Michael Campos

Texto âncora: saiba o que é e qual a sua importância

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    O texto âncora é essencial quando falamos de estratégias de SEO e principalmente de técnicas que envolvem o uso de hiperlinks que levam o usuário de uma determinada página para outra, seja dentro ou fora do próprio site. 

    Caso você não saiba, SEO se caracteriza por um conjunto de estratégias que ajudam sites a conquistarem um bom posicionamento dentro dos buscadores e, através disso, conquistaram também mais visibilidade e acessos em seu site. 

    Tudo isso é feito de forma orgânica, ou seja, o dono do site não precisa gastar nem um real sequer para tal. Entretanto, ele precisa lidar com estratégias certeiras que o ajude a fazer do seu site um grande sucesso na internet. 

    Dentre tantas estratégias que existem, uma das que mais se destaca é o link building, que trabalha com o uso de links incluídos em determinadas palavras e que levam o usuário para esse endereço, assim que eles clicam no termo em questão.  

    Por exemplo, ao ler um conteúdo sobre eletrodo para solda, você vê que o termo possui um link que, ao clicar nele, você é levado para um outro texto sobre o assunto ou para a página de vendas deste produto em questão. 

    Nesse caso, o termo que recebe esse link de direcionamento é entendido como o texto âncora, ou seja, é a base que recebe esse link e serve para que ele não fique simplesmente largado no meio do conteúdo, sem pé e nem cabeça.

    Dentro dos conteúdos onlines, o texto âncora é essencial para que os links sejam devidamente agrupados e espalhados em termos que obtenham o mesmo segmento, e esses links podem levar os usuários para diferentes destinos, como:

    • Conteúdos;
    • Produtos;
    • Serviços;
    • Landing pages;
    • Contato;
    • Entre outros. 

    Com o surgimento das estratégias de SEO, o texto âncora se tornou extremamente importante, por isso, hoje iremos conhecer ainda mais sobre o conceito e entender a sua importância dentro deste universo e para o seu negócio. 

    Conheça os tipos de texto âncora e veja como eles funcionam 

    Assim como é possível encontrar diversos tipos de injeção de plástico no mercado, você também encontra diferentes tipos de textos âncora que trabalham com a implementação de links de forma diferente. Sendo assim, confira abaixo alguns deles: 

    Correspondência exata 

    A correspondência exata diz respeito ao uso de um termo que possua exatamente o mesmo nome da palavra ou conjunto de palavras que a empresa deseja posicionar dentro dos buscadores, vamos pensar no termo ‘oferecer serviço de proteção animal’. 

    Imaginemos que a empresa deseja que apenas a palavra-chave ‘proteção animal’ obtenha um bom posicionamento no Google, entretanto, ela usa outras palavras para compor este termo e, assim, obtemos uma frase exata sobre o que aquela marca deseja transmitir. 

    Correspondência parcial 

    Já a correspondência parcial trabalha apenas com o termo que a marca realmente deseja posicionar bem e não com outros termos que complementam a frase, pois assim, é bem mais fácil dos algoritmos dos buscadores posicionarem bem tal conteúdo. 

    Por exemplo, se uma empresa que cria projetos automação industrial produz um conteúdo com dicas sobre o assunto, eles aplicam o seu link apenas no termo que eles realmente querem que seja bem posicionado nos buscadores, e não na frase completa. 

    Cauda longa 

    A cauda longa diz respeito ao termo que é muito específico, ou seja, que no momento da pesquisa, faz com que o usuário procure pelos mínimos detalhes daquilo que ele deseja, por exemplo: creme de hidratação para cabelos cacheados com óleo de argan. 

    Podemos ver que se trata de uma frase de pesquisa que possui pontos específicos que o usuário deseja encontrar, nesse caso, o link é incluso em toda a frase, para que os algoritmos interpretem bem sobre o que ele se trata. 

    Genérico 

    E o genérico é mais conhecido pelo famoso termo do ‘clique aqui’ quando você quer que o usuário realmente clique naquele termo para ser direcionado a página com o que você comentou anteriormente que ele veria.

    Por exemplo, ‘para saber mais sobre como funciona o serviço de calibração de termômetro: clique aqui’, esse é um exemplo de texto âncora genérico, ou seja, que pode ser usado e incluído em qualquer tipo de site e segmento 

    Esses são apenas alguns dos diversos tipos de textos âncora que existem e costumam ser os mais usados pelos profissionais de SEO e pessoas que entendem a importância do apoio deles para a inclusão de links em sites. 

