Michael Campos

Veja as tendências de home office para 2023

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    Com a pandemia do Covid-19 o home office ganhou grande relevância no mercado de trabalho, mas é preciso acompanhar o comportamento das empresas e colaboradores para entender as melhores tendências de home office.

    Neste artigo você vai aprender mais sobre as leis para essa modalidade, entender as tendências e o mercado do home office.

    Como está a legislação para o home office?

    A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória MP nº1108/22, que visa a regulamentação do trabalho remoto. Este texto prevê a adoção do sistema como prestação de serviço, podendo ser total ou híbrido.

    Dessa forma, novas regras do home office foram incluídas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    Com esse texto convertido em lei, as empresas poderão adotar o trabalho remoto permanentemente, implementar o trabalho por produção ou criar um sistema híbrido com diárias presenciais.

    Assim foram incluídas as seguintes novas regras do home office na CLT que vamos pontuar aqui. Primeiramente no contrato deve estar expresso que o serviço será desenvolvido no formato de teletrabalho.

    Os horários e meios de comunicação entre empregado e empresa, bem como repousos legais devem constar no contrato. Pessoas com deficiência (PcD) ou aqueles que têm filhos menores de 4 anos de idade, terão preferência para vagas de home office.

    O colaborador poderá realizar tarefas específicas presencialmente na empresa de aluguel de andaimes preço, sem a descaracterização do teletrabalho.

    No caso de trabalhadores que moram em outros locais que não sejam o mesmo da sede da empresa, serão aplicados legislação e acordos coletivos da região. E por fim, estagiários e aprendizes também poderão ser contratados para a modalidade de teletrabalho.

    A medida também altera o vale-alimentação

    Na medida provisória é definido também o pagamento do vale-alimentação. Segundo as novas regras do home office, o benefício deve ser usado somente para itens alimentícios, com o objetivo que os valores não sejam usados para outros fins.

    Conforme o texto, as empresas fornecedoras dos cartões não poderão fornecer descontos na hora da contratação dos tickets.

    Isso ocorre porque normalmente esses valores são jogados para os trabalhadores que arcam com preços mais caros ao usar o vale. As multas para quem descumprir a lei podem chegar a até R$50 mil.

    Tendências do home office para 2023

    Devido ao isolamento social com a pandemia do coronavírus, empresas como uma fábrica de tapetes precisaram reorganizar o modelo de trabalho, de forma que muitas adotaram o home office.

    Isso garantiu que o trabalho não parasse ao mesmo tempo que garantiu que os colaboradores tivessem uma segurança maior.

    No pós-pandemia muitas empresas adotaram o modelo híbrido, no qual os funcionários vão ao local de trabalho em dias determinados e em outros, trabalham de casa.

    Empregados e empregadores perceberam que é possível trabalhar à distância, e isso ainda traz benefícios como menos tempo no trânsito e um maior contato com a família.

    A Universidade de São Paulo (USP) realizou uma pesquisa em 2021 comparando a satisfação e o desempenho de profissionais entre 2020 e 2021.

    A constatação foi que 70% dos trabalhadores que aderiram ao home office desejam continuar exercendo suas atividades nesse modelo de trabalho.

    Com seus benefícios e mostrando uma nova possibilidade de trabalho e satisfação, muitas empresas pensam em adotar o home office como modelo de trabalho.

    Indo além da satisfação dos colaboradores, o empregador pode transferir recursos destinados à manutenção de um espaço físico para outras áreas da empresa, de forma a melhorar os serviços prestados.

    Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), ainda que existam algumas dificuldades em implementar o home office, 50% das empresas afirmaram que o trabalho à distância superou as expectativas.

    Além disso, 29% das empresas pretendem adotar o novo modelo de trabalho para a metade ou para todos os seus colaboradores, como um empreendimento de sistema fm 200.

    Perfil do profissional para home office

    O home office traz vantagens inegáveis para o trabalhador como fazer seu próprio horário, fugir do trânsito, não se preocupar com o visual e até poder realizar tarefas de casa como colocar uma roupa na máquina de lavar entre uma pausa e outra.

    Mas apesar de suas vantagens, o trabalho remoto também nos traz algumas armadilhas, que devem ser cuidadosamente analisadas.

    Uma das principais são as distrações do lar, a vontade incontrolável de assistir TV ou de tirar uma soneca. É importante ter foco nos prazos, de forma que as entregas precisam estar muito bem alinhadas entre superiores, pares e subordinados.

    A perda da convivência diária com a equipe é outra desvantagem, pois ela costuma ser muito enriquecedora.

    Algumas empresas, como um serviço de impermeabilização de caixa d água pode precisar de mais ou menos interação entre seus profissionais. Essa natureza da empresa precisa ser observada antes de definir o tipo de home office que será adotado.

    Em situações que o compartilhamento e a troca de informações são importantes, o ideal é estabelecer uma rotina híbrida, combinando o home office com dias de trabalho na empresa.

    Para sua experiência com o home office dar certo é importante tomar alguns cuidados, como ter um espaço reservado para o trabalho, bem iluminado e com um certo isolamento do restante da casa.

    Outro ponto é fazer um planejamento diário estabelecendo uma rotina de horários, inclusive para o almoço, pois interromper suas atividades a todo momento faz com se perca o foco e a produtividade.

    Quem peca na organização e na disciplina, misturando a rotina pessoal com a profissional, certamente vai ter que trabalhar até mais tarde para cumprir suas metas, o que prejudica a saúde.

    Um profissional de uma empresa de borda de piscina atérmica que está em home office precisa ter em mente que apesar de estar em casa, toda a rotina de trabalho e tudo que a envolve como prazos, horários e prioridades, permanecem.

    Profissões em alta em 2023

    O guia da Robert Half mapeou algumas das principais carreiras e cargos que devem demandar mais contratações no próximo ano, sendo elas:

    • Executivo de contas;
    • Coordenador de marketing digital;
    • Gerente de e-commerce;
    • Gerente de marketing digital;
    • Analista de marketing digital;
    • CRM UX;
    • Inside sales;
    • Analista de inteligência de mercado;
    • Analista de inteligência de negócios.

    Os segmentos do mercado que lideram as contratações e a abertura de vagas são bens de consumo, como um espelho trabalhado, varejo, tecnologia, startups, healthcare, agronegócio e logística.

    5 vantagens de trabalhar em Home Office

    Traduzindo home office ao pé da letra, temos a expressão “escritório em casa” e isso é bem auto-explicativo.

    Como você já sabe o funcionário desenvolve suas atividades em sua própria casa sem precisar se deslocar até a empresa e utilizando principalmente a internet para se comunicar com a empresa.

    Com o desenvolvimento de diversas tecnologias da informação e com a expansão da internet, trabalhar em casa ficou muito mais fácil, trazendo vantagens para o empregado e para o empregador. Portanto, pontuamos a seguir 5 vantagens para você conferir.

    1 – Flexibilidade

    Um ponto-chave no home office é a flexibilidade de horários, de forma que é possível organizar o seu tempo e realizar suas tarefas no momento em que se sente mais concentrado.

    Quando acontecem imprevistos ou atrasos, como em filas de banco ou no supermercado, basta estender seu horário até mais tarde.

    Temos ainda aquelas pessoas que são mais produtivas durante a madrugada, de forma que não há nada melhor que o home office para elas, como aqueles que produzem designers de capachos personalizados.

    2 – Comodidade

    Outra grande vantagem de trabalhar em casa é a comodidade, pois não é preciso se deslocar até a empresa, utilizar transporte público ou ficar horas em um engarrafamento.

    Dessa forma, todo esse tempo que poderia ser inútil pode se tornar um fator determinante para melhorar a produtividade deste colaborador.

    3 – Qualidade de Vida

    Economizando tanto tempo no deslocamento e no horário de almoço, o colaborador pode aproveitar para melhorar sua qualidade de vida, o que é essencial para se obter uma boa produtividade.

    Atividades como praticar esportes, passear, passar mais tempo com a família, participar da vida de seus filhos, estudar outros idiomas, todas essas são atividades que podem ser conciliadas de uma melhor forma com o home office.

    4 – Economia

    Seja para o empregador de uma empresa de projeto de galpão, seja para o empregado, a economia é um fator importante nessa modalidade de trabalho.

    Uma série de gastos pode ser drasticamente reduzidos, como a manutenção do ponto comercial, transporte, alimentação em restaurante, entre outros.

    5 – Conforto

    Por fim, você terá todo o conforto que sempre quis ter em seu escritório, podendo organizar o ambiente da forma que imaginar. Mais conforto pode ser transformado em motivação para fazer seus trabalhos da melhor forma possível.

    Considerações finais

    Neste artigo você aprendeu mais sobre as tendências para o home office em 2023, onde abordamos a legislação, o perfil profissional e as vantagens dessa modalidade.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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