Michael Campos

Ticket médio: entenda a importância para seu negócio

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    Independentemente do porte ou do segmento, as empresas contam com diversas métricas e estratégias, e o ticket médio merece destaque neste contexto. Por meio dessa métrica é possível melhorar resultados, planejar metas assertivas e obter lucros ainda maiores.

    Trata-se de um indicador de desempenho, que é fundamental para acompanhar a saúde financeira da sua empresa e entender o comportamento do consumidor. Para aprender mais sobre o tema e como o ticket médio pode te ajudar a vender, confira este artigo.

    O que é Ticket Médio?

    Trata-se de um tipo de métrica que busca mostrar qual é o valor médio de consumo de cada cliente em seu estabelecimento. Esse valor pode ser visto de diversas maneiras: individualmente para cada cliente, como uma média de todos os clientes ou por período.

    Esse indicador mostra o comportamento dos usuários com a marca, e serve como um guia para entender a satisfação desses clientes com o seu empreendimento.

    Assim você conseguirá obter informações relevantes sobre o montante de suas vendas e o número de clientes que geraram esse resultado.

    Dependendo do que você quer analisar em seu negócio, você pode usar um tipo diferente de ticket médio que pode ajudar na definição do planejamento estratégico de metas para aumentar as vendas de sua empresa de porta PVC lisa.

    Qual a importância do Ticket Médio?

    Fique sabendo que o ticket médio é considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, uma vez que fornece ao gestor informações essenciais para a elaboração de ações de vendas, melhorando os resultados.

    O ticket médio também pode ser uma estratégia para mensurar a performance de um vendedor. Se esse vendedor fez mais de uma venda para um mesmo cliente em um determinado período, você pode avaliar seu desempenho em cada negociação efetuada.

    Além disso, o ticket médio também pode ser muito útil ao ajudar a avaliar quais são os clientes mais importantes para seu negócio, ou seja, aqueles que mais contribuem para o faturamento e a lucratividade de sua empresa de motor para portão basculante.

    Como aumentar o ticket médio no seu negócio?

    Pontuamos a seguir uma série de dicas de boas práticas para você conseguir aumentar suas vendas e consequentemente, seu ticket médio.

    Procure o público mais qualificado

    Um público qualificado é composto por pessoas que realmente se aproximam de seu cliente ideal. É neste público que você deve focar seus esforços de marketing e vendas.

    O inbound marketing ou marketing de atração é uma excelente prática nesse sentido, pois atrai o público certo para você. É dessa forma que se inicia um relacionamento mais próximo entre sua empresa de energia solar e seus clientes ideais.

    Por fim eles acabam por confiar mais na marca e tendem a comprar mais a cada novo pedido, aumentando assim o seu ticket médio.

    Crie combos de produtos

    Para aumentar o ticket médio ofereça combos promocionais de produtos e descontos na compra de um determinado mix de itens. Criando grupos de produtos com descontos interessantes você chama atenção do cliente que se sente atraído e acaba aproveitando a oportunidade.

    Isso aumenta o valor no carrinho de compras e ainda leva a pessoa a conhecer mais produtos da marca.

    Muitas vezes o cliente não tem o interesse inicial de realizar a compra de mais de um item, mas ao visualizar o desconto ele acaba associando o momento a uma oportunidade e realiza a compra.

    Analise a possibilidade de disponibilizar frete grátis

    Certamente o frete grátis é um requisito que pesa na balança na hora de fazer uma compra e atrai a atenção do público. Ao atrelar esse benefício a um valor específico, como “frete grátis a partir de R$200”, muitas vezes os clientes irão comprar mais somente para obter essa vantagem. 

    Neste cenário sua empresa de terraplanagem deve conhecer os valores cobrados para o transporte de produtos e procurar negociar as melhores condições com os responsáveis pela entrega ou com os transportadores.

    Aumente a gama de produtos

    Aumentar a gama de produtos é um dos pontos que mais podem aumentar seu ticket médio, pois quanto mais produtos e serviços você oferecer, maior é a chance de seu cliente comprar mais em sua empresa.

    Você deve observar a jornada de compra de seu cliente e entender quais são as suas preferências. Vale também fazer enquetes nas redes sociais para entender o que seu público sente falta em sua loja e o que eles gostariam que você oferecesse.

    Aproveite as datas comemorativas

    Datas comemorativas sempre movimentam o comércio e costumam atrair os clientes, mas para fazer bonito nessas ocasiões é preciso planejamento. Assim, é interessante que em todo início de ano você analise o calendário de vendas, formulando diferentes promoções para essas datas.

    E você pode ir além das datas comemorativas tradicionais e pode investir em promoções para datas pouco exploradas que sejam específicas de seu segmento de fornecedores de EPIs em SP.

    Dê descontos progressivos

    ‍Essa estratégia se encaixa em diversos tipos de negócios e costuma atrair até mesmo os consumidores que não estavam tão interessados nos seus produtos. Aposte em promoções do tipo “leve três e pague dois”, “10% de desconto na segunda peça”, “20% de desconto na terceira peça”.

    Esses descontos garantem que seu cliente adquira mais de um produto ou serviço do seu negócio. Fique sabendo que os descontos progressivos ajudam a movimentar suas vendas e fidelizar consumidores.

    Apresente produtos complementares

    Para que você consiga colocar essa estratégia em prática, faça um mapa completo de todos os produtos oferecidos em sua empresa e busque a relação entre eles. Em um exemplo, se seu cliente está comprando uma camiseta, ofereça acessórios, bermudas e sapatos que combine com a peça inicial.

    Ou caso o cliente esteja fechando um pacote de diários em um hotel, ofereça também passagens aéreas e um pacote de passeios. ‍Ou ainda, se o cliente está procurando por um atestado de vistoria do corpo de bombeiros, ofereça a possibilidade de conseguir outros atestados.

    Crie programas de fidelidade

    Você deve pensar em formas para fazer com que o cliente volte a procurar pelo seu negócio. Sem dúvidas, isso é essencial para fazê-lo gastar mais com seus produtos.

    Como muitos consumidores preferem deixar seu dinheiro em estabelecimentos que confiam, os programas de fidelidade são ótimas formas de atrair o cliente novamente.

    ‍Sua empresa de manutenção de elevadores pode oferecer descontos após uma certa quantidade de contratações ou brindes relacionados com seu nicho.

    Como calcular o ticket médio?

    Agora que você já aprendeu mais sobre ticket médio e os critérios importantes para fazer uma análise, vamos conversar sobre os cálculos. Para conseguir esse número é preciso tomar alguns cuidados, uma vez que ele pode ser fornecido para muitos fins.

    É preciso definir, por exemplo, qual é a temporalidade que se deseja analisar, e isso pode fornecer algumas ferramentas sobre sazonalidade. Uma situação possível nesse sentido é que um lojista avalie qual é o comparativo entre os períodos natalinos, por exemplo.

    É importante saber também que é possível calcular esse número de forma geral ou por produtos. Dessa forma você precisa definir seus objetivos.

    O cálculo em si é uma das questões mais simples e que pode ser feito em poucos minutos: basta dividir o faturamento pelo número de vendas feito pela empresa e você terá seu ticket médio.

    Vamos supor que em dois meses sua empresa faturou R$125 mil, e nesse período foram vendidos 400 produtos. Como o ticket médio é igual ao faturamento total dividido pelo número de pedidos, você divide 125.000 por 400, com um resultado de R$312,50.

    Neste exemplo o período escolhido foi de dois meses, mas é você quem determina o intervalo de tempo. Definindo o caso por temporalidade ou produto, ao fornecer esses dados para a fórmula é importante que eles venham filtrados.

    Para obter uma boa prática dentro desse tipo de perspectiva, sua empresa de geradores precisa definir um tempo médio para mensurar o ticket médio. E isso pode variar conforme diversos fatores, mas é importante ter em mente uma periodicidade para obter esses números.

    Considerações finais

    Para quem tem um negócio é fundamental estar sempre atento às métricas e a mensuração de resultados com indicadores de desempenho, mais conhecidos como KPIs. Um dos KPIs mais conhecidos é o ticket médio, muito usado para a análise da saúde financeira de qualquer empresa.

    O ticket médio também é muito importante para ajudar a avaliar o perfil e as preferências de consumo de seus clientes, e saber quais são os gastos criando estratégias específicas para cada público.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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