Michael Campos

Saiba como aplicar comunicação integrada na sua empresa

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    Está em crescente a necessidade das empresas em efetivar todas as estratégias de comunicação integrada que envolvem o mercado interno e externo. Assim, é importante conhecer o novo perfil dos consumidores que estão surgindo e atuar para conquistá-los.

    A comunicação integrada se trata do momento de conseguir se consolidar perante o posicionamento que o seu consumidor terá com a sua empresa. Contudo, é preciso muito mais do que publicar e atender o telefone, é preciso planejamento.

    O novo consumidor busca por todas as informações possíveis de uma empresa. É impressionante como antes de comprar qualquer produto, as pessoas pesquisam o histórico da empresa.

    Esse fato se tornou tão comum, que grande parte dos consumidores estão buscando os marketplaces para usufruir justamente da boa imagem de cada um deles. As pessoas compram de tudo na internet, desde comida até um relógio de ponto homologado.

    Isso faz com que os novos empreendedores passem a compreender a real necessidade em instaurar a chamada comunicação integrada para facilitar os diversos processos que envolvem a imagem de suas empresas.

    Foi justamente pensando nisso que elaboramos esse artigo. O objetivo é mostrar as melhores formas de como aplicar comunicação integrada na sua empresa. 

    Componentes da comunicação integrada

    O primeiro passo para aprender como algo funciona é organizando de forma individual cada um de seus componentes. Deste modo é possível entender cada ponto importante, para no final ao fazer a soma de todos eles e montar um corpo completo. 

    Assim será feito neste artigo, logo de imediato saiba que a comunicação integrada é composto por diversas esferas importantes que são:

    • Assessoria de Imprensa;
    • Relações Públicas;
    • Publicidade e Propaganda;
    • Marketing;
    • Comunicação Interna.

    Antes de prosseguirmos, adiantamos que falaremos especificamente com calma sobre a CIM, sigla que refere a Comunicação Integrada em Marketing, pois assim como um projeto elétrico industrial predispõe de etapas necessárias, algumas precisam de mais cuidado.

    Assessoria de Imprensa

    Muito se confunde quando o assunto é assessoria de imprensa, principalmente quando se fala sobre áreas que são amplamente distintas. O nome já diz, assessoria de imprensa, ou seja, é um setor que lida especificamente com a comunicação com jornalistas.

    Quando falamos de imprensa, não estamos relacionando influenciadores, mas, sim, jornalistas e os chamados comunicadores. A questão aqui é que existem diversas demandas que têm como objetivo chamar a atenção dos veículos de comunicação.

    Existe o trabalho de apuração de notícias e como elas podem afetar a imagem da empresa. Comunicados oficiais que devem ser expostos para todas as pessoas. Treinamento de comunicação para os líderes e ações governamentais e sindicais que podem afetar o negócio.

    Relações Públicas 

    Como fazer os funcionários compreenderem que a confecção de uniformes profissionais para a empresa é algo bom? Quais são as maneiras de fazer um investidor enxergar na empresa uma real possibilidade? Quais as melhores formas de lidar com a imagem da empresa frente ao público?

    Todas essas são questões que a área de relações públicas costuma resolver e lidar diariamente. Esses profissionais lidam mais diretamente com pessoas de interesse, que não estão ligadas à imprensa, ou seja, essa é a principal diferença com o assessor de imprensa. 

    Publicidade e Propaganda

    Lembra que ao falarmos de assessoria de imprensa descartamos os influenciadores? Isso porque a responsabilidade de buscar pelos melhores influenciadores e montar campanhas de publicidade é dessa equipe.

    Textos e estudos de montagem de campanhas, folders e propagandas em diversos veículos, tudo isso é feito na parte de publicidade. Inclusive, é importante dizer que aqui também envolve a parte mais artística, apesar de ser bem séria.

    O coração do sucesso de todo um investimento pode estar na forma como o trabalho é desenvolvido por aqui. Os resultados são muito cobrados, por isso, assim como nos outros casos, é preciso montar uma boa equipe. 

    Marketing

    O marketing lida com a parte financeira e estratégica, basicamente todos os outros. Digamos que para toda a montagem de estruturas metálicas é preciso que existam pessoas que deixem todas as peças organizadas.

    O orçamento de todas as ações precisa passar pelo marketing, pois é essa área que saberá lidar com os investidores e compreender se as demais ações estão sendo feitas de acordo com o aquilo que foi projetado.

    Daremos um foco sobre Comunicação Integrada em Marketing mais ao final do texto, por isso, continue atento ao próximo componente. 

    Comunicação Interna

    Da mesma forma que é preciso ter cuidado com a maneira como lidamos com nosso público externo, ou seja, os clientes. Também é preciso saber lidar com aqueles que trabalham diretamente com os clientes, ou seja, os colaboradores.

    Por mais tecnológica que seja a sua empresa, ainda estamos lidando com pessoas, por isso, o trabalho humanizado deve ser feito de diferentes modos. Essa parte pode ser feita por variados profissionais de comunicação e precisa ser gerenciada pelo RH.

    Apenas reforçando que não estamos falando de serviços de contabilidade, que também são importantes, mas não tem relação com esse assunto. A parte de RH é justamente a parte de lidar com feedback dos funcionários, comunicados internos e outros assuntos.

    Todos esses processos são importantes para que o seu colaborador tenha orgulho de trabalhar na empresa e defende fortemente a marca.

    Quem agradece é o clientes, pois por mais que exista a responsabilidade individual de cada profissional, existe a parte da empresa de promover o melhor ambiente de trabalho para execução de todas as tarefas. Quem caminha junto consegue ir mais longe. 

    Objetivos da comunicação integrada

    Todos esses componentes exercem funções diferentes dentro do que são chamadas as áreas da comunicação social. Esses profissionais estudam por longos períodos para conseguirem entregar uma empresa capaz de atingir diversos objetivos.

    Dentre eles, os mais importantes são consistência, coerência, continuidade e complementaridade. Note que todos os componentes da comunicação integrada, ao mesmo tempo que se completam, proporcionam continuidade no trabalho.

    Tudo isso só pode ocorrer graças ao estado de consistência e coerência, gerado unicamente pela execução correta de cada setor. Imagine uma empresa de transporte executivo sem motoristas, seria um tanto estranho, certo?

    Então, saiba que existem diversas empresas que não investem em comunicação, mas sempre que erram por algo, surge aquela famosa frase: “Foi uma falha de comunicação que causou tudo isso”, pois é. Para evitar esse tipo de situação, aplique mais comunicação.

    É claro que esse tipo de ambiente é algo que se conquista com o tempo. Logo, mesmo uma empresa que tem todos esses processos consolidados, teve um tempo de instalação e gestão até atingir o patamar que estamos situando. 

    O importante de ter isso em mente é que independentemente se você for uma administradora predial, ou realizar qualquer tipo de produção que possa estar colocando esse tipo de comunicação em andamento, poderá utilizar das suas poderosas vantagens.

    Comunicação Integrada de Marketing

    A Comunicação Integrada em Marketing, ou CIM, é um sistema organizado que tem como objetivo controlar a forma e a conversa entre todos os canais da empresa, compreendendo o potencial da marca e do produto.

    Para isso é preciso que todos compreendam de fato os reais benefícios que envolvem a fidelização de mais clientes, melhoria de resultados obtidos e a geração de novas oportunidades.

    Entendesse que uma equipe que consegue organizar a comunicação entre os agentes responsáveis por gerir a praça, o preço, o produto e as promoções da empresa, conseguirá integrar de forma mais coesa todas as redes da marca.

    Se pararmos para olhar, é amplamente comum que todas as grandes empresas tenham um cuidado extra com esse tipo de demanda. Ademais, todo esse esforço será recompensado quando o cliente obter um maior entendimento sobre a imagem da empresa.

    É como um exército de um país que precisa fazer a manutenção de tanques de guerra, imaginando que um dia irá precisar deles. Deste modo, faz desfiles e pede para que diversos recrutas cuidem de todo o material.

    Dessa maneira, as pessoas que são de fora compreendem que ali existe todo um trabalho de compensação de conteúdo. E é exatamente deste modo que a eficiência das campanhas são executadas nas empresas que conseguem se dedicar à comunicação integrada. 

    Considerações finais

    No decorrer do artigo vimos diversos exemplos que envolvem a comunicação integrada, assim como o que cada profissional de comunicação faz, mostrando a complexidade que é cuidar de toda a organização de uma grande empresa.

    A comunicação integrada é um processo que ocorre com o tempo, mas pode ser uma cultura, ou seja, se o seu desejo for usufruir de todos esses resultados, pode começar a integrá-la respeitando a sua realidade desde já. 

    Criar uma cultura comunicativa dentro das suas empresas poderá gerar diversos benefícios que poucos conseguem imaginar, afinal, é um dos maiores problemas que a maioria das empresas passa.

    Trabalhar para que isso não ocorra, poderá ser o grande diferencial do seu empreendimento frente ao segmento de sua atuação. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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