Michael Campos

Veja como alinhar a automação de marketing ao seu marketplace

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Gizella Almeida

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    Quando vemos um mercado de sucesso, precisamos saber que existe uma estratégia de Marketing bem estruturada por trás dele para garantir altos resultados. 

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    Assim como um shopping center tradicional funciona, um marketplace também precisa de tráfego humano para ter compradores e, consequentemente, receita. 

     

    Para que as estratégias sejam mais eficazes e otimizadas, é importante implementar a automação de marketing digital. 

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    Neste artigo, mostraremos o que é a automação e por que ela é tão importante para o seu sucesso.

    Automação de marketing: definição

    A automação de marketing é um conjunto de estratégias implementadas automaticamente por plataformas especializadas para essas funções. 

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    É um dos pontos mais fortes e importantes do marketing digital, pois otimiza grande parte do tempo da equipe e oferece resultados promissores. 

     

    Algumas estratégias de automação incluem disparo de e-mail marketing, agendamento de posts em redes sociais, mídia paga e chatbots. 

     

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    Essas são algumas das atitudes tomadas pela automação de marketing e, por mais simples que pareçam, afetam o dia a dia da equipe de marketing e vendas, que costumam ter de lidar com muitas funções ao mesmo tempo.

    E o marketplace?

    O conceito de marketplace traz consigo a ideia de um espaço livre para comprar e vender mercadorias em um mundo virtual. Em comparação com o mundo off-line, é como um shopping center mesmo.

    A principal tarefa do comerciante é gerenciar e atrair fornecedores e clientes para a plataforma. E para fazer isso da forma mais convincente, é necessário utilizar técnicas de marketing digital.

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    Pelas facilidades físicas, o marketplace revolucionou o e-commerce, tornando as compras online mais fáceis e práticas para clientes e fornecedores.

    Como a automação é implementada na prática?

    Para que o processo de automação de marketing para marketplace funcione de forma eficaz, você precisa de uma ferramenta que permita automatizar diversas funções.

    E, claro, precisa reunir dados e informações detalhadas sobre o tipo de público que deseja alcançar. Saiba mais abaixo!

    Conheça bem o seu público

    Você não pode fazer automação de marketing se não souber quem são os clientes ideais do seu mercado.

    Ao entender quem é a persona da empresa, você saberá como se comunicar com ela, a melhor forma de falar e sobre o que falar com ela.

    Entenda as reais necessidades de seus potenciais clientes e crie conteúdos direcionados a eles. Além, é claro, de compartilhar esse conteúdo nos canais onde estão presentes.

    Envie e-mail para clientes cadastrados 

    Quando um lead aparece, tudo deve ser feito para não perdê-lo, por isso deixar um e-mail automático pronto para ser enviado a ele após o cadastro nas plataformas garante a fidelização.  

    Esses e-mails podem conter:

    • Mensagens de boas-vindas;
    • Recomendações de produtos;
    • Ofertas especiais;
    • Conteúdo informativo.

    Afinal, é mais do que conseguir aquele lead para comprar seu produto ou serviço: é educá-lo e alimentá-lo com conteúdos valiosos que agreguem conhecimento à vida deles.  

    Conheça todas as etapas da jornada do consumidor 

    Ao conhecer toda a jornada do consumidor, você pode criar conteúdos individualizados para cada etapa, o que torna sua estratégia muito mais atrativa. 

    Outro aspecto importante de conhecer a jornada é que ela ajuda a prever o comportamento do consumidor e antecipar o caminho que ele fará até se tornar um cliente de fato.  

    Essas informações permitem que você crie ações que podem ser programadas em sua ferramenta de automação de marketing.

    Invista em tráfego pago

    O tráfego pago se tornou uma ótima estratégia porque a equipe de vendas e marketing não precisa mais ficar horas atrás de novos clientes: as plataformas pagas fazem o trabalho perfeitamente. 

    A maioria das redes sociais construiu ferramentas de automação que focam na publicidade paga. São estratégias que levam muito mais pessoas dentro da plataforma da marca da empresa. 

    O objetivo dessa ferramenta é filtrar os usuários que possam se interessar pelo que a marca tem a oferecer e ao mesmo tempo divulgar seu produto ou serviço para eles, aumentando a probabilidade de compra. 

    Esteja nas redes sociais

    Outro canal de marketing bastante conhecido são as redes sociais. Você pode alcançar relevância orgânica nas redes que fazem mais sentido para o seu mercado.

    Independente da rede social, é necessário manter uma frequência mínima de mensagens. Mas lembre-se que os resultados orgânicos deste canal são resultados de médio a longo prazo.

    Assim, é possível fazer com que seus seguidores vendam ou se cadastrem em seu marketplace. 

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

     

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