Michael Campos

Funil de marketing: como montar um para sua empresa

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Diante de um meio digital e de empresas que crescem e inovam o tempo todo, para se destacar é necessário conhecer seu público e estabelecer estratégias cada vez mais eficazes, e para isso o funil de marketing tem um papel fundamental.

    Conhecer o público e seus gostos é o segredo para se destacar, pois através dessas informações se tem à disposição os caminhos e passos a serem trilhados para ter cada vez mais eficácia.

    Com isso, ao considerar os caminhos a serem percorridos pelo público, o funil de marketing é essencial, evidenciando desde o primeiro contato do público até o fechamento das vendas.

    Assim, para que, por exemplo, em uma fábrica de portão automático se estabeleça ações eficazes e um direcionamento preciso do público para a realização das compras, montar um bom funil de marketing é uma ação necessária.

    O funil de marketing tende a prever os caminhos e comportamentos do público, gerando um ambiente propício à interação, fazendo com que a tomada de decisões se torne ainda mais inclinada a consumir os serviços e produtos da sua empresa.

    Por isso, em um ambiente onde o meio digital tem ganhado cada vez mais força e proporção, estabelecer o funil de marketing e motivar o público à tomada de decisões é algo necessário.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o funil de marketing, fazendo com que você entenda esse conceito, quais são suas vantagens, como montá-los de uma forma eficaz e qual a diferença com o funil de vendas. Confira!

    O que é o funil de vendas?

    O marketing digital tem como sua principal tática atrair os consumidores e, através do entendimento das suas necessidades, propor as melhores soluções, fazendo com que sua empresa se destaque e fique marcada na mente do público de uma forma positiva.

    Diante disso, o funil de marketing tem um papel fundamental nesse processo, pois através da sua estrutura se tem um acompanhamento do público desde o primeiro contato, obtendo cada vez mais leads qualificados com um alto potencial de venda.

    Por isso, ao ter um funil de marketing eficaz, por exemplo, em uma empresa de consultoria em gestão financeira, se entende as necessidades do público e principalmente formas de alavancar os clientes através das etapas de vendas.

    Dessa forma, para que a sua empresa se estabeleça e se torne referência diante do mercado, montar um funil de marketing é essencial, contribuindo para gerar mais clientes e consecutivamente cada vez mais vendas.

    Com isso, essa ferramenta possibilita uma organização única ao negócio, gerando um acompanhamento eficaz e fazendo com que a jornada de compra do seu usuário se torne ainda mais eficiente.

    Vantagens do funil de marketing

    Como está sendo visto, o funil de marketing tem grande influência ao se tratar de um crescimento das empresas e de um entendimento cada vez maior em relação ao comportamento do público.

    Por isso, essa ferramenta se mostra essencial desde uma fábrica de lacres de segurança a uma empresa de publicidade, pois através do funil de marketing que se estabelece cada vez mais assertividade nas estratégias e ações da sua empresa.

    Com isso, para ter ainda mais noção do quanto o funil de marketing é fundamental e ter ainda mais motivos para montá-lo em sua empresa, confira as suas principais vantagens.

    Previsibilidade de resultados

    Como cada etapa é bem definida e seu funcionamento ocorre de uma forma totalmente precisa, ao aplicar o funil de marketing se tem muito mais previsibilidade em relação aos resultados.

    Por isso, ao imaginarmos empresas fabricantes de painéis elétricos ao realizar o monitoramento dos números da sua equipe, é possível prever se os setores de marketing e venda cumprirão suas metas e qual o tempo necessário para cada uma delas.

    Assim, através da aplicação de um funil de marketing eficaz os resultados se mostram um dos pontos fortes dentre a sua empresa, gerando uma eficácia e o máximo de assertividade em cada ação e estratégia.

    Maior produtividade

    Com um funil de marketing bem definido e estruturado conseguimos mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing, assim se evidencia os pontos que devem ser melhorados e onde as equipes e cada colaborador precisam evoluir.

    Além disso, quando os colaboradores têm consciência que o seu trabalho está sendo monitorado, a tendência é que o empenho se torne ainda maior, refletindo nos resultados e em cada estratégia estabelecida.

    Assim, para que se tenha uma maior produtividade desde uma empresa de terceirização de profissionais de TI a um serviço de pintura, estabelecer um funil de marketing eficaz é um passo essencial e que tende a estabelecer uma evolução.

    Otimização da gestão

    Um dos principais intuitos em relação ao funil de marketing é padronizar o ciclo de vendas e fazer com que as análises de cada estágio se tornem mais objetivas e cada vez mais ágeis.

