Garantir que o seu empreendimento tenha sucesso no mercado, tornando-se um projeto lucrativo, está entre os principais objetivos de qualquer empreendedor do mercado, seja qual for o seu segmento, por mais que exista uma busca por nichos mais lucrativos.
Uma consequência direta do processo de adaptação do mercado, que acaba fazendo com que novas companhias, mas também novos segmentos comerciais, sejam desenvolvidos de tempos em tempos, apresentado ao público e aos investidores novos nichos comerciais.
Um tópico que deve ser visto com bastante atenção por quem pretende abrir um novo negócio, pois para ir contra as dificuldades de se destacar dentro de um campo cada vez mais competitivo, trabalhar com um produto que esteja em alta pode ser positivo.
E isso pode incluir a oferta de aluguel de vans para turismo para uma região que recebe muitos turistas durante o período de férias, plataformas de gestão digital para negócios que pensam em migrar para a internet ou até mesmo uma barraca de frutas da estação na feira.
Negócios de campos e portes completamente diferentes, mas cujo sucesso pode estar associado ao local em que se posicionam, analisando os anseios do público naquele momento para oferecer o melhor tipo de mercadoria à essa audiência de forma particular.
Cenário que pode resultar em uma situação mais lucrativa para esse empreendimento em questão, permitindo que ele possa melhor se desenvolver dentro do seu mercado, estabelecendo uma relação de confiança com os clientes que pertencem ao seu nicho.
De certo modo, é possível afirmar que para que um negócio tenha sucesso hoje em dia, ele precisa estar completamente alinhado a um público específico, analisando o tipo de mercado que possa estar em alta para abrir e conseguir manter esse projeto específico.
O que vale para os mais diversos segmentos, de um distribuidor de seringas descartáveis até um produtor de móveis planejados, o mais importante é saber com que nicho cada mercado deve focar, um passo essencial até mesmo para negócios amplos.
Isso porque mesmo uma loja de departamento que costuma lidar com uma gama ampla de variedades também costuma ter bem definido um perfil de audiência a ser trabalhado, mesmo que seja um detalhamento financeiro sobre essa sua audiência.
Definição que passa pela importância de conhecer a fundo como age um nicho de mercado.
O valor de um nicho comercial
A sociedade normalmente costuma se dividir em grupos, algo que pode ser visto desde a escola, em relação às diferentes associações de alunos que acabam se formando dentro da sala de aula, levando em conta a afinidade que esses indivíduos desenvolvem entre si.
Uma ideia que segue se mostrando presente dentro dos mais diversos tipos de conjunções sociais, o que acaba por refletir no comportamento adotado pelo mercado, com empresas que passam a focar suas atividades em um perfil específico de público.
Exemplo esse que pode ser facilmente explicado quando se passa na praça de alimentação de um shopping, local onde é possível uma variedade de opções de negócios distintos, que mesmo tendo foco na área de alimentação, cada um trabalha com algo diferente.
E disso podemos ver opções como:
- Comida chinesa;
- Comida indiana;
- Comida japonesa;
- Comida brasileira;
- Comida mexicana;
- Redes de fast-food.
Uma gama de interesses por parte dos clientes que torna possível esses negócios de diferentes focos dividirem espaço entre si. Tudo a ser considerado por uma empresa que recorre aos serviços de alimentação corporativa para oferecer opções aos funcionários.
E é baseado nessa ideia que é possível destacar de forma intuitiva o valor de se trabalhar com um nicho de mercado, facilitando assim com que uma empresa consiga ter melhores resultados ao falar diretamente com um parcela específica de público.
Situação que aponta para a importância de encontrar um nicho para chamar de seu, facilitando com que um negócio obtenha uma melhor performance ao falar especificamente com uma parcela de público, conquistando o interesse e confiança de tal percentual.
O único problema é que os nichos de público costumam mudar de comportamento de forma constante, respondendo às mudanças que ocorrem na própria sociedade, sendo preciso estar atento sobre o momento de focar em um novo nicho ou de adaptar-se ao cenário.
E para que um negócio continue a ter sucesso diante das mudanças de mercado, como o setor de segurança, que agora deve oferecer catraca eletrônica para empresa ao invés de somente o modelo tradicional, é válido estudar sempre o que está em alta com seu nicho.
Algo que se expande para a análise também de quais são os nichos de mercado com mais chances de crescerem futuramente.
Bons nichos para focar nos próximos anos
Para quem pensa em abrir um novo negócio voltado a um produto ou serviço que esteja em alta, é possível encontrar um ramo amplo de opções, sendo importante ter uma boa visão de mercado desde o começo, partindo de 2022 para um futuro duradouro.
Algo que pode partir da variedade de nichos que vem crescendo em termos de popularidade, apresentando assim boas opções para se investir no mercado, entre elas:
Lazer
O mercado voltado ao lazer vem crescendo não apenas em termos de opções, mas também em relação à procura do público que vem dando uma maior atenção para alternativas como shows, feiras gastronômicas, cinemas entre outras opções.
Áreas que crescem principalmente após o período de pandemia, onde é possível encontrar um público disposto a viver novamente em sociedade. Frente a isso, pode ser recompensador para um negócio trabalhar com esse tipo de oferta ao público.
Saúde física
Outro campo que passou a receber uma maior atenção do público são os cuidados com a saúde, principalmente em termos físicos. E assim cresce o número de academias, cursos voltados à saúde, além da compra de aparelhos para academia de pilates.
O que muitos deixam passar, no entanto, é que esse nicho é formado por um grupo muito mais diversificado de opções para o mercado, o que também pode incluir:
- Aulas de yoga;
- Receitas saudáveis;
- Exercícios em casa;
- Roupas para academia.
Tudo a responder à procura do público de manter um corpo em boas condições físicas, seja por sua preocupação com a saúde ou até mesmo por questões estéticas.
Moda e acessório
O mercado estético conversa diretamente com o nicho de moda, aumentando o número de lojas online de roupas, cada um trabalhando com um perfil específico de público, tal como uma audiência jovem, feminina, infantil, moda plus size, entre outras opções.
Carreira e negócio
Uma alta quantidade de opções de mercado acaba levando também para a possibilidade de se especializar na área de negócio, oferecendo diferentes soluções para quem busca crescer profissionalmente, com um foco em um perfil de nicho, por exemplo.
Algo que pode envolver um auxílio jurídico em relação ao registro de direito autoral de logotipo para garantir que a identidade de uma nova marca não possa ser copiada pelos seus concorrentes.
Pets
Os animais domésticos ocupam cada vez mais uma posição de relevância dentro das famílias, o que leva também ao crescimento de um nicho de mercado voltado aos pets, o que envolve tipos de brinquedos, rações, acessórios, além de muitos outros itens.
Relacionamento
O mercado focado em relacionamento também cresce ao dar atenção às novas configurações sociais que passam a se formar nesse sentido, aumentando também as possibilidades de mercado voltado a esse público.
Aplicativos de relacionamento, passeios para casais, sexshops, todos esses sendo opções comerciais que hoje trabalham em um período muito mais abrangente, deixando de existir um foco apenas durante o Dia dos Namorados.
Mercado financeiro
Para focar em um nicho, um serviço de gestão de frota de veículos leves precisa contar também com uma boa preparação financeira, que torne possível a atuação desse negócio, a ponto de oferecer o melhor tipo de serviço ao seu público específico.
Relação que aponta para a importância de oferecer ao mercado atividades que englobam o cenário de finanças, como um auxílio em contabilidade, gestão de tributos, entre outros campos do ramo financeiro.
Idiomas
O mundo globalizado acaba por elevar a importância de se trabalhar com diferentes línguas, o que acaba surtindo efeito na maior procura por serviços focados no nicho de comunicação, indo de um curso de idiomas até o ofício de tradução na área de conteúdo.
Alimentação
Um dos mercados que mais cresce é o nicho de alimentação por causa da variedade de nichos de interesses no ramo alimentício, seja por comida rápidas, saudáveis, que ajudem a emagrecer, entre outras opções e finalidades.
Diante de todas essas alternativas, é importante escolher pelo nicho que melhor responda aos interesses do empreendedor, usando da sua afinidade com o tema para apresentar produtos e serviços de melhor qualidade para o seu público almejado.
O que passa por algo específico como o serviço de demolição de galpões ou até mesmo para um item mais amplo, como produção de ovos de Páscoa personalizados.
Nesse sentido, é importante conhecer o seu mercado de nicho, avaliar a existência de uma demanda, além de uma pesquisa profunda sobre concorrentes diretos e indiretos. Tudo isso podendo levar a uma melhor performance com os nichos que mais despontam no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.