O marketing muda constantemente, e o acompanhamento dessas mudanças pode fazer toda a diferença no seu negócio. As tendências do marketing digital para 2023 já estão disponíveis e essas informações podem impulsionar a divulgação da sua marca.
As formas de divulgação no meio digital não são únicas e constantes. No meio digital, a evolução e as tendências do mercado são alteradas a cada dia. A sobrevivência e sucesso de uma empresa vem na sua resiliência e capacidade de se destacar no mercado.
Para aumentar as vendas do seu negócio, captar mais clientes e crescer a sua marca no mercado, continue lendo esse artigo e descubra quais são as tendências do marketing digital para 2023.
O marketing digital
O marketing passa por muitas alterações. Desde o marketing 1.0 até o marketing 5.0, muitas características na forma de divulgação sofreram uma grande mutação, principalmente com o surgimento da internet e das redes sociais.
As empresas estão aderindo a uma série de estratégias do marketing digital para atrair os consumidores nesse meio.
As estratégias de SEO, obtendo uma melhor ranqueamento nos sites de busca, contratos com influenciadores digitais e formas de gerar um inbound marketing, a fim do cliente procurar a marca, e não o contrário, criaram muita força no decorrer dos anos.
Entretanto, as tendências não param de morrer, surgir e ressurgir no mercado, onde a rápida comunicação e divulgação também acarretou em uma mudança constante nas tendências.
Quais são as tendências do marketing digital?
O ano de 2023 já demonstra algumas mudanças no marketing digital, que ao acompanhá-las, podem impulsionar a sua marca, a destacando dos demais e chamando a atenção do cliente. Entre as principais tendências previstas para o ano de 2023, estão:
- Marketing de conteúdo baseada em respostas;
- Marketing de influenciadores;
- Publicidade gamificada;
- Marketing de conversação;
- Marketing mais personalizado;
- Conteúdo gerado pelo usuário;
- Podcasts;
- Coleta de dados através de práticas como construção de formulários;
- Uso de plataformas de mensagens para a coleta de dados;
- Gratificação ao fazer compras com marcas;
- Omnicanalidade inclui agora a Internet das Coisas.
Essas são as principais tendências do marketing para 2023, e a sua compreensão é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.
Marketing de conteúdo baseada em respostas
É necessário estruturar a sua estratégia em marketing de conteúdo baseada em respostas em 2023, ou seja, deixando de lado o marketing de conteúdo tradicional voltado para promoções.
Isso acontece porque, no ano anterior, mais da metade das pesquisas que foram realizadas não resultaram em visitas a algum site. Dessa forma, as respostas dos internautas já foram atendidas assim que realizaram suas buscas.
Assim é possível perceber que, se você possui uma empresa que realiza projetos estruturais, deve montar o seu conteúdo de forma direta e clara para que as dúvidas do cliente sejam respondidas de imediato.
Com esse intuito, ao pesquisar “projeto estrutural valor”, por exemplo, o seu consumidor já obtém as respostas que deseja, sendo de fácil acesso.
Marketing de influenciadores
O número de empresas que aderem ao uso de influenciadores para a divulgação de seu produto só aumenta.
Essa tendência vem crescendo devido ao ROI elevado, onde o investimento em relação ao resultado da divulgação é consideravelmente alto.
Entretanto, é necessário se atentar ao nicho que você está alcançando com essa parceria, pois dessa forma se obtêm um resultado mais significativo.
Por exemplo, se você possui uma empresa de limpeza de caixa d’água, deve se atentar a um nicho que possua caixas d’água e necessite dos seus serviços, mas também ao perfil do influenciador e se ele se alinha aos valores e objetivos da sua marca.
Publicidade gamificada
Os anúncios interativos obtêm um maior impacto sobre os clientes do que anúncios estáticos e que se repetem.
Por possuir uma grande quantidade de empresas no mercado e diversas divulgações aparecendo aos internautas, eles adquiriram a tendência de simplesmente ignorar os anúncios que aparecem na tela.
Por exemplo, se o seu objetivo é realizar a venda de um tapete de vinil personalizado, então a melhor forma de atingir o seu público-alvo é fornecendo anúncios pontuais, mas impactantes e memoráveis. Os anúncios interativos e chamativos tendem a funcionar bem.
Marketing de conversação
O marketing de conversação trata-se da utilização de mensagens direcionadas e boats de conversação inteligentes para obter uma conversação direta com os visitantes de seu site.
Por exemplo, através da interação realizada pelos boats é possível tirar dúvidas e conversar diretamente com os seus clientes, fornecendo uma melhor comunicação.
Dessa forma, caso ele queira realizar a compra de um controle de acesso externo, por exemplo, e possua muitas dúvidas sobre a utilização do produto em sua casa e a forma de instalação, ele conseguirá saná-las de forma rápida e fácil.
Marketing mais personalizado
O marketing personalizado visa a construção de uma estratégia de abordagem específica para o seu nicho e que, dessa forma, melhor alcance e impacte o seu cliente.
Através de diversas formas de coletas de dados de leads, ou seja, possíveis consumidores, é possível analisar as informações e centralizá-las de forma que melhor atendam o seu perfil e solucionem os seus problemas.
Por exemplo, uma empresa de portaria virtual SP deve atingir pessoas que residem em São Paulo e que melhor se encaixam ao perfil de consumo desse serviço.
Conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário é realizado através do marketing de indicação, onde um cliente indica a sua marca a um conhecido, fazendo essa propaganda para você.
Por exemplo, se você utiliza bancadas de aço inoxidável, você pode preferir uma determinada marca desse produto e indicá-lo a pessoas que você conhece e que acredita terem algum interesse pelo produto.
Com a internet, o marketing de indicação se ampliou e um comentário, opinião ou sugestão podem ser publicados e vistos por todos.
Alguns dos meios de divulgação pelo marketing de indicação, ou conteúdo gerado pelo usuário, é através de vídeos postados pelas pessoas em sua rede social, utilizando o produto de uma determinada marca e compartilhando o seu apreço pelo objeto.
A utilização de hashtags que podem construir um seguidor online e atrair pessoas a participarem também é um meio do usuário gerar conteúdo voltado para a empresa.
Além disso, é possível adquirir depoimentos positivos sobre as experiências dos internautas com a sua marca ou até mesmo criar um desafio onde o consumidor deve postar uma foto sua com o produto da empresa, por exemplo.
Podcasts
Os podcasts têm se tornado cada vez mais famosos, onde através de áudio e vídeo é possível consumir as informações sobre um determinado tema.
Por exemplo, um programa sobre terraplanagem de terreno pode ser interessante aos olhos de diferentes nichos e agregar novos pontos de vista aos consumidores.
Coleta de dados através de formulários
A coleta de dados de seus clientes é de extrema importância para a construção de um melhor posicionamento e desenvolvimento da empresa em relação a forma de divulgação de seus produtos ou serviços.
Por exemplo, através de uma pesquisa rápida com a utilização de formulários é possível identificar quais pessoas que interagem com a sua empresa de porteiro de fato vivem em um condomínio e podem precisar de seus serviços.
Além disso, você pode analisar quais são os problemas enfrentados pelos consumidores ao aderirem empresas desse setor e quais são as suas expectativas em relação à empresa.
Uso de plataformas de mensagens em tempo real
A sociedade está em constante movimento, a produtividade é muito exigida dos profissionais e a necessidade de obter tudo em rápido e fácil acesso se tornou uma grande necessidade.
Por esse motivo, a utilização de mensagens rápidas em tempo real se tornaram muito vantajosas para as marcas, onde se é possível coletar dados e se comunicar com os clientes de forma veloz e direta.
Gratificação ao fazer compras
O cliente precisa ter a melhor experiência possível com a sua marca e, ao realizar compras online, por mais prático que seja, alguns elementos na experiência de compra acabam se perdendo.
Por exemplo, uma loja de roupas possui atendentes e é possível adquirir o produto instantaneamente.
Já na compra online, o cliente muitas vezes não possui uma figura para tirar as suas dúvidas referentes a um determinado produto e precisa esperar algum período para receber o objeto adquirido.
Em uma sociedade instantânea, a rapidez na entrega é essencial e, caso isso não aconteça, a comunicação com o cliente pode fazer toda a diferença.
Além disso, as perguntas frequentes, com possíveis dúvidas dos consumidores podem sanar muitas de suas dúvidas antes da compra, quebrando muitas vezes objeções dos clientes e aumentando as vendas.
Omnicanalidade inclui agora a Internet das Coisas
O avanço da tecnologia também significa novas formas de divulgação. Aparelhos com a Alexa, Siri e até mesmo a promessa do metaverso, que é uma realidade virtual, devem ser observados, analisados e acompanhados no próximo ano.
Isso acontece porque é necessário começar a analisar e desenvolver diferentes formas de divulgação em diferentes tecnologias. Dessa forma, se acompanha o mercado e se atenta às inovações digitais.
As empresas devem começar a aderir estratégias de marketing omnichannel, para que assim se inclua todos os canais que os potenciais clientes estejam utilizando.
Essas são as principais tendências do marketing para 2023. É necessário analisá-las e incorporá-las ao seu negócio a depender do seu público-alvo e do comportamento dos seus consumidores.
É preciso adequar as tendências do marketing digital ao seu negócio, se mantendo fiel às características e perfil da empresa e de seus clientes.
Acompanhe o avanço da tecnologia e as mudanças que os meios de divulgação vem sofrendo para posicionar a sua marca da melhor forma possível e assim captar e converter mais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.