteúdo. As mais antigas utilizam muito do rádio, enquanto a anterior continuou utilizando desse aparelho e se afundou em mídias escritas, como livros e jornais.

    Com a produção de conteúdo e vídeos melhor desenvolvidos, o investimento nesse tipo de ferramenta, além de ser extremamente satisfatório e caprichoso, é uma mídia que consegue atingir diferentes tipos de públicos e perfis, casando perfeitamente com os exemplos dados anteriormente.

    Um bom exemplo disso é o próprio Youtube. Pesquisas informam que, seja para se informar ou se divertir, a plataforma é a primeira escolha dessa geração para ambos, sendo um exemplo direto de como é importante e necessário utilizar o marketing digital para atrair esse público.

    1. Se comunique com o público

    A geração Z também é bastante conhecida pelo seu diverso conhecimento e maneiras de se comunicar. 

    Como possuem essa veia tecnológica dentro de si, tiveram de se adaptar à internet e pesquisar diferentes maneiras de resolver os problemas que enfrentam no dia a dia.

    Diante disso, novas formas e diferentes formas de comunicação surgiram e fizeram com que as pessoas dessa época adorassem se comunicar e de ser incluídas nas diferentes maneiras de comunicação. Se a empresa conseguir explorar esse tipo de situação, melhor ainda.

    Isso faz com que sejam mestres no engajamento e, na grande maioria, ajudar empresas a serem assertivas nos processos criativos e de comunicação do negócio nos mais variados canais de comunicação, como as próprias redes sociais atualmente.

    Inclusive, se a marca conseguir mantê-los por perto e sempre perguntar a visão e opinião dos mesmos referentes a quizzes e opiniões referentes a produtos e serviços, a geração Z normalmente é a que melhor se manifesta, principalmente quando são envolvidas com a empresa e já possuem um alto índice de engajamento com a mesma.

    Considerações Finais

    O texto de hoje abordou como criar estratégias de marketing digital para a geração Z, explorando quem eles são, quais suas características e diferentes maneiras de chamar a atenção deles, fazendo com que se interessem por um produto ou serviço e realmente curtam o que foi desenvolvido.

    Essa geração é atenta a tudo que ocorre e até mesmo os preciosos detalhes são notados por eles. Buscando sempre praticidade e informação, além de maneiras melhores de desenvolver algumas funções, eles são únicos e possuem um perfil diferenciado.

    Entender o que os motiva e os gatilhos que os fazem se interessar por algo é parte de um longo processo, mas que traz grandes frutos para a marca, principalmente quando pensamos em maneiras diferentes de atrair consumidores e novos públicos para a marca.

    Além disso, são excelentes aliados e toda e qualquer organização que consiga se destacar no mercado de trabalho realizando, produzindo e criando eventos, campanhas e produtos destinados a esse público, tem muito a crescer e ganhar no segmento de atuação.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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