Michael Campos

Teste A/B: veja a importância para o marketing digital

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    Obter um certo destaque na internet é algo responsável pela performance de um negócio no cenário atual, indo direto ao encontro dos seus clientes em potencial. Mas para obter essa performance é preciso compartilhar bons conteúdos, usando de um Teste A/B para isso.

    Uma estratégia que pode ser útil para o desenvolvimento do melhor tipo de tática de alcance de público por parte de uma empresa, levando em conta por detalhes que são considerados importantes em relação a uma marca e o público que pretende atingir.

    Sendo necessário apresentar o melhor tipo de conteúdo para não só conquistar a atenção dos usuários na internet, mas para que seja possível também desenvolver uma melhor comunicação com esse time, de forma a desenvolver uma maior possibilidade de venda.

    Ação que é válida para os mais variados tipos de empreendimentos, desde uma empresa que faz transporte de veículos até um vendedor de roupas usadas na internet. Pois por mais diferente que sejam seus públicos, existem pontos em comum acerca desses clientes.

    Isso porque existe uma procura ampla por melhores resultados quando se recorre a algum tipo de produto ou serviço, com a experiência encontrada sendo responsável por uma maior possibilidade de retorno a tais compras, além da indicação para pessoas ao seu redor.

    Algo positivo para a expansão de uma empresa no mercado, usando dessa sua audiência inicial como um ponto de partida para o crescimento de uma companhia, conquistando a confiança desse público e assim estruturando uma imagem positiva aos seus negócios.

    O que pode fazer com que um serviço de locação de ônibus executivo consiga não só obter uma boa estratégia de vendas, como seja possível também expandir o seu negócio em diversos sentidos, começando pela repercussão a ser conquistada nos canais digitais.

    Plataformas que cada vez mais são acessadas por diferentes perfis de público, sendo assim campos de interesse para os mais variados negócios, permitindo assim o alcance de bons resultados ao se trabalhar com esse tipo de canal, obtendo a atenção dos seus clientes.

    Mas para que isso seja possível é essencial a estruturação de uma boa estratégia de comunicação, utilizando das principais táticas de conquista de atenção em relação à audiência taxada como principal para o desempenho de um negócio.

    E quando se fala em desenvolver o melhor tipo de conteúdo, criado para atrair a atenção de um público, é importante testar as mais diferentes possibilidades que podem ser abordadas por tais produções, sendo importante conhecer então sobre a aplicação de testes A/B.

    Teste A/B: Testando possibilidades de conteúdo

    Quando uma empresa está atrás do lançamento de um novo produto é comum que seja feita uma variedade de testes até se chegar à mercadoria final que será comercializada nas lojas, passando antes pelos mais diversos protótipos.

    O mesmo tipo de preparação pode ser visto em um restaurante, no qual o lançamento de um novo prato passa por uma variedade de experimentações até se chegar no sabor esperado que conquiste a atenção e interesse dos seus clientes.

    A questão é que além desses textos direcionados a negócios que trabalham com produtos de base palpável, sendo o caso de um fornecedor de crachá de identificação pvc, por exemplo, a realização desses testes de preparo também se direciona a produtos digitais.

    O mesmo podendo ser destacado em relação à produção de conteúdos, onde é possível testar diferentes versões até se chegar em um produto que de fato surte efeito com o público. Sendo esse o motivo pelo qual as produtoras de cinema realizam sessões-teste.

    Baseado na repercussão inicial a ser obtida tal negócio pode trabalhar com ajustes, até chegar no resultado que espera, obtendo assim uma melhor performance com o seu público de interesse.

    No entanto, é importante informar que além da variedade de resultados que podem ser alcançados com a realização de uma análise, existe também uma variedade de modelos de testes que podem ser adotados, contando com a especificidade do que se busca examinar.

    E é aí que se destacam os chamados os testes A/B. Uma modalidade de estudo onde é possível verificar a experiência que o público pode ter em relação a dois diferentes tipos de conteúdo, reagindo de forma melhor a um modelo específico.

    Ação que se mostra de grande valor para quem busca anunciar um serviço de aluguel de impressoras para empresas, por exemplo, fazendo então testes com os anúncios voltados a área, optando por aqueles que demonstram melhores resultados de conversão.

