Michael Campos

Marketing indireto: como funciona e como trabalhar

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    Depois de aprender o que é o Marketing indireto certamente você não verá séries, filmes, novelas ou jogará um jogo da mesma forma que antes. Possivelmente irá assistir aquela cena marcante novamente somente para tentar notar se ali aconteceu alguma ação de marketing indireto.

    Trata-se de um dos tipo de marketing mais sutis que existem, tanto que ele é conhecido como marketing invisível. Muitas vezes os consumidores podem escolher por levar uma determinada marca ou contratar um serviço sem nem perceber o que os levou a escolher determinada oferta.

    O que é marketing indireto?

    Muito é falado sobre o marketing direto, o que busca vender algo de forma explícita aos consumidores. Mas o marketing invisível é uma estratégia de divulgação que se destina a quem deseja obter retorno a longo prazo.

    Em síntese, a ideia por trás do marketing indireto é que as pessoas se lembrem de um serviço prestado ou produto comercializado por meio de uma memória induzida.

    Sua empresa de forma de alumínio pode realizar a indução dessa lembrança de diversas formas. Uma das formas mais comuns é por meio de produtos audiovisuais, como séries, filmes e novelas.

    Em muitos casos os personagens aparecem consumindo algo de uma empresa, sempre de forma natural, o que configura uma propaganda espontânea, sem um propósito de venda imediata.

    Existem outros meios como propagandas de patrocínio em bonés e camisetas, geralmente de clubes, que também são uma forma sutil de expor a marca. Soluções como essas são parte da construção gradual do branding e da credibilidade de uma marca.

    Quais são as principais vantagens dessa estratégia?

    Quando essa estratégia é aplicada de forma eficaz, o marketing indireto traz diversos benefícios para o seu negócio.

    Associação entre a marca e uma atividade

    Para vincular seu produto, como blocos de isopor, a algum grupo ou atividade, como eventos, desfiles, esportes, entre outros, essa é uma ótima estratégia. O público vai observando o design de sua marca nesses locais e atividades, assim a associação surge naturalmente.

    Método menos agressivo

    Em algumas situações bombardear o público com propagandas agressivas pode gerar um efeito contrário ao desejado, então usar um método mais sutil será bem mais efetivo.

    Possibilidade de alto retorno

    Usando de forma efetiva o marketing indireto você tem um maior potencial para atrair uma grande quantidade de clientes, basta escolher o lugar certo para se posicionar.

    Como aplicar o marketing indireto?

    Mais uma característica importante dessa estratégia para uma empresa fabricante de concreto polido é que ela é bem versátil. Veja os melhores exemplos a seguir.

    Eventos patrocinados

    Eventos dentro do seu nicho ou culturais são excelentes oportunidades de realizar o marketing indireto. Ao utilizar seus produtos durante o evento, as pessoas criam uma conexão com a sua marca mais rapidamente, o que melhora o seu branding.

    Aparição em diferentes mídias

    No filme “O Náufrago” a empresa de entregas americana aparece em algumas cenas, o que é um ótimo exemplo de marketing indireto em que o nome da empresa aparece em outro tipo de mídia.

    Marketing de conteúdo

    Você pode começar produzindo material relevante para educar o público em vez de tentar atrair esse público diretamente para a venda.

    Dessa forma, quando chega o momento de oferecer seu produto, seu lead já sabe as vantagens dele e avança mais rapidamente no funil de vendas de sua empresa de recuperação de piso de cimento queimado.

    Parcerias com influenciadores

    Atualmente os influenciadores digitais são uma das principais formas de alcançar um grande público. Tenha em mente que um único influenciador que use seus produtos regularmente pode atrair dezenas ou até mesmo centenas de clientes.

    Como o Marketing Indireto se insere no mundo digital?

    É claro que o mundo virtual e a internet não poderiam ficar de fora da promoção do marketing direto, havendo vários contextos para aplicá-lo. Pontuamos a seguir esses contextos.

    Marketing de Conteúdo

    No marketing de conteúdo é possível aplicar o marketing indireto por meio de podcasts, blogs, postagens, vídeos e outras mídias ou plataformas.

    A proposta principal do marketing de conteúdo é demonstrar autoridade para seu público enquanto você fornece conteúdo de valor para sua audiência sobre administração de condomínios, se este for o seu nicho.  

    Trata-se de uma excelente forma de inserir um produto em um determinado contexto sem a necessidade de fazer uma propaganda explícita. É dessa forma que youtubers e influencers digitais conseguem cativar sua audiência e ganhar a atenção do seu público.

    Mesmo para quem trabalha com marketing de afiliados são diversas as formas de divulgar seus produtos dentro do marketing de conteúdo.

    SEO 

    O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca funciona como uma extensão do marketing de conteúdo. É através dessas técnicas que é possível que um site se posicione entre as primeiras posições em buscadores como o Google.

    Também é possível utilizar as técnicas de SEO para otimizar seus conteúdos para que eles andem de encontro com os interesses da sua audiência. Se você quer divulgar seus produtos como juntas de dilatação em blogs, cadastre-se em plataformas de afiliados.

    Assim as pessoas irão criar conteúdos para divulgar seu produto e irão utilizar as técnicas de SEO para aparecer entre os primeiros resultados do Google.

    Redes sociais

    Vale ressaltar aqui que os criadores de conteúdo não estão apenas nos blogs, mas também podem ser encontrados nas redes sociais. É onde os influencers digitais promovem um determinado produto com ações diversas, tais como:

    • Fotos;
    • Vídeos;
    • Stories;
    • E postagens nas redes sociais.

    Utilizando técnicas como o storytelling eles conseguem inserir o seu produto em um contexto que possibilita que o público ganhe confiança. Houve também a popularização de redes sociais como o Instagram e o YouTube que permitem que seus usuários produzam vídeos.

    Muitos influenciadores digitais e canais se aproveitam do alto número de seguidores para inserir produtos patrocinados nos seus vídeos.

    Isso é feito de forma bem semelhante ao que acontece nos filmes e séries, mas a diferença é que no ambiente online é feito por pessoas que apresentam alguma autoridade na internet.

    Certamente você já viu uma marca específica, como uma marca de aluguel de andaimes sendo exibida por algum influencer digital ou por algum canal famoso e conhecido.

    Jogos

    É muito comum vermos ações de marketing indireto nos jogos digitais, seja em jogos esportivos ou em jogos de aventura. Em jogos de corrida e futebol é muito comum vermos outdoors exibindo o logotipo de marcas famosas.

    Nos jogos os produtos também podem ser inseridos em um contexto como em novelas e filmes, pois também existem cenas em vídeo, de forma que são diversas as oportunidades para fazer marketing indireto no universo dos jogos.

    Marketing Direto e Indireto, o que é melhor?

    A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores, pois cada caso é um caso. Lembre-se que o objetivo do marketing indireto não é realizar uma conversão e sim fazer com que o consumidor se lembre da sua marca.

    Dessa forma, o marketing indireto pode ser considerado uma excelente alternativa, mas não substitui o marketing direto.

    Você pode inclusive utilizar as duas estratégias para gerar mais desejo de compra no consumidor, afinal o marketing indireto consegue despertar a curiosidade do consumidor.

    A grande vantagem do marketing indireto é que o consumidor não se sente bombardeado ou obrigado a conhecer o produto, como ocorre em anúncios tradicionais.

    Por sua vez, o marketing direto é mais invasivo recorrendo a táticas mais agressivas, como o uso de anúncios, ligações telefônicas, call to action, entre outras.

    Muitas vezes o uso de anúncios podem ter um taxa de rejeição por parte do público, principalmente no ambiente online onde é quase impossível evitar de ver um anúncio.

    Eles podem inclusive atrapalhar alguma atividade do consumidor quando aparecem, o que gera desconforto a respeito do produto exibido.

    Já o marketing indireto não permite que o consumidor se sinta desconfortável, pois ele costuma estar inserido em um contexto que favorece a divulgação de um produto, como uma porta de enrolar automática.

    Considerações finais

    Neste artigo definimos as aplicações do marketing indireto tanto nos contextos mais clássicos quanto nos mais atuais. Entendemos as vantagens de usar essa estratégia e do que se trata essa forma de marketing.

    Mas é importante também fazer uso de outras estratégias para que além do destaque, sua empresa consiga fazer mais conversões. 

    Busque saber mais sobre estratégias de marketing que podem contribuir com o crescimento do seu negócio como estratégia multicanal, funil de vendas, naming e AIDA. Além disso, para fidelizar seus clientes é fundamental que você preste um atendimento de excelência para seus clientes.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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