Michael Campos

Funil de Inbound Marketing: saiba como funciona e como aplicar

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    Em um mercado cada vez mais competitivo, estabelecer algumas estratégias é um passo essencial para o sucesso. Diante disso, o funil de inbound marketing deve ser considerado e estar em total evidência.

    Se olharmos alguns anos atrás, devido ao fato da informação ser mais complicada e até mesmo ser mais difícil chegar até as pessoas, as empresas conseguiam aproveitar dessa fragilidade e gerar mais oportunidades de venda.

    Entretanto, o público atual se mostra mais resistente à publicidade, pois esse novo cliente não é mais tão paciente e desinformado, sendo necessário que se busque formas de impactá-los e gerar uma aproximação totalmente eficaz.

    Logo, um conceito que vem ganhando força e deve ser considerado para que um fabricante de números residenciais ou até mesmo uma empresa de tecnologia tenha sucesso é o funil de inbound marketing, uma espécie de marketing não invasivo.

    Ou seja, diante da aplicação desse recurso, não é mais necessário entupir seus clientes com banners e propagandas sobre o seu produto, pois essa ação pode acabar espantando o público.

    Por isso, através do funil de inbound marketing as empresas, em vez de persuadir o cliente, têm o foco em atraí-los e fazer com que eles tenham os motivos certos para consumir e estabelecer uma interação.

    Afinal, hoje temos acesso não só a produtos e serviços, mas às informações do mundo todo. Logo, diferenciar sua empresa de espelho lapidado é um passo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o funil inbound marketing, evidenciando a sua significação, como ele funciona, seus benefícios quando bem aplicado, como aplicar esse funil e os principais erros em sua implementação.

    O que é o funil de inbound marketing?

    Para que se inicie o entendimento em relação ao funil inbound marketing a partir da produção e distribuição de qualidade, as estratégias começam a ganhar vida e realizar a sua aplicação.

    Sendo assim, as empresas que aplicam o funil de inbound marketing atraem e acompanham o futuro do cliente desde o momento em que ele percebe que tem um problema até a sua decisão de compra.

    Ou seja, diante da sua aplicação e funcionamento, o funil de inbound marketing nada mais é do que uma representação da jornada que um desconhecido realiza até se tornar um cliente e estar estabelecido em sua empresa.

    Entretanto, algo interessante a ser considerado é que, diferente de anos atrás, quando a publicidade só estava relacionada à televisão, hoje a internet possibilita a todos divulgar informações sobre um ar-condicionado dutado e convencer o público através disso.

    Por isso, é essencial saber entregar a informação certa na hora certa, pois essa é uma das principais formas de trazer o público para perto e garantir com que resultados incríveis possam ser alcançados.

    Como o funil de inbound marketing funciona?

    Como está podendo ser visto e é até mesmo de conhecimento do público, o inbound marketing possui o poder de atrair e impactar as pessoas sem ser invasivo.

    Logo, diante da necessidade das empresas de ter mais clientes e do público de consumir, essa estratégia é perfeita e tende a garantir resultados muito mais favoráveis diante da sua aplicação.

    Dessa forma, para que você entenda o funcionamento do funil de inbound marketing, é importante ter em mente que o público tende a passar por quatro etapas, antes de consumir e gerar uma interação com a empresa, sendo elas:

    • Atração do lead;
    • Conversão do lead em consumidor;
    • Venda do produto;
    • Monitoramento do cliente.

    Ou seja, diante dos pontos levantados, fica claro que uma pessoa que se encontra na etapa de atração do lead não está no mesmo passo que um cliente que se encontra nas fases finais desse processo.

    Com isso, confira as características de cada um dos pontos e entenda ainda mais o quanto é importante cada uma dessas etapas diante da atração e impacto ao público.

    Atração do lead

    Nessa etapa, o público possui uma determinada necessidade, mas ainda não se deu conta disso. Vamos imaginar que uma pessoa mora em uma casa há 15 anos e nunca realizou uma reforma.

    Por mais que a casa uma vez ou outra tenha alguns problemas, ao oferecer de forma constante reformas e aparelhos para a casa, facilmente as propagandas e contatos serão descartados.

    Entretanto, se a sua empresa demonstra a automação residencial e o quanto de praticidade e conforto é estabelecido através dessa mudança, fica muito mais fácil dessa pessoa se convencer e considerar esse serviço.

    Por isso, a intenção nesta etapa é transformar estranhos em visitantes do seu site e fazer conteúdos de qualidade para que as pessoas tenham os motivos certos para consumir e conhecer ainda mais sobre o seu negócio.

    Conversão do lead em consumidor

    Nessa etapa o cliente já está considerando a sua necessidade e se mostra mais aberto às interações, entretanto ele ainda não se mostra pronto para decidir se realmente deseja ou não fazer o consumo de um produto ou serviço em questão.

    Utilizando do exemplo acima, nesse ponto nós diríamos que o público ficou interessado na automação residencial, mas ainda não considerou realizá-la, porém ele quer saber mais sobre.

    Sendo assim, ao pensar nessa etapa em sua empresa de modernização de elevadores, é essencial que seja disponibilizado conteúdos mais aprofundados, realizando comparações e mostrando os motivos certos para que o consumo ocorra.

    Dentre esses conteúdos que devem ser estabelecidos, podemos destacar os e-books ou até mesmo as newsletter, pois assim se inicia o relacionamento e a interação entre a sua empresa e os clientes em questão.

    Venda do produto

    Nessa etapa destacada, o cliente em questão já sabe que possui a necessidade e já até mesmo considera realizar a compra, entretanto ele ainda não escolheu o modelo que vai comprar e de quem vai realizar a compra.

    Por isso, ao estar considerando um produto como uma cadeira fixa para escritório nessa etapa é essencial apresentar todas as vantagens do seu produto, incluindo preço, diferenciais e até mesmo as condições de pagamento.

    Afinal de contas, se o consumidor chegar à conclusão de que ele precisa do produto e que esse produto é o que a sua empresa está oferecendo, as chances de compra crescem totalmente.

    Monitoramento do cliente

    Por fim você conseguiu o que era o intuito desse processo a venda do produto ou serviço em questão para o público, entretanto se engana quem acha que a sua relação com os clientes acabou aqui.

    Para que o relacionamento com o público continue, é essencial que a sua empresa se mantenha à disposição e busque saber questões relacionadas ao feedback do produto ou serviço em questão.

    Logo, uma pessoa, ao comprar uma porta de pvc e a empresa realmente se importar com o pós-venda, de fato essa é uma das principais formas de fidelizar e deixar essa pessoa sempre perto.

    Benefícios do funil de inbound marketing

    Como está sendo visto, considerar o funil de inbound marketing é algo indispensável se a sua empresa busca sucesso e se estabelecer diante do mercado de uma forma convicta e precisa.

    Como o texto está ressaltando em alguns momentos, o mercado se mostra em extrema concorrência, então estabelecer alguns recursos é um passo necessário para o sucesso e um crescimento constante.

    Sendo assim, para que fique ainda mais claro o quanto o funil de inbound marketing é um recurso determinante, confira os seus principais benefícios e entenda o quanto esse recurso pode ser essencial em sua empresa, por exemplo, de controle de acesso externo.

    1 – Aumento da visibilidade no mercado

    Como o funil de inbound marketing estabelece ações e estratégias mais precisas para as empresas, cada vez mais o público tende a consumir os conteúdos e produtos em destaque, gerando muito mais visibilidade e impacto do seu negócio no mercado.

    2 – Comunicação mais assertiva

    Ao trabalhar os interesses do público-alvo e realizar análises em relação aos seus gostos e hábitos de consumo, a linguagem, elementos e estratégias utilizadas com o público tendem a ser muito mais assertivos.

    Além do mais, ao levar em consideração o nível de consciência do público, torna-se muito mais fácil lidar com cada cliente e guiá-los de uma forma precisa diante da jornada de compra.

    3 – Fidelização dos clientes

    Por se importar e ter o máximo de cautela em relação a cada etapa em que o cliente se encontra, o processo de fidelização ocorre de uma forma natural e totalmente benéfica para a sua empresa e diante dos seus resultados.

    Como aplicar o funil de inbound marketing?

    Aplicar o funil de inbound marketing é uma ação necessária, pois essa é uma das principais formas de se destacar em meio à concorrência e garantir cenários incríveis diante das estratégias e ações da sua empresa.

    Sendo assim, confira algumas ações para aplicar o funil de inbound marketing e garantir muito mais vantagens diante das estratégias da sua empresa.

    • Golden Circle;
    • AIDA;
    • Pirâmide de Chet Holmes;
    • Pirâmide de Chet Holmes invertida;

    Logo, ao levar em consideração esses fatores e estudá-los diante das estratégias e ações a serem estabelecidas no funil de marketing, sua empresa tende a contar com muito mais benefícios e eficácia diante de cada ação.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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