Michael Campos

TikTok para empresas: quais são as vantagens e como obter destaque

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    A rede social que cria e compartilha vídeos curtos pode ser um ótimo negócio para a sua marca, então conheça melhor as vantagens do TikTok para empresas.

    Se você utiliza a internet, com certeza conhece a rede social mais falada no momento, o TikTok, afinal nos últimos anos esse app teve um grande crescimento no país. Entre dancinhas e tutoriais, saiba que ele tem um grande potencial para os seus negócios.

    E estamos falando de vários segmentos de empresas, afinal essa rede tem um enorme público de vários nichos, seja você uma loja de piso laminado ou uma galeria de quadros, tem espaço para todos no TikTok.

    Esse app tem se posicionado cada dia mais entre uma das maiores redes sociais do mundo, com isso tem conquistado cada vez mais as empresas, afinal possui um grande alcance devido ao grande volume de usuários.

    Segundo dados da Wallaroo Media, o TikTok tem atualmente mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Ainda de acordo com essa pesquisa, as pessoas que utilizam o app passam em média 95 minutos por dia nele.

    Pense em como essa é uma enorme vitrine para o seu negócio, como uma empresa local de rastreador veicular, que ao utilizar essa rede social, pode conseguir alcançar clientes de todos os cantos do país.

    Ficou claro como essa rede social é enorme e como possui um alto nível de engajamento, sendo assim, é importante aproveitar todo o potencial desse app em ações e estratégias para sua empresa.

    Entenda um pouco mais sobre o TikTok e tudo que ele tem a oferecer para sua marca.

    Conheça o público do TikTok

    Antes de registrar aplicativo é importante entender um pouco dos usuários dessa rede social. De acordo com um relatório do TikTok App Report 2022 realizado pela Business Of Apps, a faixa etária que está mais presente é de 20 a 29 anos, somando cerca de 35%.

    Pessoas de 10 a 19 anos somam 28% e o menor número são de pessoas entre 30 e 39 anos, que equivalem a 18%. O público mais velho que tem entre 40 a 49 anos representam um total de 16,3% e para as acima de 49 anos, apenas 2,7%.

    Segundo outra pesquisa da Opinion Box, dos 4,7 milhões de usuários brasileiros do aplicativo, cerca de 56% seguem alguma marca no TikTok, e em torno de 36% das pessoas já disseram ter investido em algum produto ou serviço da rede.

    É importante ressaltar que os conteúdos produzidos para esse aplicativo são diferentes das outras redes sociais.

    Por exemplo, se você tem uma empresa de máquina empacotadora e produz fotos para uma determinada rede social, saiba que no TikTok terá que ser um conteúdo totalmente diferente, principalmente na abordagem e forma de se comunicar.

    Vale ressaltar que a plataforma oferece a opção para que empresas criem uma conta comercial, dessa forma é possível criar anúncios para captar clientes. Isso mostra como a empresa tem investido para ajudar as marcas.

    Uma empresa de serviço de entrega de encomendas pode criar anúncios focados em pequenas lojas que usam a rede para vender os seus produtos. Esse público já vai estar lá divulgando seu trabalho, então é uma ótima forma de aumentar o seu negócio.

    A pesquisa mostrou que 38% das pessoas já compraram algo a partir de um anúncio ao utilizarem o TikTok.

    O que é preciso para começar um TikTok?

    Agora que você já entendeu como funciona a plataforma, entenda como começar a utilizar o aplicativo para sua empresa.

    É importante entender que inicialmente é interessante trabalhar alguns aspectos para conseguir se destacar na rede social, que são eles:

    • Tom de voz;
    • Linha editorial;
    • Persona;
    • Manual de marca.

    Utilizando esses pilares você vai conseguir utilizar todo potencial que o TikTok tem a oferecer. Entenda um pouco melhor sobre cada um deles.

    Tom de voz

    Essa rede social é formada por jovens, então para começar a criar conteúdos para o app é preciso definir qual será o tom de voz utilizado pela sua empresa. Pense que ele precisa ser adequado aos usuários.

    Não use uma linguagem formal ou termos difíceis, pois isso pode gerar desinteresse nas pessoas.

    Um exemplo, uma empresa de barreira acústica pode focar no público jovem que quer ter uma banda, com o seu produto ele pode criar uma barreira acústica em um cômodo da casa para ensaiar. Tente criar uma linguagem o mais próxima possível desses jovens.