    Os testes A/B tem tamanha importância para o marketing digital que as principais plataformas de comercialização de mensagens na internet, como o Google Ads e o Facebook Ads, oferecem essa ferramenta para quem busca divulgar em tais canais.

    Permitindo assim com que uma empresa defina o melhor tipo de estratégia a ser adotada no campo digital, alcançando assim a atenção de novos usuários, tudo isso baseado na análise preliminar a ser feita em cima de um conteúdo, através do formato A/B.

    E quando se fala sobre as modalidades de conteúdos digitais e anúncios que podem adotar a realização desse tipo de teste, a lista se mostra bastante extensa.

    Diferentes aplicações de um teste A/B

    A funcionalidade desse tipo de teste é baseado em uma análise completa a ser feita, usando de um certo período de tempo para estudar o comportamento do público em relação aos modelos de anúncio que a si são direcionados, reagindo melhor a um ou a outro.

    Com a produção de um relatório nesse sentido um serviço de assessoria financeira online, por exemplo, pode definir o melhor tipo de estratégia, baseado também no tipo de objetivos aos quais uma empresa busca com os seus anúncios, o que pode incluir:

    • Aumento de vendas;
    • Alcance de público;
    • Lançamento de um produto;
    • Engajamento com a marca.

    E para cada um desses objetivos pode existir um modelo ideal de anúncio a se compartilhar nas redes, usando do teste A / B para definir o melhor tipo de estratégia para se aproximar do seu público almejado.

    Isso com tais testes podendo ser usados para analisar diferentes possibilidades, entre elas:

    Anúncios

    Conforme citado anteriormente, a produção de anúncios de melhor performance é o principal objetivo por quem utiliza da estratégia de testes A / B, analisando questões como o engajamento do público e a taxa de conversão sobre quem viu um modelo de anúncio.

    A partir desse resultado a ser medido é possível escolher o formato ideal de anúncio a ser compartilhado para todos os seus usuários de interesse, baseado no modelo que tenha tido uma melhor performance baseado nos estudos feitos com o seu público teste.

    E-mail marketing

    Além do formato direto de anúncios, um teste A  / B também pode ser utilizado para modelos distintos de comunicação, como é o caso do e-mail marketing. Uma comunicação feita para um perfil segmentado de público, sendo preciso então um perfil especial.

    Sendo importante então fazer o teste sobre questões como o design das mensagens, o estilo de diálogo, além de muitas outras características que podem compor esse e-mail a ser disparado.

    Site ou blog

    Quando se fala sobre uma variedade de tópicos a serem analisados o maior destaque acaba sendo a estruturação de um canal exclusivo de uma empresa, como é o caso de plataformas como o site ou blog de uma empresa.

    E para garantir com que um usuário à procura pelos serviços de uma equipe de topografia acaba escolhendo por uma companhia específico, baseado na experiência vivida ao visitar o site de tal companhia, as seguintes características devem ser observadas:

    • Design;
    • Conteúdo;
    • Links;
    • ícones;
    • Imagens;
    • Vídeos;
    • Sistema de navegação.

    Cada um desses pontos podem ser testados pelo formato A/B, garantindo assim a melhor estruturação de um endereço digital, facilitando com que ele alcance os melhores resultados possíveis na internet.

    Redes sociais

    Além dos canais próprios, o uso de plataformas terceiras, como as redes sociais, também deve contar com a melhor disponibilização de anúncios e conteúdos, de forma a conquistar a atenção e o interesse dos usuários.

    Uma série de pontos que permitem a uma empresa que trabalha com a realização de laudo técnico de condições ambientais do trabalho obter o destaque desejável em relação ao seu público, mesmo se tratando de uma audiência de perfil mais segmentada.

    De forma geral, independentemente do setor de uma companhia, quando se busca se destacar na internet é necessário trabalhar com a melhor disposição possível de certos conteúdos, anúncios ou qualquer tipo de tópico que ajude na divulgação de um perfil.

    E a realização de um teste A/B pode ser a solução para desenvolver as melhores estratégias nesse sentido, sendo algo de grande valor quando se busca lançar um novo produto no mercado, por exemplo.

    Pois da mesma forma em que uma empresa pode ter um melhor controle sobre os seus relatórios ao trabalhar junto de uma tabela de temporalidade de documentos, a realização de um teste A/B pode ser útil para a definição de uma melhor comunicação.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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