Michael Campos

Tendências para desenvolvimento de sites

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Entre as versatilidades da internet, estão as diversas formas de ganhar dinheiro, e uma delas é através do desenvolvimento de sites.

    Existe uma grande demanda, e que aumenta a cada dia, tanto de grande e pequenas empresas, quanto de pessoas físicas que querem garantir um posicionamento digital com páginas totalmente personalizadas na web, como um blog, por exemplo.

    E esse é um setor que vive em constante desenvolvimento, então todo profissional que deseja ingressar nesta área, precisa estar atento às novas tecnologias e tendências para obter destaque no mercado.

    Visando nortear profissionais da área, como programadores, designers e desenvolvedores, assim como líderes e gestores, trouxemos esse compilado com 12 tendências. Continue lendo e confira.

    O perfil profissional

    A formação de equipes multidisciplinares e as diversas tecnologias com interfaces gráficas, possibilitam que, atualmente, um profissional de desenvolvimento de sistemas dependa mais de sua criatividade do que de seus conhecimentos de programação.

    Ou seja, para o desenvolvimento de um bom site, já não é preciso, obrigatoriamente, dominar as linguagens.

    As tendências da evolução tecnológica com foco no sucesso da experiência do usuário, também se aplicam aqui, então as próprias plataformas de desenvolvimento já estão se tornando cada vez mais intuitivas e interativas.

    Hoje em dia há várias plataformas que permitem a criação e a hospedagem de um site, então o campo é vasto.

    Porém, é fundamental que os desenvolvedores possuam um perfil proativo e curioso, buscando aprender e se atualizar sobre as novidades nos diversos campos, como design e ferramentas, além da parte conceitual.

    Além disso, é importante buscar conhecimentos sobre logística e gestão empresarial, pois a função dos profissionais desenvolvedores é otimizar os processos digitais de um negócio, como:

    • Negociação com fornecedores;
    • Fluxo de caixa;
    • Estoque de mercadorias;
    • Movimentação de cargas;
    • Envio de mercadorias.

    Um distribuidor de equipamentos para cervejaria, que opta por investir nas páginas para web, deve buscar potencializar seus resultados.

    É isso que diferencia um profissional de destaque no mercado de desenvolvimento web, que cria páginas inovadoras e altamente funcionais, e que auxilia no crescimento exponencial da empresa.

    Pontuando tendências

    Tanto para o desenvolvimento de sites para grandes empresas de consultoria ambiental quanto para um influencer digital, é necessário trabalhar sempre em busca da alta qualidade. 

    Visando auxiliá-lo nesse processo, listamos aqui 12 tendências de desenvolvimento web. Confira:

    O avanço das ferramentas de web design 

    O design responsivo deve ser o objetivo, já que essa é uma exigência atual, então não listamos como uma tendência propriamente dita, mas você verá que muitas tecnologias convergem para isso.

    Um importante foco de estudo e desenvolvimento atual, são os novos métodos e ferramentas que visam auxiliar e facilitar ao máximo o trabalho dos desenvolvedores e designers. 

    Sites com maior interação 

    O desenvolvimento das aplicações progressivas ou Progressive Web App (PWA), se mostram promissoras, sobretudo pelas atualizações automáticas independentes, pela capacidade de adaptação a qualquer dispositivo digital e o foco no usuário.

    Baseadas em CSS, JS e HTML, também se tornaram funcionais para atividades específicas, como o controle de acesso para condomínios.

    Dessa forma, visam simplificar a interação usuário-site, com uma navegação mais personalizada e muito mais intuitiva.

    As tecnologias touch aplicadas aos sites, ou seja, páginas com interação por toque na tela, de alta responsividade, logo irão dominar o mercado. 

    Os recursos de voz

    O uso de mídias como vídeos e a disponibilidade de conteúdos tanto em texto quanto em áudio, já são demandas do usuário.

    Em conjunto com a automação dos processos por comandos de voz, o horizonte para os desenvolvedores nesse sentido se mostra promissor.

    Os recursos SVG (Scalable Vector Graphics)

    Solucionando problemas com a resolução das imagens dos produtos de um e-commerce de luminárias industriais, quando visualizadas em diferentes dispositivos, os recursos SVG permitem a criação de imagens vetorizadas.

    São muito mais leves do que os tradicionais arquivos JPG ou PNG, e nunca perdem a qualidade.

    Atendendo à qualquer resolução, se adequam às telas com tecnologia HiDPI, de alta densidade de pixels, conhecida como “tela retina”, e acompanharão o aumento da resolução.

    Aplicações de Página Única (SPA)

    A ideia é a visualização de todo o conteúdo de uma aplicação, como de uma fábrica de acrílico, em apenas uma página.

    Isso torna a navegação mais simples, dinâmica e rápida, pois o usuário não precisa ser redirecionado para várias páginas, eliminando erros que causam lentidão.

    Páginas Móveis Aceleradoras (AMP)

    Outro recurso eficaz para a rapidez é a tecnologia AMP, que possui um padrão de código aberto para editores e permite um rápido carregamento de sites em dispositivos móveis usando recursos externos para arquivos de mídia.

    Ao executar scripts paralelamente, permite que um site que oferece produtos, como colar de fita para cães de uma pet shop, por exemplo, carregue instantaneamente.

    Expansão do mobile-first 

    A responsividade e antecipação das necessidades para atender às particularidades dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e os wearables, outra tendência: seja na forma de relógios ou pulseiras, óculos de realidade virtual ou outros itens digitais.

    Desenvolvimento com javascript  

    Um advogado especialista em direito do consumidor experiente que deseja desenvolver um site para seu escritório, por exemplo, sabe do excelente desempenho do Java Script para a criação de páginas interativas e responsivas.

    Então, o desenvolvedor que ainda não domina essa linguagem, saiba que ela tende a continuar sendo a mais interessante e eficiente para os seus clientes.

    IA, Machine Learning e os Chatbots 

    Se existem tecnologias que certamente vão ditar o rumo de todas as outras é a Inteligência Artificial (IA), e simultaneamente, o machine learning, ou aprendizado de máquina.

    Nesse segmento, desenvolvedores especialistas em chatbots já ganham visibilidade, e isso só vai aumentar, uma vez que os investimentos nos assistentes virtuais visando a otimização da experiência do cliente já são altos.

    Os chatbots são softwares que respondem às principais perguntas dos clientes, como preços e pagamento, frete e usabilidade dos produtos, por exemplo, de forma muito similar a um ser humano, garantindo naturalidade no diálogo.

    Essas são excelentes ferramentas para atuar na linha de frente do atendimento ao cliente de uma organização, como um sistema de serviços de fretado para empresas, com respostas rápidas, qualificando leads e aumentando a eficiência do tempo dos atendentes humanos.

    Como esses robôs “aprendem” conforme suas experiências, os chatbots implementados hoje tendem a mostrar uma eficiência excepcional em poucos anos.

    Noturno UI ou Tema dark 

    A interface no modo noturno começou com os aplicativos, mas já está sendo implementada nos sites.

    Com o objetivo de reduzir contrastes, o tema dark prejudica e cansa menos os olhos do usuário, além da questão estética da página, que fica mais elegante.

    Análise de métricas

    O desenvolvimento e acompanhamento de métricas e de indicadores, como era de se esperar, também estão em pleno processo de evolução: 

    Para os gestores, poder identificar com facilidade e assertividade o comportamento do público, é um grande diferencial competitivo.

    Informações como a relevância de conteúdos e anúncios, formatos atrativos, tempo de permanência, entre outros, servem como um norteador de todas as estratégias de publicidade e marketing.

    Integração entre canais e plataformas

    Para finalizar a listagem, a integração de canais como sites, redes sociais e plataformas de pagamento é muito útil, e será cada vez mais eficiente.

    Considerações Finais

    Como você pôde perceber com essa leitura, todas as tendências convergem para um objetivo central: a busca por melhorias na experiência do usuário ou User Experience (UX), visando o sucesso e a satisfação do mesmo durante a navegação. 

    Do ponto de vista empresarial, são formas de aumentar o engajamento do público, assim como o número de leads, as conversões e, por consequência, as vendas e o lucro. 

    Todas as tendências listadas aqui já estão no mercado fazendo sucesso, ou seja, o futuro já chegou. 

    A velocidade com que a evolução tecnológica está acontecendo é surpreendente, e tudo só tende a ser cada vez mais veloz.

    Portanto, a boa notícia para os desenvolvedores, programadores e designers, é que haverá muito trabalho, principalmente para aqueles que tiverem o know how e a criatividade. 

    Esse é um segmento em expansão, então para alcançar os melhores resultados, estude muito e mantenha-se atualizado sobre as tendências.

    Se antecipar e dominar qualquer uma das tecnologias que listamos, se tornando um expert, fará com que seus serviços sejam mais valorizados, trazendo possibilidades de negócios e projetos que envolvem valores substanciais.

    Ficar atento às novidades tecnológicas e tendências de mercado é fundamental, não só para desenvolvedores de sistemas, mas para qualquer empreendedor.

    À medida que se desenvolvem as ferramentas que possibilitam facilidades e comodidades, também aumenta a competitividade do mercado. 

    Aconselhamos dar o máximo de atenção às tecnologias para dispositivos móveis e ao marketing digital, duas vertentes que logo deixarão de ser diferenciais ou ferramentas auxiliares e se tornarão básicas para qualquer negócio.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp