Michael Campos

PLR no marketing digital: saiba o que é e qual a sua importância

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Você sabe o que é PLR no marketing digital? PLR é a sigla para o termo técnico Participação nos Lucros e Resultados, e trata-se de um tipo específico de bonificação que algumas empresas oferecem a seus funcionários.

    É importante, antes de tudo, destacar que esse não é um benefício obrigatório, então é um bônus que tem como objetivo melhorar a produtividade dos funcionários.

    Poucas pessoas já ouviram falar em PLR, isso porque nem todas as empresas oferecem esse benefício, e por isso muitos colaboradores ainda desconhecem.

    Mas de fato, a primeira coisa que você precisa entender é que PLR ​​não deve ser confundido com salário, pois são bem diferentes.

    Os funcionários não receberão todos os meses e as empresas podem parar de oferecer essa bonificação sem aviso prévio.

    De todos os benefícios que uma organização pode oferecer aos seus funcionários, não há dúvida de que a Participação nos Lucros e Resultados chama muita atenção, principalmente em uma empresa de esquadrias de alumínio alto padrão, por exemplo.

    Ou seja, dependendo do salário e dos lucros do negócio, esse bônus pode ser muito substancial.

    Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é PLR, por que as empresas devem adotá-lo e quais as vantagens de oferecê-lo aos colaboradores.

    O que é PLR, afinal?

    PLR é a sigla para Participação nos Lucros e Resultados, como foi mencionado no início deste artigo, e nada mais é do que a remuneração que as empresas oferecem quando dividem os lucros obtidos com seus funcionários.

    As empresas estabelecem suas próprias metas, de modo que os funcionários que as atingem recebem uma quantia extra. Essa remuneração é regida pela Lei 10.101/00, que permite a participação dos empregados nos lucros e resultados da empresa.

    Os gestores devem fazer reuniões e apresentar argumentos para decidir se a empresa deve ou não fazer esse tipo de divisão, pois ajuda a melhorar a produtividade e o engajamento por parte dos colaboradores.

    Geralmente a PLR é paga pelas grandes corporações, mas nada impede que as pequenas empresas adotem essa prática também.

    Os bônus podem ser baseados no desempenho geral da empresa e definir metas de lucro que precisam ser alcançadas. Uma vez que ela alcança tal resultado, seus funcionários recebem uma certa porcentagem.

    Mas quando o valor pago depende do esforço individual do empregado, a empresa emprega o planejamento de metas pessoais. Quem atingir essas metas individuais receberá o bônus de PLR.

    Quanto ao valor a ser pago, depende de cada organização, pois na hora de calcular, elas levam em conta diversos fatores como:

    • Produtividade;
    • Qualidade;
    • Lucratividade;
    • Plano de metas;
    • Resultados concretos.

    Várias empresas, como empresas de instalação de pabx, por exemplo, oferecem aos funcionários uma ampla variedade de benefícios opcionais, como ginástica laboral da empresa, e tudo depende do que eles trazem para cada indivíduo, e o PLR não é diferente.

    Por que usar o PLR em sua empresa?

    A principal razão, de fato, para utilizar esse tipo de bônus, é porque mostra aos funcionários que eles são valorizados pela empresa.

    Em última análise, isso aumenta o engajamento e estimula os funcionários a buscarem bons resultados. No entanto, para chegar a tal resultado, é muito importante mostrar à equipe o que é preciso para obter essa bonificação.

    De qualquer forma, adotar esse recurso também é uma forma de aumentar os lucros da empresa.

    Quando uma empresa de impermeabilização ajuda os colaboradores nos lucros do negócio, ela pode de fato aumentar os níveis de produtividade das equipes.

    Quanto mais produtiva for sua equipe, mais lucrativa será sua empresa, mas para isso é fundamental que todos participem do planejamento de metas alcançáveis. Outro motivo incontestável é que o PLR não tem ônus tributário, ou seja, não onera os salários.

    É por isso que muitas empresas de todos os portes e setores insistem em oferecer esse benefício aos seus funcionários. Sem contar que o valor pago é dedutível do imposto de renda, o que contribui para ser ainda mais benéfico para as empresas.

    Para exemplificar melhor, uma empresa que vende container para entulho pode ser considerada de sucesso quando atinge suas metas, paga todas as despesas e ainda sobra dinheiro para novos investimentos nos setores internos.

    E ela pode utilizar seus lucros para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, conquistando assim mais clientes.

    Nesse sentido, a participação nos lucros é importante porque permite que as organizações absorvam custos e mantenham um bom orçamento.

    Não se esqueça que todo profissional, por mais motivado que esteja, quer ser recompensado pelo seu trabalho, principalmente se for mais bem pago por isso.

    É uma forma de agregar valor e fazer com que as pessoas com quem você trabalha se sintam pertencentes e queiram contribuir cada vez mais com os resultados da empresa.

    Outro exemplo importante que podemos destacar é quando uma empresa fabricante de portão automático deslizante investe em pagamentos de PLR e aumenta o engajamento e a produtividade geral.

    Os funcionários e colaboradores passam a sentir que são valorizados, e que podem continuar unindo forças para fazer a fábrica crescer cada vez mais. Portanto, quanto mais a equipe produzir, mais lucro o negócio terá.

    Ao receber valores adicionais, os colaboradores se sentem mais engajados e buscam atingir seus objetivos.

    É claro que oferecer outros tipos de regalias é interessante para muitos colaboradores, como descontos em academias, ingressos de cinema, descontos em produtos, etc, mas não há gratificação mais valiosa do que o próprio lucro da empresa.

    Quantidades adicionais podem ser utilizadas conforme a preferência do profissional para ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais e de vida.

    Com tantos motivos para oferecer participação nos lucros a seus funcionários, não é difícil perceber por que ela pode ser tão benéfica.

    Quais os benefícios da PRL?

    As empresas de artesanato, como empresas que fabricam kit encadernação, também podem colher uma série de vantagens ao oferecer PLR aos seus funcionários.

    Afinal, quando bem implementada, a PRL pode trazer diversos benefícios para as organizações, como:

    Redução do absenteísmo

    Quando os funcionários estão desmotivados, eles tendem a faltar ao trabalho com mais frequência, o que pode prejudicar a produtividade e gerar demissões e demandas de contração e processos seletivos.

    Muitos até têm o sistema imunológico comprometido pelo estresse, sem falar na saúde emocional, que pode ser gravemente afetada.

    Além disso, muitas pessoas não têm motivos para permanecer na empresa porque estão profundamente insatisfeitas.

    Agora, se as empresas adotarem o PLR, os trabalhadores se sentirão mais valorizados e estimulados a produzirem mais.

    Uma pessoa que sente que precisa produzir mais certamente não faltará ao trabalho, então a organização pode reduzir o absenteísmo. Isso fica ainda mais evidente quando o número de faltas afeta o valor final que o funcionário receberá.

    Rotatividade reduzida

    É fato que quanto mais um profissional se sente valorizado em uma empresa, mais sentirá necessidade de procurar emprego em outro lugar.

    PLR é uma estratégia empregada por muitas empresas de que fabricam divisória drywall preço reduzido, visando sempre reter seus melhores talentos para continuar a fabricar seus produtos com qualidade e com valores de mercado que conquistam os clientes.

    Ou seja, os funcionários se sentem mais felizes na empresa, por isso permanecem mais tempo e são mais produtivos, fazendo com que essa produção aumente também os lucros da empresa.

    Não é obrigatório

    Outro benefício da PRL é que de fato não é obrigatório, como mencionamos anteriormente.

    Ou seja, toda e qualquer empresa está desobrigada de pagar esse benefício, e pode ficar livre para pagar quando quiser e deixar de pagar também, até mesmo uma pequena empresa que faz arte para redes sociais preço mais acessível.

    Isso promove um benefício interessante, pois quando a empresa estiver lucrando bem, poderá pagar esse tipo de benefícios, e pode retirar sempre que achar importante.

    Para explicar melhor, normalmente as gratificações pagas aos trabalhadores são incorporadas ao salário, assim ele recebe um valor extra quando está de férias, décimo terceiro, além da necessidade de pagar impostos e contribuições previdenciárias.

    Mas isso não se aplica ao PLR por não ter natureza salarial, por isso é tão benéfico. Em outras palavras, os empregadores não correm o risco de aplicá-lo aos salários dos empregados e outros tipos de pagamentos.

    No entanto, os fabricantes de centrais de ar-condicionado residenciais devem cumprir os termos relacionados ao PLR, como no máximo duas vezes ao ano, pois isso pode desvirtuar sua natureza.

    Melhora o clima organizacional

    Quando as empresas adotam a participação nos lucros, isso pode melhorar muito o clima organizacional. Isso é natural, pois os colaboradores sentem que fazem parte da empresa e querem prosperar com ela.

    Sem contar que as empresas que realizarem esse tipo de bônus podem contribuir para que a rentabilidade melhore os resultados.

    Essa é a melhor forma de demonstrar a importância desses profissionais para a empresa, e também de criar um vínculo forte entre eles, um ajudando o outro a crescer.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade