Michael Campos

Nômade digital: saiba o que é e quais são as vantagens

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Ser um nômade digital pode ser o sonho de muitas pessoas, onde o trabalho flexível tanto em horário como em localização pode proporcionar inúmeros benefícios para o profissional que atua nesse ramo.

    Viajar e trabalhar pode ser o sonho de muita gente e o nomadismo digital pode proporcionar isso a você, uma vez que a tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e o formato de trabalho remoto tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

    Entretanto, como é o dia a dia de um nômade digital, quais são as profissões que permitem esse formato e como ingressar nesse estilo de vida? Continue lendo esse artigo e entenda como funciona esse formato de trabalho.

    O que é nômade digital?

    O nômade digital é o profissional que utiliza a tecnologia como ferramenta de trabalho, não dependendo de um ponto fixo para trabalhar e podendo realizar as suas tarefas de forma remota.

    Como a própria palavra “nômade” quer dizer quem não possui uma habitação fixa, e “digital”, que utiliza os meios tecnológicos para efetuar o seu trabalho.

    Entretanto, existem diferentes formas de se atingir esse objetivo, onde podem existir nômades digitais que trabalham de forma autônoma e os profissionais que atuam como CLT, obtendo um horário fixo de trabalho, mas de forma remota.

    O nômade digital que trabalha em carreiras autônomas pode realizar as suas atividades de qualquer lugar, como em viagens, em sua própria residência ou onde ele preferir, assim como o CLT, entretanto possui a vantagem de flexibilidade em seu horário de trabalho.

    Por exemplo, se você é um profissional autônomo que cuida das mídias sociais de uma fábrica de produtos de limpeza e não possui a necessidade de ir ao escritório ou cumprir um horário específico para efetuar os seus serviços, você é um nômade digital.

    Dessa forma, ao obter as características referente a um trabalho remoto, flexível e digital, você pode ser considerado um nômade digital. Entretanto, como funciona o dia a dia desse profissional e como funciona a sua estrutura de trabalho?

    Como é a rotina de um nômade digital?

    Muitas pessoas se tornam nômades digitais justamente para obterem a possibilidade de viajarem para onde e sempre que quiserem, sendo essa uma característica muito comum da profissão.

    Entretanto, existem alguns pontos que são levados em consideração por muitos desses profissionais durante a sua rotina, onde mesmo possuindo uma flexibilidade de horário, muitos preferem terminar os seus afazeres antes de sair para conhecer uma nova cidade.

    Dessa forma, é possível perceber que a visão de trabalhar em uma praia, beira a mar, ou deitado em uma cadeira de sol não é exatamente verídica, uma vez que ainda assim é necessário um tempo destinado aos seus afazeres.

    Por exemplo, se você tem que montar um plano de marketing para a venda de uma bomba de água, pode precisar de um tempo e local sem muitas distrações para essa tarefa.

    Todavia, ainda assim existe a possibilidade de viajar e conhecer novas cidades, podendo aproveitar a flexibilidade do trabalho.

    Para o turismo em diferentes lugares você deve considerar alguns fatores essenciais, como o custo de vida do local, uma vez que mesmo com a possibilidade de mudar de região, ainda é muito importante pensar na quantidade de dinheiro gasta em cada lugar.

    Por exemplo, mesmo pegando a chave da sua nova casa com a construtora, é necessário pesquisar “piso vinílico clicado preço” na internet antes de decidir decorá-la com todos os equipamentos que desejar, a fim de possuir uma maior noção de valores do mercado.

    Dessa forma você consegue selecionar a melhor opção para o seu bolso, sendo essa a mesma situação para o nômade digital, onde mesmo possuindo a possibilidade de alteração do lugar, é preciso pesquisar os preços primeiro.

    Além disso, antes de realizar o seu deslocamento, você precisa verificar se o local possui a infraestrutura adequada, como o fácil acesso à internet, sendo esse o seu principal meio de trabalho.

    Por fim, questões como segurança e devidas acomodações são necessárias tanto para o seu bem-estar quanto para o seu psicológico, fornecendo o espaço necessário para as suas atividades e afazeres.

    Vantagens de ser nômade digital

    A vida de nômade digital possui inúmeras vantagens em sua forma de trabalho, onde entre elas, podem-se citar:

    • Rotinas flexíveis;
    • Motivação;
    • Oportunidades de crescimento;
    • Wanderlust;
    • Benefícios financeiros.

    Esses são alguns dos principais benefícios proporcionados pelas características e estilo de trabalho de um nômade digital.

    Rotinas flexíveis

    Como já mencionado, esses profissionais possuem uma rotina muito flexível, onde o seu local de atuação não possui qualquer impacto sobre a atividade que realizam.

    Por exemplo, uma pessoa que atua como jornalista, pode escrever uma matéria referente a uma empresa de terraplanagem de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário, definindo por conta própria os seus dias de folga.

    Motivação

    A rotina de trabalho pode muitas vezes desmotivar um profissional, uma vez que ele precisa lidar com questões como o trânsito, acordar cedo todos os dias, o mesmo ambiente sempre e tarefas repetitivas.

    Já quando se é nômade digital, a flexibilidade fornece uma mudança na rotina, possibilitando que cada dia seja diferente e motivando as tarefas de diferentes formas.

    Por exemplo, se você precisa criar um desenho gráfico para a construção de uma parede de gesso, pode o fazer em diferentes ambientes e situações.

    Oportunidades de crescimento

    O crescimento profissional não precisa ser necessariamente um plano de carreira fechado em uma empresa, onde existem algumas possibilidades de promoções que são formadas por terceiros para uma linha reta em direção ao topo.

    Existem também os crescimentos pessoais “laterais”, onde os diferentes ambientes o permite conhecer novas culturas e realizar um ótimo networking, trabalhando em diferentes circunstâncias e adquirindo experiências novas.

    Por exemplo, você pode começar uma conversa com outro turista referente ao funcionamento de um motor para portão basculante e acabar adquirindo mais um cliente para o seu negócio.

    Wanderlust

    Wanderlust significa a ideia e vontade de conhecer e experimentar o mundo, ou seja, de viajar para diferentes lugares, conhecer diferentes culturas, comidas, pessoas e línguas.

    Esse é inclusive um dos principais motivos que levam uma pessoa a se tornar um nômade digital. A possibilidade de mudar a sua localização constantemente e de conhecer novas coisas sempre pode instigar muitas pessoas.

    Dessa forma, você pode escrever uma matéria sobre higiene ocupacional na Índia e no dia seguinte pegar um avião com destino para a França, conhecendo assim as diferentes possibilidades que o mundo tem a oferecer.

    Benefícios financeiros

    Existem também os benefícios financeiros, uma vez que mesmo o ato de viajar ser um pouco caro, você pode optar por conhecer países com moedas mais desvalorizadas, economizando na viagem.

    Além disso, você também pode aumentar a sua gama de clientes através do grande número de pessoas que conhece no caminho.

    Por exemplo, se você está realizando uma campanha publicitária para um gerador toyama, pode conhecer algumas pessoas no local em que está inserido que se interessem pelos seus serviços e assim conquistar mais clientes.

    Entretanto, quais são as profissões que permitem esse meio de trabalho, a fim de obter todos os seus benefícios e viajar o mundo?

    As profissões do nômade digital

    Hoje em dia, existem muitas profissões que permitem o trabalho remoto, principalmente devido à pandemia do coronavírus em 2020, onde todas as empresas precisam se mobilizar para tornar possível a realização de tarefas sem sair de casa.

    Entretanto, existem algumas profissões que são mais comuns de serem realizadas por nômades digitais, onde dentre elas, podem-se citar:

    • Análise e desenvolvimento de sistemas;
    • Engenharia de Software;
    • Administração, tocando a própria empresa;
    • Fotografia;
    • Jornalismo;
    • Publicidade e propaganda;
    • Marketing;
    • Produção audiovisual;
    • Design gráfico;
    • Letras;
    • Ciências contábeis;
    • Gestão financeira.

    Essas são as principais profissões que permitem a realização do trabalho remoto, onde frequentemente trabalham de forma autônoma, através de uma gama de clientes ou até mesmo em trabalhos locais, como a fotografia.

    Já a profissão de professor, obtida pelo curso de letras, pode ser realizada, principalmente devido à pandemia, através de aulas gravadas ou ao vivo, com o auxílio do computador.

    Desvantagens

    Existem também algumas desvantagens na profissão de nômade digital, onde assim como todas as atividades e meios de trabalho, possuem os seus desafios. Dentre os principais, podem-se citar:

    • Ficar longe da família;
    • Distância da equipe;
    • Dinheiro com viagens;
    • Organização e disciplina;
    • Problemas com conexão da internet;
    • Problema com o fuso horário.

    Essas são as principais desvantagens de ser nômade digital, entretanto, todas as profissões possuem os seus obstáculos, sendo essa ainda uma ótima experiência para qualquer profissional.

    As diferentes viagens que podem ser realizadas através do nomadismo digital são uma das principais razões para que muitos optem pelo trabalho, onde a sua flexibilidade abre muitas possibilidades.

    Agora, basta apenas escolher a profissão ideal, montar uma mala leve de viagens e conhecer o mundo trabalhando.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade