Michael Campos

Tendências do marketing digital para 2023: Veja o que é importante

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    O marketing muda constantemente, e o acompanhamento dessas mudanças pode fazer toda a diferença no seu negócio. As tendências do marketing digital para 2023 já estão disponíveis e essas informações podem impulsionar a divulgação da sua marca.

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    As formas de divulgação no meio digital não são únicas e constantes. No meio digital, a evolução e as tendências do mercado são alteradas a cada dia. A sobrevivência e sucesso de uma empresa vem na sua resiliência e capacidade de se destacar no mercado.

    Para aumentar as vendas do seu negócio, captar mais clientes e crescer a sua marca no mercado, continue lendo esse artigo e descubra quais são as tendências do marketing digital para 2023.

    O marketing digital

    O marketing passa por muitas alterações. Desde o marketing 1.0 até o marketing 5.0, muitas características na forma de divulgação sofreram uma grande mutação, principalmente com o surgimento da internet e das redes sociais.

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    As empresas estão aderindo a uma série de estratégias do marketing digital para atrair os consumidores nesse meio.

    As estratégias de SEO, obtendo uma melhor ranqueamento nos sites de busca, contratos com influenciadores digitais e formas de gerar um inbound marketing, a fim do cliente procurar a marca, e não o contrário, criaram muita força no decorrer dos anos.

    Entretanto, as tendências não param de morrer, surgir e ressurgir no mercado, onde a rápida comunicação e divulgação também acarretou em uma mudança constante nas tendências.

    Quais são as tendências do marketing digital?

    O ano de 2023 já demonstra algumas mudanças no marketing digital, que ao acompanhá-las, podem impulsionar a sua marca, a destacando dos demais e chamando a atenção do cliente. Entre as principais tendências previstas para o ano de 2023, estão:

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    • Marketing de conteúdo baseada em respostas;
    • Marketing de influenciadores;
    • Publicidade gamificada;
    • Marketing de conversação;
    • Marketing mais personalizado;
    • Conteúdo gerado pelo usuário;
    • Podcasts;
    • Coleta de dados através de práticas como construção de formulários;
    • Uso de plataformas de mensagens para a coleta de dados;
    • Gratificação ao fazer compras com marcas;
    • Omnicanalidade inclui agora a Internet das Coisas.

    Essas são as principais tendências do marketing para 2023, e a sua compreensão é essencial para o desenvolvimento do seu negócio.

    Marketing de conteúdo baseada em respostas

    É necessário estruturar a sua estratégia em marketing de conteúdo baseada em respostas em 2023, ou seja, deixando de lado o marketing de conteúdo tradicional voltado para promoções.

    Isso acontece porque, no ano anterior, mais da metade das pesquisas que foram realizadas não resultaram em visitas a algum site. Dessa forma, as respostas dos internautas já foram atendidas assim que realizaram suas buscas.

    Assim é possível perceber que, se você possui uma empresa que realiza projetos estruturais, deve montar o seu conteúdo de forma direta e clara para que as dúvidas do cliente sejam respondidas de imediato.

    Com esse intuito, ao pesquisar “projeto estrutural valor”, por exemplo, o seu consumidor já obtém as respostas que deseja, sendo de fácil acesso.

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    Marketing de influenciadores

    O número de empresas que aderem ao uso de influenciadores para a divulgação de seu produto só aumenta.

    Essa tendência vem crescendo devido ao ROI elevado, onde o investimento em relação ao resultado da divulgação é consideravelmente alto.

    Entretanto, é necessário se atentar ao nicho que você está alcançando com essa parceria, pois dessa forma se obtêm um resultado mais significativo.

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    Por exemplo, se você possui uma empresa de limpeza de caixa d’água, deve se atentar a um nicho que possua caixas d’água e necessite dos seus serviços, mas também ao perfil do influenciador e se ele se alinha aos valores e objetivos da sua marca.

    Publicidade gamificada

    Os anúncios interativos obtêm um maior impacto sobre os clientes do que anúncios estáticos e que se repetem.

    Por possuir uma grande quantidade de empresas no mercado e diversas divulgações aparecendo aos internautas, eles adquiriram a tendência de simplesmente ignorar os anúncios que aparecem na tela.

    Por exemplo, se o seu objetivo é realizar a venda de um tapete de vinil personalizado, então a melhor forma de atingir o seu público-alvo é fornecendo anúncios pontuais, mas impactantes e memoráveis. Os anúncios interativos e chamativos tendem a funcionar bem.

    Marketing de conversação

    O marketing de conversação trata-se da utilização de mensagens direcionadas e boats de conversação inteligentes para obter uma conversação direta com os visitantes de seu site.

    Por exemplo, através da interação realizada pelos boats é possível tirar dúvidas e conversar diretamente com os seus clientes, fornecendo uma melhor comunicação.

    Dessa forma, caso ele queira realizar a compra de um controle de acesso externo, por exemplo, e possua muitas dúvidas sobre a utilização do produto em sua casa e a forma de instalação, ele conseguirá saná-las de forma rápida e fácil.

    Marketing mais personalizado

    O marketing personalizado visa a construção de uma estratégia de abordagem específica para o seu nicho e que, dessa forma, melhor alcance e impacte o seu cliente.

    Através de diversas formas de coletas de dados de leads, ou seja, possíveis consumidores, é possível analisar as informações e centralizá-las de forma que melhor atendam o seu perfil e solucionem os seus problemas.

    Por exemplo, uma empresa de portaria virtual SP deve atingir pessoas que residem em São Paulo e que melhor se encaixam ao perfil de consumo desse serviço.

    Conteúdo gerado pelo usuário

    O conteúdo gerado pelo usuário é realizado através do marketing de indicação, onde um cliente indica a sua marca a um conhecido, fazendo essa propaganda para você.

    Por exemplo, se você utiliza bancadas de aço inoxidável, você pode preferir uma determinada marca desse produto e indicá-lo a pessoas que você conhece e que acredita terem algum interesse pelo produto.

    Com a internet, o marketing de indicação se ampliou e um comentário, opinião ou sugestão podem ser publicados e vistos por todos.

    Alguns dos meios de divulgação pelo marketing de indicação, ou conteúdo gerado pelo usuário, é através de vídeos postados pelas pessoas em sua rede social, utilizando o produto de uma determinada marca e compartilhando o seu apreço pelo objeto.

    A utilização de hashtags que podem construir um seguidor online e atrair pessoas a participarem também é um meio do usuário gerar conteúdo voltado para a empresa.

    Além disso, é possível adquirir depoimentos positivos sobre as experiências dos internautas com a sua marca ou até mesmo criar um desafio onde o consumidor deve postar uma foto sua com o produto da empresa, por exemplo.

    Podcasts

    Os podcasts têm se tornado cada vez mais famosos, onde através de áudio e vídeo é possível consumir as informações sobre um determinado tema.

    Por exemplo, um programa sobre terraplanagem de terreno pode ser interessante aos olhos de diferentes nichos e agregar novos pontos de vista aos consumidores.

    Coleta de dados através de formulários

    A coleta de dados de seus clientes é de extrema importância para a construção de um melhor posicionamento e desenvolvimento da empresa em relação a forma de divulgação de seus produtos ou serviços.

    Por exemplo, através de uma pesquisa rápida com a utilização de formulários é possível identificar quais pessoas que interagem com a sua empresa de porteiro de fato vivem em um condomínio e podem precisar de seus serviços.

    Além disso, você pode analisar quais são os problemas enfrentados pelos consumidores ao aderirem empresas desse setor e quais são as suas expectativas em relação à empresa.

    Uso de plataformas de mensagens em tempo real

    A sociedade está em constante movimento, a produtividade é muito exigida dos profissionais e a necessidade de obter tudo em rápido e fácil acesso se tornou uma grande necessidade.

    Por esse motivo, a utilização de mensagens rápidas em tempo real se tornaram muito vantajosas para as marcas, onde se é possível coletar dados e se comunicar com os clientes de forma veloz e direta.

    Gratificação ao fazer compras

    O cliente precisa ter a melhor experiência possível com a sua marca e, ao realizar compras online, por mais prático que seja, alguns elementos na experiência de compra acabam se perdendo.

    Por exemplo, uma loja de roupas possui atendentes e é possível adquirir o produto instantaneamente.

    Já na compra online, o cliente muitas vezes não possui uma figura para tirar as suas dúvidas referentes a um determinado produto e precisa esperar algum período para receber o objeto adquirido. 

    Em uma sociedade instantânea, a rapidez na entrega é essencial e, caso isso não aconteça, a comunicação com o cliente pode fazer toda a diferença.

    Além disso, as perguntas frequentes, com possíveis dúvidas dos consumidores podem sanar muitas de suas dúvidas antes da compra, quebrando muitas vezes objeções dos clientes e aumentando as vendas.

    Omnicanalidade inclui agora a Internet das Coisas

    O avanço da tecnologia também significa novas formas de divulgação. Aparelhos com a Alexa, Siri e até mesmo a promessa do metaverso, que é uma realidade virtual, devem ser observados, analisados e acompanhados no próximo ano.

    Isso acontece porque é necessário começar a analisar e desenvolver diferentes formas de divulgação em diferentes tecnologias. Dessa forma, se acompanha o mercado e se atenta às inovações digitais.

    As empresas devem começar a aderir estratégias de marketing omnichannel, para que assim se inclua todos os canais que os potenciais clientes estejam utilizando.

    Essas são as principais tendências do marketing para 2023. É necessário analisá-las e incorporá-las ao seu negócio a depender do seu público-alvo e do comportamento dos seus consumidores.

    É preciso adequar as tendências do marketing digital ao seu negócio, se mantendo fiel às características e perfil da empresa e de seus clientes.

    Acompanhe o avanço da tecnologia e as mudanças que os meios de divulgação vem sofrendo para posicionar a sua marca da melhor forma possível e assim captar e converter mais clientes.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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