Existem muitos termos que são frequentemente citados como sinônimos, mas que, na prática, contrastam em vários sentidos. Quando o assunto é marketing digital, é importante saber as principais diferenças entre tática e estratégia, por exemplo.
Antes de mais nada, é importante entender o que significam essas palavras, para depois adentrar nas particularidades de ambas no meio digital.
Entenda, primeiramente, os conceitos
Pois bem, como dito anteriormente, os conceitos podem parecer iguais, ou que tenham o mesmo significado, porém, na prática, isso muda bastante. Pensando em te ajudar a entender melhor esses pontos, explicamos separadamente os dois termos.
Tática
A tática nada mais é do que um conjunto de formas conscientemente empregadas para se conseguir o resultado desejado.
Estratégia
Entretanto, quando falamos sobre estratégia, estamos nos referindo à execução de meios previamente estudados para se chegar no objetivo traçado.
A relação entre os conceitos
Ambos os termos são muito comuns em conflitos militares, isso porque para se chegar em alguns objetivos específicos, é necessário uma rota. Esse caminho não pode ser avulso, ele precisa ser pensado e estudado.
Enquanto a tática é a forma, que pode ser entendida como os recursos a serem utilizados, a estratégia é a análise de contexto para se chegar na melhor execução possível. E justamente por isso, esses conceitos são tão utilizados em várias situações.
O conflito militar mencionado pode ser entendido na sociedade do consumo como sendo as concorrências. Neste sentido, tanto a tática quanto a estratégia passam a cumprir papéis fundamentais para destacar uma marca se comparado às outras empresas.
Na prática, a tática é o meio utilizado para se conseguir empregar uma boa estratégia. Se uma gráfica possui como estratégia uma campanha de panfletagem, a tática, que é o recurso, avalia a compra de uma impressora específica para campanha.
A impressão digital a laser, aumentou a produtividade e a panfletagem em massa trouxe números de clientes para a marca. Entendeu como eles funcionam na prática? Na maioria dos casos, a tática lida com o micro, já a estratégia, com o macro.
Conheça as principais características
Como a tática lida com o micro, ela pode ser entendida como uma solução a curto e médio prazo. Faça o exercício de se importar com as com os pequenos objetivos antes de começar a trabalhar no objetivo central da sua campanha de marketing digital.
É importante não queimar etapas porque muitas vezes, um grande problema no percurso pode ser em função de uma falha ou equívoco na aplicação, ou ausência de aplicação, de suas táticas ainda no campo do micro.
De nada adianta a sua empresa lançar um grande produto como um aquecedor a gás digital, sendo que lá atrás você não fez uma pesquisa de público-alvo ou estudo de mercado. Quando essas etapas são bem-feitas, o resultado é imediato.
A tática, portanto, lida com as minúcias da sua proposta de marketing. Ela que vai ditar os recursos a serem empregados na estratégia de negócios, sempre visando minimizar qualquer tipo de problema.
Além do mais, ela indica os melhores mecanismos e ferramentas disponíveis e que podem ser utilizados para maior assertividade quanto ao que foi planejado. Uma boa tática prevê qual melhor forma de se conseguir um resultado rápido e prático.
Uma loja de peças para compressores que fez um estudo detalhado, análises aprofundadas sobre o mercado, possui muito mais facilidade em colocar seu produto à venda, do que uma loja que oferece o mesmo catálogo, mas sem táticas adequadas.
Não é porque a tática lida essencialmente com o micro do marketing digital, que os resultados serão pequenos. Muito pelo contrário, pense na tática com um polimento sendo feito degrau por degrau para depois, você conseguir chegar até o topo.
A escada inteira é a estratégia, já o topo, seus objetivos principais. Pense na estratégia, como sendo um planejamento que servirá de alicerce para sua empresa ser uma referência no mercado digital.
A estratégia também lida com análises, mas em outro espectro. Aqui, a amplitude ganha força de modo que um erro estratégico, tenha consequências de proporções maiores. Por outro lado, uma boa estratégia pode representar o sucesso da sua marca.
Toda empresa para se sustentar, precisa ser rentável. Não há como rentabilizar um negócio sem antes entender minimamente os fatores do contexto onde seu produto ou serviço está inserido. É preciso compreender e saber observar ao redor.
É de caráter da estratégia estudar algumas tangentes como:
- Consumidor;
- Concorrentes;
- Tendências;
- Fornecedores.
Essas são somente algumas, entre outras várias vertentes que certamente contribuirão muito para o domínio sobre sua campanha. É importante tê-los em mente, na hora de implantar qualquer planejamento, principalmente no que se diz respeito ao marketing digital.
Esses quatro acima, servem para começar a mapear e pensar estrategicamente em como inserir sua empresa no mercado, diante de centenas de variáveis que podem comprometer o seu negócio.
Entender o consumidor, é fazer uma leitura das necessidades do perfil de público-alvo alvo, para só assim, saber como eles pensam. Conhecendo bem quem consome seu produto, você consegue montar estratégias específicas para captar clientes.
Se uma construtora que presta serviço de engenharia civil, monta uma boa campanha após estudar o perfil de seu público, as chances dessa empresa hipotética fechar mais contratos e fidelizar seus clientes é muito grande.
Outra análise externa é a de concorrência. Não faz mal algum observar como seus concorrentes se portam. Mesmo que suas estratégias estejam funcionando bem, analisar quem disputa mercado com você, pode ser um bom parâmetro para se destacar.
Supondo que você seja um fornecedor de extintor e seus concorrentes possuem o mesmo produto que você. Saber se eles estão vendendo mais do que sua empresa, diz muito sobre o teor das estratégias utilizadas, além de te dar margem para mudar.
É de caráter estratégico também, observar as tendências do mundo. Atualizar-se continuamente é a maior ferramenta de inovação dentro do mercado digital. Empresas que se abrem para o contemporâneo, sempre se mantêm em alta.
Se sua loja vende bebedouro de galão e ao fazer uma análise de tendências, você percebeu que está circulando um meme relacionado a esse tipo de bebedouro. Por que não utilizar o bom humor e usar isso à favor da sua campanha de marketing digital?
Dependendo da modalidade da sua empresa, é necessário se ter uma boa lista de fornecedores. Isso porque, o preço que você entrega ao seu cliente final, passa diretamente pela sua relação com seu fornecedor. E com um bom preço, a estratégia é facilitada.
Pense numa fábrica de móveis de alumínio que já trabalha há anos com um mesmo fornecedor. Se houve um reajuste no valor da matéria-prima que ficou desproporcional ao valor de mercado, talvez seja o caso de repensar essa relação estudando possibilidades.
Uma boa estratégia de marketing digital passeia por vários campos a fim de atrair um cliente já qualificado. Por isso é importante saber entender as carências de cada setor e colocar no papel onde e como melhorar a relação entre empresa e usuário.
Dá para se utilizar a tática e a estratégia?
Não somente é possível, como é o recomendado. Não é porque os significados destoam na prática, que não pode usufruir de ambos numa mesma campanha. É totalmente viável, além de poder representar resultados impressionantes.
Por exemplo, uma gráfica que produz logotipos em fachadas de lojas pretende reduzir os custos de seu serviço. A estratégia é procurar outro fornecedor de chapa de acrílico, já a tática prevê análise de prós e contras entre as empresas de acrílico selecionadas.
Ficou claro? É plenamente possível impulsionar seus resultados se você alinhar dentro do planejamento de marketing digital, princípios de tática e estratégia. Embora diferentes, ambos são termos que visam o benefício e a rentabilidade da sua empresa.
O que importa no final das contas, é como você vai implementar na prática o que foi planejado previamente. Executar com esperteza é crucial para conseguir transportar para o seu negócio, o que antes só estava no papel.
Domine a galáxia de possibilidades que é a internet, para que seus princípios táticos e estratégicos gerem impacto e engajamento. Dentro do marketing digital, esses dois termos estão diretamente ligados à visibilidade da sua marca.
Lembre-se sempre de prestar a devida atenção tanto para as questões do micro quanto do macro. É claro que é relevante categorizar suas prioridades, mas é necessário saber a hora de lidar com cada uma das situações para que sua campanha não pareça avulsa e gratuita.
Agir de forma tática e estratégica no seu modelo de negócio é completamente o oposto de se acomodar. Portanto, sempre esteja aberto às diferentes alternativas de mudanças e se desprenda do maçante e corriqueiro.
Portanto, faça bom uso dessas duas formas de planejar sua campanha de marketing digital e observe regularmente a diferença nos seus números. Utilizando de maneira correta a tática e a estratégia, certamente fará com que sua empresa salte rumo ao sucesso!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.