    Linha editorial

    É importante criar um planejamento para os conteúdos, com temas e acima de tudo atento às tendências do aplicativo. Defina uma linha editorial e pense em todos os detalhes como post, músicas, etc.

    Persona

    É importante conhecer o seu público e a persona deles, assim você consegue criar post mais atrativos e assertivos, principalmente na comunicação, linguagem, interação e abordagem, dessa forma segmentando sua audiência.

    Manual de marca

    Crie um manual da sua marca, afinal a sua identidade visual é fundamental, pois é ela que vai estabelecer a identificação do seu público, assim sempre que você postar algo os usuários vão conseguir identificar sua empresa e seus produtos.

    Vantagens ao utilizar o TikTok na sua empresa

    A rede social oferece inúmeras vantagens para empresas que se dedicam a criar conteúdos para o aplicativo, focado em fortalecer o relacionamento com seu público.

    Não é necessário investir em muitos equipamentos para criar os vídeos, tendo um smartphone e boas ideias você já consegue produzir todos seus conteúdos. O aplicativo disponibiliza inúmeras ferramentas para tornar seus post muito mais atrativos e divertidos.

    Maior oportunidade em realizar trabalhos com influenciadores que atenda públicos do seu nicho, por exemplo, uma pessoa que cria conteúdos relacionados a reformas e obras, pode criar uma parceria com uma empresa de manutenção de telhados industriais.

    Você tem acesso à plataforma de anúncios da mídia e a relatórios para entender o comportamento do seu público, sem contar as grandes chances de viralizar na rede social e conseguir um engajamento e alcance de forma orgânica através dos compartilhamentos.

    Quais as principais estratégias para empresas?

    Entenda quais estratégias você pode usar para criar os conteúdos da sua marca para o TikTok, que podem ser usadas por empresas de diversos segmentos, desde o serviço de alpinismo industrial até lojas de bijuterias.

    Conteúdos criativos

    Lembre que esse é um lugar jovem moderno e descolado, nada de criar conteúdos só falando sobre o seu produto ou serviço. É importante que a sua marca gere interesse, valor e engajamento, por isso seja criativo, dinâmico e original.

    Marketing de influência

    Essa estratégia tem crescido bastante em todas as redes sociais, e no TikTok não é diferente.

    As pessoas anseiam pelo que esses influenciadores estão usando, querem de alguma forma se sentir próximo deles, e ao utilizar esses produtos, conseguem se sentir parte.

    Sem contar que os usuários seguem pessoas que eles se identificam, gerando assim gostos em comum, tornando maior a chance de serem influenciados por elas. Por isso, fazer parcerias com influenciadores é uma ação muito vantajosa para seu negócio.

    Trends

    Invista em todas as trends que surgirem, afinal elas dão um ótimo engajamento e fazem com que as pessoas conheçam sua marca. Use os áudios e os assuntos mais comentados no aplicativo.

    Crie challenges fáceis e divertidos

    Assim como as trends, os challenges, que são os desafios, fazem muito sucesso na plataforma, mas é preciso que elas sejam fáceis e divertidas. Lembre-se que o TikTok é uma rede social leve, onde as pessoas estão lá para se divertir.

    Existem muitas possibilidades para criar esses desafios, podem ser danças, áudios, dublagens, enfim, as possibilidades são inúmeras.

    O grande boom de fazer os challenges é que, além da oportunidade de aumentar seus seguidores, é que o conteúdo relacionado ao seu negócio vai estar bombando na rede, com muitas pessoas imitando seu desafio.

    Crie anúncios na plataforma

    Na plataforma é possível criar anúncios para os seus produtos, e essa propaganda é segmentada para o seu público-alvo.

    De acordo com alguns dados do próprio TikTok, os usuários estão mais propensos a comprar algo que descobriram na rede social. Cerca de 68% das pessoas dizem que os conteúdos publicitários são únicos e diferentes do que se vê pela internet.

    Sem contar que os anúncios para a plataforma dão muitas possibilidades, como criar vídeos e colocar efeitos personalizados, com isso você atrai seu público.

    Oportunidades

    As vantagens e oportunidades para quem investe na plataforma são inúmeras, afinal ele é um ótimo canal para atrair mais clientes, aumentar o engajamento da marca e promover seus produtos na internet.

    Com isso gerando mais vendas, tornando a marca conhecida em todo o país e fazendo com que a empresa cresça cada vez mais.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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