Michael Campos

Copy de anúncios: como fazer textos incríveis

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    Saber fazer um bom copy de anúncios é um grande desafio nos dias atuais, isso porque falamos não só de apenas uma chamada para os potenciais clientes, mas de toda uma estrutura que pode ajudá-lo a se encantar pela sua marca.

    Nos últimos tempos, muito se fala sobre o copy, que se originou do trabalho de copywriting, exercido por profissionais que são chamados de copywriters e que, se você está atento às novidades do mercado, já deve ter ouvido falar sobre.

    Mais à frente iremos entender um pouco mais sobre o que é esse trabalho, mas antes de qualquer coisa, é preciso que entendamos mais sobre a importância desse trabalho para as empresas e dentro do mercado no geral.

    Isso porque, nos últimos tempos, uma onda de produção de conteúdo de qualidade também começou a se destacar no mercado e, dentre elas, a criação de copys de sucesso marcaram o mundo e fez com que esse setor ganhasse mais visibilidade.

    Afinal de contas, conseguir fazer uma pessoa comprar a sua corrente escavadeira, por exemplo, apenas com um texto é algo surpreendente. Por isso, os copys passaram a ser cada vez mais valorizados dentro do mercado.

    Tendo isso em vista e entendendo a importância de tal trabalho, hoje iremos conhecer mais sobre esse universo e o melhor, iremos te ajudar a produzir copys irresistíveis e de qualidade para a sua marca, seja qual for o tamanho ou segmento dela.

    Entenda o que é copy de anúncios

    Para começo de conversa, os copys nada mais são do que textos que são produzidos de forma persuasiva e intencional, ou seja, o seu principal objetivo é fazer com que você compre o que será oferecido naquela produção.

    Diferente de um artigo como este que está lendo, que tem o objetivo de te informar sobre um assunto, o copy utiliza estratégias e mecanismos de produção que farão o seu cérebro desejar o produto ou serviço que será oferecido.

    Os copys se destacam por serem textos pequenos, mas com um grande potencial de vendas, podendo ser usados para vender desde um fomento mercantil factoring até mesmo um serviço de cuidados com os animais.

    Tais produções surgiram há pouco tempo no mercado, mas já construíram um império poderoso e têm feito cada vez mais empresas entenderem a importância dos copys e procurarem por profissionais que saibam produzi-los.

    Até porque muitos pensam que para fazer bons copys basta apenas saber escrever bem, mas esse é um grande mito, existe todo um preparo e alinhamento de estratégias que precisam ser estudados com antecedência.

    É por isso que hoje existem profissionais dedicados apenas à produção de copys, que são os copywriters, mas isso não significa que você também não possa desenvolver tal habilidade e aprender a produzir as suas próprias copys.

    Seja o time de marketing de uma empresa que venda exaustor banheiro silencioso ou até mesmo de uma empresa que presta serviços medicinais, todo e qualquer tipo de negócio pode apostar nos copys e desenvolver anúncios ainda mais tentadores.

    Elementos fundamentais de um copy de anúncios

    Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é o copy, chegou o momento de conhecer alguns elementos fundamentais para a produção desses textos em anúncios, pois como mencionamos, não basta apenas escrever bem.

    Existem alguns pontos que são considerados cruciais na produção de bons copys e que não podem ficar de fora dos seus e, caso você queira aprender a produzi-los, vale a pena conhecê-los. Confira:

    Chamada para ação

    O primeiro deles é a chamada para ação, que nada mais é do que um convite feito ao usuário no fim do seu texto e que o leva a tomar a decisão que você pede e estimula a tomada de uma atitude com base em tudo aquilo que ele leu.

    Por exemplo, ao se deparar com um “Clique aqui para falar com um de nossos atendentes” logo após uma copy que divulga uma consultoria ambiental Campinas, as chances desse usuário clicar são grandes e isso é o que chamamos de chamada para ação.

    Gatilhos mentais

    Além disso, também temos os famosos gatilhos mentais, que fizeram e ainda fazem um grande sucesso dentro do universo do marketing e que vale a pena conhecer a fundo, pois são cruciais dentro dos seus copys.

    Existem diversos gatilhos mentais que servem para desenvolver determinados estímulos nos cérebros dos usuários, o que os levam a tomar as atitudes que você deseja, por isso é importante estar por dentro dos gatilhos mais eficientes do mercado.

    Palavras-chave

    E é claro que as palavras-chave não poderiam ficar de fora desse arsenal de elementos fundamentais, pois é através delas que muitas pessoas podem conhecer o seu negócio e se interessar pelo que você vende.

    Existem palavras-chave que são grandes, como um produto para tirar mau cheiro de fossa que muitas pessoas podem procurar, e as pequenas como uma garrafa térmica. Vale a pena estudá-las e trazer para as suas copys as mais alinhadas com o seu segmento.

    Esses são alguns dos diversos elementos essenciais para a produção de um bom copy e que podem te ajudar nesse processo, fazendo com que você saiba por onde começar para obter os resultados que tanto almeja.

    Saiba o que levar em consideração ao criar um copy

    Agora que você já entende um pouco mais sobre esse universo, chegou o momento de conhecer alguns outros pontos que você precisa levar em consideração e sempre reforçar em sua mente durante a produção de um copy. Confira abaixo alguns deles:

    Objetivo da marca

    O primeiro é o objetivo da sua marca, ou seja, você precisa saber onde deseja chegar e quais resultados deseja conquistar a partir daquele anúncio. Não pense apenas em números, mas em todo o impacto positivo que sua marca pode ter no mercado.

    Público-alvo

    Além disso, saber mais sobre o perfil do seu público-alvo também é essencial, pois conhecer sobre as pessoas que buscam por um levantamento topográfico preço acessível, por exemplo, é o que te ajudará a saber para quem você está escrevendo.

    Personalidade

    E é claro que lembrar da personalidade da sua marca é sempre algo essencial, pois você precisa ser fiel a isso e sempre trazer para as suas produções, textos que respeitem a personalidade da sua marca e que criem algo único no mercado.

    Pontos simples como esses, mas que muitas vezes passam despercebidos por alguns profissionais, fazem toda a diferença na produção e vale a pena reforçar sua importância para que você nunca os esqueça.

    Dicas de como fazer textos incríveis 

    Você pode até pensar que escrever copys é complicado, pois não consegue escrever nem um texto simples, mas hoje vamos te provar que isso pode ser mais fácil do que você pensa. Confira abaixo algumas dicas para te ajudar a escrever textos incríveis: 

    Seja objetivo

    A primeira delas é ser objetivo, seja no anúncio do seu serviço de recuperação de áreas degradadas pela mineração ou na venda de seus acessórios, as pessoas não gostam de enrolação e a sua produção deve ser clara e sucinta, sem rodeios e atrasos.

    Busque referências

    Além disso, buscar por referências também é algo essencial, afinal de contas, é através delas que você pode aprender mais e se inspirar em modelos de textos e outras copys para adaptar às suas e produzir textos cada vez melhores.

    Sempre revise

    Outra dica muito importante é sempre revisar tudo o que você escreve, pois é durante a revisão que você pode ver algo que precisa ser mudado ou que pode ser melhorado para que você chegue onde deseja.

    Pratique constantemente

    E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a prática, afinal de contas, nem mesmo o melhor produtor de copys do mundo nasceu sabendo produzi-las, tudo depende da prática, do empenho, tempo dedicado e foco no que você quer fazer.

    Com dicas como essas você conseguirá produzir textos incríveis e ótimos copys para a sua empresa de filtros autolimpantes ou seja qual for o produto/serviço oferecido, e tudo isso de uma maneira bem mais simples do que você imagina.

    Como analisar as estratégias para criar copy de anúncios?

    Para finalizar este conteúdo, selecionamos uma lista com algumas métricas que você pode levar em consideração para ter certeza de que suas estratégias de copy estão gerando bons resultados. São elas:

    • Total de conversões;
    • Número de vendas;
    • Faturamento;
    • Ticket médio;
    • Taxa de cliques no anúncio;
    • CAC.

    É importante acompanhá-las, pois é através delas que você saberá se seus copys estão atraentes ou se algo precisa ser mudado para gerar um sentimento diferente no potencial cliente.

    Considerações finais

    Dessa maneira, você conseguirá produzir copys incríveis para o seu negócio e ver, na prática, como textos bem estruturados e intencionais podem fazer toda a diferença em seus resultados.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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