    Dessa forma, através da aplicação do funil as equipes de gerenciamento tendem a ganhar mais foco e assertividade, fazendo com que se tenha um crescimento e evolução constante.

    Assim, desde a organização de documentos ao monitoramento das etapas tendem a se mostrar mais eficazes, contando com a colaboração e o máximo de empenho de cada colaborador diante de cada momento.

    Melhor aproveitamento das oportunidades

    Com o funil de marketing aplicado de uma forma eficaz em sua empresa se acompanha cada etapa diante da jornada de compra dos clientes, fazendo com que cada negócio tenha ainda mais chances de serem realizados.

    Por isso, para que se crie um ambiente totalmente propício ao consumo e o seu negócio esteja atento às oportunidades que surgem, o funil de marketing é fundamental e totalmente necessário.

    Assim, fica claro que montar o funil de marketing está associado a uma evolução e a passos cada vez mais assertivos em relação às estratégias e cada ação estabelecida em sua empresa.

    Como montar um funil de marketing?

    Ao acompanhar as vantagens e o quanto sua empresa tende a ganhar com a montagem de um funil de marketing eficaz, fica claro que estabelecer essa ferramenta em sua empresa é um passo necessário e essencial.

    Assim como a classificação fiscal de mercadorias é algo necessário para que a sua empresa funcione, o funil de marketing também deve ser encarado assim, pois através dele é que sua empresa tende a crescer e estabelecer estratégias mais concretas e eficazes.

    Pensando nisso, para te auxiliar na montagem de um funil de marketing totalmente eficaz, confira alguns tópicos e ações a serem realizadas.

    • Defina o seu produto;
    • Defina a persona do seu negócio;
    • Crie conteúdos relevantes;
    • Automatize fluxos de e-mail e mensagem;
    • Construa uma landing page;
    • Conecte os elementos do seu funil de marketing;
    • Teste e otimize seu funil.

    Logo, ao estabelecer essas ações se está muito mais próximo de estratégias cada vez mais eficazes, reunindo assertividade e conseguindo impactar e propagar seus produtos e serviços em cada momento.

    E não se engane ao achar que o funil de marketing só atende grandes empresas, pois essa ferramenta se mostra essencial desde uma empresa de pequeno porte a uma empresa auxiliar de limpeza terceirizada de grande porte.

    Fases do funil de marketing

    É evidente que o funil de marketing é um ponto determinante para o crescimento da sua empresa e para que se alcance o público de uma forma totalmente eficaz. Com isso, é importante ter em mente que essa ferramenta é composta por três fases, sendo elas:

    1 – Topo do funil de marketing

    As pessoas que se encontram nessa etapa sequer sabem que têm a necessidade de comprar ou requisitar os serviços da sua empresa, assim elas ainda se mostram com dúvidas e diversas curiosidades sobre os seus produtos e serviços.

    Por isso, é importante que nessa etapa os conteúdos da sua empresa se mostrem extremamente valiosos, motivando o público a conhecer mais sobre a empresa e estabelecer uma interação.

    2 – Meio do funil de marketing

    Quando os usuários se encontram nessa etapa do funil de marketing, o conhecimento sobre a empresa e seus produtos já se mostra presente, assim, ao conduzir essa pessoa da forma ideal, ela se mostra pronta para avançar dentro do funil.

    Entretanto, nessa etapa as dúvidas em relação aos produtos e serviços se mostram mais específicas, com isso é importante que a empresa se faça presente e se coloque totalmente à disposição do público, estabelecendo sempre uma solução.

    3 – Fundo do funil de marketing

    Nessa etapa o público já se mostra pronto para consumir os serviços da sua empresa, assim é importante que você proporcione a essas pessoas a melhor experiência possível.

    Dessa forma, além das pessoas se tornarem clientes da sua empresa, elas também assumem o papel de divulgadores da marca, propagando cada vez mais os serviços e as experiências estabelecidas.

    Diferenças entre funil de marketing e funil de vendas

    Diante do mercado e da aplicação das estratégias, é bem provável que a sua empresa se depare com ambos os conceitos e geralmente tenha até mesmo dúvidas em relação à sua aplicação.

    Para ficar claro, o funil de marketing, como foi evidenciado no texto, tem como principal intuito capturar leads através das iniciativas de aquisição e qualificação da marca.

    Já o funil de vendas precisa garantir o melhor aproveitamento das oportunidades, fazendo com que os contatos avancem para as fases de negociação e você garanta ainda mais vendas.

    Por isso, ao ter essas informações à disposição, chegou o momento de aplicar o funil de marketing em sua empresa e garantir um ambiente cada vez mais eficaz e assertivo diante das estratégias.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade