Michael Campos

Como criar uma identidade visual eficiente

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    Ter uma boa identidade visual é muito importante para qualquer empresa de instalação elétrica que deseja se destacar no mercado.

    Este conjunto de elementos permite que os consumidores tenham uma identificação muito mais precisa de sua marca, tornando-a parte essencial de sua divulgação.

    Todas as pessoas possuem características marcantes, que ajudam outros a identificarem rapidamente essas pessoas. Isso pode variar de estilo de roupas, cabelo e até nome e traços de personalidade.

    Para as empresas, não é diferente. A identidade visual reúne todos os elementos que podem ser enxergados pelos consumidores, tornando sua empresa mais fácil de reconhecer e muitas vezes tornando-a mais relevante no mercado.

    Quando uma empresa não se atenta à identidade visual, não é incomum que acabe ficando para trás, uma vez que as pessoas não terão um elemento marcante para pensar no que está sendo apresentado de fato por uma empresa de engenharia elétrica, por exemplo.

    É considerado parte da identidade visual toda a construção de elementos gráficos de uma empresa, representando seus valores, missões e objetivos e a forma como a empresa enxerga e enxerga o mundo à sua volta.

    Para conseguir destacar sua companhia dentro do segmento em que ela atua, é importante identificar as principais qualidades que ela tem a oferecer e seus diferenciais de mercado, conseguindo torná-la mais interessante aos olhos do consumidor.

    A partir desse momento, a marca começará a ser reconhecida, e mesmo procurada para algum produto ou serviço em particular, tornando mais fácil e frequente a busca por itens que você produz.

    Muitas pessoas acreditam que uma logomarca e um cartão de visitas bem feito é o suficiente para impactar com sua identidade visual, mas a verdade é que existem muitos outros elementos que devem ser levados em conta para criar esse ambiente.

    Uma boa identidade visual firma sua empresa de ar condicionado comercial na mente das pessoas com diversos elementos, como:

    • Logomarca;
    • Tipografia;
    • Paleta de cores;
    • Conteúdo digital.

    Algumas empresas investem tão bem nesse tipo de modelo que a simples visão de seu conjunto de cores leva a identificação imediatamente. Embora esse nível seja demorado de alcançar, ele não é impossível, principalmente se você se focar em sua identidade.

    Por que fazer a identidade visual?

    Muitas empresas ainda têm dificuldade em enxergar a importância de investir nesse elemento. Isso acontece porque algumas marcas estão tão bem estabelecidas no mercado que os empreendedores menores acham difícil entrar nesse nicho.

    Entretanto, isso não é verdade. A identidade visual é um dos pontos mais importantes para o reconhecimento de sua marca, e agir com estes elementos pode ser uma excelente maneira de se destacar e conseguir resultados mais expressivos em suas ações.

    Quando um consumidor descobre sua empresa, o primeiro elemento com o qual ele terá contato é a identidade visual. 

    Por isso, se você não se atentar a estes detalhes, o cliente acaba passando batido e não dando muita importância para a negociação com sua empresa de higienização de sofá.

    A identidade é um registro de existência, e isso vale tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Uma marca sem identidade visual é irrelevante, enquanto uma que possui este elemento consegue um retorno muito mais efetivo.

    Quanto mais seus produtos ou serviços estiverem presentes na vida de seus consumidores, mais sua identidade visual ficará registrada em suas memórias, permitindo que o consumidor procure imediatamente sua marca quando precisar novamente do item.

    Essa sensação de proximidade só é possível quando você aplica informações relevantes dentro de sua identidade visual, tornando sua empresa muito mais próxima dos consumidores em questão de relacionamento.

    Depois de um tempo investindo nesse modelo, a maioria dos consumidores irá instintivamente procurar sua marca. Esse é um processo automático do cérebro, facilitando ainda mais seu processo de compra ou de prestação de serviços ambientais.

    Se você parar para analisar, encontrará algumas marcas em sua mente que você compra sem pensar duas vezes. Isso não acontece por acaso, são empresas que trabalharam durante anos suas identidades visuais e construíram uma posição sólida no mercado.

    Criando sua identidade visual

    Conseguir criar uma identidade visual de qualidade demanda uma série de itens que precisam de atenção para que você possa aproveitar o melhor que este recurso tem a oferecer para sua empresa.

    É importante ter em mente, entretanto, que cada companhia é única no mercado, e os resultados podem variar muito de acordo com as escolhas tomadas no momento da criação da identidade visual nova.

    Por isso, adaptar estas informações à sua realidade é uma excelente maneira de garantir que você terá um retorno adequado e conseguirá aprimorar estes elementos com muito mais assertividade em sua empresa de mudanças.

    Trabalhando em seu logotipo

    O logotipo de uma marca tem uma força surpreendente. Ele representa a essência da marca, e deve ser pensado para uma comunicação visual e direta, que os consumidores em poucos segundos compreendam do que se trata.

    Para isso, é preciso levar em conta uma série de elementos, desde as cores que serão utilizadas até as fontes e o símbolo escolhidos, além de levar em conta o formato do logotipo para que ele possa ser aplicado em diversos canais de comunicação.

    Seja em embalagens, artigos de papelaria ou mesmo digitalmente, é importante que o logotipo da empresa esteja sempre presente em sua identidade, uma vez que isso ajuda a identificar a necessidade de identificação.

    A linguagem do logotipo deve ser clara e objetiva, pensando na melhor maneira de transmitir as informações para otimizar seus resultados, entendendo o quanto pode ser realizado com esse tipo de interação.

    Hoje, o mercado busca logotipos que pendem para o lado mais simples, um reflexo da ascensão do minimalismo no mercado gráfico, e uma forma de alcançar com mais facilidade seu público de uma empresa de construção civil.

    Criação de briefing

    Para ter mais efetividade na criação de uma identidade visual completa, é importante ter diretrizes. O planejamento estratégico para este fim é muito importante e deve ser avaliado em cada uma das etapas.

    O briefing é um documento que terá todas as informações relevantes para esse projeto, garantindo que a identidade visual da marca não será desamparada e que todas as etapas necessárias serão avaliadas corretamente.

    Ter esse tipo de modelo é fundamental para criar com sucesso uma boa identidade visual, uma vez que existem muitas informações relevantes que podem ficar perdidas em uma pesquisa sem registro.

    A criação de uma identidade visual utiliza muitas informações relevantes, e isso pode acabar ficando confuso. Por isso, se você não possui um registro por escrito de todas as etapas, pode acabar pulando alguma.

    Não identificar seu público-alvo, concorrentes ou mesmo os diferenciais de sua empresa de copo de papel personalizado acaba atrapalhando o processo de identidade visual, criando uma logomarca que será fraca em frente ao mercado em que ela está sendo inserida.

    Por isso, é muito importante pensar em maneiras de se destacar com relação a esse tipo de atividade.

    Trabalhe com profissionais

    A identidade visual trabalha muito com questões gráficas. A menos que você seja um profissional da área, as chances de um trabalho realizado sem o conhecimento técnico pode ficar bastante amadora.

    O amadorismo nesse caso não é visto com bons olhos pelo público, que acaba se afastando da empresa por não sentir confiança no que está sendo apresentado. Por isso, é ideal que você tenha uma equipe profissional para essa elaboração.

    Isso não significa que você precisa contratar uma série de profissionais para sua empresa apenas para este fim, entretanto. Existem muitas agências especializadas em fazer a identidade visual de empresas, e contratar estes serviços pode ser uma boa solução.

    Ao apresentar seu briefing, você ainda facilita o processo de orçamento e em pouco tempo estará pronto para utilizar sua nova identidade visual.

    Explore o mundo digital

    O mundo está cada vez mais conectado, tornando os canais digitais uma excelente maneira de espalhar sua identidade visual no mercado. Com blogs e redes sociais, é possível apresentar ao público constantemente sua imagem.

    Quanto mais você consegue trabalhar sua identidade visual no mundo virtual, mais impacto ela terá fora das redes, garantindo um engajamento muito mais efetivo e preciso para esse tipo de situação.

    Considerações finais

    Uma empresa que se atenta à identidade visual que está criando consegue um destaque muito maior do mercado, garantindo uma identificação direta do público com a marca. Por isso, é importante pensar em maneiras de explorar ainda mais estes resultados.

    Quanto mais você se atentar a elementos de sua identidade visual, mais reconhecida será a empresa no mercado, tornando-a uma referência dentro de seu segmento de atuação e possibilitando muito mais oportunidades de negócios.

    Portanto, é importante você se atentar a estes pontos para conseguir uma estrutura de qualidade em seu atendimento.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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