O texto âncora é essencial quando falamos de estratégias de SEO e principalmente de técnicas que envolvem o uso de hiperlinks que levam o usuário de uma determinada página para outra, seja dentro ou fora do próprio site.
Caso você não saiba, SEO se caracteriza por um conjunto de estratégias que ajudam sites a conquistarem um bom posicionamento dentro dos buscadores e, através disso, conquistaram também mais visibilidade e acessos em seu site.
Tudo isso é feito de forma orgânica, ou seja, o dono do site não precisa gastar nem um real sequer para tal. Entretanto, ele precisa lidar com estratégias certeiras que o ajude a fazer do seu site um grande sucesso na internet.
Dentre tantas estratégias que existem, uma das que mais se destaca é o link building, que trabalha com o uso de links incluídos em determinadas palavras e que levam o usuário para esse endereço, assim que eles clicam no termo em questão.
Por exemplo, ao ler um conteúdo sobre eletrodo para solda, você vê que o termo possui um link que, ao clicar nele, você é levado para um outro texto sobre o assunto ou para a página de vendas deste produto em questão.
Nesse caso, o termo que recebe esse link de direcionamento é entendido como o texto âncora, ou seja, é a base que recebe esse link e serve para que ele não fique simplesmente largado no meio do conteúdo, sem pé e nem cabeça.
Dentro dos conteúdos onlines, o texto âncora é essencial para que os links sejam devidamente agrupados e espalhados em termos que obtenham o mesmo segmento, e esses links podem levar os usuários para diferentes destinos, como:
- Conteúdos;
- Produtos;
- Serviços;
- Landing pages;
- Contato;
- Entre outros.
Com o surgimento das estratégias de SEO, o texto âncora se tornou extremamente importante, por isso, hoje iremos conhecer ainda mais sobre o conceito e entender a sua importância dentro deste universo e para o seu negócio.
Conheça os tipos de texto âncora e veja como eles funcionam
Assim como é possível encontrar diversos tipos de injeção de plástico no mercado, você também encontra diferentes tipos de textos âncora que trabalham com a implementação de links de forma diferente. Sendo assim, confira abaixo alguns deles:
Correspondência exata
A correspondência exata diz respeito ao uso de um termo que possua exatamente o mesmo nome da palavra ou conjunto de palavras que a empresa deseja posicionar dentro dos buscadores, vamos pensar no termo ‘oferecer serviço de proteção animal’.
Imaginemos que a empresa deseja que apenas a palavra-chave ‘proteção animal’ obtenha um bom posicionamento no Google, entretanto, ela usa outras palavras para compor este termo e, assim, obtemos uma frase exata sobre o que aquela marca deseja transmitir.
Correspondência parcial
Já a correspondência parcial trabalha apenas com o termo que a marca realmente deseja posicionar bem e não com outros termos que complementam a frase, pois assim, é bem mais fácil dos algoritmos dos buscadores posicionarem bem tal conteúdo.
Por exemplo, se uma empresa que cria projetos automação industrial produz um conteúdo com dicas sobre o assunto, eles aplicam o seu link apenas no termo que eles realmente querem que seja bem posicionado nos buscadores, e não na frase completa.
Cauda longa
A cauda longa diz respeito ao termo que é muito específico, ou seja, que no momento da pesquisa, faz com que o usuário procure pelos mínimos detalhes daquilo que ele deseja, por exemplo: creme de hidratação para cabelos cacheados com óleo de argan.
Podemos ver que se trata de uma frase de pesquisa que possui pontos específicos que o usuário deseja encontrar, nesse caso, o link é incluso em toda a frase, para que os algoritmos interpretem bem sobre o que ele se trata.
Genérico
E o genérico é mais conhecido pelo famoso termo do ‘clique aqui’ quando você quer que o usuário realmente clique naquele termo para ser direcionado a página com o que você comentou anteriormente que ele veria.
Por exemplo, ‘para saber mais sobre como funciona o serviço de calibração de termômetro: clique aqui’, esse é um exemplo de texto âncora genérico, ou seja, que pode ser usado e incluído em qualquer tipo de site e segmento
Esses são apenas alguns dos diversos tipos de textos âncora que existem e costumam ser os mais usados pelos profissionais de SEO e pessoas que entendem a importância do apoio deles para a inclusão de links em sites.
Entenda qual a importância do texto âncora
Por falar na importância dos textos âncoras, é essencial que você entenda o porquê eles são tão importantes assim e merecem mais cuidado em sua formulação, pois estão diretamente ligados aos seus resultados.
O texto âncora funciona como uma base para que você coloque os links que deseja dentro dele, ou seja, ele é como se fosse a casa do seu link e, por isso, precisa ser construído de forma cuidadosa e segmentada.
Para que você consiga vender mais do seu tanque de aço inoxidável, é preciso que o seu texto âncora esteja de acordo com o resultado do link em que o usuário irá visitar e ainda ser um termo natural, que faça parecer que aquele link surgiu no momento certo do texto.
Pode parecer algo simples, mas os algoritmos dos buscadores estão atentos a isso, que é um ponto crucial para o bom posicionamento do seu site e dos seus links dentro do universo digital, por isso, jamais duvide do potencial e da importância dos textos âncoras.
Saiba como otimizar o texto âncora para o SEO
Falando em bom posicionamento, é quase automático pensarmos nas estratégias de SEO, que buscam justamente ajudar os sites a conquistarem esse melhor posicionamento e, por isso, precisam de uma boa base para a implementação de links de qualidade.
Tendo isso em vista, saber como adaptar os textos âncoras para as estratégias de SEO é essencial para que seus links contem com uma base sólida e otimizada, fazendo com que os algoritmos vejam aquele termo e link como meios lícitos de sucesso.
Ao saber usar o texto âncora para SEO de forma natural, fazer com que mais pessoas se interessem pela sua graxa de silicone ou seja qual for o produto/serviço que você ofereça, torna-se ainda mais simples.
Sendo assim, vale a pena estudar a fundo sobre o assunto e aprender a como incluir links em textos âncora que façam o conteúdo parecer natural, ou seja, que cative a atenção do usuário e o leve a ação de clicar no determinado link.
Veja o que evitar na hora de criar textos âncora
Agora que você já entende a importância dos textos âncoras e sabe quais são os principais tipos deles, chegou o momento de também conferir alguns erros que acontecem nesse processo, mas que você deve evitar ao máximo. Confira:
Correspondência exata na linkagem interna
A correspondência exata, quando usada para levar o usuário a uma outra página dentro do seu próprio site pode ser interpretada como uma estratégia antiética pelos algoritmos, pois eles podem acreditar que isso é uma forma de tentar enganá-los para obter mais acesos.
Por isso, ao usar a correspondência exata como texto âncora em seu site de arruela dentada ou seja qual for, o ideal é que o link leve o usuário para outro site. Quando desejar fazer linkagens internas, busque sempre adaptar o seu texto âncora.
Textos âncora genéricos
Já os textos âncoras genéricos não são tão recomendados justamente por conta da generalização deles, que faz com que o link da página anexada não obtenha tanta relevância do texto que o tem como base.
Sendo assim, o mais recomendado é que os textos âncoras sejam mais específicos e coerentes com o link de direcionamento e que, de preferência, estejam incluídos em um contexto positivo para que os algoritmos o posicionarem bem.
Receber links de sites tóxicos
Por fim, mas longe de ser menos importante, atente-se à qualidade dos links que está inserindo em seus textos âncoras, principalmente quando eles apontam para outro site, tenha certeza da qualidade deles e de que eles, realmente, são links lícitos.
Por exemplo, o site de um negócio de locação de geradores para eventos precisa ter a certeza de que os links de outros sites que estão sendo incluídos nos seus são de extrema qualidade, pois o seu site também será responsável pela qualidade ou falta dela nesse link.
Esses são alguns pontos que merecem sua atenção, pois alguns deixam eles passar despercebidos e se perguntam o que fizeram de errado depois. Por isso, evite esses erros ao máximo e aposte em textos âncoras de qualidade.
Considerações finais
Os textos âncoras são a base dos seus links e precisam ser desenvolvidos da melhor maneira possível, pois fazem parte de toda uma estratégia que afeta diretamente os seus resultados e a sua imagem no digital.
Dessa forma, você irá garantir não apenas textos âncoras de qualidade, mas um site completo e recheado de estratégias que ajudem o seu espaço na internet a crescer de forma natural e ética, usando essas estratégias sempre ao seu favor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.