Michael Campos

Prova social: entenda sua importância e como utilizá-la

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    A prova social é uma ferramenta muito utilizada por empresas de diversos portes, em grande parte como uma forma de alcançar um potencial maior de validação para uma série de estratégias de marketing que podem ser usadas a longo prazo.

    Indicar uma pessoa de confiança é um passo importante para ficar seguro com a sua escolha. Por isso, ter esse tipo de influência em seus consumidores pode aumentar suas possibilidades. Contratar uma empresa de cartão de visita pode ajudar nesse momento.

    Essas ações geram importantes impactos na forma de pensar, agir e até mesmo em formas de consumir melhor os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos, garantindo uma estrutura de qualidade nesse tipo de ação.

    A prova social nada mais é do que um auxiliar na hora de persuadir um cliente que tem interesse nos produtos ou serviços que você tem a oferecer, ajudando a convencer o momento da compra ou da contratação com sua companhia.

    Dessa forma, a prova social acaba sendo uma importante forma de influenciar os consumidores, otimizando suas chances de venda consideravelmente. Isso porque a prova social aumenta a credibilidade de empresas de camisetas personalizadas.

    Quando um cliente faz uma validação ou um depoimento sobre a experiência de compra que ela obteve, isso gera mais segurança e conforto para novos consumidores, que se sentem mais instigados a efetuar a compra por si só.

    Esse tipo de recurso é muito importante para garantir uma estrutura de qualidade ao atendimento e até mesmo nas conversões em venda realizadas pela sua companhia, uma vez que se trata de um processo muito positivo para a corporação.

    Nesse aspecto, a prova social se torna um importante elemento de argumentação, potencializando suas vendas e o convencimento de consumidores, que muitas vezes dependem desse tipo de informação para tomar uma decisão final.

    Existem alguns pontos importantes para se levar em conta com relação à prova social, fatores que são fundamentais para você trabalhar corretamente com esse tipo de elemento ao vender brindes personalizados para feiras

    São eles:

    • Escala;
    • Ambiguidade;
    • Similaridade;
    • Atração;
    • Autoridade.

    Cada um destes pontos é muito importante para lidar com esse tipo de recurso com mais profissionalismo. Enquanto na escala você consegue alcançar mais pessoas validando a solução, a ambiguidade entra com a qualidade da avaliação.

    Se a maioria das pessoas que fez a prova social falou positivamente sobre a empresa, as chances de conseguir mais vendas com esse tipo de recurso são maiores também. A similaridade por outro lado discute o quão parecidos são os relatos.

    Se eles forem muito discrepantes, algumas pessoas tendem a ficar com dúvidas quanto à compra de mais itens como estes.

    A atração se relaciona com a proximidade entre os influenciadores e os influenciados.

    As pessoas têm uma tendência maior a consumir produtos e serviços quando são recomendados por alguém de confiança, seja uma pessoa próxima ou um influenciador digital que pode impulsionar suas vendas de caixas de papelão para transporte de mercadorias.

    Por fim, a autoridade é uma atenção especial dada a um produto ou serviço. Trata-se da validação realizada por um profissional da área ou um especialista no ramo em que sua empresa trabalha, o que ajuda a aumentar o interesse externo em seus itens.

    Principais tipos de prova social

    Agora que você consegue entender melhor o que é a prova social e como ela funciona, é preciso compreender os principais tipos desse modelo e como aplicá-los com qualidade em suas ações.

    É importante ter em mente, entretanto, que nem todas as ferramentas funcionam da mesma forma para todas as empresas, e você deve ter em mente que é preciso cuidados para você trabalhar com a prova social para vender mochilas promocionais ou outro tipo de produto.

    Com isso, adaptar esses elementos a sua realidade é um passo muito importante para você utilizar da melhor maneira possível esse tipo de recurso, otimizando assim suas vendas de maneira muito mais efetiva.

    Estudo de caso

    Este é um dos formatos mais utilizados de prova social, uma vez que lida diretamente com dados e estatísticas relacionados diretamente ao impacto de sua empresa. Normalmente, são um excelente argumento de validação para as vendas.

    Um dos mais requisitados para argumentação de vendas entre empresas, também conhecidas como B2B (Business to Business), uma vez que esse tipo de estatística comprova os resultados que você está oferecendo para o consumidor.

    Trabalhar os casos de sucesso com outros clientes é uma excelente maneira de explorar seus recursos e construir uma ação mais efetiva para suas vendas de displays personalizados como um todo.

    Depoimento

    Os depoimentos são uma ferramenta fundamental da prova social, e eles podem ser de qualquer tamanho. Quando um consumidor dá um relato de satisfação com a compra em sua companhia, você consegue aumentar consideravelmente suas vendas.

    Esse tipo de recurso também pode ser usado em qualquer segmento, e para qualquer tipo de solução. Tanto empresas B2B quanto empresas B2C (Business to Consumer) conseguem resultados muito mais expressivos com esse tipo de ação, alcançando novas possibilidades.

    Para passar mais credibilidade em seus depoimentos, é fundamental que você consiga colocar informações da pessoa que está realizando essa ação. 

    Dados como nome, cargo e se possível uma fotografia do consumidor de seu curso técnico à distância ajudam a criar um ambiente mais adequado para suas vendas.

    Avaliação

    Avaliações são uma ferramenta muito comum em vendas online ou em produtos, uma vez que é uma ferramenta rápida e prática para o consumidor. 

    Enquanto o cliente pode fazer a avaliação assim que recebe o produto, esse resultado já fica disponível para novos clientes.

    Alguns segmentos de serviços, como no caso de hotelaria e turismo, também aproveitam esse conceito de avaliação para conseguir um bom resultado em suas vendas. Quanto mais clientes avaliarem, melhor cotado será o item.

    Além de contar com uma avaliação própria, comum para e-commerces e outros locais de vendas, você pode também trabalhar com sites especializados que reúnem críticas e elogios de seus clientes e faz uma conceituação da empresa de maneira avaliativa.

    Redes sociais

    As redes sociais são uma ferramenta de alto impacto nas vendas atualmente. Todos os dias, milhões de usuários no mundo todo acessam estas plataformas para trabalhar com mais efetividade em suas ações.

    Através das redes sociais, é possível dialogar diretamente com os consumidores, que poderão falar a respeito da empresa em menções e compartilhamento. 

    Esse tipo de recurso permite ainda que você consiga viralizar publicações de sua abertura de empresa simples.

    Um conteúdo viral, tal qual um vírus, se espalha desenfreadamente, iniciando com o compartilhamento de suas ações por clientes próximos, que dividem a publicação em suas redes de amigos e familiares.

    Estas pessoas, por sua vez, compartilham em suas próprias redes, possibilitando uma ação muito maior de engajamento e muitas vezes alcançando até mesmo pessoas fora de sua bolha de atuação.

    Estas interações muitas vezes são uma forma de validar suas publicações, servindo como um demonstrativo de satisfação de seus clientes que compartilham esse tipo de resultado nas principais redes sociais.

    Validação de autoridades

    As autoridades são ferramentas importantes de validação para sua empresa. Fazer a prova social com estes profissionais ajuda a tornar mais criterioso o processo de apresentação de resultados com seus clientes e consumidores.

    Uma autoridade pode ser um profissional da área, que é especializado no tipo de material que você tem a oferecer, ou uma grande empresa no mercado, que serve como um case de sucesso de sua empresa enquanto fornecedora de produtos ou serviços.

    Quanto mais você consegue apresentar esse tipo de resultado, maior é o alcance demonstrado pela sua empresa, otimizando esse tipo de recurso com muito mais atividade.

    Números de visitantes

    Uma das provas sociais mais recentes no mercado é o número de visitantes de sua empresa. Ele identifica a quantidade de pessoas que frequentou seu site em um determinado período, indicando o quanto você pode trabalhar com esse tipo de ação.

    Geralmente, essa modalidade é utilizada por empresas que precisam da validação pela quantidade de pessoas acompanhando, como é o caso de veículos de imprensa ou produtores de conteúdo.

    Estes profissionais são muitas vezes avaliados pela quantidade de pessoas que usam seu material como fonte fiável, por isso é importante que você saiba como controlar melhor esse tipo de situação.

    Considerações finais

    A prova social é uma importante ferramenta de validação para qualquer empresa no mercado, e por isso é importante saber como e quando utilizar esse tipo de ação para ter uma visibilidade mais forte.

    Esse tipo de ação é fundamental para conseguir resultados mais positivos, e funciona nos mais variados nichos de atuação.

    Portanto, é importante que você saiba como aplicar a prova social para se tornar uma referência em sua área e conquistar um espaço de liderança.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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