Michael Campos

Tendências para as empresas nos próximos anos

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Para que uma companhia continue sendo relevante em seu mercado é importante que a mesma sempre esteja atualizado sobre as atuais tendências para as empresas, de forma a manter os seus negócios atrativos para os seus respectivos clientes a todo momento.

    Muitas dessas mudanças podem ser previstas, como aquelas que descendem de novidades tecnológicas que surgem na sociedade, que aos poucos são capazes de modificar a forma com que um serviço é disponibilizado ao público, por exemplo:

    • Inteligência artificial;
    • Aprendizado das máquinas;
    • Chatbots;
    • Entre outras ferramentas.

    Já outras partem de origens mais imprevisíveis, como foi a difusão de covid-19, colocando o mundo em um estado de pandemia, afetando os mais diversos públicos e mercados ao mesmo tempo, trazendo grandes impactos para toda a sociedade.

    Muitas companhias viram suas atividades diminuírem nesse período, ou até mesmo colocando em risco o futuro de muitas empresas, por causa da baixa lucratividade. Mas se de um lado alguns negócios sofreram, outros viram suas atividades se expandirem.

    Esse foi o caso, por exemplo, das empresas que funcionam com base no ambiente virtual, como um curso técnico à distância, oferecendo aos alunos a possibilidade de adentrar um curso de graduação, sem a necessidade de se locomover até o pólo educativo.

    Para garantir a sua sobrevivência no mercado, muitas empresas passaram a adotar a realização de atividades digitais, como nas lojas virtuais, que comercializam os seus produtos diretamente de uma plataforma digital de venda.

    Junto a isso, houve um aumento nos serviços de entrega, com uma empresa de terceirização focada em soluções de transportes de carga, oferecendo os seus serviços para as mais diferentes empresas de diferentes setores de venda.

    Dentro dessas situações exemplificadas, já é possível perceber como o mercado de uma forma geral se modifica com frequência, e até mesmo dentro de uma realidade de grande imprevisibilidade, como foi o caso da pandemia, esse processo de adaptação segue forte.

    E tudo isso decorre das mudanças que ocorrem diretamente com o público, levando o mercado apenas a reagir a essas modificações.

    A sociedade se transforma, assim como o mercado

    Para entender as mudanças que movem o mercado, é importante se atentar ao fato de que o meio comercial não existe para moldar os comportamentos e hábitos de consumo da sociedade, pelo contrário, ele apenas reage a tais condutas.

    Pois se os serviços de consultoria ambiental tornam-se cada vez mais requisitados pelas empresas, em busca de adequar as suas atividades com a causa ambiental, é por causa do estado cada vez mais consciente do público acerca deste assunto.

    Isso se estende aos mais diferentes setores do mercado, assim como as diversas modalidades e ferramentas que vão sendo implementadas, como as soluções digitais que envolvem os métodos de pagamento, por exemplo.

    Após a sociedade se comportar de forma cada vez mais íntima com o pagamento digital, como nas transferências bancárias via aplicativos, as lojas precisaram se adaptar e essa nova realidade, oferecendo novas formas de pagamento aos seus clientes.

    Uma situação na qual as lojas reagem aos interesses do público, com apenas os grandes empreendimentos conseguindo se agilizar nesse sentido, identificando através de pesquisas de comportamento as possíveis mudanças a ocorrerem na sociedade.

    Processo esse de adaptação que é ainda mais importante quando se trata de um negócio que atua justamente com produtos que podem ser customizados, de acordo com as necessidades do público, como uma fábrica de produtos promocionais personalizados.

    Assim como uma loja de decorações para festas de aniversário precisa se atualizar com frequência às tendências de moda, ou então aos desenhos e filmes mais populares do momento, quando se trata do setor voltado às festas infantis.

    E as tendências continuam a se modificar, visando justamente se adequar aos hábitos comportamentais da sociedade, que se espalham diretamente para as transações comerciais. 

    Sendo assim, para que o seu negócio continue a conquistar uma posição relevante no mercado e em relação à sua audiência, é importante estar sempre atento às tendências que o futuro reserva, dentro de sua grande pluralidade de possibilidades.

    Tendências do mercado para os próximos anos

    E junto a essa diversidade de costumes e orientações que devem dominar o mercado e a sociedade nos próximos anos, é preciso que as empresas tentem se adaptar da melhor maneira possível a essa onda de mudanças.

    Uma forma de se conquistar isso é através de um projeto de antecipação, garantindo com que uma empresa de letreiro apresenta as melhores soluções visuais para os seus clientes, de forma a conquistar a sua atenção.

    E entre essas tendências, algumas se destacam por sua grande possibilidade de expansão, já sendo encontrada na sociedade atual.

    Transformação digital

    As mudanças trazidas pelas tecnologias já são uma realidade e a tendência é que isso só aumente nos próximos anos, levando em conta não só o avanço das ferramentas digitais, mas também da forma como o público vem aceitando essas novas soluções.

    O que pode ser perceptível com a popularidade que as redes sociais alcançaram, com diversos usuários interagindo dentro de uma plataforma virtual, tendo um maior contato inclusive com as empresas, resultando em uma completa mudança desse mercado.

    Mais lojas virtuais

    E assim como o público passa a migrar suas atividades para o universo digital, o mesmo acontece com o meio comercial, com expansão das chamadas lojas virtuais. Os estabelecimentos comerciais que oferecem seus serviços diretamente através da internet.

    Envolvendo pequenos e grandes empreendedores, como uma vencedora de bolsas personalizadas para empresas, tendo a possibilidade de oferecer o catálogo de produtos através de um site próprio de vendas, sem a existência de uma loja física.

    Trabalho remoto

    E não é apenas no meio comercial que as tecnologias prometem revolucionar a sociedade como conhecemos, a maior proliferação de trabalho em formato remoto é também uma grande possibilidade, com os escritórios sendo substituídos pela casa dos funcionários.

    Algo já visto diante o estado de maior flexibilização das atividades durante a pandemia, no qual o modelo híbrido, alternando entre dias de trabalho na empresa e em casa, são cada vez mais comuns.

    Maior segurança digital

    E se boa parte das atividades estão sendo migradas para a internet, é esperado também que esse ambiente passe a contar com plataformas cada vez mais seguras.

    Pois assim como uma fábrica necessita de sinalização de segurança para evitar a causa de acidentes, o mercado digital também precisa de um bom serviço de proteção, para impedir que ocorram fraudes, golpes e invasões dentro desses sistemas.

    Mais flexibilidade e autonomia para os indivíduos

    Uma facilidade em geral que a tecnologia traz para as pessoas é uma maior flexibilidade na realização de suas atividades, seja no trabalho ou comércio, como citado anteriormente, mas também no lazer, no atendimento nas lojas, entre outras questões a serem otimizadas.

    Assistência digital de voz

    Junto a essas soluções digitais, vale destacar a presença cada vez maior das assistentes digitais, presentes nos aparelhos de celular além de dispositivos próprios, com sistemas de inteligência artificial auxiliando os indivíduos a realizar uma variedade de atividades.

    Busca por inovação e tecnologia 5G constante

    Para garantir acesso a muitas dessas ferramentas digitais, se mostra necessária uma conexão de internet de qualidade, como o que está sendo prometido com a conexão 5G, capaz de resultar em uma ampliação das atividades digitais.

    Aceleração de estratégias

    E junto a essas mudanças constantes, principalmente naquelas que envolvem o mercado tecnológico, é previsível que haja também uma aceleração no processo de tomada de decisões, com as empresas tendo que agir rapidamente com novas alterações sociais.

    Priorização pela saúde mental e não física

    Mas nem só de soluções digitais se encontram as tendências sociais, sendo possível observar um aumento com os cuidados que envolvem a saúde mental, deixando de lado os tabus que envolviam o tema, como problemas de depressão, ansiedade e temas afins.

    Isso resulta em uma sociedade mais consciente não só para a saúde física, mas também para a importância do equilíbrio emocional.

    Busca por sustentabilidade

    Esse comportamento consciente da sociedade também pode ser encontrado no que se refere a causa ambiental, com temas como reciclagem e diminuição de dejetos produzidos entrando em pauta nas discussões do público e do mercado.

    Ética e transparência nas empresas

    Outra consequência positiva desse estado consciente da população está relacionado com a forma com a qual as empresas se importam, tanto com os seus consumidores como com os seus colaboradores internos.

    Nesse sentido, uma empresa de placas de comunicação visual interna, por exemplo, precisa ser transparente sobre o despejo dos seus resíduos, sobre as práticas sociais adotadas, fora uma clareza sobre as suas finanças ao mercado empresarial.

    Por isso, é importante para as companhias se adaptarem a essas novas tendências do mercado, o mesmo deve ocorrer com as pessoas, procurando por novas especializações, de forma a se encontrarem aptas a ocupar essas novas vagas de trabalhos.

    Pois o mercado sem dúvida estará em busca de profissionais especializados para executarem essas novas atividades que serão necessárias para a manutenção e atualização dos diferentes mercados.

    Tudo a ser conquistado simplesmente ao analisar a situação atual da sociedade, e com base nisso se preparar para as possíveis mudanças que prometem surgir nos próximos anos.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade