O Marketing no Carnaval é uma estratégia importante para as empresas nesta época festiva que querem promover os produtos e serviços com a vibe festiva do momento.
E como o Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, reunindo milhares de pessoas nas ruas, boates, casas de dança, bares ou até mesmo na casa de amigos, não poderia ser desprezado o seu grande potencial de promover vendas e estratégias.
E essas estratégias podem ser aplicadas a todos os públicos e setores do mercado, afinal, nessa época as pessoas compram diversos itens, como copos térmicos para cervejas e até mesmo garrafinhas de água para curtir os blocos carnavalescos.
Isso faz com que a demanda e oferta aumentem nas indústrias que fabricam esses produtos, sendo necessário realizar a calibração de instrumentos nos equipamentos e máquinas de produção.
E tudo isso reflete em como as lojas e e-commerces podem fazer o seu marketing, afinal, sem um bom estoque nesse período, toda estratégia publicitária e de marketing pode ir por algo abaixo.
Pensando nisso, preparamos este artigo completo para abordar tudo sobre o marketing de Carnaval, e como você pode fazer isso para aumentar a base de clientes e contratos de serviços tanto de uma empresa terceirizada de morsa giratória como de lojas de bijuterias.
Confira todas as informações adiante!
Importância de desenvolver marketing de carnaval
Muitas empresas e organizações que vendem produtos ou serviços e quaisquer tipos de soluções não entendem a importância de desenvolver o marketing de Carnaval.
Mas de fato essa é uma época precisamente importante para desenvolver estratégias de marketing. E se você duvida, vamos ajudar você a entender o porquê a seguir.
A sua empresa precisa fortalecer as vendas
Fevereiro é uma época em que as empresas precisam engrenar as vendas, afinal, janeiro é uma época em que as pessoas geralmente estão mais apertadas devido às compras de final de ano, e por isso ficam mais contidas para novas compras.
Com isso, alguns setores, como serviços de instalação de sensor indutivo em empresas industriais, por exemplo, podem sofrer mais com essa contingência. Isso porque, é um período mais parado para altas produções de insumos nas indústrias.
Nesse sentido, é preciso estruturar uma boa estratégia de marketing de Carnaval para engrenar as vendas no mês de fevereiro e mudar o cenário.
Portanto, se você não entendia a importância de desenvolver estratégias de marketing para o Carnaval, já tem um grande motivo que é fortalecer as vendas do seu negócio, que leva ao segundo motivo que vamos abordar abaixo.
As pessoas estão mais movidas a comprar
O primeiro motivo acima para estruturar as estratégias de marketing de Carnaval é explicado pelo simples motivo de ser uma época em que as pessoas já se recuperaram das compras de fim de ano e estão mais movidas a gastar novamente.
Em outras palavras, as pessoas iniciam as compras para o ano realmente começar, que é logo após o Carnaval. Essas compras envolvem, por exemplo:
- Compra de material escolar;
- Compra de roupas de ginástica;
- Compra de itens de decoração;
- Compra de peças para revisão de carro.
E muito mais, pois surge a necessidade de adquirir vários serviços e produtos básicos para começar o ano de verdade.
Afinal, as aulas voltam em fevereiro e as pessoas também estão dispostas a começarem novos hábitos, como praticar exercícios físicos, além de quererem mudar a decoração da casa e fazer a revisão do carro, comprando sucata de cobre preço promocional.
Nesse sentido, como bom empresário e empreendedor, é fácil entender que todos esses itens citados englobam tanto as empresas industriais, empresas de serviços, como também pontos fixos e as lojas de vendas de produtos para o consumidor final.
Afinal, tanto a grande lista de material escolar dos filhos, como a casa que precisa de um serviço de limpa fossa preço faz com que muitos setores em fevereiro voltem a aquecer.
Ajuda a aumentar o reconhecimento da sua empresa
Conseguir desenvolver estratégias para vender mais durante o Carnaval é uma ótima forma de aumentar o reconhecimento da sua empresa e fidelizar clientes.
Isso porque esta é uma das datas comemorativas que mais impulsionam os negócios, estimulando o aumento das vendas, como já abordamos nos tópicos anteriores os motivos porque isso ocorre.
Para atingir esse objetivo, é fundamental ter uma estratégia de vendas bem planejada. Até porque este é o momento para o qual todos os lojistas estarão se preparando e encontrar formas de se destacar e criar uma experiência única para o seu cliente fará toda a diferença.
Seja para vender periféricos para sopradoras para as indústrias ou vender peças e semijoias para as lojas de shopping revenderem, por exemplo.
Portanto, se você pensava que o mercado B2B (negócios entre empresas) estaria de fora da importância do marketing de Carnaval, estava muito enganado.
Como criar estratégias de marketing de Carnaval?
Agora vamos conferir detalhadamente as principais estratégias para você promover o marketing de Carnaval na sua empresa e no seu negócio.
Independentemente se você possui uma loja de tintas ou uma empresa que vende equipamentos de filtros manga para outras empresas, dá pra fechar muitos negócios com o marketing de Carnaval. Confira as dicas:
Estabeleça boas estratégias de comunicação
Existe um ditado que diz que “o que não se vê, não se quer”, o que faz muito sentido para quem quer divulgar uma marca e divulgar seus produtos.
Se você ainda não mostrou e divulgou aos seus clientes o que está oferecendo para o carnaval, com certeza eles irão comprar de um concorrente que não perdeu a oportunidade de fazer isso.
Portanto, pense na forma de comunicação com os clientes, no serviço que pretende prestar no período de carnaval, e conte com a criatividade e muitas cores que já entram no clima de alegria para contagiar os clientes.
O ideal é que você escolha quais mídias serão utilizadas para essa comunicação. O marketing tradicional e offline ainda funciona, não é à toa que continua sendo usado. Portanto, não descarte-o.
Por isso, pense em criar folders com ofertas, anunciar em jornais locais, distribuir panfletos, criar banners e até campanhas de rádio. Aproveite que essas ações podem ser direcionadas para um perfil de público específico e faça campanhas precisas.
Esteja presente nas redes sociais
Obviamente as redes sociais não podem faltar na sua estratégia de marketing de Carnaval. De fato, todas as empresas estarão lá, promovendo seu marketing durante essa festividade, portanto que tal promover um diferencial?
Para isso você pode criar um clima de curiosidade e deixar o cliente ansioso pelas ofertas e eventos que o aguardam durante o Carnaval. Você pode fazer isso incluindo o cliente nos horários de preparação da loja que antecedem os dias de festa.
Esse também pode ser o assunto de suas postagens nas redes sociais, onde a maioria dos festeiros procuram por dicas de fantasias, sugestões de compras e os lugares mais populares para festas.
Divulgue seus produtos com a alegria do Carnaval
Aproveite para divulgar os produtos da sua empresa e mesmo que não seja diretamente relacionado ao Carnaval, ajuste sua campanha de varejo já no clima carnavalesco.
Dessa forma, os clientes serão instigados a comprar seu produto simplesmente porque eles associarão a alegria e a festança carnavalesca que você está promovendo com seus produtos, por mais que eles não tenham ligação direta com a época.
Sem contar que as redes oferecem uma proximidade com seu público que não existe em nenhum outro canal de comunicação. As reações são praticamente imediatas e você já saberá se a campanha é um sucesso ou não, e pode modificar conforme a necessidade.
Promova o tom de voz adequado ao se comunicar
Você sabe exatamente quem é o seu público? Que tipo de tom de voz você deseja ter ao falar com um cliente? A resposta a essas duas perguntas o guiará na determinação do tom de voz mais adequado e na forma como a comunicação com seu cliente ocorrerá.
Lembre-se de que essa escolha afetará diretamente a identidade da sua marca e se você conseguirá se comunicar com o público desejado.
Geralmente, a conversa entre a marca e o público tem um tom amigável e gira em torno do que o prospect quer e das condições de venda que sua loja tem para ele. O tom de voz errado pode acabar atraindo o público errado.
Por exemplo, você certamente não vai querer que sua loja que vende diversos produtos para indústrias, como membrana de osmose reversa, atraia clientes interessados em contratar serviços de instalação.
Afinal, o seu público são outras empresas, e não consumidores finais em busca de serviço. Portanto, na sua comunicação, mostre aos clientes que você e toda a equipe de vendas estão prontos para ajudá-los.
Procure também oferecer uma experiência única e agradável e causar uma boa impressão e vontade de voltar em breve.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.