    Entenda qual a importância do texto âncora

    Por falar na importância dos textos âncoras, é essencial que você entenda o porquê eles são tão importantes assim e merecem mais cuidado em sua formulação, pois estão diretamente ligados aos seus resultados. 

    O texto âncora funciona como uma base para que você coloque os links que deseja dentro dele, ou seja, ele é como se fosse a casa do seu link e, por isso, precisa ser construído de forma cuidadosa e segmentada. 

    Para que você consiga vender mais do seu tanque de aço inoxidável, é preciso que o seu texto âncora esteja de acordo com o resultado do link em que o usuário irá visitar e ainda ser um termo natural, que faça parecer que aquele link surgiu no momento certo do texto. 

    Pode parecer algo simples, mas os algoritmos dos buscadores estão atentos a isso, que é um ponto crucial para o bom posicionamento do seu site e dos seus links dentro do universo digital, por isso, jamais duvide do potencial e da importância dos textos âncoras. 

    Saiba como otimizar o texto âncora para o SEO 

    Falando em bom posicionamento, é quase automático pensarmos nas estratégias de SEO, que buscam justamente ajudar os sites a conquistarem esse melhor posicionamento e, por isso, precisam de uma boa base para a implementação de links de qualidade. 

    Tendo isso em vista, saber como adaptar os textos âncoras para as estratégias de SEO é essencial para que seus links contem com uma base sólida e otimizada, fazendo com que os algoritmos vejam aquele termo e link como meios lícitos de sucesso. 

    Ao saber usar o texto âncora para SEO de forma natural, fazer com que mais pessoas se interessem pela sua graxa de silicone ou seja qual for o produto/serviço que você ofereça,  torna-se ainda mais simples. 

    Sendo assim, vale a pena estudar a fundo sobre o assunto e aprender a como incluir links em textos âncora que façam o conteúdo parecer natural, ou seja, que cative a atenção do usuário e o leve a ação de clicar no determinado link. 

    Veja o que evitar na hora de criar textos âncora

    Agora que você já entende a importância dos textos âncoras e sabe quais são os principais tipos deles, chegou o momento de também conferir alguns erros que acontecem nesse processo, mas que você deve evitar ao máximo. Confira: 

    Correspondência exata na linkagem interna

    A correspondência exata, quando usada para levar o usuário a uma outra página dentro do seu próprio site pode ser interpretada como uma estratégia antiética pelos algoritmos, pois eles podem acreditar que isso é uma forma de tentar enganá-los para obter mais acesos. 

    Por isso, ao usar a correspondência exata como texto âncora em seu site de arruela dentada ou seja qual for, o ideal é que o link leve o usuário para outro site. Quando desejar fazer linkagens internas, busque sempre adaptar o seu texto âncora. 

    Textos âncora genéricos

    Já os textos âncoras genéricos não são tão recomendados justamente por conta da generalização deles, que faz com que o link da página anexada não obtenha tanta relevância do texto que o tem como base. 

    Sendo assim, o mais recomendado é que os textos âncoras sejam mais específicos e coerentes com o link de direcionamento e que, de preferência, estejam incluídos em um contexto positivo para que os algoritmos o posicionarem bem. 

    Receber links de sites tóxicos 

    Por fim, mas longe de ser menos importante, atente-se à qualidade dos links que está inserindo em seus textos âncoras, principalmente quando eles apontam para outro site, tenha certeza da qualidade deles e de que eles, realmente, são links lícitos. 

    Por exemplo, o site de um negócio de locação de geradores para eventos precisa ter a certeza de que os links de outros sites que estão sendo incluídos nos seus são de extrema qualidade, pois o seu site também será responsável pela qualidade ou falta dela nesse link.

    Esses são alguns pontos que merecem sua atenção, pois alguns deixam eles passar despercebidos e se perguntam o que fizeram de errado depois. Por isso, evite esses erros ao máximo e aposte em textos âncoras de qualidade. 

    Considerações finais 

    Os textos âncoras são a base dos seus links e precisam ser desenvolvidos da melhor maneira possível, pois fazem parte de toda uma estratégia que afeta diretamente os seus resultados e a sua imagem no digital. 

    Dessa forma, você irá garantir não apenas textos âncoras de qualidade, mas um site completo e recheado de estratégias que ajudem o seu espaço na internet a crescer de forma natural e ética, usando essas estratégias sempre ao seu favor. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade