Michael Campos

Tendências do marketing de conteúdo para 2023

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    No mercado digital surgem ano após ano novas tendências do marketing de conteúdo, para guiar as criações do mercado.

    É através dessas tendências que as empresas de vários setores conseguem planejar seus conteúdos estratégicos e com isso alcançar seu público-alvo com mais facilidade e eficiência.

    Essas tendências, como já dito, servem apenas para guiar as marcas e aqueles que atuam no mercado digital, ela será um direcionamento para que as empresas entendam o que está sendo feito no universo do marketing digital, mas não é preciso que se siga à risca.

    Por exemplo, uma empresa de conserto de aquecedor elétrico estuda essas tendências, analisa quais formatos fazem sentido para o seu negócio, e a partir disso cria os conteúdos que irão funcionar para o seu público e serviço.

    No ano de 2022 pudemos ver uma série de mudanças em torno do marketing digital, como a presença de cada vez mais conteúdos de vídeos em diversas redes sociais, sem falar do Metaverso, e é claro, a volta dos eventos presenciais.

    Mas será que todas as mudanças se manterão em 2023? Quais serão as novas tendências de marketing e conteúdo para o próximo ano? Para saber de tudo que está por vir, continue lendo este artigo, pois vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto.

    A importância das tendências para o marketing de conteúdo

    As tendências servem para mostrar o que o público está consumindo, seja no setor de vendas, serviços ou, nesse caso, no marketing digital, afinal o objetivo de qualquer empresa é obter lucro e conseguir vender.

    Sendo assim, sem as tendências digitais não é possível prever quais tipos de conteúdos estarão em alta, e com isso será difícil planejar campanhas e estratégias de marketing para ajudar a empresa a alavancar suas vendas.

    Só para você entender a importância das tendências para uma marca, vamos a um exemplo: uma loja de tapete personalizado que tem um público-alvo jovem precisa estar nas redes sociais em que esses consumidores estão presentes.

    Com isso a marca precisa criar conteúdos específicos, para conseguir chamar atenção deles, uma boa estratégia é utilizar a rede social que cria e compartilha vídeos curtos, afinal essa plataforma se tornou um grande espaço para esse público jovem.

    Alguns anos atrás ninguém diria que uma rede social de vídeos e dancinhas tomaria uma proporção tão grande assim, não é mesmo?

    Porém as empresas que utilizam essa plataforma têm obtido um ótimo resultado, sendo assim é importante que as marcas reconheçam o potencial das tendências e as usem a seu favor.

    Ou seja, as tendências de marketing ajudam com que empresas de diversos segmentos, sejam do ramo de:

    Identifique as possibilidades de mudanças e esteja um passo à frente dos seus concorrentes, com isso se preparando para a necessidade do seu consumidor.

    É através dessas tendências e da criação de conteúdos para o marketing digital que é possível prever as movimentações do mercado, e com isso se adaptar a elas com rapidez e facilidade, gerando ótimos resultados e aumentando o ROI do seu negócio.

    Uma prova de como isso é importante é que, segundo dados do Webshoppers, o e-commerce brasileiro faturou R$ 53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021. Esse valor representa um aumento de cerca de 31% se comparado ao mesmo período de 2020.

    Cerca de 94% das empresas já adotam o marketing digital como estratégia de crescimento, de acordo com a Pesquisa Maturidade Digital e Vendas no Brasil, que usa como base:

    • Resultados Digitais;
    • Mundo do Marketing;
    • Rock Content;
    • Vendas B2B.

    Essa pesquisa foi feita com 1.386 pessoas, e isso só mostra como as estratégias de marketing digitais são fundamentais para as empresas.

    Vantagens do marketing de conteúdo

    É importante ressaltar que o marketing de conteúdo é uma forma de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdo que seja relevante para essas pessoas, isso irá agregar valor à sua marca, fazendo com que seus produtos e serviços sejam adquiridos.

    Cerca de 39% de todos os consumidores conhecem as marcas através de buscas, ou seja, pesquisando termos como “janelas de alumínio preço” e com isso sendo direcionados para suas redes sociais, blog e sites.

    As mídias sociais ajudam a amplificar o famoso boca a boca, afinal as pessoas compartilham as publicações com os seus conhecidos, fazendo com que mais pessoas conheçam sua marca.

    Além disso o marketing digital consegue:

    • Melhorar o relacionamento com os clientes;
    • Aumentar o engajamento do seu público;
    • Permitir um planejamento mais eficaz;
    • Incrementar a visibilidade da marca;
    • Informar e nutrir os prospects da marca com conteúdo relevantes;
    • Aumentar as vendas;
    • Mensurar os resultados em tempo real.

    É importante que as empresas entendam que o marketing digital é o futuro das propagandas, sendo ainda mais eficaz que os anúncios de antigamente, pois como tudo acontece de maneira online, fica mais fácil corrigir qualquer erro além de ver os resultados.

    Quais são as tendências de marketing para 2023?

    O mundo está em constante evolução, por isso, tenha você uma loja de ladrilho hidráulico ou um restaurante, é preciso que o seu negócio evolua junto com o mercado, afinal é um universo muito competitivo e quem não se adapta acaba perdendo para a concorrência.

    Por isso é importante que você conheça todas as tendências, as estude e aplique na sua marca, isso fará total diferença no próximo ano do seu negócio, aumentando sua visibilidade no mercado e claro suas vendas. Veja a seguir as principais tendências para 2023.

    Marketing responsivo

    Essa talvez seja uma das principais tendências para 2023, ela diz respeito ao formato que criamos conteúdos, websites, artes, vídeos, entre outros, afinal atualmente as pessoas usam as redes sociais através de aparelhos celulares.

    Só para você entender, um conteúdo responsivo é aquele que se adapta ao formato de tela do dispositivo utilizado, sendo assim é importante que você fique atento a esse detalhe, caso contrário poderá perder seu público.

    Os vídeos estarão em alta

    Bom, talvez essa não seja uma novidade, afinal esse ano presenciamos o boom dos vídeos em todas as redes sociais, mas saiba que essa é uma tendência que realmente veio para ficar.

    Afinal esse tipo de conteúdo tem ganhado mais espaço em diversas plataformas, fazendo com que grande parte dos usuários consumam mais esse conteúdo, afinal ninguém tem mais tempo para perder vendo vídeos longos.

    Portanto, se você tem uma empresa de manta para telhado, por exemplo, explore mais os conteúdos de vídeos, eles dão bem mais alcance que as fotos.

    É importante que você crie conteúdos de acordo com sua estratégia digital e sua persona, afinal de nada adianta alcançar milhares de pessoas se elas não se interessam pelo seu produto ou serviço.

    Busca por voz

    Essa é uma tendência que irá crescer muito no próximo ano, além de ser mais prático, pois em vez de digitar, você só precisa dizer algumas palavras. Também é mais acessível para pessoas que possuem deficiência visual ou tem baixa escolaridade.

    Sendo assim, se você tem uma empresa de pinça para guarda corpo de vidro, por exemplo, é necessário que as técnicas de SEO sejam adaptadas e considerem esse novo comportamento de busca.

    Conteúdo interativo

    O perfil atual dos consumidores tem se tornado cada vez mais exigente, visto que eles possuem uma infinidade de opções. Esses consumidores precisam se sentir especiais de alguma forma para assim escolher a sua marca.

    Por isso, é importante que as empresas os coloquem no centro dos processos de vendas, identificando assim suas dores e necessidades.

    Por exemplo, se você possui uma empresa de portaria, é importante ir muito além do estudo de mercado e começar a englobar a criação de conteúdos interativos, que mostram como a opinião do consumidor, como as avaliações e questionamentos são importantes.

    Isso mostra que você se importa com o seu público, criando um relacionamento entre empresa e cliente.

    Erros para evitar na criação de conteúdo

    Por fim, é importante falar que existem alguns erros que devem ser evitados quando se cria conteúdo pela internet, sendo eles:

    • Falar somente sobre o seu produto ou serviço;
    • Não conhecer bem seu público;
    • Achar que marketing de conteúdo é mágico;
    • Não possuir um objetivo;
    • Não medir os resultados.

    Sendo assim, é importante que você crie conteúdos de qualidade e não fique apenas querendo vender, pois as pessoas vão se interessar pela sua marca e consequentemente irão adquirir seus produtos ou serviços.

    É extremamente importante que você conheça o seu público, pois é só a partir disso que você irá conseguir criar as estratégias ideias para eles.

    Além disso, o marketing de conteúdo não é mágico, muito pelo contrário, ele exige muito trabalho para que se consiga alcançar os resultados, por fim tenha objetivos reais e alcançáveis que sempre mensure seus resultados.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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